sábado, 11 de maio de 2013

Filme alemão sobre Segunda Guerra Mundial choca russos

Focada nos excessos isolados dos militares soviéticos na Alemanha, obra deturpa essência do conflito.  

Filme alemão sobre Segunda Guerra Mundial choca russos
Foto: kinopoisk.ru
O filme “Nossas mães, nossos pais”, exibido pelo canal de televisão alemão ZDF, conta a história de cinco jovens para os quais a Segunda Guerra Mundial se torna um desafio moral e ético, deixando a impressão de que a Alemanha está cansada de arrependimentos e tenta jogar a culpa sobre os outros. O filme basicamente apresenta os soldados soviéticos como estupradores, os poloneses como antissemitas desumanizados e os ucranianos como sádicos.  

A diplomacia russa considerou inaceitável o filme e enviou uma carta ao embaixador da Alemanha dizendo que a “maioria absoluta dos russos que teve a oportunidade de assistir ao filme” o achou inaceitável. Também foram criticadas as tentativas de equiparar as atrocidades cometidas pelas tropas hitlerianas na URSS aos excessos isolados perpetrados por militares soviéticos na Alemanha, os quais foram severamente punidos pelo comando militar soviético. 
 
Vejam mais em GAZETA RUSSA
 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Há ETs na Terra trabalhando com os EUA, diz ex-ministro canadense

“Há ETs vivos na Terra neste momento, e pelo menos dois deles provavelmente trabalham com o governo dos Estados Unidos.” A declaração do ex-ministro da Defesa do Canadá Paul Hellyer, 89 anos, foi feita durante uma audiência pública sobre a existência de vida extraterrestre realizada em Washington, D.C. Diversos ex-senadores e membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ouviram depoimentos de especialistas e testemunhas entre os dias 29 de abril e 3 de maio.


Confira no Terra.

Doença que destrói mandioca pode levar milhões à fome na África

"Estamos enfrentando uma tragédia humana", diz o pesquisador Calir Hershey a respeito de uma doença que tem o potencial de ameaçar a subsistência de 300 milhões de pessoas na África.

Não se trata de uma pandemia, mas, ainda assim, é algo que pode ter consequências devastadoras à humanidade.

A doença do listrado castanho da mandioca, ou CBSD (Cassava Brown Streak Disease, em inglês), avança a taxas alarmantes no oeste da África e, segundo especialistas, pode também afetar a América Latina.


Confira a reportagem da BBC Brasil, reproduzida no UOL.

Raptos nos EUA: vítimas brancas ganham mais atenção da mídia?

A cobertura da mídia americana sobre o caso das três mulheres que estavam desaparecidas por uma década ilustra os estereótipos sobre raça nos Estados Unidos.


Confira a reportagem da BBC Brasil, reproduzida no UOL Notícias.

Fraude do leite será investigada em outros estados

Além do Rio Grande do Sul, outros estados serão investigados para saber se também houve adulteração no leite, informou o Ministério da Agricultura. O foco inicial da operação foi na Região Sul, onde existe a figura do transportador de leite.

A Operação Leite Compen$ado, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) em parceria com o Ministério da Agricultura, descobriu a adição de substância semelhante à ureia para aumentar o volume de água no leite, considerada fraude inédita no País. Com o aumento do volume de água, o objetivo era tentar manter as características do leite, neste caso a proteína.


Leia mais no Correio do Povo.

Freira idosa é condenada por invadir usina nuclear nos EUA


Um freira católica de 83 anos e dois ativistas foram condenados nesta quarta-feira (8) pela Justiça dos EUA, pelos danos causados durante uma invasão a uma planta nuclear. A irmã Megan Rice e os ativistas Michael Walli, 64, e Greg Boertje-Obed, 56, admitiram terem cortado a cerca e entrado na planta Y-12, em Oak Ridge, no estado americano de Tennessee, que processa e armazena urânio enriquecido, usado para bombas nucleares.
O incidente, ocorrido em julho de 2012, desencadeou mudanças nos planos de segurança do local.
A sentença dos três condenados ainda não foi definida, mas pode chegar a até 20 anos de prisão, por sabotagem à usina.

Confira no G1

Cuba é o melhor país da América Latina para ser mãe, diz estudo

Cuba é o melhor país da América Latina para a maternidade e o 33º do mundo, segundo um índice da organização britânica Save the Children. No topo está a Finlândia e a República Democrática do Congo em último. Os Estados Unidos estão em 30º lugar e o Brasil em 78º.


Leia mais no Opera Mundi.

Morre Ray Harryhausen, pioneiro dos efeitos especiais em Hollywood

Um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais no cinema, Ray Harryhausen, conhecido por seu trabalho em filmes como "Jasão e os argonautas" (1963) e "Fúria de titãs" (1981), faleceu nesta terça-feira aos 92 anos em Londres. A informação foi dada pela família do especialista cinematográfico.


