sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma aumenta vantagem sobre Serra e venceria no 1o turno--Ibope

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A vantagem da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o candidato da oposição, José Serra, voltou a crescer em nova pesquisa divulgada neste sábado pelo Ibope.

Encomendada pelo jornal Estado de São Paulo e TV Globo, a pesquisa mostrou que após 10 dias de exposição no horário eleitoral a petista ficou 24 pontos à frente de Serra e venceria no 1o turno com 59 por cento dos votos válidos.

Charge do Iván Lira


Em REBELIÓN.ORG

Diferença entre Serra e Dilma só diminui com 'fato novo', dizem especialistas

Apenas um "fato novo" e de "peso significativo" é capaz de conter a diferença que separa os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto, avaliam especialistas em marketing político ouvidos pela BBC Brasil.

Levantamentos dos três principais institutos de pesquisa, divulgados nas últimas duas semanas, indicaram uma ampliação progressiva da vantagem de Dilma sobre Serra.

Mais AQUI.

Esfera pública x esfera mercantil

O neoliberalismo é a realização máxima do capitalismo: transformar tudo em mercadoria. Foi assim que o capitalismo nasceu: transformando a força de trabalho (com o fim da escravidão) e as terras em mercadorias. Sua história foi a crescente mercantilização do mundo.

A crise de 1929 - de que o liberalismo foi unanimemente considerado o responsável - gerou contratendências, todas antineoliberais: o fascismo (com forte capitalismo de Estado), o modelo soviético (com eliminação da propriedade privada dos meios de produção) e o keynesianismo (com o Estado assumindo responsabilidades fundamentais na economia e nos direitos sociais).

O capitalismo viveu seu ciclo longo mais importante do segundo pós-guerra até os anos 70. Quando foi menos liberal, foi menos injusto. Vários países – europeus, mas também a Argentina – tiveram pleno emprego, os direitos sociais foram gradualmente estendidos no que se convencionou chamar de Estado de bem-estar-social.


Vejam o texto completo no BLOG DO EMIR

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A QUEM INTERESSA UM 'CASO LUNUS' VERSÃO 2010?

Globo online 27-08: "...Numa última tentativa, a ordem, ainda que não consensual na campanha tucana, foi de jogar todas as fichas no episódio da violação do sigilo fiscal... "

Por que raios o PT , a candidatura Dilma ou quem quer que seja no âmbito progressista iria bisbilhotar o sigilo fiscal da apresentadora Ana Maria Braga? A quem interessaria, de fato, enredar a campanha do PT --como acusa Serra no leito da extrema-unção eleitoral -- numa trama improvável que transforma em vítimas de um mesmo redil alguns de seus 'homens de confiança e de caixa" e a apresentadora mais popular da televisão brasileira junto ao eleitorado feminino? Recorde-se que esta fatia majoritária do universo eleitoral, antes serrista, foi progressivamente conquistada por Dilma, que empatou e agora bate o adversário na preferencia das mulheres, por larga margem, em todas as pesquisas de intenção de voto. A própria apresentadora Ana Maria Braga já manifestou simpatia pela candidata à sucessão de Lula. Insuspeito de qualquer empatia equivalente, o comentarista da Folha, Janio de Freitas, sempre ácido contra Lula, alertava de forma quase premonitória em sua coluna de 5º feira: "...Menos pela excitação quase esportiva das pesquisas do que pelas atitudes de José Serra e do PSDB diante delas, a disputa eleitoral para a Presidência reduz-se a uma pergunta: o que dizer ainda a seu respeito? É verdade que a Polícia Federal, ao menos até agora, não entrou em cena, como fez nas últimas campanhas com insuspeitada vocação eleitoral, de feitos jamais esclarecidos dada a útil circunstância de que à própria PF coube o dever do esclarecimento.O ensaio de um ex-delegado federal não passou disso mesmo, agora, com o tal convite para abastecer de dados, sobre oposicionistas, um citado serviço de inteligência da campanha de Dilma Rousseff. Tempo há, mas seria impróprio atribuir a essa expectativa as atitudes de Serra e do PSDB diante da sua performance no skate em ladeira..." Recoloca-se assim pergunta: a quem interessa a reedição de um 'caso Lunus' versão 2010? Em 2002, como se recorda, uma obscura ação da PF envolvendo como sempre malas de dinheiro fotogenicamente oferecidas ao Jornal Nacional e correlatos, tirou da disputa Roseane Sarney, então a principal rival de Serra na disputa pela primazia eleitoral junto aos interesses de centro-direita na sucessão de FHC. Como ironiza Janio de Freitas coube à própria raposa investigar o esquartejamento das galinhas nquele episódio. O caso nunca foi esclarecido, mas a família Sarney sedimentou uma esférica certeza: Serra deixou digitais na chacina.


