sábado, 9 de março de 2013

Jornalista é assassinado a tiros em Ipatinga, MG

Na madrugada desta sexta-feira (8.mar.2013), o jornalista Rodrigo Neto foi assassinado a tiros em Ipatinga, cidade do Vale do Aço mineiro. Repórter policial do Jornal Vale do Aço e apresentador do programa Plantão Policial na Rádio Vanguarda, Neto foi atingido com dois tiros quando entrava em seu veículo no bairro Canaã. Os disparos foram feitos por dois homens armados que estavam em uma moto.


Leia mais no sítio da ABRAJI.

Indígenas retomam área na fronteira com o Paraguai e são ameaçados por pistoleiros

Cerca de 130 indígenas Guarani Kaiowá retomaram área invadida por fazenda no tekoha - aldeia - Kurusu Ambá, na noite de quinta-feira, 7, no município de Coronel Sapucaia (MS), fronteira com o Paraguai, onde estão armando acampamento. Na manhã de hoje, um grupo de homens armados em duas caminhonetes - identificadas pelos indígenas como de propriedade da fazenda retomada - se aproximou da área, ameaçando a comunidade.


Confira no sítio do CIMI.

Em fotos, a caminhada de Dia Internacional da Mulher em Porto Alegre

Diversos movimentos sociais ligados ao Fórum Estadual das Mulheres promoveram no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, uma marcha pela centro de Porto Alegre. A caminhada tem concentração às 16 horas, no Largo Glênio Peres, e terminou na praça da Matriz. A marcha ‘Mulheres em Luta contra o Capitalismo e o Patriarcado – Por Autonomia, Igualdade, Liberdade e pelo fim da violência’ foi organizada em alas temáticas, cada uma relacionada a um movimento.


Confira o restante do texto e as fotos no Sul21.

50 razões para chorar por Hugo Chávez

1. Jamais, na história da América Latina, um líder político alcançou uma legitimidade democrática tão incontestável. Desde sua chegada ao poder em 1999, houve 16 eleições na Venezuela. Hugo Chávez ganhou 15, entre as quais a última, no dia 7 de outubro de 2012. Sempre derrotou seus rivais com uma diferença de 10 a 20 pontos percentuais.
2. Todas as instâncias internacionais, desde a União Europeia até a Organização dos Estados Americanos, passando pela União de Nações Sul-Americanas e pelo Centro Carter, mostraram-se unânimes ao reconhecer a transparência das eleições.
3. Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, inclusive declarou que o sistema eleitoral da Venezuela era “o melhor do mundo”.



Os três primeiros estão entre os mais fracos dos 50 motivos para chorar por Chávez. Confira o texto, originalmente publicado no Opera Mundi, mas visto no blog do Juremir Machado da Silva.

Barbosa quer a cabeça de repórter do Estadão

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fez chegar à direção do jornal a informação de que a publicação não tem mais interlocutores no STF; gesto foi interpretado como uma sugestão para que o jornal indique um outro repórter para a cobertura da suprema corte; antes de Felipe Recondo, acusado por Barbosa de "chafurdar no lixo", o ministro isolou a jornalista Mariângela Galucci, também do Estadão, que fez reportagem mostrando que o ministro ia a bares, em Brasília, enquanto estava de licença médica; gesto causou extremo mal-estar entre jornalistas.


Confira no Brasil 247.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Funeral de Chávez reúne 54 chefes de Estado

O funeral de Estado do presidente Hugo Chávez aconteceu nesta sexta-feira 8 na Academia Militar de Caracas na presença de delegações de 54 países, incluindo a maioria dos líderes da América Latina e do Caribe, em uma homenagem solene ao presidente que governou a Venezuela por 14 anos.



Confira a notícia da AFP, disponível no sítio da CartaCapital.

