sábado, 15 de agosto de 2015

Parlamento da Grécia aprova terceiro plano de resgate do país

O Parlamento grego aprovou nesta sexta-feira o terceiro pacote de resgate do país, que prevê um drástico plano de austeridade em troca de uma ajuda financeira de 85 bilhões de euros dos credores internacionais. O texto, que recebeu 222 votos favoráveis, 64 contrários e 11 abstenções, foi aprovado graças aos votos da oposição.

Mas uma vez, o primeiro-ministro Alexis Tsipras não contou com os votos de todos os parlamentares de seu próprio partido, o Syriza. Mais de 40 congressistas do Syriza, incluindo o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis e outros dirigentes do partido, se negaram a apoiar o acordo de três anos com os credores.


Continue lendo no Correio do Povo

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A cobertura negativa da mídia internacional às Olimpíadas do Rio

Dia 5 de agosto começou a contagem regressiva de um ano para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. E a data não passou em brancas nuvens pela mídia internacional. Com a divulgação de uma investigação sobre a poluição na baía de Guanabara e de um relatório sobre a violência policial na cidade olímpica, a semana foi marcada por críticas e pessimismo dos principais veículos de comunicação do mundo sobre as Olimpíadas do Rio.


Confira no Sul21

Juristas lançam manifesto a favor da legalidade democrática



Em resposta a outro manifesto que pedia a renúncia da presidenta Dilma Rousseff, grupo elaborou abaixo-assinado pedindo “respeito às instituições e à democracia”.

CLIQUE AQUI para ler.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dilma formaliza recondução de Janot ao comando da PGR no 'Diário Oficial'

A presidente Dilma Rousseff formalizou nesta terça-feira (11) a indicação de Rodrigo Janot para continuar à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em mensagem publicada no "Diário Oficial da União" (DOU), Dilma cita "encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do senhor Rodrigo Janot Monteiro de Barros para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República".
A indicação da recondução de Janot já havia sido anunciada no fim de semana pelo governo. Para permanecer no cargo, o procurador-geral precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e também ser aprovado pelo Plenário da Casa.

Reprodução do Estadão Conteúdo no UOL.

IBGE prevê maior safra da história em 2015

A safra brasileira deve somar 209,0 milhões de toneladas em 2015, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de julho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira. O resultado representa aumento de 8,1% em relação à produção de 2014, quando totalizou 193,3 milhões de toneladas.

O montante ainda é 1,3% maior do que o previsto em junho, com 2,6 milhões de toneladas a mais. Esta é a maior previsão já feita na história da pesquisa, cuja série inicia em 1975.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O que acontece nos EUA com ‘revoltados online’ que ameaçam o presidente


Um cara nos EUA ameaçou o Obama no Facebook.
Disse que ia dar um tiro na cabeça de Obama, e perguntou se tinha gente querendo ajudá-lo.
Foi detido imediatamente.
Se desculpou, disse que era brincadeira, mas vai ficar 3 anos sob observação e confinamento.
Prestará serviços comunitários e fará palestras em escolas para dizer para os jovens que não postem coisas imbecis na internet.
Enquanto isso, no Brasil …

Reprodução do Diário do Centro do Mundo

Negro é lindo, mas branco é melhor: a “pigmentocracia” do Brasil







Seis anos atrás, quando Daniele de Araújo descobriu que estava grávida, saiu afoita pela viela suja de sua modesta casa em um dos morros do Rio de Janeiro. A área é controlada por traficantes de drogas e ela subia a passos largos. Daniele precisava alcançar um lugar cuja magnitude pudesse fazer ecoar alto e claramente seu pedido a Deus: que lhe desse uma menina, saudável, mas acima de tudo branca.
Daniele sabe sobre os efeitos da genética: tem uma mãe branca e um pai negro, irmãs que podem passar por brancas e um irmão de pele escura como ela. “Sou realmente negra”, diz. Seu marido, Jonatas dos Prazeres, também tem pais das raças branca e negra, mas sua pele é clara. Quando se apresentou para o serviço militar o oficial escreveu no formulário: branco.
E quando seu bebê nasceu, o olhar de Daniele foi de alívio: a pequena Sarah Ashley era rosa como os lençóis que a envolviam. Melhor ainda, ao crescer, ficou claro que Sarah tinha cabelos lisos e não “cabelo ruim” – como são universalmente chamados, no Brasil, os cabelos encaracolados dos negros.
Hoje, Sarah Ashley tem cachos morenos caindo sobre suas pequenas costas e que são a grande alegria na vida de sua mãe. O tom de pele da pequena está entre os tons de pele de seus pais – mas clara o suficiente para que a registrassem como branca, exatamente como esperavam. (Muitos documentos oficiais no Brasil perguntam sobre “raça ou cor”, junto com outras informações básicas de identificação).


Publicado no The Globe and Mail. Por Stephanie Nolen. Confira no Diário do Centro do Mundo.

domingo, 9 de agosto de 2015

Quando a polícia mata negros no Brasil e nos EUA


Duas pessoas negras na cena. Ambas alvejadas pelo racismo praticado pelo arbítrio e força desproporcional da polícia. Sandra Bland, no Texas, sucumbiu. O estudante Feliz, em Salvador, Bahia, surpreendentemente, sobreviveu. Contudo, não nos enganemos, as polícias, de um modo geral, são extremamente violentas e o Brasil não foge à regra.

Um colega criticou a empresa no Facebook? Não curta, você pode ser demitido

Alguém duvida que as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade?
No ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) validou uma demissão por justa causa depois de uma curtida no Facebook.
O ato de curtir no Facebook comentários considerados ofensivos à empresa em que trabalha, feitos por outra pessoa, é motivo para demissão por justa causa, pois a Justiça entende que é um ato de concordância com o que foi publicado.

Confira texto de Daniela do Lago, no UOL Economia

Por que seis haitianos baleados no centro de SP não são notícia


Ainda precisa ser apurado o caso dos seis haitianos que foram baleados no sábado passado, dia 1º, no centro de São Paulo.
De acordo com um padre responsável pela paróquia que acolhe os imigrantes, os ocupantes de um carro gritaram “vocês roubam os nossos empregos” antes de disparar.
Convenhamos que é um grito meio absurdo desde um automóvel em movimento. Pode ter sido tudo — vingança, drogas, inclusive xenofobia.
De qualquer maneira, a probabilidade de você saber o que aconteceu realmente é mínima, e por uma única razão: ninguém se importa com os haitianos. Ninguém está nem aí.
O ataque aconteceu há sete dias. Saiu somente hoje nos jornais, de maneira burocrática. Os homens passaram por ao menos dois hospitais antes de conseguir tratamento.


MP pede arquivamento de investigação sobre aeroporto de Cláudio

A investigação sobre as obras que ocorreram no aeroporto de Cláudio, que, antes da desapropriação, pertencia à família do senador Aécio Neves (PSDB), recebeu um pedido de arquivamento do Ministério Público de Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo portal "G1".
 
Segundo o portal, os promotores Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, Fernanda Karan Monteiro, Tatiana Pereira e José Carlos Fernandes Júnior concluíram que não foram constatados superfaturamento no valor da obra e nem favorecimento à família do ex-governador.


Confira em O Tempo, via DCM.