Vejam em Carta Maior

Ninguém quer saber da declaração de renda do Gregório, casado com a prima do Serra

Se for para falar de Gregório Marim Preciado, assunto não falta, e a última coisa que vai interessar é a declaração de renda dele de 2009, feita por ele próprio, e obviamente ele não iria declarar coisas que não pode, que o embaraçasse perante o fisco. E isso demonstra o quanto é inverossímil o factóide do suposto dossiê que ninguém viu.

Ninguém precisa de mais nada que já não seja do conhecimento público. Basta refrescar a memória:

Gregório Marin Preciado é um espanhol naturalizado brasileiro, e casado com a prima de José Serra (PSDB/SP), Vicencia Talan Marin. Até aí tudo bem, não fossem os fatos:




Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Pobre oposição venezuelana, a única coisa que tem é ódio e dinheiro

José Justiniano Lijerón
A mesma coisa poderia se dizer de todas as classes dominantes, especialmente nos países onde se desenrolam processos de mudanças que favorecem indiscutivelmente as grandes maiorias marginalizadas por essas mesmas classes por um longo tempo, em que não somente regeram os destinos dos povos, alienando suas riquezas naturais para atender a voracidade estrangeira, além de entregar a soberania nacional. E tudo isso por servís agentes de interesses privados e egoistas do capitalismo internacional.

Em 26 de setembro nas próximas eleições parlamentares na Venezuela, não estarão somente em jôgo uma maioria na Assembléia Nacional desse país irmão, joga-se em sí, o prosseguimento do processo da Revolução Bolivariana sob a liderança do companheiro Presidente Chávez.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Descartada, urna eletrônica que dispensa voto em papel vira videogame nos EUA

Adaptação divertida feita por dois pesquisadores simboliza o descrédito da tecnologia, que vem sendo substituída por cédulas de leitura óptica.

Num esforço contínuo para evidenciar a vulnerabilidade dos sistemas de votação touchscreen sem papel (também conhecidos como de gravação eletrônica direta – DRE, em inglês), os pesquisadores Alex Halderman, da Universidade de Michigan, e Ariel Feldman, da Universidade de Princeton, ambas nos Estados Unidos, reprogramaram um desses sistemas – o Sequoia AVC Edge – para jogar Pac-Man.

Segundo os pesquisadores, foi possível carregar o software na máquina sem romper os lacres originais. “Nós poderíamos tê-la programado para roubar votos, mas isso já foi feito; além disso, o Pac-Man é mais divertido”, escreveu a dupla, em um site dedicado à façanha, hospedado nos servidores da Universidade de Michigan.


A notícia continua no IDGNow!


Relatório da CIA vazado pelo WikiLeaks diz que EUA "exportam" terrorismo

Um relatório sigiloso sobre terrorismo vazado pela WikiLeaks e criado pela unidade especial "Red Cell", da CIA (agência de inteligência dos EUA), cita diversos casos em que cidadãos americanos financiaram atividades terroristas.

O documento também analisa os efeitos para Washington caso os Estados Unidos passassem a ser vistos como um "exportador de terrorismo".

Datado de 5 de fevereiro de 2010, o relatório aponta que a própria CIA já admite que cidadãos americanos financiam, planejam ou participam ativamente de atentados terroristas e manifesta preocupação caso a comunidade internacional enxergue o país --que na última década lançou uma campanha global contra o terror-- como patrocinador de atividades terroristas.


Continue lendo na Folha.com .

A imprensa parou no tempo

A imprensa é hoje um dos setores mais conservadores da sociedade brasileira. Como se evitasse enxergar os novos tempos, se atém a modelos antigos e práticas condenáveis de jornalismo, se dissociando totalmente da população, que vive um momento de otimismo e esperança com o país.

Talvez desde os anos JK, o Brasil não compartilhava uma confiança tão grande na sua capacidade e no seu destino de ser um grande país. Os indicadores econômicos são todos favoráveis e as perspectivas animadoras, desde que não se quebre a ordem constitucional. A população aprova seu presidente com índices elevadíssimos e a sucessão de pesquisas de intenção de voto demonstra claramente que o desejo é de continuidade.

Quem se manifesta contra isso: a imprensa, dando voz aos menos de 10% que consideram o atual governo ruim ou péssimo. E em seu intento de desmoralizá-lo recorre ao moralismo e à disseminação de inverdades, que evita desvendar por saber que não resistiriam a uma matéria honesta sequer. A imprensa não esconde sua dor com a iminente vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais. Parece pasma diante da força avassaladora da população que quer eleger a candidata de Lula.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Telebras anuncia as cem cidades que terão internet rápida já em 2010

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente da Telebras, Rogério Santana, anunciou hoje (26), no encerramento do Fórum Brasil Conectado, a relação das cem cidades que terão acesso à internet rápida até o final de 2010. No total, nesta primeira fase, serão atingidas mais de14 milhões de pessoas.

