sábado, 9 de junho de 2012

CIA traficava drogas para financiar guerras

Repassemos, em síntese, a história recente. A administração de Richard Nixon, ao iniciar a “guerra contra as drogas” (1971), desenvolve ao mesmo tempo o tráfico de heroína no Sudeste Asiático com o propósito de financiar suas operações militares nessa região. A heroína produzida no Triângulo de Ouro (de onde se unem as zonas montanhosas do Vietnã, Laos, Tailândia e Mianmar) era transportada em aviões da “Air America”, propriedade da CIA (Agência Central de Inteligência).

Em uma conferência de imprensa televisionada em primeiro de junho de 1971, um jornalista perguntou a Nixon: “Senhor presidente, o que você fará com as dezenas de milhares de soldados estadunidenses que regressam viciados em heroína?”.

As operações do “Air America” continuaram até a queda de Saigon em 1975. Enquanto a CIA transportava ópio e heroína do Sudeste Asiático, o tráfico e consumo de drogas nos Estados Unidos se convertia em tragédia nacional. O presidente Gerald Ford solicitou ao Congresso, em 1976, a aprovação de leis que substituíssem a liberdade condicional com a prisão, estabelecessem condenações mínimas obrigatórias e negassem as fianças para determinados delitos envolvendo drogas.






Confira no Opera Mundi

Brasil concede asilo politico a senador boliviano


O Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, decidiu nesta sexta-feira conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, líder da oposição no Congresso do país vizinho. O parlamentar está abrigado na embaixada do Brasil em La Paz desde o último dia 28.
Molina alega sofrer perseguição política por parte do governo boliviano por sua atuação em prol dos direitos humanos. O presidente Evo Morales nega a acusação e afirma que o senador está envolvido em corrupção e desvio de recursos públicos.

Confira no Terra

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A execução dos guerrilheiros no Araguaia na voz de Curió


Chega na segunda-feira, 11, às livrarias a obra Mata! O Major Curió e as Guerrilhas do Araguaia, do jornalista Leonencio Nossa, repórter do Estado, na sucursal de Brasília. Escrito a partir dos arquivos do major Sebastião Curió, contém um detalhado relato sobre a execução dos integrantes da Guerrilha do Araguaia, levada a cabo pelo PC do B entre 1972 e 1975, na região do Rio Araguaia.
O major foi um dos articuladores da Operação Marajoara, a terceira expedição enviada pelo Exército à região para eliminar o incipiente foco de guerrilha. As duas anteriores haviam fracassado. Ao final de sua ação, 67 pessoas haviam morrido. Entre elas 42 guerrilheiros, executados sumariamente, depois de terem sido presos, quando já estavam fora de combate.

Membro de partido neonazista grego agride duas deputadas em debate pela TV

O deputado grego Ilias Kasidiaris, do partido neonazista Amanhecer Dourado, agrediu nesta quarta-feira duas deputadas de esquerda durante um programa de TV ao vivo pela rede Ant1, causando indignação de toda a classe política do país. Os parlamentares participavam de um debate a respeito das próximas eleições legislativas, que serão disputadas no dia 17 de junho.




Leia no Opera Mundi

Las atrocidades de los demás

En su perspicaz estudio Ideal Illusions: How the U.S. Government Co-Opted Human Rights [Ilusiones ideales: cómo el gobierno estadounidense cooptó los derechos humanos] el experto en asuntos internacionales James Peck observa: “En la historia de los derechos humanos las peores atrocidades siempre la comete otro, nunca nosotros”, sea quien sea este “nosotros”.

Casi cada momento de la historia nos deja innumerables ejemplos de ello. Vamos a fijarnos en los de los últimos meses.


Texto de Noam Chomsky. Confira no Rebelión

Manning compareció ante la Justicia militar

El soldado estadounidense Bradley Manning, acusado de espiar para Wikileaks, compareció ayer ante una corte militar en Fort Meade, Maryland, en una audiencia preliminar, donde sus abogados buscan que se desestimen 10 de los 22 cargos en su contra. Bradley Manning, ex analista de investigación en Irak, llegó a la sala del tribunal de la base militar vestido de uniforme azul y con un aspecto frágil. El joven se sentó junto a sus abogados y se sumergió en sus documentos previamente al comienzo de la audiencia.




