sábado, 27 de setembro de 2008

O grampo fantasma

Por eliminação, as investigações sobre o grampo telefônico de uma conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e o senador Demostenes Torres (DEM-GO) convergem novamente para o próprio Senado. O grampo teria sido feito por gente ligada à própria segurança do Senado, que tem acesso à central telefônica da instituição, a mais moderna de Brasília e considerada à prova de escutas clandestinas externas. A informação foi levantada pelo Correio ainda no mês passado.

Veja mais no Projeto BR, do Luis Nassif.

FURO DE REPORTAGEM: O CONVERSA AFIADA ACHOU O GRAMPO!



“Sei que a crise do grampo, aquela que só perdeu em gravidade para a Crise de 29, já acabou, porque não acharam a fita do grampo, não acharam prova do grampo, não acharam máquina de grampo, não acharam mandante do grampo. Mesmo assim, gostaria de voltar ao assunto.

Estou em Nova York, passeando, em férias. Muito agradável a cidade nesta época do ano, aliás. Sei que o presidente Lula veio para cá, para a assembléia da ONU. Não sem quem veio na comitiva. Espero que o ministro Nelson Jobim tenha vindo, porque tenho um programa para indicar, se ele conseguir tirar a mulher do Bloomingdale’s.

Hoje, passeando pelo bairro de West Village, acho que encontrei todas as respostas que afligem nosso ministro Jobim, a Veja , a IstoÉ, o PIG e o Gilmar Mendes. Achei a rua do grampo!!! Sim, a rua do grampo fica no Village, mais especificamente na Christopher Street. Há nesta pequena rua duas lojas especializadas em artigos para espiões: a The Spy Shop e a Detective Store.”

Este texto acima é parte do Conversa Afiada, com o Paulo Henrique Amorim. As fotos também são originárias de lá.

Moreno entrega ministro Nelson Jobim

Agora, descobre-se que o ministro está com alergia à democracia. Sua proposta de obrigar o repórter a revelar a fonte só pode ser fruto de uma idiossincrasia, e, como tal, requer um tratamento extremo: uma traqueostomia, para que ele volte a respirar os ares do seu belo passado constitucionalista.

Jobim quer medir a mídia com a sua própria régua: guardou durante anos, como fonte de si mesmo, os segredos de ter adulterado votações da Constituinte e, recentemente, traído pela vaidade, acabou entregando a própria fonte, só pelo prazer de exibir os poderes que tinha na época.

Conheço profissionalmente Jobim há mais de 20 anos, antes mesmo de a Adrianne começar a mandar nele, e sou testemunha da sua retidão. Ele foi uma das minhas melhores fontes.

Portanto, ministro, é bom parar por aí! Se a lei me obrigar a revelar, retroativamente, minhas fontes, nós dois cairemos.

Veja a historinha completa no Terra Magazine.

O Imperador do Brasil

O presidente do STF tornou-se suspeito de envolvimento emocional com o caso Daniel Dantas, a partir dos seguintes atos:

1. O segundo habeas corpus concedido a Dantas.

2. Segundo o juiz De Sanctis, por ter solicitado a uma desembargadora que buscasse informações com De Sanctis sobre inquérito sigiloso. Quem está com a verdade: De Sanctis ou a desembargadora. Enquanto esse inquérito corre, Gilmar deveria se declarar impedido de tomar qualquer atitude contra o juiz. Mas seu sentimento de onipotência é irrefreável.

3. Desqualificou todas as instituições envolvidas no inquérito de Dantas.

O texto completo no Projeto BR, do Luís Nassif.

Para Cícero Sandroni, Veja não tem liberdade editorial

Nesta quinta-feira (26/09), durante o seminário “Brasil, brasis - liberdade de expressão: base da democracia”, o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, criticou a influência de grupos econômicos nos veículos de comunicação. Como exemplo, citou a revista Veja, que, para Sandroni, não tem condições de exercer liberdade editorial.

O texto continua no Comunique-se.

Governo federal estuda projeto que limita compra de terras por estrangeiros


O governo federal estuda o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para limitar e regular a compra de terras no Brasil por estrangeiros. O projeto deverá restringir também a aquisição de terras por empresas brasileiras com participação de capital estrangeiro. Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mostram que, nos últimos sete meses, 203 mil hectares de terras foram parar nas mãos de estrangeiros. Esses números, adverte o presidente do Incra, Rolf Hackbart, certamente estão subestimados, porque os cartórios não se vêem obrigados a registrar separadamente as terras compradas por estrangeiros e repassar as informações para o órgão.

Além de comprometer a soberania nacional a compra de terras brasileiras por estrangeiros eleva naturalmente o preço das terras e obriga o governo a pagar mais caro por áreas rurais desapropriadas para reforma agrária. No ano passado, de acordo com dados do Instituto FNP, o preço médio das terras subiu 17,83%. De acordo com o presidente do Incra, essa é uma das razões para a restrição à compra de terras por estrangeiros. “Eu não quero concentração de renda só nas mãos dos estrangeiros”, afirmou Hackbart.
Vejam mais no Informes:: PT na Câmara

Cerrado encolhe 1,6% em 5 anos


Pelo menos 1,6% do cerrado brasileiro foi desmatado no período de 2003 a 2007, o equivalente a 18.900 km² ou 12 vezes a área do município de São Paulo. A estimativa foi feita pelo Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos (Siad), desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig-UFG).

Para Laerte Guimarães, coordenador do Lapig, o cerrado corre mais riscos do que a floresta amazônica. "Desde a década de 70, foram destruídos de 40% a 45% do bioma", afirma o pesquisador. "Tornou-se a principal fronteira para a expansão da agropecuária." Guimarães considera prematuro encarar a diminuição no ritmo do desmatamento como uma vitória: "Tudo depende de como conduziremos a expansão das lavouras para biocombustíveis." Ele aponta que há espaço para plantar cana em áreas de pastagens degradadas, sem necessidade de avançar sobre remanescentes de cerrado.

Vejam mais no Estadão.com.br

Petição nos EUA em defesa da ciência


A tranquilidade com que se aceitou no campo republicano uma candidata a vice-presidente dos EUA que defende que o criacionismo deve ser dado nas escolas e que nega o aquecimento global e o Big Bang, representou para a comunidade científica americana o oficializar do fanatismo e da pseudo-ciência.
Artigo de Rui Curado Silva, investigador no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Após anos de ataques e de tentativas de deturpação de resultados científicos por parte de poderosos grupos de pressão, organizações religiosas fanáticas e grupúsculos de extrema-direita, o Partido Republicano compactuou por fim com o que de pior há na América. Entre os vários ataques que tem sofrido a ciência nos EUA, talvez o episódio mais marcante tenha sido a tentativa em 2004 de incluir no currículo de uma escola secundária de Dover, Pensilvânia, o desenho inteligente, uma variante do criacionismo que recorre parcialmente a argumentação científica para justificar o que não passa de pseudo-ciência. O caso passou pelos tribunais e o desenho inteligente foi excluído do currículo da escola de Dover por violar o princípio constitucional de separação entre Igreja e Estado.


Vejam o texto completo no Esquerda.Net

Nas Bancas: O aborto dos outros

Por Brunna Rosa [Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 às 19:53hs]
Embora o aborto seja considerado crime no Brasil, mesmo com todas as conseqüências que isso traz, em duas circunstâncias a legislação brasileira garante o direito
à interrupção da gravidez. No caso de violência sexual (estupro) – desde que consentido pela gestante ou representante legal em caso de incapacidade – ou em situações de risco à vida da mulher. Porém, a desinformação e o preconceito que cercam toda a discussão sobre o aborto acabam impedindo que as pessoas tenham acesso a um serviço que é um direito, além de gerar dúvidas e questionamentos até mesmo nos profissionais envolvidos nesse procedimento.
Em 2005, o Ministério da Saúde reeditou a norma técnica de Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual Contra Mulheres e Adolescentes – a primeira versão
é de 1999 –, e trouxe como principal novidade a não-exigência da apresentação do boletim de ocorrência (BO) pelas vítimas de violência sexual para a realização do aborto legal e o acompanhamento social, psicológico e médico necessários.
A decisão de interromper ou não a gravidez cabe a uma junta médica após ouvir as vítimas e apurar as informações.
A nova norma técnica faz parte de uma estratégia do governo federal de distribuir manuais técnicos e cartilhas a gestores de políticas públicas, médicos e hospitais para orientá-los no atendimento à mulher nesta situação, que também inclui a disponibilidade da “pílula do dia seguinte”. Acompanhando exatamente o cumprimento dessa norma, a diretora Carla Gallo realizou uma longa pesquisa e produziu um documentário sobre mulheres que optaram pela interrupção
da gravidez nesses casos.