As cem cidades estão distribuídas nos seguintes estados: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Tocantins. Além desses estados estão incluídas 15 capitais das regiões Sudeste e Nordeste e o Distrito Federal.

O valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35 ao mes, com a possibilidade de haver redução (se houver redução de impostos). A velocidade mínima disponível será de 512 kbps. Segundo Rogério Santana a previsão para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o final de 2014 o processo será concluído em todo o país.

Vejam mais em JBONLINE

Supercomputador comentará partidas da Olimpíada de xadrez 2010

Moscú, 26 de agosto, RIA Novosti. Um supercomputador será a principal novidade dos XXXXI Jogos Olímpicos de Xadrez, a celebrar-se de 20 de setembro a 3 de outubro em Janti Mansiisk, na Sibéria, informou hoje a governadora da região, Natalia Komarova.

"Um supercomputador analisará e selecionará 20 partidas mais impactantes e as comentará em tempo real em tres idiomas internacionais. Os comentários serão fáceis de entender inclusive para os novatos", disse Komarova.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Estudantes maranhenses farão estágio no centro espacial de Alcântara

Estágio será realizado em sistema de rodízio, durante 10 semanas nas áreas de informática, telecomunicações, gerenciamento de redes físicas, áudio e vídeo, rádio enlace e radar, além de conhecimentos de eletrônica aplicada a telemedidas, meteorologia e lançamento

Alunos do curso de técnico em eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Alcântara, iniciaram esta semana estágio curricular no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).


Cientista brasileiro descobre como coletar energia do ar

Fernando Galembeck, da Unicamp, apresentou descobertas nesta quarta-feira (25) durante a reunião da American Chemical Society (ACS), em Boston, nos Estados Unidos

Alimentar casas e fábricas com eletricidade coletada diretamente do ar pode ser possível: cientistas brasileiros resolveram um enigma científico que durava séculos sobre como a umidade na atmosfera torna-se eletricamente carregada, abrindo caminho para seu aproveitamento.



Estudo reescreve história das galáxias

Os primeiros buracos negros supermaciços surgiram relativamente pouco tempo depois do big bang, a explosão que teria dado origem ao universo, informa artigo publicado por pesquisadores suíços e norte-americanos na edição desta semana da revista científica Nature

A descoberta pode reescrever a história da formação das galáxias, apontam os especialistas.



Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Oferta maciça de crédito que está permitindo à população satisfazer todas as suas necessidades, faz Silvio Santos acabar com o carnê do Baú

Um dos maiores símbolos do sonho de consumo dos brasileiros acabará até o fim do ano. O grupo Silvio Santos decidiu deixar de vender o carnê do Baú da Felicidade, que dá a seus portadores a oportunidade de concorrer mensalmente a prêmios — entre eles, a casa própria. A justificativa é simples: diante da oferta maciça de crédito no país, que está permitindo à população satisfazer todas as suas necessidades, incluindo a compra de um imóvel, o carnê deixou de seduzir a clientela.

Há mais de 50 anos no mercado, o Baú da Felicidade ficou conhecido pela população porque tinha como “garoto-propaganda” o apresentador Silvio Santos, que começou a montar seu império como camelô. Hoje, são 35 empresas com faturamento anual próximo de R$ 5 bilhões. Os carnês sempre foram apresentados como uma forma de poupança que garantia ao detentor, ao fim do pagamento, a possibilidade de levar uma série de mercadorias para casa, sobretudo eletrodomésticos.


Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

CONJUNTURA

CAPA DO SÍTIO ELETRÔNICO DA REUTERS NA MANHÃ DE QUINTA FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2010:

Lula e Dilma com destaques francamente favoráveis...
Dilma abre 20 pontos de vantagem e passa Serra em SP--Datafolha.
Desemprego brasileiro tem recorde de baixa para julho.
Aprovação a Lula bate recorde e chega a 79%, diz Datafolha.
... e Serra patinando.
Para programa de Serra, brasileiros não precisam de "mãe" Dilma.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

20 PONTOS E ESFARELAMENTO NACIONAL ?

Saiu no bem-informado e tucano blog de Ricardo Noblat, aspas: '... aumentou de 17 (em 20 de agosto) para 20 pontos a diferença entre Dilma e Serra na pesquisa Datafolha que será publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira. Dilma, 49% X Serra, 29%. Dilma cresceu dois pontos. Serra caiu um ponto. A pior notícia para Serra não é a vantatem de 20 pontos de Dilma. Mas o que está acontecendo região por região do país, classe social por classe social...' Faz sentido.


Vejam em Carta Maior

O que é um tucano?