Confira no Página 12

Encontrado o teatro onde foi estreado 'Romeu e Julieta' de Shakespeare

Segundo os experts, o achado emocionante está em bom estado de conservação

Os arqueólogos descobriram os restos do teatro onde, segundo os cientistas, William Shakespeare estreou sua famosíssima obra 'Romeu e Julieta'. O cenário original de madeira do teatro The Certain conservou-se bem e se encontra no leste de Londres. 

Vejam mais no texto original em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

O dedo do Lula

A sociedade brasileira teve sempre a discriminação como um dos seus pilares. A escravidão, que desqualificava, ao mesmo tempo, os negros e o trabalho – atividade de uma raça considerada inferior – foi constitutiva do Brasil, como economia, como estratificação social e como ideologia.

Uma sociedade que nunca foi majoritariamente branca, teve sempre como ideologia dominante a da elite branca, Sempre presidiram o país, ocuparam os cargos mais importantes nas FFAA, nos bancos, nos ministérios, na direção das grandes empresas, na mídia, na direção dos clubes – em todos os lugares em que se concentra o poder na sociedade, estiveram sempre os brancos.

Vejam o texto completo no blog do EMIR

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Navio do Brasil grava 320 invasões aéreas de Israel no Líbano


O navio de guerra brasileiro da missão de paz da ONU no Líbano registrou 320 invasões do espaço aéreo libanês por aviões militares de Israel nos últimos seis meses.
Segundo a diplomacia israelense, os voos têm caráter defensivo. Seu objetivo seria coletar informações sobre supostos foguetes do Hezbollah que poderiam atingir Israel.
Contudo, esses voos militares violam a resolução do Conselho de Segurança da ONU que estabeleceu um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah em 2006 e proíbe forças armadas estrangeiras de entrar no Líbano sem autorização do governo.

Confira a notícia da BBC Brasil, disponível no Terra

Base de Aratu: um oásis sitiado


Descrevendo dessa maneira pode até parecer que Aratu é um oásis. Mas os oficiais que garantem a segurança dos chefes da República durante suas férias são os mesmos que há cerca de 40 anos tiram o sossego dos moradores da região do Rio dos Macacos, terreno localizado dentro da base e já reconhecido como quilombola pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
São aproximadamente 500 pessoas. Há relatos de gerações de famílias que estão na área há mais de 100 anos e hoje estão assediados pela opressão dos oficiais. “A gente vive sendo ameaçado de morte. É uma verdadeira guerra contra nossas crianças e idosos”, conta Rosemeire Santos, 33 anos, uma das líderes da comunidade.

Confira a resportagem na CartaCapital

terça-feira, 5 de junho de 2012

Analista do Morgan Stanley sugere que Brasil construa pontes em vez de eliminar pobreza

O Brasil tem a tendência de limitar seu próprio crescimento por ser “viciado” em proteger seus cidadãos com benefícios sociais custosos, como o Bolsa Família, o que torna o país vulnerável à inflação. A polêmica análise é do economista indiano Ruchir Sharma, chefe de mercados emergentes do banco de investimentos Morgan Stanley, em um recente artigo publicado na revista norte-americana Foreign Affairs. O texto, uma adaptação do livro Breakout Nations — In Pursuit of the Next Economic Miracles (Nações em Ascensão — Em Busca dos Próximos Milagres Econômicos, em tradução livre), mostra como, mesmo em meio à grave crise provocada pelos exageros do neoliberalismo, esta ideologia continua sendo difundida.




Confira no sítio da CartaCapital

Militarismo da polícia vem do século 19

"Desde o final do século 19, as PMs eram efetivamente militares e participavam de revoltas internas, como a Revolução Constitucionalista de 1930", disse.


Segundo ele, na medida em que a República se consolidava com autonomia das províncias e relativa falta de poder da União, os governos regionais organizavam das forças públicas, mais parecidas com exércitos do que com polícias.




Confira na BBC

Cruzeiro do Sul tem histórico de episódios negativos

Não é de hoje que o banco Cruzeiro do Sul atravessa problemas. Com quase 20 anos nas mãos da família Indio da Costa, a instituição coleciona um histórico recente marcado por balanços reprovados por auditores, acusação de desvio de recursos e investigações por parte das autoridades.


Leia o texto completo no IG Economia.