sábado, 12 de junho de 2010

Charge do Josetxo Ezcurra


Vejam em REBELIÓN.ORG

A boca do Lobo e o fio de seus dentes

Por Oscar Estrada

Quando Odisseu descobriu que não seria capaz de penetrar os muros de Troia, idealizou o mais famoso dos golpes. Fez com que seu hábil carpinteiros construisse um cavalo de madeira de grandes dimensões no qual em seu interior escrevera: "Com a agradecida esperança de um retorno seguro a suas casas depois de uma ausencia de nove anos, os gregos dedicam esta oferenda a Athena."

Os troianos crentes dos deuses, depois de discutir o final de tão bela oferenda, decidiram introduzi-la em sua cidade colocando, sem sabe-lo, final à guerra e conseguindo a mais famosa vitória da antiga Grécia.

Quando escutamos a Porfírio Lobo, atual herdeiro herdeiro do golpe de Estado na cadeira presidencial, reconhecer aquilo que TODO o mundo já havia reconhecido há um ano, dizendo-nos (como quem descobre a água quente) que FOI golpe de Estado e não essa aberração jurídica da Sucessão Constitucional, não nos surpreendemos, pois mais que atrevidas suas palavras em Espanha soaram desesperadas.

Vejam o texto completo em HABLAHONDURAS

Vídeo: os papagaios da mídia falso-moralista


E vejam o vídeo KAOSENLARED.NET.

Honduras: Ataque homicida contra familiares do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Bebida

Atentado em plena rua deixa um saldo de um morto e dois feridos. Depois do golpe de Estado, o STIBYS tem sido alvo de uma constante campanha repressiva.


O cunhado do vice-presidente do STIBYS (Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Bebida e Similiares), Porfírio Ponce, foi assassinado sob uma chuva de balas. Seu pai e sua irmã foram feridos mas se encontram fora de perigo. Cresce a escalada de violência contra o povo hondurenho.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Estadão entrega o jogo: Quem gosta de dossiê é o Serra: contra Tasso, contra Aécio, contra Roseana

"Você não está vendo que é minha última oportunidade?'
Durante encontro a sós numa madrugada de março, o então governador José Serra usou com Aécio Neves o argumento que mostra sua obstinação em buscar a Presidência da República...

...."Vocês jogam sujo!", devolveu Tasso.

"Vocês quem?", quis saber Aloysio.

"Você... o Serra... Vocês estão jogando sujo e eu estou saindo (da disputa presidencial) por causa de gente como você, que está me fodendo nesse governo", reagiu Tasso.

"Jogando sujo é a puta que o pariu", berrou Aloysio, já partindo para cima do governador. Fora de controle e vermelho de raiva, Tasso chegou a arrancar o paletó e os dois armaram os punhos para distribuir os socos. Foi preciso que um outro convidado ilustre para o jantar no Alvorada, o governador do Pará, Almir Gabriel, entrasse do meio dos dois, com as mãos para cima, apartando a briga. Fernando Henrique, estupefato, pedia calma.Essa repórter é corajosa, brilhante, a matéria dela, mostra bem quem é Serra e o PSDB, que Dilma enfrenta!Leia a matéria aqui


Vejam no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA e em LUIS NASSIF ONLINE.

Para jurista, Judiciário do Brasil é avesso à democracia

Jorge Normando Rodrigues afirma que expansão do Direito sobre as questões sociais é fruto de encolhimento da política e representa risco à democracia

Por: João Peres, Rede Brasil Atual

Publicado em 10/06/2010, 16:20

São Paulo - “O Poder Judiciário do brasil é avesso à democracia. Existe para impedir a universalização dos direitos”. A enfática afirmação é do jurista Jorge Normando Rodrigues, colaborador de sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ele entende que é verdadeira a afirmação de que o Direito está se imiscuindo nas questões sociais, promovendo a chamada “judicialização” de tais questões. Rodrigues aponta que isso não é fruto da expansão do Judiciário, mas do enfraquecimento da luta política. A retração das lutas de massas no pós-muro de Berlim fez com que, na década seguinte, os juízes passassem a decidir sobre questões que antes diziam respeito ao debate político. “Seja pela disputa política pelo programa de televisão, seja pela atividade parlamentar, seja pelos movimentos sociais”, pondera o jurista, que participou nesta quinta-feira (10) do 2º Seminário Democracia e Anistia, realizado no Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Vejam mais em BRASIL ATUAL