Vejam a entrevista na Revista Fórum

CNBB defende punição de torturadores


Dom Geraldo Lyrio Rocha afirma que "perdão não é sinônimo de impunidade"

BRASÍLIA - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quer a abertura dos arquivos do regime militar e a punição dos torturadores que atuaram a serviço da ditadura. Foi o que defendeu ontem o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, com o alerta de que "perdão não é sinônimo de impunidade", e a defesa da tese de que "a abertura dos arquivos poderá elucidar e trazer à lume uma página dolorosa da história"

Dom Geraldo recebeu ontem, na sede da Conferência em Brasília, a "caravana da anistia". Por iniciativa da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, a CNBB sediou uma sessão especial de julgamento em que foram apreciados 13 requerimentos de anistia política com indenização a religiosos e militantes ligados à Igreja que sofreram perseguição e tortura durante o regime militar.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ministro alemão responsabiliza EUA pela crise financeira

A crise dos mercados financeiros continua sendo o assunto número um da política alemã. Ministro afirma que turbulências nos bancos norte-americanos vão quebrar hegemonia dos EUA sobre o sistema financeiro internacional.
...
Segundo o ministro, no atual contexto, os EUA não conseguirão mais manter a posição de superpotência reguladora do sistema financeiro internacional.

Leia mais na Deutsche Welle.

Israel 'pediu sinal verde aos EUA para atacar Irã', diz jornal

Uma reportagem do jornal britânico The Guardian afirma nesta sexta-feira que Israel pediu aos Estados Unidos "sinal verde" para bombardear o Irã – mas foi desencorajado pelo presidente americano, George W. Bush.

LEIA AQUI.

Cúpula da ONU arrecada US$ 16 bilhões contra a pobreza

Agência AFP

NOVA YORK - Uma reunião de cúpula da ONU destinada a dar um novo impulso à luta contra a pobreza conseguiu arrecadar 16 bilhões de dólares para esse fim, anunciou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta quinta-feira.

Vejam mais no JB Online

Taxista revela que cobró Bs200 diarios para desestabilizar al gobierno de Evo


El INRA fue uno de los edificios saqueados por los vándalos en Santa Cruz (archivo).

Santa Cruz, 25 sep (José Luis Castillejos, de Notimex, tomado por la ABI).- Leopoldo Santibáñez pisa a fondo el acelerador de su taxi tras afirmar que él fue contratado por la Unión Juvenil Cruceñista (UJC) para desestabilizar, desde esta ciudad, al gobierno del presidente Evo Morales.

"Cobré 200 pesos bolivianos (28.57 dólares) diarios para ir a tomar instituciones durante tres días en diversos puntos de la ciudad. Me dieron un palo y la instrucción de quebrar todo lo que encontrara a mi paso", indicó en entrevista con Notimex.

El recorrido del Segundo Anillo (zona) entre René Moreno y Monseñor Santisteban en Zona El Trompillo hacia el centro de Santa Cruz se hace demasiado corto para que cuente su historia pero dice que hay un fuerte financiamiento para sembrar el caos.

A sabiendas que su historia no saldrá en la prensa de Bolivia, el taxista de unos 22 años de edad se despacha con todo: "Con mi palo y unas bombas de ruido me fui junto con un grupo de jóvenes y empezamos a saquear todo".
(...)
El taxista contratado se ríe de esas expresiones y dice que "el poder del dinero mueve conciencias y la mía fue comprada por tres días". Se ríe, pisa el acelerador y se pierde calle abajo de la Plaza 24 de Septiembre.


Vejam o texto completo na Agencia Boliviana de Información-ABI

Minc anuncia ações para monitoramento e proteção do bioma Cerrado

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa hoje, em Goiânia, do lançamento de ações para estimular a conservação e o uso sustentável do bioma

O evento oficializa também a utilização pelo governo federal do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos no Cerrado (Siad), cujos dados obtidos apoiarão a elaboração de políticas públicas de conservação.

O sistema, desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o apoio das ONGs Conservação Internacional (CIl) e The Nature Conservancy (TNC), apontou que entre 2003 e 2007, aproximadamente 18.900 km2 do bioma foram possivelmente desmatados, o equivalente a um milhão e novecentos mil campos de futebol/ou o equivalente a 16 cidades do tamanho do Rio de Janeiro.

Os dados obtidos permitem aos pesquisadores projetar tendências futuras de desmatamento com base no padrão apresentado nos últimos quatro anos e, consequentemente, elaborar estratégias de conservação adequadas e preventivas.


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência

Questionário constrange servidores da Câmara

BRASÍLIA - Uma "radiografia" moral, ideológica e da saúde encomendada pela direção da Câmara dos Deputados tem deixado os servidores da Casa embaraçados. Parte dos entrevistados na pesquisa pela internet estranha questionamentos sobre convicção política e se constrange com perguntas sobre eventual dificuldade sexual incluídos no formulário.

A pesquisa, amparada pelo Departamento Médico da Casa, foi encaminhada por e-mail aos 3.490 servidores do quadro efetivo da Casa e aborda a questão da saúde com um conceito mais abrangente, além das clássicas perguntas sobre pressão arterial, colesterol, níveis de açúcar no sangue, histórico familiar de doenças e hábitos alimentares.

Pelas perguntas, os médicos que coordenam a pesquisa querem saber, por exemplo, se o servidor teve um simples nariz congestionado nos últimos 12 meses, passando por sintomas de doenças cardíacas, até eventuais problemas causados por ansiedade e depressão. Nesse aspecto, o servidor é chamado a responder sobre dificuldade para dormir, se tem se "sentido infeliz e sem prazer", se a vida lhe parece "completamente perdida", se desejou "que estivesse morto(a)" e se o "interesse sexual diminuiu".


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Partidos e movimentos realizam em Brasília jornada em defesa da Bolívia

Partidos políticos e movimentos sociais realizam em Brasília uma série de atividades em defesa do governo boliviano contra as ações dos grupos separatistas e da direita política daquele país a partir desta quinta-feira (25).

Confira a programação:

Quinta-feira 25.09 - Exibição do documentário "A Guerra da Água" de Carlos Pronzato
12:00 no CUCA, Universidade de Brasília
Sexta-feira 26.09 - Grande manifestação em frente à Embaixada dos Estados Unidos
10:00, concentração em frente à Catedral
Terça-feira 30.09 - Exibição do Documentário "A Guerra do Gás" de Carlos Pronzato
16:00 no Antro, Universidade de Brasília
Confira abaixo a Convocatória do movimento:

Não ao golpe separatista na Bolívia!
Abaixo a direita fascista ianque na América Latina!
Nas últimas semanas, uma escalada de violência tomou o leste da Bolívia. Como não puderam eleger um representante direto das classes dominantes para o governo central, grupos civis da direita fascista tentam impor um golpe separatista ao país, com vistas à derrubada do governo de Evo Morales e a retomada do controle absoluto sobre o país vizinho e, em especial, sobre o gás e os demais hidrocarbonetos.
Tais grupos, liderados pelos auto-intitulados "comitês cívicos" e pelos governadores oposicionistas de cinco departamentos (estados), em coordenação com a Embaixada estadunidense, implementaram um verdadeiro estado de terror em muitas cidades do oriente boliviano.
O caráter racista destas manifestações - que chamam de “invasor” o indígena do altiplano que migra para as terras baixas - é evidente não somente no discurso. Muitas das ações violentas da semana passada se deram justamente nos locais de trabalho e de moradia desta população migrante - como no mercado camponês em Tarija e no bairro popular Plan 3000, em Santa Cruz. Porém, a gota d’água ocorreu na no dia 11/08, quando pelo menos 30 trabalhadores camponeses foram massacrados por funcionários e grupos paramilitares ligados ao governo oposicionista do departamento de Pando.
Frente a esta situação, chamamos a todos para um ato de repúdio veemente à iniciativa de golpe separatista na Bolívia. Os EUA nunca hesitaram em utilizar a força para impor estados de terror com o objetivo de impedir o avanço das lutas e reivindicações camponesas, indígenas e operárias. Mas a ditadura e o fascismo não voltarão! Abaixo a direita fascista ianque na América Latina!
CONVOCAMOS A TODOS E TODAS PARA A MOBILIZAÇÃO!
Sexta-feira, 26/09, às 10h
Em frente à Embaixada dos EUA – SES - Avenida das Nações Quadra 801 Lote 3 Concentração em frente à Catedral

