sábado, 11 de julho de 2009
PAC Gaudério
Confira no blog do Kayser, o restante do texto e as fotos.
iFHC gasta 10 vezes mais que Fundação Sarney para fazer a mesma coisa
A imprensa depois de fazer uma devassa na vida pessoal do senador Sarney, e só encontrarem a casa declarada à Receita Federal e sem constar ao TSE, partiram para o entorno: parentes e aliados. Quem dera fizessem isso sempre e sobre todos os políticos importantes.
Hoje o Estadão traz denúncias contra a Fundação José Sarney (uma entidade privada, tanto quanto o Instituto FHC e a Fundação Roberto Marinho), por ter projeto de preservação e Recuperação dos Acervos Bibliográfico e Museológico da Fundação José Sarney, com base na lei de incentivo à cultura.
Vejam também o texto completo e os documentos anexos
Cafeína pode ajudar na cura do Alzheimer
Um artigo divulgado no Journal of Alzheimer´s Disease no início da semana, mostrou, por meio de trabalhos feitos em camundongos, que a ingestão de cafeína é capaz de reduzir níveis anormais de placas amilóides no cérebro – uma das peculiaridades da doença.
Mais na INFO Exame.
Aranha cria 'clone' de si mesma para despistar predadores
Cientistas em Taiwan descobriram uma espécie de aranha que cria um "clone" de si mesma para despistar seus predadores.
Em artigo publicado na revista especializada Animal Behaviour, os biólogos Ling Tseng e I-Min Tso, da Universidade de Tunghai, afirmam ainda que este pode ser o primeiro exemplo de um animal capaz de construir uma réplica em tamanho natural de seu próprio corpo.
Continue lendo na BBC Brasil.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Diosdado Cabello explica en la AN el uso del espacio radioeléctrico en Venezuela
Al dar una visión general de cómo está el sector de telecomunicaciones, Cabello dejó claro que el Estado continuará luchando por eliminar el latifundio radioeléctrico en el país.
A principios de junio se solicitó la actualización de datos ante Conatel a quienes se le han dado concesiones de medios para el uso del espacio radioeléctrico.
Cabello ilustró, a manera de ejemplo, que del total de concesiones a emisoras AM, el 53% pasó por Conatel y el 47% no lo hizo; de las FM, 281 emisoras, para un 65%, pasó por Conatel, y 150 no pasaron.
“El que no esté al día con Conatel, su concesión no será renovada y el Estado recuperará nuevos espacios radioeléctricos para el pueblo”, señaló.
Texto completo no Aporrea. Seguindo a dica de um comentário.
Houaiss Dicionário da Língua Portuguesa some sem explicação do UOL Biblioteca
Mais na MacMagazine.
Sindicato denuncia situação caótica da FASE e critica coronel
Texto completo no Marco Weissheimer (RS Urgente).
Governo Chávez pretende tirar 154 estações de rádio do ar na Venezuela
O governo de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, continua a investir contra as empresas privadas de mídia. Na última quinta-feira (09/07), o ministro das Obras Públicas, Disodado Cabello, anunciou que o governo pretende tirar 154 estações de rádio FM do ar, passando o controle das emissoras para o setor público.
Cabello é um dos responsáveis pela vigilância da rádio e TV na Venezuela. Além das estações FM, o ministro anunciou o reforço no controle à televisão via cabo e satélite. Recentemente Cabello declarou o controle do governo sobre 86 estações de rádios AM.
Texto (pequeno) no Comunique-se.
Fraudador da Constituinte acha voto impresso “retrocesso”
Primeiro, porque ele tem 20 anos de experiência em matéria de fraude já que, confessadamente, introduziu, sem votação e sem conhecimento público, artigos na Constituição promulgada em 1988, o que ele próprio confessou aos jornais em 2003 e é objeto de um detalhado estudo dos professores Adriano Benayon e Pedro Antonio de Rezende, da Unb.