Avis rara, animal político com grave risco de extinção, o tucano se diferencia dos outros animais. Identifiquemos suas características, antes que seja tarde demais:

O tucano tem certeza que tem razão em tudo o que diz e faz.

O tucano lê a Folha de São Paulo cedinho e acredita em tudo o que lê.

O tucano nunca foi à América Latina, considera o continente uma área pré-capitalista e, portanto, pré-civilizatória.

O tucano considera a Bolívia uma espécie de aldeia de xavantes e a Venezuela uma Albânia.

O tucano nunca foi a Cuba, mas achou horrível.

O tucano foi a Buenos Aires (fazer compras com a patroa), mas considera a Argentina uma província européia.

O tucano considera FHC merecedor de Prêmios Nobel – da Paz, de Literatura, de física, de química, quaisquer.



Vejam o texto completo no Blog do EMIR

A CIA e as guerras alucinógenas

Cerca de 60 anos atrás, uma pequena cidade francesa foi assolada por uma onda repentina de alucinações que deixou cinco pessoas mortas e muitas seriamente doentes.

Durante anos, os incidentes foram atribuídos a uma contaminação por um fungo alucinógeno em uma das padarias da cidade, mas essa teoria agora é questionada pelo repórter investigativo americano Hank Albarelli.

Albarelli defende a tese de que o episódio ocorrido na cidade francesa de Pont-Saint-Esprit foi, na verdade, parte de uma série de experimentos conduzidos por cientistas da CIA (Central de Inteligência americana) com a droga LSD.


Confira no blog do Luís Nassif.

A desuniversidade

O projeto de reforma da universidade européia corre o risco de virar uma contra-reforma. Caso isso ocorra, os critérios de mercantilização reduzirão o valor das áreas de conhecimento ao seu preço de mercado e o latim, a poesia ou a filosofia só serão mantidos se algum macdonald informático vir neles utilidade. O processo de Bolonha — a unificação dos sistemas universitários europeus com vista a criar uma área europeia de educação superior — tem sido visto como a grande oportunidade para realizar a reforma da universidade europeia. Penso, no entanto, que os universitários europeus terão de enfrentar a seguinte questão: o processo de Bolonha é uma reforma ou uma contra-reforma? A reforma é a transformação da universidade que a
prepare para responder criativamente aos desafios do século XXI, em cuja definição ela ativamente participa. A contra-reforma é a imposição à universidade de desafios que legitimam a sua total descaracterização, sob o pretexto da reforma. A questão não tem, por agora, resposta, pois está tudo em aberto. Há, no entanto, sinais perturbadores de que as forças da contra-reforma podem vir a prevalecer. Se tal acontecer, o cenário distópico terá os seguintes contornos.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Charge do Langer


Vejam em TORTUGA-Grupo Antimilitarista Elx-Alacant

Direita venezuelana busca o caos no início da campanha eleitoral. Tentaram sequestrar filhos de trabalhadores do parlamento

Trabalhadores da AN manifestaram seu repúdio a estes atos de vandalismo levados a cabo por estes facínoras que buscam criar o caos no povo, pelo qual, levaram perante a justiça aos culpáveis deste intento de sequestro de mais de 600 crianças e seus acompanhantes.

25 de Ago de 2010 - A ultradireita reacionária venezuelana encabeçada pelo ex-prefeito de Caracas Richard Blanco, e os candidatos a deputado Ramón López, Pablo Medina e Yván Olivares, acompanhados por um grupo de facínoras e dirigentes opositores intentaram sequestrar a mais de 600 meninos e meninas dos trabalhadores da AN, que se encontravam esperando o ônibus que os levariam a realizar as atividades programadas para hoje quarta-feira, incluidas no plano de férias.

Estes vandalos da oposição intentaram tomar de assalto as instalações do Palácio Federal Legislativo de maneira intempestiva pondo em risco a vida dos meninos e meninas inocentes destas ações covardes desse grupo, provocando e incitando à violência.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

A tendência à barbárie e as perspectivas do socialismo

por James Petras [*]

As sociedades ocidentais e os Estados estão se deslocando inexoravelmente para condições semelhantes à barbárie; mudanças estruturais estão revertendo décadas de bem-estar social e sujeitando o trabalho, os recursos naturais e as riquezas das nações à exploração bruta, à pilhagem e ao saque, rebaixando os padrões de vida e causando descontentamento num nível sem precedentes.

Inicialmente, descreveremos os processos econômicos, políticos e militares que vêm abrindo este caminho à decadência e à decomposição social, e a seguir mostraremos a reação das massas populares à deterioração de suas condições de vida. As profundas mudanças estruturais que acompanham a ascensão da barbárie constituirão a base para considerar as perspectivas para o socialismo no século XXI.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Detector da Estação Espacial investigará suposto antiuniverso

Por Robert Evans

GENEBRA (Reuters) - Um enorme detector de partículas que será montado na Estação Espacial Internacional poderá encontrar evidências de um antiuniverso, frequentemente evocado na ficção científica, afirmaram físicos na quarta-feira.