Assinam:
Via Campesina, MST, MAB, MPA, MMC, Intersindical, Conlutas, SINDPREV-DF, SINPAF, CELA, CÁRITAS, CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), CUT, Consulta Popular, MDD, Grito dos Excluídos Continental, PSOL, PC do B, PCB, UJS, Assera, DCE-UNB, MTL, Assembléia Popular DF, Movimento Olho na Justiça.


Veja no PT-Partido dos Trabalhadores

Siemens subornou trabalhadores


Um ex-administrador da Siemens admitiu em tribunal ter subornado a AUB (Comunidade Independente de Funcionários da empresa), um sindicato paralelo criado para reduzir a influência do IG Metall (sindicato dos metalúrgicos). Entre 2000 e 2006, a AUB terá recebido 30 milhões de euros da Siemens, para financiar campanhas para eleições dos seus membros na comissão de trabalhadores.

Segundo declarações de Johannes Feldmeyer, ex-administrador da Siemens, em tribunal, a multinacional de origem alemã pagava trimestralmente meio milhão de euros à uma organização sindical AUB. Entre 2006 e 2006, esses pagamentos terão chegado aos 30 milhões de euros.

Os financiamentos da Siemens à AUB destinavam-se a financiar campanhas dos seus membros para as eleições da comissão de trabalhadores, visando reduzir a influência do IG Metall, o poderoso sindicato dos metalúrgicos.

Vejam mais na Esquerda.Net

O americano tranquilo


por Sidnei Liberal*

1. Sabe por que não tem golpe de estado nos EUA?

“Porque lá não tem embaixada dos Estados Unidos”, perguntava e logo respondia o espirituoso Joel da Silveira. Sobre o assunto, é recomendável rever o filme de Philip Noyce “O Americano Tranqüilo”, belíssima adaptação do romance de Grahan Green. Melhor ainda: ler o livro.

Num resumo chulo da belíssima história de amor, diríamos que o sedutor estadunidense, diante de “nossa” eterna cumplicidade e submissão, apodera-se do coração da “nossa” linda amante. E ainda planta a semente do golpe que transferirá da França para os EUA o comando da força de ocupação no Vietnã. Mas, somente depois da vitória dos heróis Ho Chi Minh e Vo Giap sobre os franceses.


Vejam o texto completo no Vermelho

Mercenários miseráveis

Todos nos lembramos da cena em que Michael Moore – em um simples exercício brechtiano – tenta fazer com que parlamentares estadunidenses aceitem alistar seus filhos para irem lutar na guerra que eles mesmos aprovaram – a invasão do Iraque – e constata que apenas um de todos eles tinha um filho no serviço militar. E diante da pergunta sobre quem, então, faz a guerra em nome deles, conhecemos as cenas da massa de negros pobres que buscam na guerra uma forma de emprego que os outros mecanismos da sociedade norte-americana não lhes propiciam.

Mas há outro tipo de gente que vai fazer a guerra em nome do Império de que são vítimas privilegiadas. Neste mês um grupo de 40 salvadorenhos, a maioria ex-militares, partem para o Iraque e o Afeganistão, para executar missões de segurança privada em nome da empresa Blackwater. O treinamento foi feito nas instalações do Centro de Apoio às Transmissões das Forças Armadas (CATFA), seguido de um duro treinamento militar na base de Moyock, na Carolina do Norte, campo de treinamento da Blackwater, empresa que fornece serviços de segurança privada para o Departamento de Estado dos EUA. Os selecionados receberam um prêmio de 500 dólares, os outros foram mandados de volta para suas casas.


Vejam o texto completo no Blog do Emir (e não deixem de ler os comentários. Vale a pena)

Bloqueados US$ 46 mi de Daniel Dantas na Inglaterra

A pedido do ministério da Justiça, autoridades do Judiciário britânico determinaram o bloqueio de cerca US$ 46 milhões pertencentes a Daniel Dantas.

O bloqueio foi confirmado nesta quinta (25) por autoridades judiciárias da Inglaterra. O pedido de retenção do dinheiro fora formulado pelo Ministério Público.


Continua no Blog do Josias de Souza.


24% dos blogueiros passam mais de 10 hs por semana atualizando

Os blogueiros investem uma quantidade significativa de tempo atualizando seus blogs, diz o relatorio 'The How of Blogging' aqui, 3o a ser divulgado pelo Technorati como parte de sua pesquisa 'State of the Blogosphere', anterior aqui. 24% dos blogueiros passam 10 ou mais horas por semana envolvidos com a atualizaçao do conteudo de suas páginas.

Continua no Blue Bus.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

China lanza con éxito su tercera misión tripulada al espacio - Un astronauta chino intentará realizar un paseo espacial.- Hasta ahora sólo lo habían c


Poco después de las 15.10 ha despegado desde Jiuquan la tercera misión tripulada de la historia de China, el Shenzhou VII, con tres astronautas a bordo. La televisión estatal china CCTV había comenzado con horas de antelación la emisión de la histórica jornada para el gigante asiático. China busca situarse junto a Rusia y EE UU en la carrera espacial.

Zhigang, Liu Boming y Jing Haipeng, los tres de 42 años y pilotos del Ejército de Liberación Popular, son los astronautas que viajan al cosmos. Dos de ellos llevarán a cabo el primer "paseo espacial" de cosmonautas chinos, por el exterior de la nave. Uno de ellos va ataviado con un traje espacial Feitian, fabricado enteramente en China, y el otro lleva indumentaria suministrada por Rusia.


Vejam mais no El País.com

Mais uma barrigada ideológica da "Veja"


A revista "Veja", porta voz radical da direita neoliberal no Brasil, tornou-se pródiga em barrigadas (1). A capa de sua última edição é um exemplo clássico, embora um tanto patético, de barrigada ideológica. Nela aparece um Tio Sam com um olhar ameaçador, a mão direita cheia de dólares e um dedo acusador a justificar uma manchete mentirosa: "Eu salvei você"! "Veja" sugere que "o mundo" foi "salvo pela ação do governo americano". O panfleto semanal da família Civita ficou deslumbrado com a euforia que animou os mercados de capitais no final de semana, após a notícia de que o governo Bush tinha um plano miraculoso, orçado em 700 bilhões de dólares, para debelar a crise do capitalismo parasitário dos EUA. O otimismo não durou muito, visto que as bolsas voltaram a desabar na semana em curso. Mais uma vez os editores foram traídos pelo dia de fechamento (sexta-feira) e a vulgaridade ideológica.

Vulgaridades

O texto da reportagem de capa é um primor de superficialidade e lorotas. Tece loas ao sistema financeiro e lamenta o estouro da bolha financeira. Reproduzo, para seu julgamento caro leitor (ou leitora), o seguinte e ilustrativo trecho:

"Graças ao sistema financeiro, quase meia centena de países antes estagnados hoje cresce a taxas de 7% ou mais ao ano. O aumento do nível e da qualidade de consumo no Brasil, a economia pujante do país e, por conseqüência, a popularidade recorde do presidente Lula se devem a cabeças brilhantes e maquiavélicas de Wall Street que inventaram esses gigantescos instrumentos de liquidez mundial. Por esse prisma, é uma pena que a bolha tenha estourado."