LEIA O TEXTO COMPLETO NO TIJOLAÇO
bkp tese cap. memória
cesarshuEi tuiteiros, me ajudem na minha tese! Preciso saber o que vocês pensam. Para você, memória é.....
frednavarro... é a capacidade de esquecer aos poucos. Agora, uma de Millôr: "A memória serve pra esquecermos... do que é que era mesmo?"
jsimoes@cesarshu Uma metáfora.
1 minute ago from TweetDeck in reply to cesarshu
cesarshu@jsimoes Então, a memória (de blá....) é uma metáfora (de bló.....) ???? (Conta mais, please!)
less than 5 seconds ago from web in reply to jsimoes
--
http://twitter.com/cesarshu
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Carta aberta a Hilary Clinton
Cortes no orçamento podem inviabilizar Conferência Nacional de Comunicação
Veja mais no Comunique-se.
Honduras: 12 dias de ditadura
Movimentos sociais realizam concentrações na Costa Rica. Em Honduras, manifestantes fecham rodovias internacionais.
O blogue Por Honduras Libre divulgou áudio e entrevistas do oitavo dia de ditadura.
Radio Globo Honduras denuncia congelamento de contas de políticos, dirigentes populares e jornalistas, por ordem do governo de facto. As razões para os congelamentos não foram explicadas pelos fiscais.
Polícia capturou pai de Isy Murillo, o rapaz que morreu com um tiro na cabeça no domingo. [Saiu na Telesur, conforme aporrea.org]
Marcha de 300 costarricenses grita, em frente à casa de Arias, que se reúne com Micheletti: "Honduras, aguanta, el pueblo se levanta!" Há também um grupo de pessoas com camisetas brancas (defensores dos golpistas).
Denunciam através de Radio Globo Honduras destruição e remoção de papéis e objetos da casa governamental hondurenha.
19:20 Acabou a reunião entre Micheletti e Arias (durou cerca de três horas). Zelaya e Micheletti não se reunirão pessoalmente. Foram designadas comissões de ambas as partes para estabelecer conversações. Micheletti deve voltar a Honduras ainda hoje. Disse estar preocupado em deixar o país sozinho...
Segundo um diplomata não identificado informou à AFP, as posições estão muito fechadas e muito intransigentes. Posteriormente, o próprio mediador Óscar Arias reconheceu as dificuldades: ``Não criemos ilusões, isso tomará mais tempo do que gostaríamos''.
EUA suspendem ajuda militar e para desenvolvimento a Honduras
Além disso, Washington alertou que novos fundos de ajuda a Honduras estimados em 50 milhões de dólares estão sob risco em 2009, bem como 130 milhões de dólares que são fornecidos para cumprir as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU, segundo comunicado divulgado pela missão diplomática no país centro-americano.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Manifesto do Movimento Música para Baixar
Um mundo acabou. Viva o mundo novo!
O que antes era um mercado definido por poucos agentes, detentores do monopólio dos veículos de comunicação, hoje se transformou numa fauna de diversidade cultural enorme, dando oportunidade e riqueza para a música nacional – não só do ponto de vista do artista e produtor(a), como também do usuário(a).
Neste sentido, formamos aqui o movimento Música para Baixar: reunião de artistas, produtores(as), ativistas da rede e usuários(as) da música em defesa da liberdade e da diversidade musical que circula livremente em todos os formatos e na Internet.
Quem baixa música não é pirata, é divulgador! Semeia gratuitamente projetos musicais.
Temos por finalidade debater e agir na flexibilização das leis da cadeia produtiva, para que estas não só assegurem nossos direitos de autor(a), mas também a difusão livre e democrática da música.(...)