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atiradores matam 19 em clínica de dependentes químicos no México

Um grupo de pelo menos 30 homens fortemente armados invadiu um centro de recuperação de dependentes químicos no norte do México e matou 19 pacientes na noite desta quinta-feira (10). A agência de notícias Notimex informou que quatro pessoas ficaram feridas no ataque, que ocorreu na cidade de Chihuahua.

O diretor do Corpo de Inteligência Policial, Saúl Hernandez, disse que testemunhas viram os homens separarem 23 pessoas dos demais pacientes do centro de reabilitação Fé e Vida, colocá-los em fila e, depois, atirar.

Os quatro feridos foram levados a hospitais da região sob um forte esquema de segurança, que incluiu agentes federais, estatais e municipais.


Continua no R7.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O fascinante fascismo de Lady Gaga: uma nova Leni Riefenstahl?

Há uma semelhança estrutural entre o fascismo e o showbiz, particularmente a Broadway e os musicais de Hollywood, que nem todos percebem. Talvez quem melhor tenha compreendido os paralelos entre o espetáculo dos comícios de Nuremberg e a encenação grandiosa dos palcos e das telas de cinema tenha sido a ensaísta judia norte-americana Susan Sontag, autora do artigo Fascinante Fascismo, de 1974, que analisa a obra de Leni Riefenstahl, cineasta oficial do Partido Nazista.

E quem mais soube traduzir essas semelhanças, embora sempre como paródia, foi o comediante Mel Brooks, também judeu dos EUA, que encenou duas vezes um musical nazista – pensado para ser ofensivo, mas involuntariamente hilário – em Primavera para Hitler (The Producers, 1968) e sua refilmagem Os Produtores (The Producers, 2005), além de fazer Hitler dançar o break no clipe promocional de Sou ou Não Sou (To Be or Not to Be, 1982).



Vejam mais (videos, inclusive) em OPERA MUNDI


101 sindicalistas asesinados en el mundo en 2009, la mitad de ellos en Colombia

El Informe Anual de la CSI sobre los derechos sindicales documenta un impresionante incremento en el número de sindicalistas asesinados en 2009: 101 muertes – un 30% más que el año anterior. El Informe, publicado el día de hoy, expone además la creciente presión que pesa sobre los derechos fundamentales de los trabajadores de todo el mundo debido al impacto, cada vez más profundo, de la crisis económica global en el empleo.

De las 101 víctimas, 48 fueron asesinadas en Colombia, 16 en Guatemala, 12 en Honduras, seis en México, seis en Bangladesh, cuatro en Brasil, tres en la República Dominicana, tres en Filipinas, una en la India, una en Iraq y una en Nigeria. Veintidós de los sindicalistas colombianos asesinados eran dirigentes sindicales, y cinco de ellos mujeres, lo que mantiene la acometida registrada en años anteriores. La escalada de la violencia en Guatemala y Honduras también sigue una tendencia que se ha venido desarrollando en los últimos años.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

A arte negra da "administração de notícias"

John Pilger

"Os mestres do ilusionismo, que concebem a propaganda negra e arranjam falsos pretextos para a chicana política e para guerras e atrocidades, tais como o Iraque e o assalto israelense à flotilha da paz de Gaza. Como começam as guerras? Com um "ilusionista mestre", segundo Ralph McGehee, um dos pioneiros da CIA em "propaganda negra", hoje conhecida como "administração de notícias". Em 1983, ele descreveu-me como a CIA havia forjado um "incidente" que se tornou a "prova conclusiva da agressão do Vietnã do Norte". Isto se seguia a uma afirmação, também forjada, de que navios com torpedos haviam atacado um vaso de guerra americano no Golfo de Tonquim em Agosto de 1964.