Falsa consciência

Trata-se de uma visão adocicada e fraudulenta da realidade. Marx já notava que a ideologia dominante, burguesa, forja uma representação invertida dos fatos, disseminando o que ele classificava de "falsa consciência", muito útil à preservação do sistema capitalista. O trecho acima é uma prova de que esta observação filosófica do grande pensador alemão ainda não perdeu atualidade.

A verdade, nua e crua, é que o sistema financeiro internacional, dominado pela especulação e ávido por lucros fáceis, é uma fonte intermitente de crises e foi também a causa de 25 anos de estagnação da renda per capita no Brasil e em vários países da América Latina, vítimas da crise da dívida externa. A suposição de que o crescimento das economias ditas "emergentes" se deve aos exóticos "instrumentos de liquidez mundial" criados por mentes "maquiavélicas de Wall Street" é cínica e falaz – um exemplo de representação invertida da realidade.


Vejam mais no portal CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Traição ao socialismo foi causa de extinção da URSS


A afirmação foi feita por dois militantes comunistas norte-americanos ao jornal Avante!, do Partido Comunista Português, em entrevista publicada nesta quinta-feira (25), sobre o exaustivo estudo que os dois fizeram em um livro dedicado às causas da derrota do socialismo e à desagregação da URSS, malogro que significou uma perda incalculável para os trabalhadores e povos oprimidos de todo o mundo.

Leia a seguir a íntegra da entrevista.

Roger Keeran e Thomas Kenny são militantes comunistas norte-americanos. Roger é historiador com obra publicada e professor universitário. Thomas é economista. Amigos de longa data, lançaram-se juntos no estudo e aprofundamento das causas que levaram à derrota do socialismo e à desagregação da URSS, malogro que significou uma perda incalculável para os trabalhadores e povos oprimidos de todo o mundo. As reveladoras conclusões a que chegaram estão expostas no seu livro Socialismo Traído, recentemente publicado pelas

Desde quando e porquê se interessaram pela investigação das causas da derrota do socialismo e do colapso da União Soviética?

Thomas Kenny – Tanto eu como o Roger considerámos os acontecimentos entre 1989 e 1991, o colapso do socialismo europeu, como um desastre titânico. Após 1991 pensámos que a história do socialismo suscitaria o interesse de muitos investigadores e que haveria uma avalanche de publicações sobre o assunto. Mas enganámo-nos, não houve nada, apenas silêncio. Apesar de este não ser o campo de trabalho de nenhum de nós, decidimos especializar-nos nesta área para fazer a investigação, lendo toda a literatura que encontrámos disponível. Trabalhámos durante quatro anos, entre 1991 e 2004, ano em que publicámos o livro nos Estados Unidos com as conclusões do estudo.

Mas o que nos levou realmente a tentar determinar as causas do colapso foi o fato de a teoria em que acreditamos não "autorizar" tal situação. O colapso do socialismo estava em contradição com tudo aquilo em que acreditávamos. Nunca pensámos que fosse possível destruir o socialismo, antes pelo contrário acreditávamos firmemente que o socialismo iria desenvolver-se e crescer continuamente.


Leia mais no Vermelho


CAPITALISMO EM CRISE (I) - A farra financeira consensuada pelas elites

Enquanto a mídia corporativa brasileira fala em crise, há décadas ativistas e intelectuais denunciam caráter explorador do sistema financeiro. Enquanto especuladores e banqueiros alimentam-se da desordem mundial da globalização financeira, trabalhadores em todo o planeta arcam com custos da “economia de cassino” dos EUA.

Como resultado de um intenso bombardeio midiático, me peguei diversas vezes classificando os recentes acontecimentos no sistema financeiro global como uma “crise”. Trata-se, no entanto – de forma muito evidente, inclusive –, de um conhecido processo estudado e identificado há décadas por gente como o economista brasileiro Celso Furtado.

O noticiário econômico acerca deste processo de falências e estatizações que ora ocorre nos EUA segue um padrão jornalístico já há algum tempo observado. As estatísticas são lançadas em função de uma dominação das elites sobre o aparelho de Estado, realidade que é presente no Brasil, de fato, porém de forma muito mais evidente nos Estados Unidos, como veremos a seguir.


Vejam o texto completo (imperdível!!!) na Agencia Carta Maior.

Finlândia quer leis mais duras para porte de armas

KAUHAJOKI (Finlândia) - O primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, pediu ontem regras mais duras para a posse de armas. Investigadores revelaram que o homem armado que matou oito mulheres e dois homens na terça-feira planejava executar o máximo número possível de vítimas, antes de se suicidar. O massacre na escola técnica de Kauhajoki foi o segundo caso do tipo na Finlândia em menos de um ano.

Vanhanen afirmou que era hora de restringir o acesso às armas, em um país com mais de 1,6 milhão de armas de fogo nas mãos de civis. O país tem tradição de caça, e é um dos cinco primeiros no mundo no quesito posse de armas entre a população em geral.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Pacote Bush-Paulson: quando os gângsteres parecem escoteiros


Quando a administração Bush tenta enfiar pela goela do Congresso um pacote de salvamento de US$ 1 trilhão, ela começa a parecer com o coronel Sanders (da famosa rede americana KFC de frango frito) garantindo ao público que merece toda confiança para tomar conta dos galináceos. Se não fosse tão sério, haveria nisso tudo algo de cômico.

Por Sam Webb, presidente do Partido Comunista dos Estados Unidos*

Aqui temos a Casa Branca, que dissipou trilhões de dólares em oito anos, e seu pivô, Hank Paulson, vindo de 38 anos de jogatina no sistema financeiro a serviço do Goldman Sachs... insistindo para que os líderes do Congresso entreguem-lhes um trilhão, sem debate e sem amarras.

Neste drama da vida real, Bush e Paulson fazem John Dillinger, o legendário gângster e assaltante de bancos do tempo da Depressão, parecer um escoteiro.

Nada a ver com o socialismo

Isso não é "socialismo para os ricos", como alguns sugeriram. Medidas socialistas iriam evidentemente sanear e estabilizar o sistema financeiro para que ele seja seguro. Mas um governo de orientação socialista também colocaria tanto os bons como os maus ativos das partes responsáveis (bancos comerciais e de investimento, fundos de ações e hedge funds) nas mãos de uma autoridade democraticamente regida. Transformaria o Federal Reserve (ou Fed, o banco central dos Estados Unidos), que durante a era Greenspan foi um dos principais arquitetos e chefes de torcida das bolhas econômicas (a da alta tecnologia, a das bolsas e, em sua última versão, a imobiliária) em uma instituição sob controle público. Conduziria os responsáveis aos tribunais e em caso de condenação os puniria devidamente.


Vejam o texto completo no Vermelho

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Portal disponibiliza quase 100 mil obras em texto, imagem, som e vídeo

Carla Knoplech, JB Online
RIO - 'Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro'. A frase que define o portal www.dominiopublico.gov.br não poderia ser mais perfeita. O projeto do Ministério da Educação, lançado em novembro de 2004, disponibiliza gratuitamente acesso às obras literárias, artísticas e científicas - do patrimônio cultural brasileiro e universal - em forma de textos, sons, imagens e vídeos e em 16 idiomas além do português.
Recentemente um e-mail que circula pela internet trouxe a informação de que o portal acabaria por falta de acesso. Para esclarecer a questão, Marco Antonio Rodrigues, o atual coordenador responsável pelo projeto desmentiu a informação.
- Esse e-mail dizendo que o site vai acabar é mentiroso. É um spam que existe há dois anos. Já saíram notas oficiais do MEC desmentindo. A criação desse domínio foi do ministro da Educação Fernando Haddad, que na época era secretário executivo. A proposta dele era reunir esse material digitalizado e de livre acesso, mostrando conhecimento e oferecendo pesquisa – disse Marco Antonio.
Vejam mais no JB Online


Endereço do Portal:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

"Somos el continente más injusto, donde menos se distribuye la riqueza"


La presidenta, Cristina Fernández de Kirchner, dijo hoy que muchos gobernantes "compraron las teorías o modelos formulados en el consenso de Washington", al disertar en la conferencia de la Fundación Alas, en Nueva York.
Cristina dijo que "la más formidable intervención estatal" realizada por Estados Unidos para salvar su sistema financiero "era algo que parecía que venía de países emergentes, que aparecían únicamente cuando mueren chicos por desnutrición o problemas de carácter climático".
"La gran responsabilidad -continuó- que tenemos como dirigentes, producto del voto popular, es mayor, porque si hubo políticas que se instalaron en América Latina no es culpa de los que formulaban el Consenso de Washington sino nacionales que compraron estas teorías o estos modelos".
La presidenta Cristina Fernández de Kirchner aseguró hoy que América Latina "es todo un tema" y afirmó que "no somos el continente más pobre, somos el más injusto, donde menos se distribuye la riqueza".

