sábado, 10 de abril de 2010
Algumas observações sobre bolsa-família
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Pressionada para ter um menino, indiana mata filhas
Pressionada por sua família, que exigia que desse à luz um filho homem, uma mulher indiana matou suas três filhas pequenas no norte da Índia e depois tentou suicidar-se, informou a polícia. Gauribai, de 35 anos, residente da localidade de Ragoliakhurd, no estado de Uttar, jogou suas três filhas em um poço na quinta-feira antes de tentar se matar. As crianças tinham idades entre dois meses e cinco anos.
"A mulher estava muito deprimida após dar à luz mais uma menina, há uns dois meses. Sua família, agora foragida, costumava ameaçá-la física e psicologicamente por dar à luz meninas", explicou o inspetor de polícia B.P. Tiwari, citado pela agência indiana Ians. "As três meninas morreram no lugar. Os aldeões conseguiram resgatar a mulher, que foi internada em um hospital", acrescentou Tiwari, quem disse que as forças de segurança detiveram várias pessoas para localizar a família.
Continua no Terra.
Bush sabia que havia presos inocentes em Guantánamo, diz jornal
O ex-presidente americano George W. Bush (2001-2009) e os principais nomes de seu governo sabiam que na prisão para suspeitos de terrorismo de Guantánamo, em Cuba, havia presos inocentes, segundo um documento revelado nesta sexta-feira pelo jornal britânico "The Times".
Segundo o jornal Bush, seu então vice, Dick Cheney, e seu então secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, encobriram a informação de que havia "centenas" de inocentes em guantánamo, com medo de que a libertação deles prejudicaria a Guerra no Iraque e a "guerra ao terror".
O documento é uma declaração assinada pelo coronel Lawrence Wilkerson, assessor do ex-secretário de Estado americano Colin Powell.
Continue lendo na Folha Online.
Manifestantes enfrentam a polícia e tomam TV em Bangcoc
Milhares de manifestantes da oposição invadiram nesta sexta-feira um prédio de um canal de TV oposicionista que tinha sido fechado por ordem do governo no dia anterior e recolocaram-no no ar.
A polícia bateu em retirada após enfrentamentos com a multidão dos chamados "camisas vermelhas". Foram usados, sem sucesso, canhões de água e gás lacrimogênio.
A polícia diz que ainda monitora a programação do canal PTV e prometeu voltar a retirá-lo do ar se transmitir o que chamou de "distorção dos fatos".
A correspondente da BBC em Bangcoc Rachel Harvey diz que, apesar da humilhação do governo, a meta da oposição de convocar eleições permanece improvável.
Continua na BBC Brasil, com vídeo.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Funcionária algemada no Carrefour por suspeita de furto receberá indenização
Nuevo Gobierno kirguís promete respetar anteriores compromisos internacionales
Colômbia: Um Estado Terrorista
Plenário nega os treze pedidos da defesa de Roberto Jefferson no processo do mensalão
Segundo o relator, ministro Joaquim Barbosa, a defesa do réu “vem agindo com o firme intuito de tumultuar o andamento desta ação penal” porque propôs novamente, entre outras questões, a inclusão do presidente da República como réu da AP – o que já havia sido rejeitado pelo Plenário em 19 de junho de 2008.
“Não se pode permitir que chicanas, proliferação de pedidos inconsistentes e infundados para a anulação do processo, tentativas de causar nulidade na ação penal e outros comportamentos atentatórios ao dever de lealdade processual se tornem rotina, e alcancem o objetivo maior, que é o de impedir o regular trâmite processual”, disse Joaquim Barbosa.
Vejam mais em NOTÍCIAS STF
Após mortes, oposição tenta destituir presidente do Peru
O principal partido oposicionista do Peru, o Partido Nacionalista Peruano (PNP) apresentou nesta quarta-feira ao Congresso um pedido de impeachment do presidente Alan García por "incapacidade moral", responsabilizando-o pela morte de seis pessoas durante um protesto de garimpeiros informais no domingo.
