sábado, 1 de janeiro de 2011

QUANDO O EXTRAORDINÁRIO ACONTECE

BRASIL
01/01/2011

QUANDO O EXTRAORDINÁRIO ACONTECE

Não é sempre que se pode dizer a um Presidente da República que se despede: 'Valeu, companheiro Lula!'Nem é comum que se possa dizer a uma Presidenta que chega: 'Bem-vinda , companheira Dilma; com você, a luta continua'

(Carta Maior; Sábado, 01/01/2011)

Brasil terá a primeira embaixada ocidental construída pela Palestina

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil será o primeiro país ocidental onde a Palestina construirá uma embaixada. A pedra fundamental da obra, que deve ser iniciada ainda em 2011, foi lançada hoje (31) pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no Lote 46 do Setor de Embaixadas Norte, em Brasília.

De acordo com o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, a decisão de construir a embaixada se deve ao fato de o Brasil “ser um sócio muito importante” para seu país. “É a primeira vez que vamos construir uma embaixada no Ocidente e escolhemos o Brasil porque é um país que sempre se inseriu na questão palestina de forma muito positiva”, justificou o embaixador.

Vejam mais em AGÊNCIA BRASIL

Diplomatas britanicos questionaram Reagan como presidente dos EEUU

Diplomatas britanicos consideraram que Ronald Reagan não possuia a "vitalidade mental" necessária para ser um presidente efetivo dos Estados Unidos, segundo revelaram hoje documentos oficiais desclassificados pelo Arquivo Nacional do Reino Unido.

Como revelam ditos documentos, a diplomacia britanica mostrou preocupação ante o que denominaram "erros atrozes" cometidos supostamente por Reagan durante sua campanha eleitoral de 1980 à presidência ianque.

Entre eles há a sugestão de Reagan de que os EEUU deveriam responder à invasão soviética do Afeganistão impondo um novo bloqueio a Cuba.

Estes documentos governamentais tornaram-se públicos agora em virtude de uma lei que permite desclassificar documentos secretos guardados nos Arquivos Nacionais após 30 anos de sua emissão.


Vejam mais em CUBADEBATE

Funcionário ianque preocupado com revelações do Wikileaks sobre conversações com blogueira

Michael Parmly conversa en su residencia en La Habana con Laura Pollan, una de las "Damas de blanco", grupo que recibe financiamiento del gobierno de los Estados Unidos. Foto: AP

Michael Parmly conversa el 10 de diciembre de 2005 en su residencia en La Habana con Laura Pollan, una de las "Damas de blanco", grupo que recibe financiamiento del gobierno de los Estados Unidos. Foto: AP

El diario suizo Le Temps ha publicado una entrevista con el ex Jefe de la Sección de Intereses de los Estados Unidos en La Habana, Michael Parmly, en la que el funcionario muestra su temor ante las posibles filtraciones de los cables enviados por él al Departamento de Estado desde Cuba, que están en poder de Wikileaks.

Además de temer por la identidad de los espías de EEUU en la Isla, asegura que se “disgustará mucho si publican las múltiples conversaciones que tuve con la bloguera Yoani Sanchez”.

Vejam mais em CUBADEBATE

Wayne Madsen: "O Pentágono desfruta o desemprego nos EEUU"

O crescente índice de desemprego nos EEUU tem facilitado uma oportunidade para que o Pentágono recrute mais pessoas para suas impopulares guerras no estrangeiro, afirma um analista.

Em uma entrevista à PressTV, o jornalista investigativo Wayne Madsen referiu-se ao alto índice de desemprego nos EEUU, especialmente nos estados mais pobres como o Alabama.

"Há um desemprego de 33%. A situação é tão ruim que jovens graduados do secundário não tem outra alternativa a não ser entrar para o o exército", disse.

"Isso é muito bom para o Pentágono e seus números de recrutamento que também cria mais armamento para estas guerras sem sentido nas quais os EEUU tem participado no estrangeiro", assinalou Madsen.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Ele argumentou que enquanto pequenos negócios criam a maioria dos empregos, "Temos ouvido dizer que pequenas empresas não podem obter crédito dos bancos para sequer pensar na criação de mais postos de trabalho e empregar a mais pessoas".

A questão hormonal masculina

Homens jovens são, psicologicamente, mulheres em períodos de ovulação e TPM simultâneos.


Do blog de Jean Scharlau .

Pérola de fim de ano

Está rolando no tucanato: "coitado do Serra, ninguém mais dá bolinha nenhuma para ele..."
Tucano é mesmo um bicho ruim!