Vejam mais na Página/12

DDHH determinó que masacre en Pando fue contra campesinos desarmados


La Paz, 24 sep (ABI).- La Asamblea Permanente de Derechos Humanos de Bolivia (APDHB) determinó que la masacre en Pando, que dejó 18 muertos, 15 detenidos, más de 30 heridos y una centena de desaparecidos, fue ejecutada por funcionarios de la Prefectura, cívicos y sicarios brasileños, peruanos y bolivianos, contra campesinos desarmados que sólo llevaban consigo platos, cucharas y vasos.

"Estos funcionarios y sicarios se dieron a la cobarde acción de ametrallar a los campesinos, mujeres, niños, ancianos y a los estudiantes normalistas con asiento en Filadelfia", señala el informe de APDHB que fue al lugar a constatar, recoger testimonios de y brindar ayuda humanitaria en las poblaciones donde se produjeron estos hechos sangrientos.



Vejam mais na Agencia Boliviana de Información - ABI

La Armada rusa rehúsa decir, si el patrullero “Neustrashimi” va rumbo a Venezuela


Moscú, 24 de septiembre, RIA Novosti. La Armada rusa rehusó especificar hoy, si el patrullero de la Flota del Báltico "Neustrashimi", que zarpó este miércoles de la base naval de Baltiysk, se va a incorporar a los buques de la Flota del Norte que se dirigen hacia Venezuela. (Buques de la Flota rusa del Norte parten hacia el Caribe-galería gráfica)

El "Neustrashimi", cuyo nombre se traduce del ruso como "El intrépido", tendrá que "cumplir una serie de tareas en la zona marítima y oceánica", se limitó a decir el capitán de navío Igor Digalo, portavoz de la Armada rusa. El volumen de estas tareas, agregó, se define en las directrices concernientes al uso de la Armada en tiempos de paz.


Vejam mais na RIA Novosti

Pataxós vão reverenciar amanhã índio Galdino, morto em Brasília em 1997

Por Marco Antônio Soalheiro [Terça-Feira, 23 de Setembro de 2008 às 19:00hs]

Os índios Pataxó Hã-Hã-Hãe farão amanhã, 24, na Praça do Compromisso, na Asa Sul, em Brasília, um ato religioso em memória de Galdino Jesus dos Santos e de “outros parentes” que lutaram pelo uso exclusivo da Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, na Bahia. Em abril de 1997, quando estava na capital federal para discutir com o Ministério Público Federal uma ação sobre a terra, Galdino foi queimado vivo por jovens de classe média alta.

Cerca de 200 Pataxós estão na capital do país para acompanhar, também amanhã, no Supremo Tribunal Federal (STF), julgamento sobre a validade dos títulos de posse de fazendeiros que ocupam a maior parte da área demarcada como indígena. Eles vieram de ônibus da cidade baiana Pau Brasil.



Vejam mais na Revista Fórum

Sobre as viúvas da guerra fria

Há gente perdida em dimensões ideológicas fantasmas. Enquanto discutimos política presente e futura, analisando as perspectivas do capitalismo moderno brasileiro, que mescla, como qualquer capitalismo, pitadas de socialismo, umbanda e hip hop, ouvimos seu grito esganiçado, confuso, agressivo, acusando-nos de matar trezentos milhões de chineses e prender dissidentes políticos da Coréia do Norte.

Gostaria de entender que espécie de capitalismo é esse que eles defendem tanto, onde a economia afunda, o desemprego explode e, quando o país parece ter chegado ao fundo do poço, o governo decide tungar os contribuintes em mais 1 trilhão de dólares para... ajudar bancos e seguradoras gigantes falidas!

Definitivamente, há uma grande ignorância sobre o que é democracia, capitalismo e socialismo. Acredita-se que socialismo se restringe à fórmula soviética do início do século passado, com o Estado dominando os meios de produção. Esta é uma concepção pobre e atrasada. A Europa já experimentou, nas últimas décadas, diversas formas de socialismo. Países como Noruega, Finlândia e Suécia, por exemplo, há muito tempo praticam uma espécie de socialismo onde o capital e a propriedade privada convivem harmoniosamente com o Estado e políticas de justiça social. O retrocesso político do PSDB aconteceu porque ele negou essas raízes socialistas, convertendo-se num partido direitista neo-liberal, abraçando todos os preconceitos anti-estatistas e anti-socialistas que a social democracia original buscou superar.



Vejam o texto completo no Oleo do Diabo

Investimentos no Brasil cresceram 84% em 2007, diz ONU

O Brasil foi o país que mais recebeu investimentos externos diretos (IED) na América Latina no ano passado, segundo um relatório da Unctad, o braço da ONU para comércio e desenvolvimento, divulgado nesta quarta-feira.

Mais na BBC.

Grupo Móvel do MTE resgata 141 trabalhadores em usina no Ceará

Uma equipe de fiscais do Grupo de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 141 trabalhadores encontrados em condições degradantes numa usina de álcool no municipio de Paracuru, a 80 km de Fortaleza (CE). Dentre eles, havia cinco menores, sendo quatro que atuavam no corte de cana-de-açúcar e um na indústria. Do total de resgatados, 55 estavam no canavial e 86 no parque industrial da usina.

No corte da cana-de-açúcar - atividade de dificil execução - todos os trabalhadores não possuiam sequer um Equipamento de Proteção Indiviadual (EPI), como óculos, mangote, luvas ou bolivas. Além disso, todos foram encontrados pela equipe do Grupo Movel sem chinelos.

Os fiscais relataram que as condições de higiene eram precárias, pois não havia banheiro, o que também comprometia a segurança em relação à alimentação dos trabalhadores. Como a empresa não disponibiliza água para que pudessem beber no canavial, os trabalhadores acabavam armazenando-a em garrafas PET que, por sua vez, eram enroladas numa estopa, para proteção do calor. Muitos dos trabalhaores também colocavam a água em gargalos de óleo diesel, por exemplo.

Como a usina também não fornecia refeição, os trabalhadores acabam se alimentando de pão, por ser mais resistente ao calor. "Os trabalhadores foram encontrados comendo com as mãos sujas. Havia uma total insegurança alimentar tanto em relação ao alimento elaborado por eles quanto no meio utilizado", relata a auditora Jacqueline Corrijo, coordenadora da ação.


Vejam mais no PT-Partido dos Trabalhadores

O pensamento escravocrata de Aécio e Lacerda

José de Souza Castro, do Tamos com Raiva

O "choque de gestão" de Aécio Neves no governo de Minas, que seu candidato a prefeito de Belo Horizonte, empresário Márcio Lacerda, quer estender à prefeitura, começando pela área da saúde, conforme meu artigo anterior, parece muito moderno, mas representa na verdade um regresso ao período pré-industrial da economia e à mentalidade escravocrata.

Moderno, porque segue a moda da new economy que floresceu após o declínio do comunismo e da volta triunfante do colonialismo sob o disfarce da globalização e do mercado competitivo. Mas velho como a serra, ao impor o predomínio da moral do trabalho, que nada mais é que uma moral de escravos.