O requerimento foi apresentado pelo líder do Partido Nacionalista, Ollanta Humala, pré-candidato a presidente nas eleições de 2011. Ele declarou à Agência Efe que o pedido seria feito por causa da "política de criminalização do protesto" existente no Peru. "O que estamos encontrando na conduta do presidente da República está tipificado na Constituição e se chama incapacidade moral permanente", afirmou."São mais de 70 mortos, mais de 600 feridos, um desaparecido, um asilado, mais de 1.300 cidadãos peruanos, a maioria líderes sociais, que estão judicializados pelo delito de 'protestar contra o Governo'", disse Humala. A proposta de destituição do presidente, contudo, tem poucas chances de prosperar.
Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO
Os Dez Mandamentos
Os Mandamentos abaixo elencados têm um denominador comum: todos já foram experimentados e estão sendo aplicados em diversas regiões do mundo, setores ou instâncias de atividade. São iniciativas que deram certo, e cuja generalização, com as devidas adaptações e flexibilidade em função da diversidade planetária, é hoje viável. O artigo é de Ladislau Dowbor.
Ladislau Dowbor
Vejam o texto completo em CARTA MAIOR
Ação denuncia prisões inconstitucionais nos EUA
Vejam o texto completo CARTA MAIOR
Como converter uns empurrões nas Damas de Branco em "a maior repressão que já houve em Cuba"
Faz uns dias, informativos de todo o mundo noticiavam a intervenção da polícia cubana retirando as chamadas Damas de Branco, familiares de presos da Ilha. Diariamente, em dezenas de paises do mundo, a polícia antidisturbios atua com contundência em marchas, concentrações e manifestações de diversos tipos.
Se compararmos as imagens de Havana com as correspondentes à ação policial em Atenas, Copenhague, Washington ou Madrid, qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade deveria sentir estranheza ao ler titulos como os seguintes, referidos ao sucedido em Havana: "Brutalidade em Cuba", "As Damas de Branco pedem para deter as atrocidades do Governo cubano" ou "Repressão às damas cubanas".
Vejam o texto original completo e o vídeo aqui (CUBAINFORMACIÓN) ou em REBELIÓN.ORG
Charge do Tomy
Tradução livre:
Aluno: -Mestra, que significa manipulação midiática?
Mestra: - Por exemplo: em Honduras assassinam a cinco jornalistas e as transnacionais da
informação publicam: "MAR TRANQUILO NO ATLÂNTICO E NO PACÍFICO"
Se um preso comum se suicida em Cuba, dizem: "TSUNAMI NO CARIBE"
Vejam o original da charge do Tomy em REBELIÓN.ORG
Despropósitos imperialistas, ou advertencias inter-imperialistas?
O Secretário de Defesa, Robert Gates acrescentou também que "todas as opções estão sobre a mesa frente ao Irã e a Coréia do Norte". Somente frente a esses dois Estados?
A mim me parece que os EEUU estão dando um toque a todo o mundo, incluindo algum "aliado" como Alemanha, se por acaso Berlim pretender ficar sob o guarda-chuvas nuclear da Rússia, país com o qual mantem laços estreitos. Essa é a causa pela qual os EEUU não abandonam a instalação do escudo antimíssil na Europa.
Vejam mais no texto original em LA HAINE.ORG
[Video] Memória do saque
Dirección y guión: Fernando E. Solanas.
Países: Argentina, Francia y Suiza.
Año: 2003.
Duración: 120 min.
Sinopsis: Desde o início da ditadura militar, já fazem vinte e cinco anos, a Argentina e seu povo teve que enfrentar uma de suas piores crises economicas e sociais jamais vivida por um pais em període de paz. A Argentina, um país que fora próspero, teve que enfrentar de formar periódica a todos e a cada um dos traumas estigmatizados pela militância anticapitalista: exorbitantes dividas nacionais, o desalmado ultraliberalismo, a desenfreada corrupção política e financeira e o expólio regular dos bens publicos. Tudo isso, com a ajuda das companhias multinacionais ocidentais e a cumplicidade dos organismos internacionais. A política de terra arrasada, representada por tipos como Carlos Menem, conduziu o país a um incrível cataclismo de fome, enfermidades e sacrifício de vidas humanas: um genocídio social. "Memória do saque" procura revelar os mecanismos que provocaram esta catástrofe.