Do blog Entrelinhas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Médicos cubanos deixam o mundo envergonhado

Observadores do terremoto no Haiti poderiam ser perdoados por pensar operações de agências de ajuda internacional e por os deixarem sozinhos na luta contra a devastação que matou 250.000 pessoas e deixou cerca de 1,5 milhões de desabrigados. De fato, trabalhadores da saúde cubanos estão no Haiti desde 1998, quando um forte terremoto atingiu o país. E em meio a fanfarra e publicidade em torno da chegada de ajuda dos EUA e do Reino Unido, centenas de médicos, enfermeiros e terapeutas cubanos chegaram discretamente. A maioria dos países foi embora em dois meses, novamente deixando os cubanos e os Médicos Sem Fronteiras como os principais prestadores de cuidados para a ilha caribenha.
Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente, deixando claro que o Haiti está se esforçando para lidar com a epidemia que já matou centenas de pessoas.
Desde 1998, Cuba treinou 550 médicos haitianos gratuitamente na Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba (Elam), um dos programas médicos mais radicais do país. Outros 400 estão sendo treinados na escola, que oferece ensino gratuito - incluindo livros gratuitos e um pouco de dinheiro para gastar - para qualquer pessoa suficientemente qualificada e que não pode pagar para estudar Medicina em seu próprio país.


Confira o texto no blog do Luís Nassif

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula tem aprovação recorde de 87% ao deixar governo

Laryssa Borges
Terra

Às vésperas de deixar o governo após oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou aprovação pessoal recorde de 87%. A informação é da pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta quarta-feira. O patamar atingido pelo mandatário petista é o maior também comparado com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor.

Embora não tenha divulgado o instituto responsável pelos levantamentos em nível global e tampouco a metodologia para se conseguir os números, a CNT informou que a aprovação pessoal lulista é maior que líderes recentes, como a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet (87%), o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázques (80%) e líderes históricos, como o sul-africano Nelson Mandela (82%) e o ex-presidente norte-amaricano Franklin Roosevelt (66%). "Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pesquisadora da Embrapa é perseguida por denunciar impactos ambientais

Com 20 anos de profissão e conhecida internacionalmente, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Unidade Pantanal (MS), – Débora Fernandes Calheiros, está sofrendo perseguição no ambiente de trabalho. O problema teve início em 2006. Na ocasião a pesquisadora denunciou – em um parecer técnico pedido pela própria Embrapa – os impactos ambientais provenientes da construção da empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, no pólo siderúrgico de Corumbá (MS).


Continue lendo na Radioagência NP.

Jânio: grampo falso aponta para Gilmar Mendes

TARDOU, SEM que seja o caso de pensar-se em dificuldades técnicas, o esclarecimento ao menos preliminar de um episódio tão grave à sua época quanto, por isso mesmo, depois cercado de conveniências para fazê-lo esquecido. Nem era esperado que emitisse ainda um sinal, o que só se deu e se explica pela circunstância propícia de que o governo apaga suas luzes, e o silêncio do caso ficaria pesando sobre os comandos da Polícia Federal que se retiram também.


O episódio originário está na memória recente, embora amortecida. Em confronto aberto com o juiz Fausto De Sanctis, que acompanhava judicialmente as ações da Operação Satiagraha e do delegado Protógenes Queiroz, o ministro Gilmar Mendes, então presidente do Supremo Tribunal Federal, acusou com retumbância um "Estado policial" no Brasil.

Não era sua primeira entrada no tema, mas daquela vez instalou-o sobre um alicerce factual: o seu telefone, o telefone do próprio presidente do STF, estava grampeado, o que dizia haver constatado por uma gravação de telefonema recebido do senador Demóstenes Torres.


Continue lendo no blog do Luís Nassif

Brasil entra no grupo de países com baixo índice de cárie, diz pesquisa

O Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie, de acordo com os resultados da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), divulgada nesta terça (28), em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Em 2003, quando foi divulgada a primeira edição da pesquisa, o país tinha índice 2,8, e, em 2010, 2,1. Os países com baixa prevalência são os que têm indicador CPO entre 1,2 e 2,6, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O indicador CPO é composto pela soma de dentes cariados, perdidos e obturados em uma mesma faixa etária. O índice pode variar de 0 a 32 e representa, em média, o número de dentes doentes na boca de uma pessoa.


A notícia completa no G1

EUA pedem desculpas ao Chile após vazamento de documentos sobre Piñera

O ministro das Relações Exteriores chileno, Alfredo Moreno, afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos pediram desculpas ao governo do Chile pelo conteúdo dos documentos diplomáticos revelados pelo WikiLeaks que se referem ao presidente Sebastián Piñera.


Moreno disse aos jornalistas no Palácio de La Moneda, sede do Executivo, que foi chamado por Arturo Valenzuela, encarregado do Estado americano para o hemisfério ocidental, para se eximir pelo vazamento.

"Valenzuela assinalou que isto não representava a opinião dos EUA nem de sua diplomacia. São funcionários que enviaram relatórios como fazem muitos funcionários no mundo todo", acrescentou o chefe da diplomacia chilena em relação aos documentos divulgados esta tarde pelo jornal espanhol "El País".


A notícia da EFE está disponível na Folha.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Torturados por Posada Carriles na Venezuela exigem justiça aos EEUU

Venezuelanos torturados por Luis Posada Carriles exigiram ao governo dos Estados Unidos a extradição do terrorista para que responda por seus crimes.