Dito isso, é preciso explicar. Para tanto, posso valer-me do filósofo e matemático britânico Bertrand Russel e seu "Elogio ao Ócio", escrito há mais de meio século e relançado agora pelo filósofo italiano Domenico De Masi, juntamente com Paul Lafargue, reunidos no livro "A Economia do Ócio" (Sextante, 2001). Diz Russel que, do início da civilização até a Revolução Industrial, um homem em geral era capaz de produzir, trabalhando arduamente, um pouco mais do que o necessário para a própria subsistência e de sua família. Parte do que ele produzia era apropriado pelos guerreiros e pelos sacerdotes. Em época de escassez, estes não abriam mão dos tributos, o que levava muitos trabalhadores à morte por inanição. É um sistema que ainda perdura em alguns países.



Vejam o texto completo na NovaE

Deputados tentam desqualificar Satiagraha na CPI dos Grampos

Palco de questionamentos da condução do trabalho da Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, a Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas, a CPI dos Grampos, tomará o depoimento nesta quarta (24) do ex-agente do extinto SNI (Serviço Nacional de Informação) Francisco Ambrósio do Nascimento e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Félix.

Do aposentado Franscico Ambrósio querem saber se de fato foi ele o responsável pela suposta gravação ilegal que atingiu o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, numa conversa com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), segundo o que foi publicado na revista ISTO É.

Na semana passada, em depoimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, Ambrósio negou que tivesse qualquer participação no episódio. Com relação a Operação Satiagraha, o aposentado disse que trabalhou para o delegado Protógenes Queiroz (responsável pelo comando da operação) numa função burocrática. Por meio do pagamento mensal de R$ 1.500, ele realizava o trabalho de colaborador eventual na separação de papéis.


Vejam mais no Vermelho

A lição de Romano Prodi


Emiliano José
De Salvador (BA)

O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, pretendeu, na última semana de agosto, solidarizar-se com o ex-premiê Romano Prodi, que foi grampeado com autorização judicial no curso de uma investigação...

Houve arquivamento da investigação. A Justiça italiana concluiu pela inocência de Prodi. E o grampo foi considerado uma interceptação judicial abusiva. Berlusconi, então, deitou e rolou. Condenou a legislação, os juízes, o grampo. E falou de uma lei em tramitação no Parlamento italiano, que impedirá grampos em casos de corrupção ou de concussão (exigência de vantagem financeira indevida). Uma lei feita para Berlusconi.

Prodi, honrando sua biografia, deu uma resposta que deixou Berlusconi desconcertado. "Não gostaria que a artificial criação deste caso político alimentasse a tentativa ou a tentação de dar vida a uma lei sobre interceptações telefônicas que possa subtrair da magistratura um instrumento que, em muitos caos, demonstrou-se indispensável. Da minha parte, não tenho nenhuma contrariedade ao fato de todos os meus telefonemas serem tornados públicos". O episódio é contado por Wálter Fanganiello Maierovitch, em Carta Capital de 10/9/2008. Pensei no Brasil. No escândalo que se armou no pós-algemas e prisão de Daniel Dantas.


Vejam mais no Terra Magazine

Discurso do presidente Lula na ONU

Saúdo com alegria o Presidente da Assembléia Geral, meu ilustre amigo Miguel D'Escoto. Desejo-lhe pleno êxito em sua missão.

Esta Assembléia realiza-se em um momento particularmente grave. A crise financeira, cujos presságios vinham se avolumando, é hoje dura realidade.

A euforia dos especuladores transformou-se em angústia dos povos, após a sucessão de naufrágios financeiros que ameaçam a economia mundial.

As indispensáveis intervenções do Estado - contrariando os fundamentalistas do mercado - mostram que é chegada a hora da política.

Somente a ação determinada dos governantes, em especial naqueles países que estão no centro da crise, será capaz de combater a desordem que se instalou nas finanças internacionais, com efeitos perversos na vida cotidiana de milhões de pessoas.

A ausência de regras favorece os aventureiros e oportunistas, em prejuízo das verdadeiras empresas e dos trabalhadores.


Vejam o texto completo na Tribuna da imprensa online

Processo contra coronel acusado de tortura é extinto em SP

Por decisão unânime, magistrados reconheceram recurso de Ustra. Processo buscava responsabilizá-lo por atos de violência na ditadura.

Notícia no G1.

Francia ayudará a construir submarino nuclear a Brasil


Rió de Janeiro, 23 de septiembre, RIA Novosti. Francia ayudará a construir un submarino nuclear a Brasil, anunció hoy el ministro brasileño de Defensa, Nelson Jobim.

"Los dos países construiremos juntos el submarino, y Brasil se encargará de la parte no nuclear del proyecto", comentó el ministro.

Informó que las partes trataron en enero la transferencia de la tecnología militar francesa a Brasil y que el respectivo "acuerdo estratégico" sería firmado hasta el fin de año durante la visita del presidente galo Nicolas Sarkozy a Brasil.

El Ministerio de Defensa de Brasil precisó que el acuerdo bilateral también prevé la construcción de cuatro submarinos no nucleares y el desarrollo conjunto de un helicóptero de combate para el Ejército brasileño.

(RIA Novosti nesta terça-feira às 15:07)

Según comentan analistas, caso de tener éxito la cooperación militar entre Francia y Brasil, éste puede convertirse en el primer país latinoamericano con submarino nuclear propio.

O futuro chega mais cedo: juiz usa exame cerebral para condenar mulher de assassinato

Isto não deveria acontecer – ou pelo menos ainda não – mas aconteceu: em junho passado, um juiz do estado de Maharashtra na Índia condenou uma mulher de matar o seu ex-noivo, citando como prova um eletroencefalograma que exibia “conhecimento empírico” do crime. Muitas pessoas acham que tem algo de errado nisto, que um EEG ou uma ressonância magnética da cabeça possam distinguir mentiras das verdades sendo lidos corretamente, mas aqui entre nós está acordado que isto seria na melhor das hipóteses uma ciência experimental e venda de óleo de cobra na pior delas.

Mais no Gizmodo Brasil.

Contratos terão que ter letra tamanho 12

Mudança na lei entra em vigor a partir desta terça-feira (23).
Objetivo é tornar a leitura mais fácil para os consumidores.

A edição do Diário Oficial desta terça-feira (23) traz publicada uma lei que obriga os fornecedores de produtos e serviços a redigir contratos com letras de tamanho 12, no mínimo. O objetivo da medida é facilitar a leitura e entendimento dos contratos fornecidos pelas empresas aos clientes.

Mais no G1.

Israel lança bomba gambá de controle de multidões pela primeira vez

Excelente notícia para os métodos não-letais de controle de multidões, péssima notícia para seus alvos. O Exército Israelense usou a Bomba Gambá pela primeira vez contra protestantes palestinos em Naalin. A “bomba” é lançada por meio de uma mangueira e o líquido é supostamente difícil de ser removido, mesmo depois de tomar banho diversas vezes. É conhecida também por gerar uma escassez de pregadores de roupa. Hihi.

O líquido é aprovado por médicos também, com “autoridades médicas e legais israelenses aprovando o uso do fétido líquido”. Provavelmente porque os cientistas israelenses que criaram o líquido se inspiraram na natureza.

O líquido fétido espirrado por gambás furiosos ou assustados contra suas vítimas foi analisado por cientistas israelenses de Defesa e uma versão sintética foi criada para uso como arma, a chamada “bomba gambá”. Disparada com cuidado e a partir de uma distância razoável, ela é projetada para forçar a dispersão de protestantes civis. Forças de segurança não fariam bem em prender as vítimas, mas estas também não seriam bem-vindas em casa.

Mais no Gizmodo Brasil.

Novo Michael Moore disponível

Download de filme de Moore está disponível

O cineasta Michael Moore revelou nesta terça-feira (23/09) gratuitamente na web seu novo documentário político, que pretende estimular jovens norte-americanos a votarem nas eleições presidenciais de novembro.

“Slacker Uprising” (http://slackeruprising.com/) mostra a viagem de Moore por diferentes estados dos EUA durante as eleições presidenciais de 2004.

Mais na INFO Exame.

Encontro de blogueiros acontece no RJ neste sábado

A edição carioca do encontro de blogueiros BlogCamp acontece no próximo sábado, dia 27, no NAVE (Núcleo Avançado em Educação) na Tijuca.
A expectativa é que estejam presentes alguns dos blogueiros mais atuantes no país.