Cartola confessa ter pago para CBF convocar seu jogador para a Seleção

O presidente do Sport e ex-deputado federal, Luciano Bivar, em entrevista hoje à Rádio Transamérica do Recife, afirmou que colocou um jogador na Seleção Brasileira pagando comissão.
“Eu empurrei um jogador para a Seleção pagando comissão. Foi na época de Leomar”.
Em 2001, o volante atuava no Sport e foi convocado pelo técnico Emerson Leão para a disputa da Copa das Confederações e eliminatórias da Copa do Mundo.


Confira no blog do Juca Kfouri.

Ex-diretor da CIA formou esquadrões da morte no Iraque Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ex-diretor-da-cia-formou-esquadroes-da-morte-no-iraque=f791955#ixzz2MyI50WVZ

O general David Petraeus, que há seis meses se demitiu de chefe da CIA por causa de um escândalo sexual, é agora denunciado, numa investigação do jornal britânico "The Guardian", de ser o responsável máximo por atos de tortura no Iraque contra a minoria sunita rebelde em 2004.    
Os centros de detenção no Iraque para rebeldes sunitas, minoria religiosa de que era oriundo Saddam Hussein, foram ajudados a formar por um enviado do Pentágono para o Iraque em 2004, o coronel James Steel, antigo veterano da guerra suja na América Central.

Ler mais no Expresso: >

MPF investiga concessão de lote à esposa de acusado de mandar matar extrativistas

O Ministério Público Federal vai apurar a concessão de um lote de terra realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em nome de Antonia Nery de Souza no assentamento Praialta-Piranheira, em Nova Ipuxina, Pará. Ela é esposa de José Rodrigues Moreira, acusado de ser o mandante do assassinato dos extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, que defendiam a preservação da região contra os interesses do acusado de criar gado na área.


Leia na CartaCapital.

CHÁVEZ E A NOSSA AMÉRICA



(HD) - Oficial das Forças Armadas da Venezuela, Hugo Chávez conhecia a história de seu país, e se fez intransigente devoto cívico de Bolívar. Seu sonho, como o dele, era o de unir a América Latina sob uma só bandeira. Essa tem sido a utopia de muitos líderes continentais: juntos, os nossos países seriam capazes de resistir a qualquer tentativa de domínio estrangeiro.  


Visto no blog do SANTAYANA

quinta-feira, 7 de março de 2013

Nós – somente nós – estamos no mapa

Árabes são retratados como inferiores, hostis e ameaçadores em livros didáticos de história e geografia em Israel. É um sinal de que não apenas falta educação para a paz no país, mas também de que os livros usados nas escolas judaicas estão educando ativamente para o ódio. O artigo é da linguista Nurit Peled-Elhanan, professora da Universidade Hebraica de Jerusalém

Maduro expulsa funcionário da embaixada dos EUA para evitar golpe




O adido militar dos Estados Unidos, David del Mónaco, foi expulso da Venezuela por atentar contra a estabilidade militar e política do país. Ele tinha a função de buscar militares ativos para articular atos com o objetivo de desestabilizar a democracia no país bolivariano. O anúncio da expulsão foi feito pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento oficial realizado na tarde desta terça-feira (5).
“Tomamos a decisão como governo bolivariano do presidente Chávez, porque conhecemos e seguimos a atividade ilegal que fere os convênios internacionais”, disse.  


Vejam mais em PATRIA LATINA

Argentina não reconhece legalidade de referendo nas Malvinas

A legalidade do referendo que os moradores das ilhas Malvinas realizarão nos próximos dias 10 e 11 de março não conta com o reconhecimento da Argentina, que, apesar desta consulta popular, continuará com a reivindicação da soberania sobre este estratégico arquipélago sob dominação britânica.

Após o anúncio da convocação deste referendo, em junho do ano passado, que coincidiu com o 30º aniversário do início guerra pela soberania das ilhas, a Argentina insistiu que a consulta não será válida.

"Não tem nenhum valor legal, como aconteceu com um referendo que foi realizado em Gibraltar, que não foi reconhecido", disse recentemente o chanceler argentino, Héctor Timerman.

Para a Argentina, um referendo sobre autodeterminação não pode aplicar-se a uma população que não foi colonizada e sim "implantada" pelo Reino Unido nas ilhas já que os antigos habitantes foram expulsos.