"A CIA", disse ele, "carregou um junco, um junco norte-vietnamita, com armas comunistas – a Agência mantém arsenais comunistas nos Estados Unidos e por todo o mundo. Eles rebocaram este junco ao longo da costa do Vietnã central. Então dispararam sobre ele e fizeram aparentar que tinha havido um incêndio, e levaram isto à imprensa americana. Com base nesta evidência, duas equipes de Marines aterraram em Danang e uma semana depois disso a força aérea americana começou o bombardeio regular do Vietnã do Norte". Uma invasão que ia custar três milhões de vida estava a iniciar.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Charge do Tomy


Vejam em REBELIÓN.ORG

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os mercados assaltam a educação

A Universidade de Middlesex, em Inglaterra, decidiu fechar o curso de Filosofia e encontrou forte oposição de alunos, pessoal e outros cidadãos. Tariq Ali juntou-se ao protesto a 15 de Maio, com esta intervenção junto ao edifício ocupado.

Kentucky Fried Educação: Os mercados assaltam a educação

“Queridos amigos, fiquei muito emocionado quando soube que vocês tinham ocupado este edifício, porque vivemos num tempo em que qualquer protesto contra o que fazem os ricos e poderosos, seja no mundo da política, da economia ou da academia, é mal encarado.

Aos que decidem que é importante protestar para tratar de endireitar o que está torto, ou para lutar pela justiça, costuma dizer-se-lhes que nunca chegarão a parte alguma. Se isto fosse assim, no passado, ninguém teria conquistado o direito ao voto. Na História, se tivesse sido assim, as mulheres continuariam sem direito ao voto.

Cada uma, cada uma das lutas que se conduziu permitiu melhorar os direitos democráticos das pessoas. Enquanto que os poderes existentes se obstinam, temos de continuar a luta.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Pastores pela Paz põem material médico em mãos cubanas

Porto Príncipe, 9 jun (Prensa Latina) A organização religiosa estadunidense Pastores pela Paz pôs nas mãos dos médicos cubanos um importante donativo de ajuda ao Haiti, uma forma de assegurar-se de que chegará gratuitamente ao povo deste sofrido país.

O carregamento, composto por material cirúrgico, médico, camas de campanha e medicamentos ficou sob proteção da Brigada Médica Cubana como garantia de que terá o melhor dos fins, declarou à Prensa Latina Manolo dos Santos, ajudante do reverendo Lucius Walker, líder de Pastores pela Paz.

A doação, no valor de 250 mil dólares, inclui ajuda para a Sociedade de Mulheres Dominico-haitianas, que têm um orfanao na cidade de Leoganne.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Renato: PCdoB tem propostas para o programa de governo de Dilma

Abrindo a série de entrevistas com os presidentes dos partidos de esquerda que apoiam a pré-candidata Dilma Rousseff (PT), o Vermelho publica entrevista com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, acerca das principais questões ligadas à disputa eleitoral de 2010. Na entrevista, o dirigente comunista revela que o PCdoB já iniciou a apresentação de propostas para o programa de governo da candidata e, entre elas, destaca temas como as reformas política e tributária e a questão energética.

Renato Rabelo também faz uma avaliação da pré-campanha. Ressalta queeste é o melhor momento da candidatura Dilma” e avalia que a ex-ministra tem dupla vantagem sobre o adversário José Serra: o tucano já teria atingido seu teto, enquanto Dilma, que está empatada com Serra nas pesquisas, ainda tem potencial grande de crescimento, analisa Renato.


Vejam a entrevista no PORTAL VERMELHO

A campanha que sobrou ao conservadorismo brasileiro

É significativo que no momento de importantes dificuldades da candidatura Serra se tente atacar “o grande eleitor” e o líder eleito das grandes mudanças desses últimos anos. Mas não há surpresa na volta ao mesmo lugar: medo, produzir medo. Lula não é a liderança que se afirmou como presidente, na versão de alguns, é uma inquietante ameaça e um permanente transgressor. O conservadorismo brasileiro não consegue sequer nomear, pronunciar, soletrar o nome dessas mudanças. Também é incapaz de reconhecer outras políticas que não as suas. Este comportamento é que é a ameaça autoritária. A análise é de Flavio Koutzii.