Confira no Correio do Povo

Os deputados que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo

Deputados que votaram contra a PEC 438/01 "PEC do Trabalho Escravo"!
Apresentada pelo Senado em 2001, a Proposta de Emenda à Constituição tem por objetivo fazer com que sejam expropriadas as terras onde sejam constatadas a exploração de trabalho escravo. Tais propriedade então serão destinadas para fins de reforma agrária ou para a construção de moradia popular, caso a propriedade esteja situada em área urbana.
A proposta já foi aprovada no senado e, depois de dois turnos de votação, passou pela Câmara Federal (11 anos depois de apresentada) com duas propostas de modificação.
Vejam quais foram os deputados federais que votaram contra! A quais partidos eles pertencem, e lembrem-se deles nas próximas eleições! Nesse ponto o PR leva um marco vergonhoso: O ESTADO QUE TEM O MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS QUE VOTOU CONTRA A PEC!

Vejam AQUI as fotos dos deputados


Visto no blog do NASSIF

Ironia de Marina Silva fica em 1989 , quando estamos em 2013



Em visita a Bahia na 5ª feira (ontem), para angariar apoios e assinaturas para a formação do partido dela, a REDE Sustentabilidade, a ex-senadora presidenciável Marina Silva volta a atacar: em entrevista, reclamou do que chamou de verdadeira “operação de guerra” para inviabilizar a criação de novos partidos.

"O grande medo das pessoas é de ideias novas, pessoas novas. Tem pessoas que devem estar assustadas com suas próprias sombras. O PT quando surgiu como ideia nova e inovadora, foi feito de tudo para inviabilizá-lo. O presidente Lula sabe quanto foi difícil. Nunca imaginei que o governo e o PT fossem se juntar com o que há de mais atrasado no Congresso Nacional para fazer conosco o mesmo que fizeram com eles", declarou.

Filosofou bonito, mas a ex-senadora sabe que não é nada disso. Marina está enganando ou tentando enganar. O projeto do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), aprovado na Câmara, mas com tramitação sustada no Senado por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não tem nada contra a criação de partidos.

Vejam mais no blog do ZÉ DIRCEU

"Me mandem de volta a Cuba", diz exilado despejado na Espanha

 Gilberto Martínez foi obrigado nesta terça-feira a deixar sua casa, ao lado da esposa e de três filhos

Um dia depois de ser despejado com a família de sua casa na Espanha, o opositor cubano Gilberto Martínez, de 50 anos, afirmou nesta quarta-feira (08/05) que deseja voltar à ilha caribenha.

“Só peço agora que me mandem de volta a Cuba”, afirmou o exilado chorando, de acordo com o jornal El País.

Vejam mais em OPERA MUNDI

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Stephen Hawking adere ao boicote acadêmico a Israel

A informação é do jornal 'The Guardian'. Stephen Hawking, um dos mais importantes físicos teóricos e cosmólogos do mundo e professor da Universidade de Cambridge, recusou convite para participar da conferência anual do presidente israelense Shimon Peres em junho, data em que também serão comemorados os 90 anos do mandatário.    


Vejam mais em CARTA MAIOR

terça-feira, 7 de maio de 2013

Por que os médicos cubanos assustam

A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha,  que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde.


Confira no blog do Porfírio.

Suécia inaugura museu dedicado ao grupo ABBA

Os quatro integrantes do lendário grupo ABBA se mostraram, a princípio, resistentes, mas parecem ter, definitivamente, virado a página de seus receios, ao aceitarem a criação de um museu que abrirá suas portas nesta terça-feira em Estocolmo.


Confira no Correio do Povo.

Charge do Latuff


Charge do Latuff vista num post do blog do NASSIF

Descobertos indícios de um continente perdido no Atlântico Sul


Um grupo de cientistas brasileiros e japoneses encontrou no fundo do Atlântico Sul, a 1.500 km da costa do Brasil, rochas continentais que poderiam ser vestígios de um continente afundado.

A expedição, a primeira realizada em águas profundas do Atlântico Sul com a ajuda do único submarino tripulado capaz de baixar até 6.500 metros de profundidade, recolheu amostras de granito, uma rocha continental, na montanha submarina conhecida como Elevado do Rio Grande.   

Vejam o texto original em RT ou a tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

As Damas de Branco e as sanções contra Cuba

Berta Soler, representante das "Damas de Branco”, defende manutenção do embargo contra Cuba 
 
 
Durante sua turnê pelos Estados Unidos em abril de 2013, a dissidente Berta Soler, que dirige o grupo Damas de Branco, se pronunciou publicamente a favor da manutenção das sanções econômicas contra Cuba. Durante sua fala no Congresso, ela fez conhecer sua oposição a uma mudança da política de Washington: “Respeito as opiniões de todo o mundo, mas a minha, a das Damas de Branco, é que não se tire o embargo”.

As sanções, vigentes desde 1960, afetam as categorias mais vulneráveis da sociedade, isto é, as mulheres, os idosos e as crianças, sem afetar os dirigentes da nação. Por isso, a imensa maioria da comunidade internacional se opõe ao que considera um anacronismo da Guerra Fria, ao mesmo tempo cruel e ineficaz. Em 2012, pela vigésima primeira vez consecutiva, 188 nações das 192 da Assembleia Geral das Nações Unidas condenaram o estado de sítio contra a população cubana.  
 