Continue lendo no Opera Mundi.

quarta-feira, 6 de março de 2013

O legado de Chávez

Hugo Chávez passará à história como a manifestação mais inconfundível da afirmação de um ator político novo na América Latina: as periferias das metrópoles nascidas da urbanização explosiva das últimas décadas. Ele foi um dos primeiros a intuir que essas periferias não se sentiam representadas pelos partidos tradicionais dado o fracasso destes em melhorar a vida das maiorias. Preenchendo esse vácuo, seu gênio foi tentar dar às periferias expressão própria, canalizando assim o descrédito desses partidos e instituições para um movimento de redistribuição imediata de benefícios tangíveis aos mais carentes: saúde, educação pública, moradia, alimentos.


Confira o texto de Rubens Ricupero, do Valor Econômico, disponível no "clipping" do Ministério do Planejamento.

Brasil tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola

No Brasil, 3,6 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora da escola. A maioria (2 milhões) tem entre 15 e 17 anos e deveria estar cursando o ensino médio. O déficit também é grande entre aqueles com idade entre 4 e 5 anos (1 milhão), que deveriam estar na educação infantil.
Os dados foram divulgados hoje (6) no relatório De Olho nas Metas, do movimento Todos pela Educação (TPE). A entidade, fundada em 2006, tem a missão de contribuir para que até 2022 o Brasil assegure que 98% ou mais dos jovens e crianças estejam matriculados e frequentando a escola. Para que essa meta seja cumprida seria necessário que, em 2011, ano referente ao levantamento, 94,1% dos brasileiros dentro da faixa etária estivessem na escola. O número atual corresponde a 92%. O estudo compara a quantidade dos que estão fora, em números absolutos, com toda a população uruguaia (cerca de 3,4 milhões de pessoas).


Leia mais no Sul21.

terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chávez morre aos 58 anos em Caracas

Após um tratamento de dois anos e quatro cirurgias contra um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu nesta terça-feira (05/03), aos 58 anos. Militar e político, Chávez nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, Estado de Barinas.


Leia no Opera Mundi, e mais em todo lugar na Internet neste momento.

Após resgate, paraguaios escravizados são forçados a sair do Brasil


A Polícia Federal notificou 13 trabalhadores paraguaios resgatados da escravidão em Mercedes, no Paraná, em 8 de fevereiro, a deixar o país em três dias sob ameaça de deportação. A medida contraria a Resolução Normativa número 93 do Conselho Nacional de Imigração, que prevê a concessão de vistos para “estrangeiros que estejam no país em situação de vulnerabilidade”.
Tal resolução foi criada em 2010 com o objetivo de fortalecer as denúncias e garantir direitos básicos a imigrantes em situação irregular. Muitos dos que são submetidos à escravidão contemporânea e ao tráfico de pessoas deixam de denunciar seus exploradores por temerem ser forçados a deixar o país ao contatar autoridades brasileiras.

Confira no Opera Mundi

EX-BC PREGA DESEMPREGO PARA ATACAR INFLAÇÃO


Foi para isso que Ilan Goldfajn estudou economia: "Não está claro se há consciência na sociedade de que para a manter a inflação sob controle possa ser necessário temporariamente reduzir o consumo e desquecer o mercado de trabalho".
É assim que o ex-diretor do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso e atual economista-chefe e sócio do banco Itaú Unibanco, como se apresenta nesta terça-feira 5, no jornal O Estado de S. Paulo, termina seu artigo na página 2 do matutino.

Leia no Brasil 247, inclusive com reprodução do artigo integral de Goldfajn.