DOSSIÊ RESPIRA POR APARELHOS


Em ensaio escrito em 1988, o jornalista e sociólogo Perseu Abramo afirmou que “uma das principais características do jornalismo no Brasil, hoje, praticado pela maioria da grande imprensa, é a manipulação da informação”. À época do texto, o país ainda não tinha voltado a ter eleições diretas para a Presidência da República, o que aconteceu no ano seguinte, já com uma atuação notória da imprensa, na edição manipulada do debate entre Lula e Collor.

De lá para cá, a cada eleição presidencial é um desfile de manipulações que desacreditam a imprensa brasileira e revelam o caráter dos grandes meios. Agora mesmo, estamos diante de um suposto dossiê, que o PT teria encomendado a um araponga para denegrir o candidato do PSDB, José Serra.

A história surge na revista Veja dando conta que um grupo dentro da campanha de Dilma teria ensaiado um dossiê para atingir José Serra. A denúncia não fala do conteúdo do dossiê, que envolveria a filha do candidato, Verônica Serra. A blogosfera, que tem sido sempre ágil em desmontar as armações midiáticas, identifica no dossiê um livro que está sendo preparado pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr sobre as privatizações tucanas e seus beneficiários. A denúncia do suposto dossiê teria sido, na verdade, um contra-ataque para tentar desqualificar o livro que promete abalar as hostes tucanas.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

FALE COM O COLUNISTA


Recife (PE) - Há duas colunas passadas, celebrei a liberdade na web e, num exagero de felicidade, comparei a internet aos jornais livres de Cartagena e Barranquilla, na Colômbia de 1950. Eu pensava que sim. Mas o exagero a realidade pune, sempre.

A semana passada, no uso da indignação e liberdade de pensamento, publiquei aqui o texto “A nova hipocrisia contra Israel”. Quando republicado mais adiante, houve quem comentasse que o título do texto não era bom, pois a sua ironia não alcançava o comum das pessoas, com exceção, é claro, de quem comentou. (Quem comenta, aqui e ali, se acha dono de um entendimento que os outros, menos esclarecidos, não têm.) Paciência. Os títulos ainda não trazem um balãozinho com a legenda “ironia do colunista”.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Fotos revelam a dor das vitimas do Agente Laranja

HCM CITY — A exibição de fotos sôbre a vida quotidiana das vitimas vietnamitas do Agente Laranja foi aberta em Ho Chi Min City neste domingo.

A exibição que leva no nome de Noi Dau Con Do! (E a Dor Continua!) tem 54 fotos feitas por 44 fotógrafos em viagens por HCM City e pela Província de Tien Giang em abril e maio.


Vejam mais em VIÊT NAM NEWS

Informe: EUA financiou golpe de Estado de 1971 na Bolívia

Adital -
Um relatório exclusivo divulgado nesta segunda-feira revelou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, junto com seu secretário, Henry Kissinger, financiaram o golpe de Estado que dirigiu o ex-governante Hugo Banzer contra o derrocado Juan José Torres em 1971.

Segundo o documento, em 8 de julho de 1971, a administração de Nixon havia reunido-se para discutir uma proposta da Agência Central de Inteligência (CIA, por sua sigla em inglês) de dar 140 mil dólares a um grupo de políticos de oposição e líderes militares que seria usado para derrubar o presidente Juan José Torres.

Vejam mais em ADITAL


Centro de pesquisa europeu abre escola de física para brasileiros

Professores de física de ensino médio, das redes particular, municipal, estadual e federal, têm até o próximo dia 21 de junho para se inscrever no processo de seleção para participar da Escola de Física Cern 2010, entre 5 e 10 de setembro em Genebra, Suíça

O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), apontado como um dos principais laboratórios de pesquisa em física no mundo, é o responsável pelo Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas já construído.