Em uma entrevista coletiva concedida enquanto o espectrômetro magnético Alpha (AMS, na sigla em inglês), de 8,5 toneladas, era colocado em um avião de carga da Força Aérea dos Estados Unidos no aeroporto de Genebra, eles disseram que o programa de pesquisa de 20 anos de duração trará um enorme avanço para a compreensão do cosmos.

Vejam mais em REUTERS BRASIL

ARQUEÓLOGOS GREGOS ENCONTRAM SUPOSTO PALÁCIO DO HERÓI MITOLÓGICO ULISSES

ATENAS, 24 AGO (ANSA) - Arqueólogos gregos identificaram na ilha de Ítaca aquele que consideram como os restos do palácio de Ulisses, que confirmaria a existência do mítico rei, atribuindo indubitável historicidade à Guerra de Tróia contada por Homero na Ilíada.

No palácio, localizado em Exogi, com escadas escavadas na rocha, estão fragmentos de porcelana micênica e uma fonte que data de 1300 a.C., época em que teria vivido o filho de Laerte.


Vejam mais em ANSALATINA

Descoberto sistema planetário semelhante ao sistema solar

Uma equipa europeia de astrónomos, da qual fazem parte dois portugueses, descobriu um sistema planetário muito idêntico ao da Terra composto por sete planetas, a 127 anos-luz, na constelação de Hidra.

“A maior importância da descoberta é que encontrámos um sistema solar muito idêntico ao nosso, com quase tantos planetas. Até aqui o máximo que se conhecia era sistemas com cinco planetas, o nosso tem oito e nós agora conseguimos descobrir um com sete”, disse esta terça-feira à Lusa um dos membros da equipa de astrónomos, Alexandre Correia da Universidade de Aveiro.

O astrónomo acrescentou que este novo sistema solar “não só tem sete planetas como são planetas muito parecidos com aqueles que existem no nosso”. “O planeta mais pequenino que existe neste novo sistema é quase do tamanho da Terra. É ligeiramente maior do que a Terra mas tem cerca 1,4 vezes o tamanho da Terra”, explicou.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Argentina pede investigação sobre compra de fábrica de papel durante regime militar

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta terça-feira que o governo pedirá à Justiça que investigue a venda da fábrica de papel Papel Prensa para os donos dos jornais Clarín e La Nación, os principais do país.

Kirchner mostrou documentos que indicariam que a venda, ocorrida na década de 70, teria sido irregular. A Papel Prensa é a maior fábrica do setor na Argentina e suas ações foram vendidas, de acordo com a presidente, de forma irregular para os donos dos jornais durante o regime militar.

Leia mais na BBC.

Governo argentino acusa jornais de apropriação ilegal

O governo argentino denunciou, na noite desta terça-feira (24), a apropriação ilegal da empresa “Papel Prensa” (maior empresa fornecedora de papel jornal do país) por parte dos jornais Clarín, La Nación e La Razón.

A presidente Cristina Fernández de Kirchner, acompanhada de todo o seu gabinete, dos presidentes de ambas as câmaras, funcionários, dirigentes políticos empresários e de representantes de organizações sociais recebeu o informe elaborado pela Comissão Oficial formada especialmente para investigar a transferência das ações da empresa do Grupo Graiver (antigo proprietário de Papel Prensa) aos proprietários dos jornais Clarín, La Nación e La Razón. Essas empresas (durante a ditadura) “necessitavam das ações classe A para assumir o controle da empresa”, fato comunicado naquela época, nos três jornais, por meio de uma nota afirmando que “tomavam o controle da empresa conforme acordo prévio com a Junta de Comandantes” da ditadura.

Cristina Fernández de Kirchner afirmou que “no caso do Clarín ocorreu a coincidência entre quem fabrica o papel e quem controla a palavra impressa”. Ela denunciou as condições políticas nas quais a transferência das ações se deu, num país em que só existia a “liberdade ambulatória”. Denunciou também que, anos depois, por causa da falência do La Razón, os jornais controladores da empresa “acordaram um pacto de sindicalização de ações”, para controlar as decisões da companhia.


Vejam mais em CARTA MAIOR

O Bowser morreu ha 3.000 anos



Esta espécie extinta de tartaruga pesava meia tonelada, media um metro e meio de largura e lembrava bastante um certo vilão da Nintendo.

O nariz parecido com um focinho de cachorro, os chifres, a boca que parecia um bico, o tamanho relativamente enorme… O seu nome oficial é Meiolania platyceps, mas poderia até ser Meiolania Bowserus, tamanha a sua semelhança com o antagonista principal do Mario.