Esta película é dedicada a todos aqueles que resistem com dignidade e coragem. É inaceitável deixar que um povo vá desaparecendo pouco a pouco na pobreza. Mas todavía é mais inaceitável deixar que a pobreza se estabeleça, quando dito processo já havia sido previsto. E o que é pior ainda, permitir que a pobreza se instale em uma terra tão rica em recursos.
Vejam o original deste texto e o vídeo em LA HAINE.ORG
Ibope terá q explicar falhas logo a quem?
Visite Blue Bus.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Rádio Digital fica para o próximo governo
Opositores anunciam ter formado novo governo no Quirguistão
Líderes quirguizes de oposição anunciaram nesta quarta-feira (7), em uma mensagem divulgada na televisão local, ter formado um novo governo na ex-república soviética.
Temir Sariyev, líder de um partido de oposição, confirmou à agência AP que uma coalizão de políticos concordaram em indicar um novo premiê, um novo ministro do Interior e um novo chefe de Segurança para o país na Ásia Central.
O novo governo substitui o gabinete do presidente Kurmanbek Bakiev, que fugiu do país em um pequeno avião após os violentos protestos que tomaram as ruas para pedir sua renúncia.
Confira o restante no UOL Notícias.
Marcadores: "Quirguistão"
Brasil e EUA devem assinar acordo de defesa
O Brasil e os Estados Unidos devem assinar na próxima segunda-feira (12) um acordo de cooperação na área de defesa, segundo fontes diplomáticas. O texto do acordo está em fase de revisão final, e a expectativa é de que o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, viaje a Washington para assinar o documento com o Secretário de Defesa americano, Robert Gates.
Este será o primeiro acordo-quadro entre os dois países na área de defesa desde 1977, quando o Brasil cancelou unilateralmente um acordo militar com os Estados Unidos datado de 1952. Desde então, os dois países mantinham apenas pequenos acordos setoriais na área de defesa, que incluíam a venda de equipamentos e intercâmbios entre as Forças Armadas. O acordo-quadro cria um instrumento jurídico sobre o tema.
Os projetos de cooperação a serem implementados pelos dois países ainda não estão definidos, mas deverão envolver treinamento, equipamentos e desenvolvimento tecnológico na área de defesa.
Continua no UOL, a notícia da BBC.
Imprensa internacional destaca caos provocado pela chuva no Rio
Fracasso | Campanha de Marina nao consegue arrecadar mais que 2,500 na web
Leia mais no Blue Bus.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Pacientes morrem de ‘hierarquia’ nos hospitais dos EUA, critica médico
NYT - O que o fez começar sua cruzada pela segurança hospitalar?
Peter Pronovost - Meu pai morreu de câncer aos 50 anos. Ele tinha um linfoma, mas tinha recebido o diagnóstico de leucemia. Quando era estudante de medicina do primeiro ano aqui na John Hopkins, levei meu pai a um de nossos especialistas para uma segunda opinião. O especialista disse: “Se você tivesse vindo antes, seria elegível para um transplante de medula óssea, mas o câncer já está muito avançado.”
A palavra “erro” nunca foi pronunciada, mas estava implícita. Fiquei arrasado, com raiva dos clínicos e de mim mesmo. Eu pensava: “A medicina tem de ser melhor que isso.”
Alguns anos depois, quando eu já era médico, depois de obter um doutorado em segurança hospitalar, conheci Sorrel King, cuja filha de 18 meses, Josie, tinha morrido no Hopkins de infecção e desidratação após a inserção de um cateter.
A matéria do The New York Times, está disponível no G1.
Após três anos, Israel permite entrada de roupas na Faixa de Gaza
Autoridades israelenses permitiram pela primeira vez em três anos a passagem de cinco caminhões com roupas e outros cinco transportando mercadorias pelos postos de controle de Kerem Shalom, na entrada da Faixa de Gaza.
No entanto, fontes palestinas afirmam que parte do carregamento não poderá mais ser vendida, já que teria mofado, depois de anos de espera no porto.
FASE - Campanha na internet pode mudar rumo de projeto
Nota do editor: Governo do estado do RS, coragem para fazer, sem medo do xadrez.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Sobre o assassinato de Pedro Alcântara , coordenador da FETRAF/Pará
"A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL/CUT), vem por meio deste expressar seu pesar e indignação pelo assassinato de Pedro Alcântara, coordenador da FETRAF-PARÁ, pela brutalidade com que o companheiro foi morto na última quarta-feira (31).