Ativistas pedem que seja suspensa crucificação de jovem na Arábia Saudita


Los activistas de derechos humanos saudíes se han movilizado para intentar salvar a siete jóvenes que, si una intervención de última hora no lo remedia, van a ser ejecutados este martes por un delito que presuntamente cometieron cuando eran menores de edad. Su condena es aún más problemática porque el proceso ha estado plagado de irregularidades y los jóvenes aseguran que fueron torturados para confesar. El supuesto cabecilla del grupo, Sarhan al Mashayekh, será además crucificado, uno de los crueles castigos físicos que aún contempla el sistema penal saudí.
“Vivimos en una sociedad medieval, aunque estemos en los albores del tercer milenio”, lamenta Mohammad al Qahtani, el director de la Asociación por los Derechos Civiles y Políticos en Arabia Saudí (ACPRA), en conversación telefónica. Este activista explica que la crucifixión “se reserva para los crímenes más odiosos y que crean alarma social”. No dispone de cifras. “Es infrecuente, pero se dicta, aunque a veces el Gobierno, consciente de la degradación del sistema judicial, conmuta ese tipo de condenas”, añade.

Confira no El País.
Ou a tradução providenciada pelo Google Tradutor.

EUA têm base de drones na Arábia Saudita desde 2011


Era um segredo guardado pelos media norte-americanos há quase dois anos, mas o prazo de validade expirou esta semana, com a revelação de um documento confidencial do Departamento de Justiça que justifica o assassínio de cidadãos dos EUA suspeitos de serem "líderes operacionais da Al-Qaeda".
Na sequência da divulgação deste memorando de 16 páginas, pela NBC, o jornal The New York Times decidiu tornar público que os EUA mantêm uma base para o lançamento de ataques com drones (aviões não tripulados) na Arábia Saudita desde 2011.
Num artigo sobre a audição no Senado, esta quinta-feira, do principal conselheiro da Casa Branca para o contraterrorismo, John Brennan – indigitado pelo Presidente Obama para o cargo de director da CIA –, o New York Times revelou que "a CIA começou a construir em segredo uma base dedrones na Arábia Saudita para lançar ataques no Iémen". O primeiro ataque, segundo o jornal, aconteceu a 30 de Setembro de 2011 e teve como alvo Anwar al-Awlaki, um norte-americano nascido no Novo México, formado nas universidades do Colorado e de George Washington, e tido pelos serviços secretos dos EUA como um importante membro da organização terrorista Al-Qaeda. O seu filho de 16 anos de idade e outros dois norte-americanos foram também mortos em ataques distintos, mas as autoridades dos EUA classificam-nos como "baixas resultantes de ataques contra operacionais da Al-Qaeda".
Washington Post confirmou também a existência de uma base de dronesna Arábia Saudita, mas esclareceu que se "absteve de revelar a localização a pedido da Administração", que era conhecida por vários media: "O Postficou a saber na terça-feira à noite que uma outra empresa de notícias estava a planear revelar a localização da base, pondo fim a um acordo informal entre várias empresas de notícias, que tinham conhecimento da localização há mais de um ano."
A revelação de que os EUA têm uma base de drones na Arábia Saudita é particularmente preocupante para a Adminstração Obama. 

Confira no Público.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Militarizando o Atlântico Sul a partir das Malvinas

COLÔMBIA SE UNE COMO ALIADO DA OTAN EM SUA AMEAÇA NUCLEAR CONTRA A AMÉRICA DO SUL

Cronicon.net


Enquanto o governo da presidenta argentina Cristina Fernández de Kirchner vem denunciando à comunidade internacional que a Grã Bretanha com o decidido respaldo da OTAN estabeleceu uma base militar nas Ilhas Malvinas (Mount Pleasent) ao sul do continente, da qual são operados aviões de caças supersônicos, submarinos atômicos, assim como foi instalado um arsenal de armas atômicas, a Colômbia é o único país latinoamericano a se unir a essa associação militar que está sob as rédeas do controle dos EEUU.
Com efeito, o governo colombiano enviou a sua vice-ministra de Defesa, Diana Quintero à reunião da OTAN realizada na cidade de Monterrey no Estado da Califórnia, entre 28 e 1° de março.
   