O Cern mantém um programa de educação destinado a professores de diversos países da Europa. Por meio de negociações de pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro, com centros portugueses foi feito um acordo para incluir brasileiros no programa.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Fernando Haddad sugere revisão do ensino médio na América Latina

O ministro participou do seminário internacional "A Educação no Contexto da Integração Latino-Americana e o Papel do Ensino Médio", em Buenos Aires

Repensar o ensino médio foi a linha do discurso do ministro da Educação, Fernando Haddad, no encerramento do seminário internacional "A Educação no Contexto da Integração Latino-Americana e o Papel do Ensino Médio", nesta terça-feira, 8, em Buenos Aires.

"Precisamos repensar o ensino médio, que não seja tão uniforme quanto o ensino obrigatório, nem tão exclusivo quanto o superior" disse o ministro. "Temos que adaptar a escola ao jovem, não o jovem à escola."

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mar ameaça o litoral gaúcho

Por Renato Gianuca - especial para a EcoAgência de Notícias Ambientais

No ano passado, e por sorte era Inverno, o Atlântico avançou sobre os calçadões, avenidas e ruas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. E, na esteira dos episódios de devastação, um edifício de quatro andares terminou desabando, em Capão da Canoa. Saldo: quatro mortes e alguns feridos. Digo que foi sorte: o saldo trágico poderia ter sido bem maior, fosse na estação de verão com o edifício lotado de turistas.

No final de maio deste ano de 2010, o mar avançou, ou retomou o espaço perdido para as construções, à sua beira. Foram várias casas de classe média, destruídas parcial pu totalmente, nas praias da Armação e da Barra da Lagoa, na capital catarinense Florianópolis.

Vários fatores contribuem para esta retomada dos oceanos do mundo todo...

Leia a íntegra deste artigo AQUI.

Lula alerta para compra de terra por estrangeiros no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em Brasília, que a questão da compra de terra no Brasil por estrangeiros é um "problema que tem que ser discutido". "Uma coisa é comprar uma usina, comprar uma fábrica. Outra é comprar a terra. Daqui a pouco vamos ficar com um território diminuto", disse.

Leia AQUI.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

De quando um bando de aves de rapina mandava no Brasil

“Tudo começou há mais ou menos dois anos. Havia uma movimentação, atribuída ao deputado serrista Marcelo Itagiba, para usar arapongas e investigar a vida do governador Aécio Neves, que então disputava a indicação para candidato a presidente pelos tucanos. O interesse suposto seria o de flagrar o adversário de Serra em situações escabrosas ou escândalos para tirá-lo do páreo. Entrei em campo pelo outro lado (como repórter do jornal Estado de Minas), para averiguar o lado mais sombrio das privatizações, propinas, lavagem de dinheiro, sumiço de dinheiro público…”, conta Amaury em entrevista que acompanha a apresentação do livro.

[...]
“Fiquei impressionado com o que vi. Li uma imensa quantidade de documentos que mostram a capacidade das pessoas de tirar proveito do seu país. Isto vale para os operadores diretos da privatização ou para os que ficaram só monitorando, sem qualquer escrúpulo, esperando apenas a hora de bater o martelo no leilão”.

Leia mais no blog do Vereador Adeli Sell.

Greve na China (hein??!) com vitória dos trabalhadores (!!!)

Acabou na sexta-feira a greve dos 1.900 trabalhadores da fábrica de transmissões de automóveis da Honda na cidade de Foshan, no sudeste da China. Até esse dia, a greve, que durou três semanas, continuava parcial, com o setor mais radicalizado se negando a voltar ao trabalho. Mesmo o setor que havia voltado antes continuava a negociar outras reivindicações, ameaçando voltar à greve caso estas não fossem atendidas.