O crime compõe a série de atentados que aqueles que lutam contra desigualdade social, por um País mais justo e por efetiva Reforma Agrária ,têm sofrido ao longo dos anos.
Continue lendo na comunidade do blog do Luís Nassif.
Cuba prefere desaparecer a aceitar chantagem, diz Raúl Castro
"Este país jamais será dobrado. Antes prefere desaparecer, como demonstramos em 1962", disse o governante em alusão à chamada "Crise dos Mísseis", durante a Guerra Fria.
"A vacilação é sinônimo de derrota. Não cederemos jamais à chantagem de nenhum país ou conjunto de nações, por mais poderosas que sejam, aconteça o que acontecer", acrescentou o general ao encerrar em Havana o IX Congresso do ramo juvenil do governante Partido Comunista.
"Cuba também não cederá à chantagem inaceitável dos dissidentes que se declaram em greve de fome para pedir a libertação de presos políticos doentes", disse Castro, reiterando a versão oficial de que são "delinquentes comuns e se morrerem é culpa deles e de quem lhes apoia".
A notícia da EFE, está disponível na Folha Online.
Pesquisas indicam vantagem de Morales em eleições regionais
domingo, 4 de abril de 2010
Hipatia. La humanidad asesinada por la superstición denominada religión.
Hay varios momentos en la Historia en los que el ser humano, su condición de ser racional ha tenido más importancia, se ha apreciado más en la sociedad, ha estado por encima de la superstición denominada religión: en Grecia, en el denominado Renacimiento, y en periodos distintos y diferentes países en la era contemporánea; nunca ha sido regular y tampoco lo es ahora. Nunca han dejado de enfrentarse las dos posiciones ante el mundo, y cada triunfo del oscurantismo, empujado por las clases altas, por los explotadores, ha llevado consigo la esclavización sin medida de los pueblos. Allí donde la religión ha pasado a ser un asunto personal es porque ha salido adelante una concepción más humana de la vida, la sangría se ha contenido. En el mundo contemporáneo los enviados de dios, los que rezan a dios, los inspirados por dios, los que hablan con dios, los que tienen la verdad de dios, dan golpes de estado, invaden a los países que tienen alguna riqueza, llevan a cabo las guerras contra los pueblos, los bloquean para que no puedan comerciar y sean aislados del resto del mundo, les cortan las vías de comunicación, o dentro de sus propios países se sirven del sistema capitalista para explotar a la mayoría de la población y alimentar a sus diferentes fuerzas entre las que se encuentra la llamada iglesia aquí de Cristo, su sociedad y sus acciones son obras de los vinculados a dios, es lo que dios les manda hacer, respetan la palabra de dios, para lo que disponen de una multimillonaria financiación, en el estado español todos los gobiernos (como se ve no hay diferencia entre ellos, son iguales) financian al generalato y oficialidad del ejército encargado de mantener la superstición pura y dura; hoy se les ha escapado la noticia que las agencias no han podido ocultar debido a la extensión que ha adquirido, aunque sí aligerar de diversas formas, por el mundo se extiende la perversión de tonsurados, violadores y corruptores de niños y niñas, no asumen responsabilidades ante las sociedades, ellos se deben a dios, mientras amenazan con el fuego del infierno a quien se salga de sus creencias; pero perversión por perversión, también el gobierno del capital reparte el dinero entre los que difunden el rechazo al o lo diferente, sea otro ser humano, otro sistema social donde la razón se extienda, difunden el rechazo a lo contrario, difunden el miedo el miedo al otro que somos nosotros y todos los trabajadores unidos, es una función de la prensa que dominan; y como fenómeno sensacional se expone una y otra vez la imagen conveniente con la verborrea adecuada que induce a la esperanza supersticiosa. Lo divino contra lo humano.
Por eso asesinaron a Hipatia.
Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG
Editorial da CARTA MAIOR
TribunalIraque - Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque
Militares alemães matam militares afegãos
Iraquianos evadem-se da prisão
Nascimento de crianças deformadas no Afeganistão
Inglês do movimento anti-guerra foi condenado a 9 meses de cadeia
Mais um professor universitário assassinado no Iraque
Nato admite que matou por engano 8 jovens no Afeganistão
Vejam mais sobre estas manchetes em TRIBUNALIRAQUE
Bah! Os Beatles não morreram! Eles foram morar no Rio Grande do Sul!
La guerra teledirigida
Estos días está teniendo lugar un intenso debate en Estados Unidos sobre el creciente uso de aviones no tripulados (también conocidos como “drones”) en operaciones de localización y eliminación de terroristas y “combatientes enemigos” en territorio extranjero. Se ha convocado en Washington un comité del Congresodefendió ante la Sociedad Estadounidense de Derecho Internacional la legalidad de ese tipo de operaciones. para debatir el marco jurídico en el que operan estos aviones y el pasado 25 de marzo Harold Hongju Koh, asesor legal del Departamento de Estado,
La justificación legal de Hongjuy Koh se basa en la Ley de Autorización del uso de la fuerza militar, aprobada una semana después de los atentados del 11 S de 2001. El asesor legal afirma que Estados Unidos se encuentra inmerso en un conflicto armado con Al Qaeda, los talibán y grupos asociados y por lo tanto tiene derecho a emplear la fuerza respetando los principios de distinción entre civiles y combatientes [pdf] y de proporcionalidad, cosa que asegura que su gobierno está haciendo, aunque sin revelar ningún detalle sobre las medidas que toma para asegurarse de que es así.
Vejam mais em REBELION.ORG
Imperialismo ianque na África
Rick Rozoff
A criação do Comando África dos EUA - AFRICOM - não escondia os seus objectivos: uma força de intervenção rápida, bem armada, que possa ser rapidamente deslocada para defender os interesses dos EUA no continente africano, nomeadamente os interesses petrolíferos… Ultrapassadas as primeiras dificuldades de encontrar governos que aceitassem do seu estacionamento, aí está a primeira guerra dos EUA em África.
Tenham uma linda guerra, rapazes
John Pilger
Depois do Afeganistão, do Iraque, das ameaças de invasão do Irão, das mais 7 bases norte-americanas na Colômbia, os Estados Unidos da América prosseguem o seu belicismo com a invasão da Somália. “Insidiosa, não declarada, apresentada mesmo de forma astuciosa como avanço do iluminismo, prossegue a Guerra do Terceiro Mundo e o seu genocídio, ser humano a ser humano.”
Vejam mais em ODIARIO.INFO
MAIS UMA VEZ, CUBA
Existe um excelente filme chamado Edukators, que expõe de forma interessante o conflito entre o capitalismo e seus adversários e que deixa muito claro, ao final, a maneira de agir de cada um. O empresário seqüestrado involuntariamente se revela simpático, com as histórias de seu passado rebelde semelhantes às de seus algozes, mas uma vez livre age dentro do script de destruir, sem condescendência, o inimigo que o libertou.
Este filme me veio à mente por tudo que se tem visto nos meios de comunicação sobre o que se passa em Cuba. As pessoas ficam até comovidas com as Damas de Branco, pobres mães que só querem defender seus filhos contra as injustiças de um sistema cruel e assassino.
Mas o que se esconde por detrás disso é a máquina de manipular consciências novamente a todo vapor em mais uma tentativa de destruir Cuba. A ilhazinha a poucos quilômetros da costa dos Estados Unidos continua incomodando, embora não represente nenhuma ameaça militar ou econômica ao grande império vizinho ou ao capitalismo em geral.
Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO
A estratégia da CIA para manipular a opinião pública europeia quanto à guerra no Afeganistão — Revelações de um documento ciático
Mas ao invés de se acovardar com as ameaças do governo ou actos abertos de violência, incluindo o assassínio de dois promotores dos direitos humanos em Nairobi, em Março último, os quais proporcionaram aos denunciantes relatórios sobre matanças extra-judiciais da polícia do Kenya, WikiLeaks virou a mesa sobre a CIA.
Em 26 de Março, o grupo publicou um documento notável que esboça a estratégia da Agência para manipular a opinião pública europeia sobre o apoio declinante à guerra no Afeganistão.
(...)