Continue lendo no Gizmodo Brasil.

Blogueiros da Filadélfia deverão pagar taxa para manter páginas online

Dezenas de blogueiros norte-americanos já foram notificados sobre o pagamento de uma taxa de 300 dólares por licença comercial, diz jornal.

O governo da Filadélfia, nos Estados Unidos, está adotando uma medida polêmica para aumentar a receita pública da cidade. De agora em diante, blogueiros também deverão pagar uma taxa para manter suas páginas online.


Continue lendo no IDGNow!


Os dez anos do assassinato de Sandra Gomide

Meu artigo sobre mulheres apedrejadas no Irã e arredores desagradou muitos amigos. Este aqui vai me arranjar inimigos. Me inspirei num comentário bem inteligente de um leitor no blog do Nassif. O de que o Irã, em revanche às críticas feitas no Brasil, poderia pedir para se processar o Brasil pelo assassinato a tiros da jornalista Sandra Gomide, pois o crime ficou sem punição para o culpado, mesmo sendo confesso e tendo sido julgado.

E seria mesmo uma boa se o Irã fizesse isso, deixo aí a idéia para os colegas correspondentes do Irã em Brasília publicarem em seus jornais, em Teerã, qualquer coisa como – Brasil se mete na história da Sarineh, mas no Brasil faz dez anos que mataram a tiros Sandra Gomide sem qualquer condenação. E poderão acrescentar que para mulheres infiéis existe no Brasil o chamado crime de honra ou passional, só que os brasileiros são muito mais clean, não enterram a infiel para jogar pedras. Pode-se dar um ou dois tiros, até pelas costas.


Texto completo disponível no blog do Luís Nassif.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ativista é encontrada morta após denunciar existência de vala comum na Colômbia‏

A dirigente Norma Irene Pérez, ativista de direitos humanos da cidade colombiana La Macarena, integrante do grupo que denunciou a presença da maior vala comum da América Latina em julho passado, foi assassinada a tiros, denunciou ontem (23/8) o deputado Iván Cepeda.

Em entrevista à ANSA, Cepeda disse que em 7 de agosto Pérez desapareceu e seis dias depois seu corpo foi encontrado baleado.


A notícia continua no Opera Mundi.

Os alemães tornaram-se cépticos em relação ao capitalismo

Têm vindo a surgir nos meios de comunicação social notícias sobre a recuperação económica da Alemanha: a Alemanha está a sair da crise, prevendo-se já uma taxa de crescimento de 3% em 2010. A Alemanha, o “motor” da Europa, está de regresso - assim se pensa, pelo menos.

Porém, o mais interessante é que estas notícias, que parecem convencer todos, não convencem a população alemã!

Neste momento diz-se que a economia da Alemanha cresce. Os comentadores rejubilam com as exportações e os políticos anunciam o fim da crise e o regresso à normalidade. E no entanto, segundo uma sondagem agora divulgada, efectuada pelo instituto de pesquisa de opinião Emnid, por incumbência da Fundação Bertelsmann, esta euforia não se reflecte no estado de espírito da população. A maioria das pessoas não acredita que tudo volte a ser como era de forma assim tão simples. Pelo contrário: dois terços da população não esperam sequer que a recuperação económica faça aumentar automaticamente a sua qualidade de vida.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Paquistão: 'drone' norte-americano mata 12 pessoas

Um avião não-tripulado dos EUA lançou, esta segunda-feira, três mísseis no Norte do Paquistão, na zona tribal próxima ao Afeganistão, matando 12 pessoas, das quais 7 são civis, e provocando pelo menos 15 feridos.

O bombardeamento foi sobre a área de Dandey Darpa Khe, a 5 km de Miranshah, a principal cidade do distrito do Waziristão do Norte, conhecida por ser um refúgio do movimento talibã e de militantes da Al-Qaeda. As informações são avançadas por um responsável da segurança paquistanesa, citado sob anonimato pela agência noticiosa AFP.

O ataque, no qual morreram sete civis, ocorreu na região tribal Dandey Darpa Khel, a cinco quilómetros de Miranshah, perto da fronteira afegã.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

CUT lança canal próprio de televisão e rádio web

São Paulo - Os trabalhadores ganham mais espaço em comunicação. A Central Única dos Trabalhadores lançou nesta sexta-feira 20 dois novos veículos: TV e Rádio Web CUT. Ao lado do novo Portal do Mundo do Trabalho (www.cut.org.br), fazem parte do projeto de comunicação aprovado no 10º congresso da central, que prevê o uso de novas tecnologias e a formação da Rede de Comunicação CUT.

Os programas pretendem retratar a realidade dos sindicatos que representam os mais de 20 milhões de trabalhadores ligados à central, que é a maior do país.