- leia a íntegra aqui
Honduras: 11 dias de ditadura
* A Interpol recebeu pedido de prisão contra o presidente legítimo de Honduras, José Manuel Zelaya Rosales, e publicou informe de que o pedido não será acatado (não haverá alerta vermelho). O artigo 3o. do Estatuto da Interpol proíbe ações e intervenções em assuntos políticos, e as acusações contra Zelaya foram de caráter político. Além disso, a Interpol destacou que as autoridades nacionais deliberadamente se abstiveram de realizar a detenção no próprio território, ao impedir o pouso do avião que levava Zelaya de volta a Honduras no último domingo.
* O presidente da Costa Rica, Óscar Arias, (premiado com Nobel da Paz e praticante do neo-liberalismo) vai ser mediador entre Roberto Micheletti e Manuel Zelaya, numa reunião amanhã (09/07). Ambas as partes disseram que não vão para negociar nada. Já o mediador Arias disse que as conversações não serão de igual para igual, porque o presidente reconhecido
internacionalmente é Zelaya. Autoridades golpistas impedem que ministros de Zelaya viajem à Costa Rica para tomar parte nas conversações. Também é digno de nota que, quando deportado pelos golpistas, Manuel Zelaya foi enviado justamente à Costa Rica.
ATUALIZAÇÃO: Micheletti recua e talvez não vá mais à Costa Rica. Anunciou que enviará uma comissão, cujos integrantes serão conhecidos quando partirem.
ATUALIZAÇÃO: Segundo o diário golpista El Heraldo, o usurpador de presidência Roberto Micheletti partiu para a Costa Rica para o encontro mediado por Arias.
* Os Estados Unidos da América, relutantemente, decidiram reduzir a ajuda financeira a Honduras. Ian Kelly, porta-voz do departamento de Estado, disse: Por razões políticas, nos vimos obrigados a suspender os programas de assistência".
* O Defensor (sic) dos Direitos Humanos de Honduras, Ramón Custodio López, diz que não houve golpe, e condena "terrorismo" daqueles que querem o regresso de Zelaya.
* Por sua parte, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou enfáticamente o golpe de Estado em Honduras, declarou-se preocupada com a suspensão de garantias e ampliou medidas preventivas em favor de pessoas ameaçadas. A Presidente da CIDH, Patricia Mejia, confirma constantes violações de direitos humanos.
A incrível história de Lúcio Flávio Pinto, jornalista condenado por fazer jornalismo
Prepare-se, caro leitor, para outro mergulho no Brasil profundo. Lúcio Flávio Pinto (foto) talvez seja hoje o jornalista mais respeitado e destemido da Região Norte. Ele é o solitário redator do Jornal Pessoal, empreitada independente, que não aceita anúncios, tem tiragem quinzenal de 2 mil exemplares e mesmo assim provoca um fuzuê danado entre os poderosos, dada a coragem com que Lúcio investiga falcatruas e crimes. Lúcio já ganhou quatro prêmios Esso. Recebeu também dois prêmios da Federação Nacional dos Jornalistas em 1988, por suas matérias dedicadas ao assassinato do ex-deputado Paulo Fonteles e à violenta manifestação de protesto dos garimpeiros de Serra Pelada. Em 1997, ele recebeu o Colombe d’Oro per la Pace, um dos mais importantes prêmios jornalísticos da Itália. Em 1987, foi o jornalista que investigou o rombo de 30 milhões de dólares no Banco da Amazônia, por uma quadrilha chefiada pelo presidente interino do banco e procurador jurídico do maior jornal local, O Liberal.
Caro leitor do Blogoleone, leia a íntegra dessa impressionante história no RS URGENTE.
Exemplar mais antigo da Bíblia é colocado na internet
Os visitantes poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito Codex Sinaiticus, escrito em grego em folhas de pergaminho no século 4.
Vejam mais em BBC Brasil
CCJ aprova por unanimidade parecer de Genoíno contra PEC do 3º mandato
Em seu parecer, Genoino caracteriza a PEC como “um ato inconstitucional e que fere a democracia” brasileira. “O princípio republicano supõe periodicidade e alternância do poder. Se mudássemos as regras agora, os beneficiados seriam os que já ocupam cargos e isto é um erro”, explicou o relator.