“Pedimos aos Estados Unidos que cumpra o tratado bilateral subscrito há mais de 80 anos para que a justiça castigue esse assassino", assinalou Brenda Esquivel, sobrevivente em junho de 1972 do massacre de La Victoria.

Posada Carriles, sob o pseudônimo de Comissário Basilio, dirigiu então efetivos dos corpos de repressão em uma batida contra integrantes de movimentos revolucionários venezuelanos.

Na operação perderam a vida vários camaradas, fui detida e logo torturada mental e fisicamente, recordou.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Quem governa os EE.UU.?

Bob Woodward, o jornalista que desencadeou o Watergate em companhia de Carl Bernstein, formula uma resposta a essa pergunta em seu livro mais recente, Obama's War (Simon & Schuster, Nueva York, 2010): nem o Poder Executivo, nem o Poder Legislativo e muito menos o Judiciário, diz Woodward, é o complexo industrial-militar, isto é o Pentágono e as grandes empresas produtoras de armamentos, a cujas diretorias costumam ingressar não poucos chefes militares ianques quando se aposentam. Lido o libro, Michael Moore espetou: "O título de 'Comandante em Chefe' (que o presidente detem) é tão cerimonial como o de 'Empregado do Mês' do Burger King do bairro".

No sábado 28 de novembro de 2009 Obama se reune com membros do Conselho Nacional de Segurança com a finaliade de desenhar sua nova estratégia para o Afeganistão. Os militares apresentam a êle uma só opção: mandar mais efetivos. O mandatário assinala que não está fechada a outra, a de estabelecer um plano de retirada, e o coronel do exército John Tien expressa: "Sr. Presidente, não vejo como você pode desafiar a seus comandantes militares. Porque se disser ao general McChrystal (então ao comando das tropas invasoras) 'que já conta com recursos, mas que decidiu fazer outra coisa', provavelmente terá que substitui-lo. Você não pode dizer 'faça-o a minha maneira, graças a seu grande trabalho. Onde acabaria isto?".

O coronel Tien - El coronel Tien - acrescenta Woodward - não teve necessidade de explicar mais. "Suas palavras implicavam que não somente McChrystal mas também todo o alto comando militar poderia rebelar-se, Gates, o almirante Mike Mullen, o president edo Estado Maior e o general Petraeus, então chefe do comando central ianque. Talvez nenhum presidente poderia resistir ao embate, especialmente um de 48 anos de idade com quatro anos de senador e 10 meses de comandante-em-chefe." Sabe-se o final da história: três dias depois Obama anunciou o envio de mais tropas ao país asiático.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Toda a desconfiança dos empresários se desfez

O sucesso brasileiro no setor de ciência e tecnologia se deve mais ao trabalho conjunto do governo, comunidade científica e empresários no planejamento, monitoramento e execução de projetos do que à disponibilização de recursos. Segundo afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (27/12) durante última reunião do ano do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF), o dinheiro sempre houve, o problema era a falta de decisão política em liberá-lo e a falta de projetos. “O problema não era a falta de recursos, mas a falta de preparao para aplicar os recursos que eram disponibilizados”, disse.

A receita do milagre foi organizar, coordenar e monitorar o sistema, e estabelecer metas, como bem lembrou Eduardo Moacyr Krieger, presidente do Incor, que discursou um pouco antes do presidente Lula. “Isso revela a visão de estadista de nosso presidente, de querer realmente resultados”, afirmou. Já Eugênio Gustavo Staub, representante dos empresários no Conselho, disse que todas as desconfianças que os empresários tinham em relação ao governo Lula se desfizeram rapidamente, graças às ações e providências tomadas nos últimos oito anos. “Hoje ele [o governo Lula] termina consagrado em todos os setores. Há reconhecimento generalizado no meio empresarial da competência do governo.”

domingo, 26 de dezembro de 2010

Não à Fundação - IMESF: ABAIXO ASSINADO

Não à Fundação - IMESF: ABAIXO ASSINADO

Assine a petição contra a criação do "Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF", projeto de lei a ser votado dia 30 de dezembro na Câmara de Vereadores.

Para saber mais, visite o blog Não à Fundação criado pelo Fórum de Entidades em defesa do SUS.

Família faz Uruguai repensar anistias

A família da uruguaia Nibia Sabalsagaray recorreu à Justiça só para mudar a versão oficial de sua morte. Queria que o Estado anulasse o atestado de suicídio e admitisse que ela foi torturada e assassinada aos 24 anos por agentes da ditadura cívico-militar do país (1973-1985).
No entanto, o caso da professora e militante comunista foi mais longe. Convenceu a Suprema Corte do Uruguai a declarar inconstitucional a Lei de Caducidade, que perdoa militares e policiais dos crimes cometidos na época.
A decisão inédita permitiu que um general da ativa e um coronel da reserva do Exército fossem processados e presos no último mês.

Continue lendo na Folha.com