O lançamento aconteceu no Auditório Amarelo do Sindicato com o debate Mídia e Eleições 2010, com o jornalista Beto Almeida, diretor da Telesur, e Artur Henrique, presidente nacional da CUT. O debate foi transmitido ao vivo no novo Portal, na primeira exibição das recém-criadas TV e Rádio Web CUT.


Vejam mais detalhes em TVT

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Escravas do século XXI

A escravidão não é algo que as "democracias" modernas tenham isolado para muito longe. Na realidade é algo que está mais próximo do que pensamos. Não somente porque cada vez é mais habitual o trabalho assalariado como uma escravidão em troca de dinheiro, mas porque a pobreza e a necessidade são fecundos canteiros para que o sistema sem escrúpulos que é o capitalismo se aproveite para conseguir beneficios a custa da vida, da dignidade, e da liberdade das pessoas.

Os paises do leste europeu são, talvez, o maior exemplo de como o capitalismo transformou a população em mercadorias competitivas no mercado de mão-de-obra, da droga ou da prostituição, obrigado a milhões de pessoas a fugir de seus paises para poder sobreviver, algo que os mafiosos (tão abundantes no capitalismo, alguns mais "legais" que outros) sabem aproveitar muito bem.

Nestes dias foi desmantelada na Espanha, em Vinaroz, uma rede que literalmente "comprava" mulheres romenas para obriga-las a prostituir-se na rodovia N-340, na província de Tarragona. No momento das prisões, o grupo estava lucrando com a exploração sexual de 11 mulheres entre 19 e 38 anos, todas romenas, que haviam chegado a Espanha sob uma falsa aparência de relação sentimenta, com promessas de uma vida melhor na Cataluña.


Vejam mais detalhes em
Un vallekano en Rumania / Un vallekan în România


Honduras: A repressão contra os professores foi brutal e seletiva

Neste 20 de agosto de 2010, o grêmio magisterial foi novamente reprimido. O fechamento de estradas incentivadas pelas organizações de professores, que há mais de duas semanas estão em greve indefinida, foi brutalmente reprimida pela polícia, e há vários feridos e detidos. Uma repressão seletiva aparentemente dirigida pelos infiltrados, que assinalavam aos repressores as pessoas que deviam ser golpeadas e detidas.

"Tenho feridas na cabeça e uma mão fraturada como resultado das porretadas dos policiais. Além disso, tenho fortes golpes no abdomen e nas pernas, resultado de pontapés e coronhadas", disse Luis Sosa, representante do Colégio de Professores de Educação Média de Honduras, COPEMH.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Para destituir a um presidente

Por Atilio A. Boron

Na criação das condições para produzir um "golpe de Estado institucional" com o que derrubou a Mel Zelaya em Honduras, o Congresso paraguaio parece disposto a converter-se na piada da América ao responsabilizar o ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, pelo desaparecimento de... três fuzis no quartel do Comando do Estado Maior do Exército em Campo Grande! A acusação e o eventual ajuizamento político, que terá que ser aprovado pela Camara de Senadores de onde já foi expedido, ignora olimpicamente algo que os senhores deputados deveriam saber: no Paraguai, o ministro da Defesa não tem comando de tropa, de modo que não tem ingerência alguma nos quartéis ou destacamentos militares. O que neles ocorre é algo que excede suas atribuições. Mas essa nimiedade não dissuadiu aos conspiradores que necessitam valer-se de qualquer pretexto para despojar o presidente Fernando Lugo de um de seus mais leais colaboradores e, desse modo, abrir a porta para declarar sua inabilitação e, no caso do ex-bispo católico resistir, apelar às forças armadas para fazer cumprir a resolução do Congresso e executar sua ofensiva destituinte. Em outras palavras, reeditar o libreto preparado por Washington e exitosamente aplicado em Tegucigalpa, e dar um passo a mais na "normalização" da situação política nas indóceis comarcas ao sul do Rio Grande.


Vejam mais em PÁGINA/12

Os debates e a diversidade do Encontro dos Blogueiros Progressistas

[23 de agosto de 2010 - 17h26]
Terminou ontem (22) o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo. O evento contou com 330 participantes de 19 estados brasileiros e discutiu diversos temas, desde formas de integrar mais os blogues, aprimorando a diversidade informativa, como questões referentes à defesa da neutralidade na rede e acesso público à banda larga.

Todos os relatórios dos seis grupos de trabalho foram aprovados por unanimidade. Um dos pontos consensuais foi a necessidade de difusão de conhecimentos a respeito das ferramentas utilizadas para blogar e das redes sociais, já que nem todos os blogueiros tem o mesmo nível de conhecimento técnico na área. A ideia é que oficinas sejam realizadas nos estados e uma cartilha sobre software livre será produzida para tornar o conceito mais próximo das pessoas. A lista dos blogues de todos os participantes será publicada na página eletrônica do Centro Barão de Itararé.


Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Álvaro Uribe e os crimes de lesa humanidade

A mídia brasileira é pródiga em falar do conflito armado na Colômbia, sempre na perspectiva do governo, até estes dias, de Álvaro Uribe. Este, geralmente foi mostrado como o grande democrata que estava fazendo todo o possível para acabar com uma guerra civil que perdura por décadas. Jamais se ouviu ou se leu na mídia comercial brasileira sobre a famosa "black list", um documento produzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que mostra Uribe como um narcotraficante. O documento é explícito: Álvaro Uribe é um senador (isso em 1991) que colabora ativamente com o cartel de Medelin, recebe dinheiro por isso e é amigo pessoal de Pablo Escobar. Talvez por isso mesmo os EUA tenham apoiado o então senador quando este quis ser presidente da Colômbia e o foi por dois mandatos. Não é sem razão que Uribe permitiu a instalação de nove bases militares estadunidenses no território colombiano.


Vejam mais detalhes, documento e fotos, em RESISTIR.INFO

Getúlio e Lula: o mesmo combate

Há pouco mais de meio século – em 1954 -, em um dia 24 de agosto, morria Getúlio Vargas, o mais importante personagem da história brasileira no século passado. Ele havia sido antecedido na presidência do país por Washington Luis (como FHC, carioca recrutado pela elite paulista), que se notabilizou pela afirmação de que “A questão social é questão de polícia”, que erigiu como brasão de seu governo, produto da aliança “café com leite”, das elites paulista e mineira (essa que FHC queria reviver).

Getúlio liderou o processo popular mais importante do século passado no Brasil, dando inicio à construção do Estado nacional, rompendo com o Estado das oligarquias regionais primário-exportadoras, e começando a imprimir um caráter popular e nacional ao Estado brasileiro.


Vejam o texto completo no Blog do EMIR

Cubanas ratificam disposição de defender conquistas revolucionárias

Havana, 23 ago (Prensa Latina) A Federação de Mulheres Cubanas (FMC) ratificou sua disposição das mulheres de prosseguir sua luta por manter as conquistas da Revolução, na qual este segmento social desempenha um significativo papel.

"Pela justiça e a humanidade que encerra a Revolução a defenderemos sempre", destaca uma mensagem pelo aniversário 50 da entidade divulgada hoje pelo jornal Granma, no qual se recorda à combatente Vilma Espín como impulsora principal das metas e sonhos das mulheres da ilha caribenha.

Estivemos na campanha de alfabetização, em Girón, na batalha pela independência da África e brindamos nossa ajuda solidaria em qualquer lugar onde se requeira, assinala o texto.


Vejam o texto completo em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

domingo, 22 de agosto de 2010

Israel elege para chefia do Exército comandante da operação Chumbo Fundido

Jerusalém, 22 ago (EFE).- O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, anunciou hoje a escolha para a chefia do Estado-Maior do Exército Yoav Galant, quem esteve no comando da operação Chumbo Fundido contra a Faixa de Gaza entre o final de 2008 e o início de 2009, na qual, segundo um relatório da ONU, Tel Aviv cometeu crimes de guerra.
Nascido em 1958 em Yaffa, próxima a Tel Aviv, Galant "é um veterano oficial com uma rica e variada experiência operacional e capacidade para liderar o Exército ante os desafios enfrentados por ele e pelo Estado de Israel", indicou Barak sobre a decisão na reunião semanal do conselho de ministros.
Galant dirige o Comando Sul desde que Israel evacuou, em 2005, soldados e colonos da Faixa de Gaza. Por isso, sua missão esteve centrada sobretudo em lidar com os ataques com foguetes lançados da Faixa de Gaza pelas milícias palestinas.
Em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, esteve no comando da ofensiva Chumbo Fundido contra os palestinos em Gaza, na qual morreram cerca de 1,4 mil palestinos (em sua maioria civis) e 13 israelenses.
A nomeação de Galant será submetida a votação na próxima reunião do gabinete, no domingo que vem. EFE

Deutsche Welle

RACISMO DE ESTADO

França expulsa mais 130 ciganos para a Romênia

PARIS, 20 Ago 2010 (AFP) - Mais 130 ciganos foram expulsos nesta sexta-feira a bordo de um avião que partiu do aeroporto parisiense de Roissy rumo à cidade de Timisoara, na Romênia.

Trata-se da segunda expulsão em 48 horas, já que, na véspera, 86 ciganos, segundo o governo francês, foram enviados a Bucarest em dois voo diferentes, a partir de Lyon, centro-leste da França, e Paris.

Leia MAIS.