Vejam em Informes:: PT na Câmara
Honduras e a política de dupla moral dos EUA
ATÉ que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, não retorne a Tegucigalpa com todos os poderes estabelecidos na Constituição Política do Estado desse país centro-americano, deve-se ter muito cuidado com a política de dupla moral. "Nossa América" sabe muito bem das tramóias diplomáticas da Casa Branca e da capacidade de seus organismos de inteligência para criar confusão e finalmente conseguir seus objetivos.
"A política de dupla moral" foi desenvolvida pelos EUA na década de 80 contra a Revolução nicaraguense. As duas táticas de uma mesma estratégia (derrubar o sandinismo) resultaram na combinação da guerra, cuja base militar estava em Honduras, com o impulsionamento de diálogos exigidos pelos setores opositores à intervenção militar, mas contrários ao ex-presidente Daniel Ortega. Tanto a organização e financiamento dos "contras" como a criação de espaços de diálogo serviram para desgastar o governo revolucionário. Em 1989, a FSLN perdeu o poder conquistado pelas armas em 1979.
Vejam mais em Digital Gramna Internacional
Furor "ético" dos senadores Tucanos "amarelou"
(...)
Quiseram derrubar Sarney no grito, aplicando choque e pavor sobre os senadores do PT, através da imprensa golpista incitando a "opinião pública".
Quase funcionou, mas ficou no quase. A oposição desistiu e já "amarelou" em seu furor ético.
Mudaram a pauta para a CPI da PetrobraX, e já não se interessam em atacar Sarney.
(...)
Em vez de cobranças para que o presidente do Senado se afaste, a oposição concentrou artilharia sobre a CPI da PetrobraX.
Vejam o texto completo em Os Amigos do Presidente Lula
G-8: pressão do Brasil influi na pauta
A especialista em Comércio Exterior da Fundação Getulio Vargas (FGV) Lia Valls diz que a prova da maior voz do Brasil sobre o G-8 são as consultas feitas pelos líderes do grupo ao presidente Lula antes dos encontros.
Vejam mais no JB Online
Cabral e Dilma assinam contrato do PAC no valor de R$ 587 milhões
Vejam mais em O DIA ONLINE
El IRI habló del golpe de Honduras meses antes
Funcionarios del Departamento de Estado han admitido que sabían que el golpe estaba en marcha pero Washington siguio financiando a los grupos involucrados en la ejecución del golpe.
El Instituto Republicano Internacional (IRI), considerado el brazo internacional del Partido Republicano de Estados Unidos, y uno de los cuatro “grupos claves” de la National Endowment for Democracy (NED, Fundación Nacional para la Democracia), parece que sabía del golpe de Estado en Honduras contra el Presidente Manuel Zelaya con meses de anticipación. El IRI es muy conocido por su papel en el golpe de Estado de abril de 2002 contra el presidente Hugo Chávez en Venezuela, y por la financiación y asesoramiento estratégico proporcionados a las principales organizaciones involucradas en el derrocamiento del presidente Jean Bertrand Aristide, de Haití, en 2004. En los dos casos, el IRI financió y/o entrenó y asesoró a los partidos políticos y grupos implicados en el derrocamiento violento y antidemocrático de los presidentes constitucionales.Vejam mais em KAOSENLARED.NET
terça-feira, 7 de julho de 2009
Protógenes dialoga com PCdoB para dar 'novo viés' à sua luta
Vejam mais no Vermelho
Ambientalistas protestam durante entrega de prêmio a Lula em Paris
Manifestantes da ONG (organização não governamental) ambientalista Greenpeace exibiram cartazes com os dizeres “Lula, salve a Amazônia, salve o clima” logo após o presidente brasileiro receber um prêmio na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em Paris, na tarde desta terça-feira.