Visto em OPERA MUNDI

Em Miami, o opositor Ledezma foi consultar a CIA e o Mossad

Sob o pretexto de um convite do prefeito mafioso de Doral, Luigi Boria, o opositor venezuelano Antonio Ledezma, acaba de viajar a Miami para "consultas" com os elementos mais violentos da oposição de seu país, vários deles vinculados aos mecanismos de inteligência ianque.  
Assim interpretam o último périplo deste colaborador de Henrique Capriles Radonski, analistas que assemelham esta viagem a outra realizada por Ledezma, a Israel, em maio de 2012, sob o pretexto de uma convenção internacional de prefeitos. Ledezma terminou no escritório do primeiro ministro Israel, Benjamin Netanyahu com o qual estabeleceram acordos que ficaram secretos.  
Nessa oportunidade, o até agora prefeito de Caracas, sustentou além de encontros com o diretor do Mossad e do Tzáhal, assim como com deputados de extrema direita e altos oficiais do complexo militar israelense. 
"Em Miami, sabe-se que os encontros não se realizaram exclusivamente com os líderes de grupos como Orvex e Vepexx, mas também com ex-militares venezuelanos e grupos terroristas de origem cubana, dos quais bucas encontrar apoio financeiro, logística e preparar condições para o adestramento militar de um numeroso grupo de pessoas", assegura Percy Alvarado, expert guatemalteco e ex-agente dos órgãos cubanos de inteligência.  
 

Vejam o texto original em  KAOSENLARED.NET ou uma tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION 

'Hackers' de Anonymous se unem nesta nesta terça-feira para "apagar os EEUU do mapa cibernético"

'Hackers' de Anonymous se unem nesta nesta terça-feira para "apagar os EEUU do mapa cibernético"




 
Assim anunciou o Departamento de Segurança Nacional, que destaca que a operação tem como objetivo realizar ciberataques contra os sites de alto perfil das agencias do governo dos EEUU, bancos e outras empresas.



    "Anonymous fará assim que este 7 de maio seja um dia para recordar".   

Vejam o texto original em RT ou a tradução completa em NEBULOSA.DE.ÓRION

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Empregados terceirizados de telefônica paralisam atividades


Cerca de 300 trabalhadores terceirizados que prestam serviço para a empresa de telefonia Oi paralisaram as atividades nesta segunda-feira em Porto Alegre. A greve começou ainda no início da madrugada e, segundo os empregados, ocorre por tempo indeterminado.


Confira no Correio do Povo.

Brasil e Argentina acertam cooperação nuclear

Brasil e Argentina firmarão nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, um contrato para que engenheiros argentinos cooperem na construção de um reator nuclear brasileiro, informou o governo em Buenos Aires neste domingo.


A notícia da AFP está disponível no UOL.

domingo, 5 de maio de 2013

Foguete nuclear russo facilitará viagens interplanetárias após 2025

Centro de pesquisa M.V. Keldich, em Moscou, já trabalha no desenvolvimento de sistema de propulsão de foguetes nucleares, que permitirá enfrentar novos desafios de transporte no espaço sideral. Os primeiros testes estão previstos para 2018.

Um novo foguete nuclear russo permitirá multiplicar a velocidade de movimento através do espaço: um voo de ida e volta para Marte levará de dois a quatro meses, enquanto o foguete atual gasta um ano e meio a dois ano para realizar o mesmo percurso.
“A questão é que os motores químicos que são utilizados hoje na indústria espacial têm limitações em termos de impulso específico e, como consequência, de velocidade. É simplesmente impossível acelerar acima da terceira marcha espacial (equivalente a 16,6 km/s). No foguete nuclear, é possível alcançar valores de impulso muito maiores”, diz diretor do centro Keldich, Anatóli Koroteiev.

Vejam mais em GAZETA RUSSA

É a imprensa, estúpido!


“Se não forem feitos mais investimentos para que se produza jornalismo de melhor qualidade –, os EUA continuarão a navegar para o fundo do poço num mundo de ficção, interesses escusos, paranóia direitista e factóides” 
                                                            Marcia Denser 
Repassado pelo coletivo Vila Vudu, um excelente artigo do jornalista americano Robert Parry do Consortium News faz um retrospecto cheio de humor cáustico da história do moderno jornalismo ianque, e de como este se tornou “imprensa-empresa”. Até por que nos EUA a imprensa-empresa jamais foi liberal.

No Brasil, idem, sequer de centro, sempre foi de direita mesmo e a mais impertérrita- udenista-fascistóide, virou tucana-uspeana num mix de Sorbonne & Escola de Chicago e ultimamente enquadra-se como sionista-opusdeiana-Danuza-Leãosista – contudo, sempre fascista. Na melhor das hipóteses, pode-se dizer que houveram períodos, no passado não muito distante, quando as grandes empresas-imprensa faziam melhor seu trabalho no sentido de apresentar os fatos. E havia a chamada imprensa “underground” que publicava algum material que a grande imprensa-empresa não tinha onde por ou simplesmente ignorava.

Vejam mais em CONGRESSO EM FOCO