Segundo as informações da imprensa, a Colômbia é a única nação latinoamericana que esteve presente nesta reunião da OTAN. Este país andino segue de cabo a rabo os ditados de Washington  e não sai do libreto dos estrategas do Pentágono e do Departamento de Estado, e o qual está destinado a consolidar-se como a Israel da América do Sul, como bem assinalou o politólogo argentino Atilio Boron.  
Cabe anotar que os relatórios oficiais dão ênfase na "honra" pela Colômbia ter sido o único país da América Latina a ser convidado a participar deste encontro denominado "Construindo Integridade" que reuniu representantes de 138 países.  

  
Vejam a tradução completa no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Fotografias das manifestações de 2 de março em todo o país

Veja neste artigo fotografias das manifestações um pouco por todo o país. Última atualização às 14h31 de 04/02.

Lisboa

Foto de Paulete Matos
Porto



   


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Sobre o esculacho dado em Merval

O que mais chama a atenção é que o colunista pareceu ficar surpreso em saber que não é admirado fora de seu círculo.

Devemos entender que a violência dá as costas à esperança. Devemos preferir a esperança, a esperança da não violência. Este é o caminho que se deve aprender a trilhar.
Stéphane Hessel, autor de “Indignai-vos”.

A epígrafe acima fala sozinha. E reflete a alma do Diário.
Indignação, sim. Violência, não. Luther King é uma eterna inspiração.
Isto posto, algumas palavras sobre um tema que despertou apaixonada polêmica nas redes sociais neste final de semana: o esculacho dado por um grupo de manifestantes no colunista Merval Pereira.

Em sua coluna no Globo, Merval afirmou que teve seu “dia de Yoani”. Foi reconhecido, xingado e hostilizado, segundo seu relato. Chutaram seu carro, afirmou.

A versão dramática foi colocada em dúvida por alguns. “Merval teve seu atentado da bolinha de papel”, tuitou alguém.

Vejam mais no DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO




domingo, 3 de março de 2013

Proust ou de como a vida só faz sentido na arte

Marcel Proust trabalhou quase vinte anos – e intensamente – em sua obra-prima.
Em busca do tempo perdido canalizou e catalisou de modo tão absoluto a energia produtiva do autor, que a obra está tão intimamente ligada a ele como nenhuma outra obra se encontra ligada a seu autor. A Recherche significa o supra-sumo quase único da produção de Proust, o turbilhão que devorou todo o resto de suas obras, transformando-as em meros esboços daquilo que viria mais tarde, em veredas que levam à grande clareira onde pôde enfim ser levantado o monumento de um romance imortal. Se James Joyce é lembrado pelo Ulisses, escreveu também os Contos dublinenses, o Finnegans Wake e o Retrato do artista quando jovem. Se Robert Musil é lembrado por O homem sem qualidades, escreveu também O jovem Törless, os três contos grandiosos de Três mulheres, uma série de peças teatrais, ensaios como “Sobre a estupidez” e as duas novelas de As reuniões. Se Guimarães Rosa é marcado pelo Grande sertão: veredas, também é o autor de Sagarana, de Tutaméia etc.
Em busca do tempo perdido fez de Marcel Proust um mito.


Confira no Sul21

Soft power é isso aí camarada

Estávamos no século passado, eu andava por Washington, pela Isto É Dinheiro, e duas coisas me chamaram a atenção: a voz do Jorge Ben, saindo às alturas de uma caixa de som em um boteco próximo ao hotel, e a excepcional performance de um músico num bar de Jazz cahamado Café Lautrec, tocando… bossa nova. Já no fim da viagem, eu e o Régis, fotógrafo, conversávamos num sebo na entrada de Georgetown e a vendedora, espanhola, perguntou se éramos brasileiros. Havia reconhecido o sotaque porque amava a música do Brasil.

É um ativo poderoso esse patrimônio musical brasieiro, até agora só usado com avassaladoras consequências geopolíticas, que eu saiba, para sustentar um cacho de bananas sobre a cabeça de Carmen Miranda durante a Guerra Fria, e para inundar elevadores com bossa nova executada no estilo muzak, abalando, inadvertidamente, os fundamentos do bom gosto na civilização judaico-cristã. 


Continue lendo no blog do Sérgio Léo, em O Pensador Selvagem.