Enquanto Lula recebia o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny e cumprimentava as autoridades presentes na cerimônia, dois manifestantes do Greenpeace se instalaram silenciosamente no palco, a poucos metros do presidente, e desenrolaram as faixas.
Logo em seguida, eles foram retirados pelos seguranças da organização. Um dos manifestantes resistiu e se sentou no palco, mas foi depois retirado à força, sem tumulto nem gritos, no entanto.
Continue lendo na BBC Brasil.
Una solución consensuada, o cómo volver atrás sin que se note demasiado
Hasta hoy, el gobierno de Roberto Micheletti parece no haber tomado nota de la virulenta reacción internacional en contra del golpe y cree que con los apoyos internos -en particular de los grandes grupos económicos, los medios de comunicación y las marchas en su favor- podrá jugar al desgaste de la presión internacional, con el objetivo de llegar a las elecciones de noviembre próximo y a la asunción del nuevo gobierno, en enero de 2010.
Texto completo no Clarín.
Cinco integrantes do MST são mortos a tiros em PE
Segundo informações do delegado Sergio Moura, responsável pela investigação, o crime aconteceu quando dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. O grupo de sem-terra estava conversando quando foi abordado pelos suspeitos, que anunciaram um suposto assalto.
Mais no UOL Notícias.
Lula recebe Prêmio da Paz da Unesco
``A imprensa nacional noticiou timidamente a viagem que o presidente Lula ora empreende a Paris. A maioria dos meios de comunicação disseram que ele viajaria “a descanso”. O real motivo dessa viagem não gerou manchete ou qualquer outra cobertura nos grandes jornais, nas tevês ou nos portais de internet corporativos.
``O leitor e sociólogo Clóvis Campos, de Cabedelo, na Paraíba, sugeriu-me que fizesse um post sobre a razão da viagem do presidente Lula à França e a homenagem que ele está recebendo hoje da ONU naquele país.
``Trata-se de premiação inédita para um presidente brasileiro e eleva o conceito do nosso país diante do mundo. Lula será agraciado, mais especificamente, pela Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.''
LEIA O TEXTO DE EDUARDO GUIMARÃES
Fantasmas argentinos assombram Tegucigalpa
Texto de Katarina Peixoto, original da Agência Carta Maior, foi encontrado no Marco Weissheimer (RS Urgente).
Protestos de uigures deixam saldo de 140 mortos e 816 feridos na China
A Polícia "deteve vários centenas de participantes, incluindo mais de dez figuras-chave que provocaram os distúrbios" em Xinjiang, onde a metade da população pertence à minoria uigur, de língua turcomana, assinala um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias "Xinhua".
Mais no UOL Notícias.
A proteção à união homossexual
As preliminares do casamento homoafetivo. Parece que agora não tem mais volta. A Parada Gay já é aceita normalmente na maior cidade do país, os tribunais já estão reconhecendo direitos previdenciários aos companheiros, a sociedade está um pouco menos hipócrita em relação a valores absolutos.
Até porque se ninguém faz passeata para protestar contra a lavagem de dinheiro, não tem razão fazer mobilização para se meter na vida patrimonial/jurídica alheia, ainda mais por motivos de amor.
Somando tudo isso, a Procuradoria Geral da República vem com uma ADPF para reconhecer união estável entre homossexuais. O instituto jurídico da união estável foi o mesmo instrumento utilizado para reconhecer os direitos da companheira, em um drible na lei do divórcio de 30 anos antes.Mais no blog do Luís Nassif.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Partido Pirata Alemão de olho nas eleições parlamentares
DEUTSCHE WELLE
Honduras: golpistas enviam comissão à OEA
LEIA NO REBELIÓN
domingo, 5 de julho de 2009
O jornal que desbancou a Veja
Clique aqui para ler matéria de O Globo sobre os sindicalistas na Petrobras. E clique aqui para ler a resposta no Blog da Petrobras. A empresa forneceu informações ao jornal mas que foram sonegadas na reportagem.