Durante o evento, a idéia é que cada participante faça alguma apresentação, demonstre o projeto em que está trabalhando ou simplesmente participe das discussões que surgirão. Não há programação fechada.

Mais no "Gigablog" de tecnologia no UOL. Atenção, Zé Justino!


Australiana compra celular e "ganha" imagens pornôs de funcionários da loja

Após comprar um celular numa loja de Cairns, na Austrália, uma estudante descobriu que seu aparelho hospedava imagens pornográficas. O produto, da marca Samsung, tinha fotos explícitas de funcionários da loja.

Segundo o jornal "The Cairns Post", o telefone vendido pela loja era o único em estoque. Depois da compra, a consumidora entrou em contato com o estabelecimento para reclamar que não conseguia ouvir o que as pessoas diziam ao telefone.

Ao mexer no menu do telefone, ela descobriu 49 fotos, incluindo as de uma funcionária da loja, de outras duas pessoas e imagens aparentemente tiradas em um motel.

Mais na Folha Online. Cuidado com o que você compra...


Dar o fora em alguém é difícil, mesmo que este alguém seja uma boneca inflável

Aqui vai uma dica: quando for jogar fora uma boneca de sexo bastante realista, deixar em uma cova rasa e embrulhada em um saco de dormir não é a melhor maneira de fazê-lo. Sabe, alguém pode tropeçar num saco de dormir com cabelo saindo de um lado e pés saindo do outro e de cara chegar a uma conclusão diferente de você simplesmente ter se cansado de bimbar um objeto inanimado. Na verdade, foi exatamente isto o que aconteceu com um pretenso arrasador de corações de silicone no Japão.

Um homem de 60 anos, tendo vivido com sua companheiro borrachuda por alguns anos depois de sua mulher ter falecido, decidiu mudar-se com seus filhos e achou que era hora de seguir com a vida. Ele era muito apegado pra retalhar a sua antiga amante em pedaços e jogá-la fora junto com o lixo, então ele fez o que qualquer homem de respeito faria: enfiou dentro de um saco de dormir, levou para a uma área remota cheia de árvores e a deixou lá mesmo.

Continue lendo no Gizmodo Brasil.


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mas que buraco engoliu essa audiência? Os novos numeros da TV

Verificados os ultimos 4 anos, a Globo perdeu 1 em cada 4 espectadores do seu horario mais valioso, o da novela das oito - que agora é das 9. Publicado pelo Ricardo Feltrin na Folha Online. Cairam no mesmo buraco dos torcedores da Formula 1?

LEIA NO BLUE BUS.

LHC vai ficar parado por 2 meses

Interdição temporária se deve a falha elétrica que causou vazamento de gás hélio no túnel do acelerador de partículas
Pesquisa FAPESP -

Ao meio dia da sexta-feira passada (19/09), apenas nove dias depois de ter sido oficialmente inaugurado com grande cobertura da mídia, o Large Hadron Collider (LHC) – o maior acelerador de partículas do mundo, situado na fronteira da Suíça com a França – apresentou seu primeiro problema de funcionamento. Devido a uma falha elétrica em sua ligação, dois imãs provavelmente derreteram e pararam de funcionar, provocando um grande vazamento de gás hélio no setor 34 do túnel do LHC.


Vejam mais na Pesquisa FAPESP Online

Enorme distância entre discurso e realidade

Por Thalif Deen [Terça-Feira, 23 de Setembro de 2008 às 12:34hs]

Quando cerca de 150 líderes mundiais assistirem a próxima cúpula para analisar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma das prioridades na agenda será a terceira meta: promover a igualdade de gênero e o poder das mulheres.

“Uma das muitas razoes para convocar esta reunião é pressionar o mundo para que mantenha suas promessas em relação às mulheres”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon . mas, na realidade, há uma enorme brecha entre as promessas e seu cumprimento, enquanto as mulheres continuam sendo superadas em número pelos homens – quatro por um – no parlamento de todo o mundo.

Em um estudo intitulado “Who Answers to Women” (Quem responde às mulheres), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) disse que as mulheres devem ser incluídas em todos os processo de controle. “Gerar responsabilidade diante da igualdade de gênero não é um luxo”, disse na quinta-feira à imprensa a diretora-executiva do Unifem, Inés Alberdi. O estudo mostra que “se tivéssemos uma responsabilidade maior sobre os compromissos assumidos em relação às mulheres, poderíamos estar muito mais próximos de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, acrescentou.


Vejam mais na Revista Fórum

Usaid, arma-chave da guerra suja contra a América Latina

POR JEAN-GUY ALLARD

• NUMA declaração escrita em termos escrupulosamente escolhidos, difundida com extraordinária discrição, a chamada Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (Usaid) confessa publicamente ter dilapidado o dinheiro do contribuinte na sua guerra suja contra Cuba.

Tal confissão foi feita face às críticas de alguns congressistas escandalizados e as embaraçosas revelações das auditorias aos grupos contra-revolucionários, aos quais presenteia dezenas de milhões de seu enorme orçamento.

A Usaid é essa mesma agência federal norte-americana encarregada de "financiar" com dezenas de milhões a subversão e a espionagem em Cuba, que o governo Bush acaba de propor à Ilha como interlocutor em uma hipócrita e reduzida oferta de ajuda humanitária depois dos furacões Gustav e Ike.

Com uma candura inusual, cuidadosamente maquinada por seus advogados, a Usaid reconhece que sucessivas auditorias de seu Programa Cuba por parte do Government Accountability Office (OIG) em 2006 e de seu próprio Bureau do Inspetor-Geral (OIG) em 2007 "assinalaram problemas com as diligências dos subsídios".

O documento da Usaid, datado em 18 de julho e assinado pelo ajudante do adjunto administrativo Stephen Driesler, confirma todo o cinismo deste aparelho privilegiado da guerra suja travada pela administração norte-americana não só contra Cuba, mas também contra toda a América Latina.

Enquanto reconhece sua irresponsabilidade no manejo de fundos públicos supostamente consagrados à ajuda humanitária internacional, tenta encobrir os delitos de numerosos agentes da CIA.


Vejam o texto completo no GRANMA (Digital Granma Internacional)

Pesquisa mapeia a "blogosfera" e aponta 133 milhões de blogs na web desde 2002

Por Adriana Douglas/Redação Portal IMPRENSA

O portal Technorati publicou, na última segunda-feira (23), a edição atualizada de sua pesquisa "State of Blogosphere", sobre a atual situação dos blogs na rede mundial de computadores. Nela, são constatadas informações gerais, desde a identificação dos usuários que fazem uso da ferramenta aos motivos que os levam a utilizá-la.

Na primeira parte, o portal se dedicou a divulgar os diversos perfis dos blogueiros ao redor do mundo, chegando a um total de 133 milhões de blogs indexados desde 2002. A princípio, considerando que esse tipo de ferramenta é "um fenômeno global", a pesquisa aponta que há blogs publicados em 81 idiomas. Coletivamente, os usuários criam cerca de um milhão de posts diariamente, sendo que metade deles já está em seu segundo blog - alguns alcançaram a marca da oitava página pessoal - e 59% utiliza o serviço há mais de dois anos.


Vejam o texto completo no Portal IMPRENSA

Presidente brasileño reivindica un mundo multipolar y destaca creación de Unasur


Luiz Inácio Lula Da Silva, junto Ban Ki-moon (ONU/ABI)

Naciones Unidas, 23 sep (ABI).- El presidente brasileño Luiz Inácio Lula Da Silva aseguró hoy que las naciones del sur asumieron un papel fundamental en la construcción de un mundo multipolar, que busque y encuentre soluciones regionales a los problemas regionales, y destacó la creación de Unasur.

En ese sentido, durante su intervención en el pleno de la Asamblea General de la ONU, Lula subrayó que los países en desarrollo están descartando poco a poco el viejo alineamiento conformista a los centros tradicionales para congregarse entre sí.

El Jefe de Estado brasileño explicó que a través del diálogo directo y sin intermediación de las grandes potencias, las naciones del sur están cumpliendo un nuevo papel en el diseño de un mundo multipolar.

Por ello, indicó que está en curso la construcción de una nueva geografía política, económica y comercial en el mundo.