No geral, os funcionários obtiveram um aumento de 24% nos salários. Além disso, parecem ter conquistado parte das demais reivindicações, mas a Honda não fez nenhum comunicado oficial sobre as ultimas negociações e não há como contatar os trabalhadores para saber o verdadeiro resultado. (Será isto mesmo?)

domingo, 6 de junho de 2010

QUIMO 2.0 - A distro (Linux) para as crianças

A grande maioria deve conhecer a Qimo, uma distribuição baseada no Ubuntu e destinada às crinças que traz já instalados muitos jogos.

Acaba de ser liberada a versão final 2.0. As novidades podem ser vistas em sua página web.

Deixo-lhes o link de download da imagem:

http://ftp.usf.edu/pub/qimo/qimo-2.0-desktop.iso

Se tiver o Lucid instalado, não é necessário baixar a imagem inteira. É só abrir o Synaptic e instalar o pacote qimo-session.

http://www.ubuntips.com.ar/2010/05/28/qimo-2-0-la-distro-para-los-pequenos-de-la-casa/


Vejam em REBELIÓN.ORG

WikiUnix: aprende los comandos de Linux por niveles

Slice of LInux


WikiUnix es una plataforma educativa, en línea y libre con filosofía wiki para que aprendamos y asimilemos conceptos y comandos de los sistemas operativos Un*x (GNU/Linux incluido). Además, nos proporciona un entorno para hacer los ejercicios y autocorregirlos basado en una máquina virtual de Xubuntu.

En WikiUnix los artículos están divididos en los siguientes niveles:

Por si todo esto no fuera poco, tenemos disponibles también los documentos en PDF correspondientes a cada uno de los niveles.

Sin duda un sitio en los que pasar horas y horas aprendiendo y, por qué no, colaborando.

http://sliceoflinux.com/2010/05/29/wikiunix-aprende-los-comandos-de-linux-por-niveles/


Vejam em REBELIÓN.ORG

Josetxo Escurra em REBELIÓN.ORG


Vejam em REBELIÓN.ORG

4ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

Inscrições até 11 de junho

A escola se realizará do dia 26 a 30 de julho. Serão cinco dias de aulas teóricas e práticas nas áreas de nanoenergia, nanoestruturas magnéticas, nanopartículas, nanoencapsulamento, com professores e pesquisadores da UFRJ.

Inscrições e outras informações: http://www.eq.ufrj.br/eventos/4aenanociencia/

Vejam em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Depoimentos do mensalão reforçam ligação entre Dantas e Valério

Valério e Dantas são apontados, respectivamente, como operador e um dos financiadores do esquema de corrupção de congressistas

Depoimentos inéditos de executivos e autoridades portuguesas testemunhas no processo do mensalão revelam que o publicitário Marcos Valério intermediou um negócio na Europa de interesse direto do banqueiro Daniel Dantas.

Valério e Dantas são apontados, respectivamente, como operador e um dos financiadores do esquema de corrupção de congressistas.

A relação entre esses dois personagens nunca foi explicada pelas investigações e foi sempre negada por ambos.

(...)

Outro lado

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, minimizou as afirmações de que o seu cliente atuou na tentativa de vender a tele. Para Leonardo, os depoimentos deixam claro que o publicitário "não era um emissário do governo Lula".

Em nota, o Opportunity, de Daniel Dantas, afirma que Valério "jamais foi autorizado a representar os interesses" do grupo e que as "acusações parecem ter objetivo: produzir pistas erradas para camuflar os que, de fato, patrocinaram o mensalão".