A explicitação dos dados fornecidos - e não utilizados - fornece material riquíssimo para as faculdades empenhadas em estudar os processos de manipulação da mídia na era da informação.
Mais no blog do Luís Nassif.
As cláusulas pétreas e as cédulas misteriosas da crise em Honduras
¿Está de acuerdo que en las elecciones generales de 2009 se instale una cuarta urna en la cual el pueblo decida la convocatoria a una asamblea nacional constituyente? Si / No"
http://foro.univision.com/univision/board/message?board.id=noticias...
Na minha modesta compreensão de castelhano, pelo que eu entendi o plebiscito pergunta ao eleitor o seguinte:
Você está de acordo que nas eleições gerais de 2009 se instale uma quarta urna na qual o povo decida pela convocação de uma assembléia naconal constituinte? Sim / Não
Confira o texto completo na comunidade do blog do Luís Nassif.
O relativismo democrático da SIP
O último relatório sobre o Brasil termina assim:
O Vice Presidente da ANJ, Júlio César Ferreira de Mesquita, responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão da entidade, tem reiterado em Notas à Imprensa o repúdio da entidade, que também reflete a posição da ANER, às mencionadas violações aos direitos de liberdade de expressão, do livre exercício da profissão de jornalista e de o cidadão ter acesso a informações.
Mas não conseguiu condenar o fechamento de jornais em Honduras, por um golpe de Estado condenado unanimemente por todos os órgãos internacionais, por não haver consenso. Está bom.
Zelaya anuncia retorno a Honduras
Atualização às 20:24 (Hora de Brasília) - Acaba a Cadeia Nacional
Atualização às 20:20 (Hora de Brasília) - Continua o bloqueio informativo com Cadeia Nacional; mas Radio Progresso está transmitindo notícias; há cobertura da TeleSUR
Atualização às 19:25... (Hora de Brasília) - Cadeia nacional: exatamente a mesma de mais cedo! - ou seja, censura à divulgação da repressão violenta com mortes)
Atualização às 19:16 (Hora de Brasília) - Repressão repele manifestantes em torno do aeroporto; há mortos com tiros na cabeça e vários feridos
Atualização às 17:24 (Hora de Brasília) - Terminou a cadeia nacional; ênfase da rodada de imprensa foi defesa da tese de que Micheletti seria o governante legítimo e democrático, eleito pelo povo atraveś do Congresso.
Atualização às 17:17 (Hora de Brasília) - Rodada de Imprensa em Cadeia Nacional; acusam Nicarágua de mobilizar tropas
Atualização às 16:32 (Hora de Brasília) - CENSURAM RÁDIO E TV ATRAVÉS DE CADEIA NACIONAL COM INTERMINÁVEIS REPETIÇÕES DO COMUNICADO DO DIRETOR DA AERONÁUTICA CIVIL -- ANUNCIAM QUE O GOLPISTA MICHELETTI FALARÁ "EM BREVE" -- VER ABAIXO ONDE OBTER NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA
- Observam franco-atiradores em aeroporto de Tagucigalpa
- OEA suspende Honduras por unanimidade devido ao golpe de Estado
- Embaixador da Nicarágua denuncia plano sangüinário de golpistas
- Zelaya anuncia que voltará a Honduras neste domingo
- Golpistas suspendem todos os vôos e proíbem aterrissagem do avião presidencial da Argentina no Aeroporto de Tegucigalpa
Atualização:
- Duas comissões (ONU e OEA) partem de Washington para acompanhar Zelaya
- Segundo a VTV, reduzem, mas mantêm presença militar em aeroporto; saiu um vôo comercial; presença da Cruz Vermelha Internacional; aeroporto e militares não dão informações
- Um grupo de empresários que apoiaram o golpe rompeu com Micheletti por sua intransigência.
Leia também:
* Estados Unidos mantêm relações com Honduras
* Honduras: Acompanhe noticias sobre o golpe de Estado