"En el pasado, los navegantes miraban a la estrella polar para encontrar el norte, como se decía. Hoy, estamos buscando las soluciones a nuestros propios problemas, contemplando las múltiples dimensiones de nuestro planeta. Nuestro norte, a veces está en el sur", aseguró.

V
ejam mais na Agencia Boliviana de Información-ABI

Jornalista libertado após 11 meses preso em base dos EUA

23-Set-2008 Bagram, Afeganistão. Foto pingnews.com/FlickrEm Outubro de 2007, o jovem jornalista Jawad Ahmad trabalhava para a CTV canadiana, quando um oficial norte-americano lhe pediu para comparecer na base aérea de Kandahar. Só recuperou a liberdade esta semana sem qualquer acusação e diz ter sido submetido a tortura às mãos dos militares norte-americanos.

Durante o tempo em que esteve detido, os EUA acusaram Ahmad de ser um combatente talibã, por transportar consigo números de telemóveis e vídeos de dirigentes talibã. Foi enviado para base de Bagram, a prisão ilegal que foi origem e destino de muitos dos vôos secretos da CIA.

Num encontro com jornalistas após a libertação, Jawad Ahmad diz que viu no documentário "The Road to Guantanamo" algumas das situações de tortura e maus-tratos que viveu ao longo de quase um ano de cativeiro: a tortura do sono, os espancamentos e a obrigação de ficar em pé descalço sobre a neve são alguns dos exemplos da forma como os militares dos EUA o trataram, antes de o libertar esta semana sem nenhuma explicação.


Vejam o texto completo na Esquerda.Net

Paciencia estratégica

Por León Rozitchner *

Un nuevo concepto acuñado por las fuerzas armadas de los EE.UU. y utilizado por su enviado político-militar a la Argentina, Tom Shannon, se denomina: “paciencia estratégica”. ¿Qué significa esto? ¿Que a la paciencia se la llama ahora “política” y cuando se les acaba la paciencia se la llama “intervencionismo armado” y guerra? O tiempo o sangre: a eso volvemos. La paciencia es entonces un lapso intermedio en el que sólo se tolera –y eso sería la política– que la ciudadanía inocente crea que la democracia funciona con su legalidad jurídica, y como si en ella se tuviera derecho a modificar la realidad social por medios pacíficos. Quieren que nos demos cuenta: si se sobrepasan las cosas se agravan. El árbitro armado saca la tarjeta roja y manda a parar el juego por medio de las armas de fuego. ¿La paciencia está por acabarse y por eso nos mandan la IV Flota?


Vejam o texto completo no Página/12

Jovens são presas em Israel por rejeitar serviço militar

Três mulheres israelenses de 19 anos se recusaram a servir o Exército e foram presas.

Omer Goldman, Miya Tamarin e Tamar Katz deviam se alistar nesta terça-feira para prestar o serviço militar obrigatório.

Ao se apresentar, na data do alistamento, na base militar de Tel Hashomer, as jovens anunciaram que não pretendem servir pois são contra a ocupação dos territórios palestinos.

leia mais na BBC

Congresso americano se nega a dar cheque em branco para Bush combater crise

Washington, 22 set (EFE).- Os líderes democratas do Congresso americano se negaram nesta segunda-feira a dar um cheque em branco para o Governo de George W. Bush realizar um dos maiores resgates financeiros da história do país e propuseram cláusulas para o controle do dinheiro.
Nesta segunda, por meio de um comunicado com o objetivo de marcar o debate público do dia, o presidente Bush insistiu ainda na necessidade de atuar "rapidamente". Ele pediu aos legisladores que não incluam cláusulas sem relação com a crise financeira no projeto de lei discutido no Congresso ou disposições que prejudiquem sua efetividade.
Entretanto, os democratas deixaram claro que não vão assinar um cheque de US$ 700 bilhões, volume do pacote negociado, para que o Governo faça o que quiser.
"Seria algo sem precedentes lhe dar US$ 700 bilhões para, virtualmente, um indivíduo sem nenhum tipo de supervisão, transparência e prestação de contas", declarou o democrata Christopher Dodd, presidente do Comitê de Bancos do Senado, em uma entrevista à rede de TV "CBS".


Vejam mais na EFE

O resgate de todos os resgates: golpe de Estado cleptocrata nos EUA


O governo dos EUA mudou radicalmente o caráter do capitalismo norte-americano. Trata-se, nem mais nem menos, de um “golpe de Estado” a favor da classe que Franklin Delano Roosevelt chamava de “bancgsters”. O que aconteceu nas últimas semanas pode alterar o curso do século que começa de maneira irreversível. Estamos diante da maior e mais desigual transferência de riqueza desde que se presentearam terras aos barões das ferrovias na era da Guerra Civil. A análise é de Michael Hudson.


Ninguém esperava que o capitalismo industrial terminasse deste modo. Mais do que isso, ninguém sequer imaginou que ele evoluiria nesta direção. Suspeito que essa cegueira seja freqüente entre os futurólogos: a tendência natural é pensar sobre a forma ótima de crescimento e desenvolvimento das economias. Mas sempre parece surgir um caminho imprevisto e então a sociedade se vai por uma tangente.

Vejam o texto completo na Carta Maior.

O egoísmo tributário

A questão tributária se presta à exploração demagógica do egoísmo. Sai na frente o candidato que prega menos impostos, não importa que setores e atividades governamentais deixarão de ser atendidas.

A questão tributária se presta à exploração demagógica do egoísmo. Sai na frente o candidato que prega menos impostos, não importa que setores e atividades governamentais deixarão de ser atendidas.
Emir Sader

Um candidato a vereador (PMDB) da zona sul do Rio faz ampla propaganda pelas praias do Leblon, de Ipanema, da Barra da Tijuca, proclamando: “O IPTU arrecadado no seu bairro tem que ser aplicado no seu bairro”, alegando que “essa seria a única maneira de resolver os problemas dos bairros” e de que vai “revolucionar a administração pública”, chamando-se “o homem do IPTU”.



Vejam mais no Brasil de Fato

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CAMPESINOS QUEREM OCUPAR PRAÇA DE SANTA CRUZ PARA PRESSIONAR OPOSIÇÃO

LA PAZ, 22 SET (ANSA) - Milhares de campesinos partidários do presidente boliviano, Evo Morales, avançam rumo a Santa Cruz dispostos a tomar a principal praça da capital desse departamento a fim de obrigar os governos de oposição a aceitar a convocação para o referendo da nova Constituição.
O secretário de Justiça da Federação Campesina da Bolívia, Jorge Guarachi, informou que os trabalhadores rurais tomarão a praça de Santa Cruz para "repudiar as agressões às Forças Armadas, à polícia e às entidades estatais".
O governador de Santa Cruz, Rubén Costas, um dos principais opositores a Morales, disse que os campesinos serão recebidos "de braços abertos, como temos feito com os bolivianos que vivem em nossa terra, e com a firme convicção de que estamos apostando em um processo de paz".
O ministro de Governo, Alfredo Rada, informou que a polícia não será deslocada para interceptar a ação dos campesinos bolivianos. "Não vamos cair em provocações. Não vamos enviar força pública porque isso seria provocação e geraria mais violência".


Vejam mais no Portal Latinoamericano da Agencia ANSA

EUA podem apoiar entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Nova York (Estados Unidos) - A reivindicação do Brasil para integrar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) poderá ter o apoio dos Estados Unidos. O assunto foi tratado hoje (22), em Nova York, durante reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

De acordo com fontes diplomáticas, o ministro mencionou um artigo da secretária publicado em agosto na revista Foreign Affairs, no qual ela ressalta o Brasil e a Índia como grandes nações e destaca a importância da reforma do Conselho de Segurança da ONU. No texto, Condoleezza não explicita o apoio ao Brasil, mas diplomaticamente isso pode ser interpretado como um sinal de apoio à causa brasileira.

Condoleezza também quis saber de Amorim como está a situação na Bolívia e ressaltou a importância do diálogo para resolver os conflitos no país. Ela pediu um relato da reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada recentemente em Santiago, no Chile.



Vejam o texto completo na Agencia Brasil.