Como sabemos através de incontáveis investigações e revelações ao longo de décadas, desde o Vietname até o Watergate e desde o caso Irão-Contra à infindável "Guerra ao terror", o comércio internacional de drogas é a criada de serviço das campanhas de contra-insurgência do Pentágono, de operações da CIA e da violência das elites por todo o mundo.
O New York Times informou a 21 de Março que as lucrativas plantações de ópio do Afeganistão já não são um objectivo das operações militares. Segundo o Times, a posição dos militares é clara: "As forças dos EUA já não erradicam", como afirmou um oficial da NATO. O ópio é o principal meio de vida de 60 a 70 por cento dos agricultores em Marja, a qual foi tomada pelos rebeldes Taliban numa grande ofensiva no mês passado. O fuzileiros navais americanos que ocupam a área têm ordens para deixar incólumes os campos dos agricultores".
Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO
A barbárie fascista no III Reich e o apagamento da História
Vejam o texto completo em ODIARIO.INFO
Governo e povo ucranianos reconhecem atendimento cubano a crianças de Chernobyl
Elson Concepción Pérez
UM reconhecimento a Fidel Castro, máximo inspirador da obra humana que constitui o atendimento em Cuba às crianças ucranianas e seus familiares, prejudicados pela catástrofe nuclear de Chernobyl, foi entregue durante o ato pelo 20º aniversário da chegada a Cuba dos primeiros menores prejudicados.
O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, recebeu a distinção das mãos do diretor do Programa na cidade de Tarará, doutor Julio Medina.
No próprio ato, o ex-presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, anunciou a entrega a Fidel da Ordem ao Mérito de Primeiro Grau; e ao presidente Raúl Castro a Ordem do Príncipe Yaroslav o Sábio, de Primeiro Grau.
Vejam o texto completo (com a declaração das mães dos ucranianos) em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL
A demonização de Cuba: uma guerra política e cultural
Por Enrique Ubieta Gómes *
O principal obstáculo do imperialismo para derrotar a Revolução Cubana não é militar nem econômico, mas sim moral. De alguma forma “inexplicável”, Cuba conserva o prestígio internacional e o consenso interno, apesar do desgaste de meio século sob os efeitos de um implacável bloqueio e de uma contínua campanha midiática, apesar da derrubada – há 20 anos – e do descrédito de um “campo socialista” do qual hoje se enumeram as manchas e se ignora a luz.
Os ideólogos da direita sabem que esse prestígio moral invalidaria qualquer vitória militar ou econômica sobre a ilha. Em política, a única vitória possível é cultural. O restante pode ser chamado de ocupação, asfixia, imposição; todas variações que postergam a vitória do suposto derrotado. Por isso, eles se lançaram de corpo e alma em uma guerra cultural que envolve tudo. Uma guerra que não busca nem pede verdades ou princípios: uma guerra para reverter convicções e sentimentos, que se apoia na força dos meios de comunicação. Ou por acaso a demonização da cultura árabe – povo que vive sobre grandes reservas de petróleo – não antecede e acompanha a guerra de extermínio que sofrem seus estados “desobedientes”? Lançar-se de corpo e alma significa que esses ideólogos devem repetir sem ruborizar e sem piscar, que Che Guevara, o guerrilheiro heróico, foi um assassino: que Batista, o assassino, foi na realidade um bom governante; que Cuba, a nação que mais vidas salvou no mundo – incluindo a de seus inimigos -, desfruta da morte.
Vejam o texto completo em PRAVDA.RU
Empresas espanholas vendem instrumentos de tortura
A Anistia Internacional denunciou hoje que pelo menos uma empresa espanhola (Nidec) e outra com base na Espanha (Grupo TDS) vendem "instrumentos de tortura" como algemas paralisantes de eletrochoque para seu uso em pessoas detidas.
Vejam mais em PRAVDA.RU
Professores de alto nível recebem incentivo para atuarem em Ifes novas | |
Programa Professor Visitante Nacional Sênior abre edital para 2010 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe propostas para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). das instituições federais de ensino superior (Ifes) criadas a partir do ano 2000, bem como daquelas participantes do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com campi fora de sede. Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC |
A segunda morte de Orlando Zapata
Não assinarei, porque jamais endosso falsidades.