Vejam mais em NOVO JORNAL

Semana das Mulheres no Poder

Curso de Capacitação

Acontece entre os meses de junho e julho o 2º Curso de Capacitação Político-Feminista para Lideranças Mulheres - LIDFEM 2010. O objetivo é qualificar e aperfeiçoar os conhecimentos de mulheres líderes, no sentido da construção do protagonismo,
capacitando-as para fazer o enfrentamento político necessário nos espaços sociais de articulação para as eleições de 2008, sobretudo nos espaços institucionalizados e formais da política, em especial do âmbito do Poder Legislativo. Pretende-se realizar tal capacitação sob um viés crítico-feminista, em áreas consideradas relevantes, como Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Cidadania, Relações de Gênero, Sistema político e Partidário Brasileiro, Leis Eleitorais etc, para que possam atuar como agentes multiplicadoras de Justiça e de promoção e combate às desigualdades sociais, e em especial às desigualdades de gênero, informando e orientando os setores mais empobrecidos e menos informados em questões da cidadania, Justiça e do controle democrático e participativo. O curso acontece entre os dias 29/06 e 04/07, no Balneário Rio de Pedras (Itabirito, RMBH), e oferece 130 vagas para mulheres filiadas a todos os partidos políticos e também oriundas de movimentos sociais do Estado. As vagas serão preenchidas a partir de um processo seletivo. É uma promoção do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre as Mulheres (NEPEM), o Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) e o Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Confira todas as informações para inscrições LIDFEM 2010

Vejam mais (muito mais) em MAIS MULHERES NO PODER

Militares israelenses perseguem o barco irlandês "Rachel Corrie" com ativistas de direitos humanos

Tel Aviv, 5 de junio, RIA Novosti. Os militares israelenses, que estão perseguindo o barco irlandês "Rachel Corrie" com ativistas de direitos humanos e ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, se comunicaram por rádio com os tripulantes e os ordenaram mudar de rumo, informou hoje o exército de Israel.

"Rachel Corrie" se nega a faze-lo navegando até a costa do território palestino escoltados por barcos de guerra israelenses. Apesar das publicações da imprensa, os militares israelenses ainda não abordaram o barco que se propõe romper o bloqueio de Israel sobre o território.


Vejam mais em RIA NOVOSTI

Agua doce um recurso estratégico e a "enfermidade holandesa"

Por Carlos A. Pereyra Mele

A crise financeira global que afeta aos paises da tríade (EE.UU., U.E. e Japão) particularmente, tem relegado os temas estratégicos a uma fase de silêncio midiático, mas um conflito em desenvolvimento para a humanidade segue sua marcha apesar desse silêncio, e estamos nos referindo a água doce. Bem, esta, que esta em vias de transformar-se em escassa e não renovável.

Se considerarmos as informações estatisticas mais conservadoras que nos dizem que no ano 2000 com uma população em torno de 6 bilhões de habitantes 3% sofreriam falta de água e 5% escassez da mesma e que as projeções para o ano 2050 (dentro de 40 anos) e para uma população estimada em 8,9 bilhões 10% sofrerá falta de água e a escassez desse elemento vital chegará a 32% (2,9 bilhões), e que somente 58% poderá dispor desse recurso. Um quadro realmente dramático está nos apresentando para a população do planeta. Por causa dele, Ismael Sarageldin, vice-presidente do Banco Mundial, no ano 2000 declarou: As guerras do século que vem serão pela água.(Organismo que teve e tem muito a ver com os projetos sobre a utilização da água).


Vejam o texto completo em RIA NOVOSTI

Não é dossiê, é livro:Os porões da privataria

Quem recebeu e quem pagou propina. Quem enriqueceu na função pública. Quem usou o poder para jogar dinheiro público na ciranda da privataria. Quem obteve perdões escandalosos de bancos públicos. Quem assistiu os parentes movimentarem milhões em paraísos fiscais. Um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que trabalhou nas mais importantes redações do país, tornando-se um especialista na investigação de crimes de lavagem do dinheiro, vai descrever os porões da privatização da era FHC.

Seus personagens pensaram ou pilotaram o processo de venda das empresas estatais. Ou se aproveitaram do processo. Ribeiro Jr. promete mostrar, além disso, como ter parentes ou amigos no alto tucanato ajudou a construir fortunas. Entre as figuras de destaque da narrativa estão o ex-tesoureiro de campanhas de José Serra e Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Sérgio de Oliveira, o próprio Serra e três de seus parentes: a filha Verônica Serra, o genro Alexandre Bourgeois e o primo Gregório Marin Preciado. Todos eles, afirma, têm o que explicar ao Brasil.


Vejam mais (muito mais) no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA