sábado, 28 de junho de 2008

A TV Globo e o feitiço da cidadania

CARTA MAIOR:
Tal como no filme “O feitiço do tempo", em que um repórter parte para fazer a cobertura de uma festa e, por algum motivo inexplicável, passa a acordar no mesmo dia, nossa grande mídia parece estar condenada a uma eterna repetição.

PARA LER O ARTIGO, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Sem patrocínio


A marca de produtos esportivos Adidas negou estar patrocinando o ex-presidente cubano Fidel Castro. Desde que ele se afastou do poder por problemas de saúde, em julho de 2006, o cubano sempre aparece em vídeos e fotografias vestido com um traje esportivo da marca com as cores da bandeira cubana, como na foto ao lado, da semana passada.

Mais no Blog da Redação do G1. :)

Engenheiro diz que suposto pivô do caso Alstom vendia "facilidades"

O engenheiro Jean-Pierre Courtadon declarou ao Ministério Público que o sociólogo Claudio Mendes, apontado como pivô do caso Alstom, vendia facilidades e contatos com pessoas do governo de São Paulo para empresas da área de energia, informa nesta sexta-feira reportagem de Mario Cesar Carvalho, publicada pela Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Os dois são investigados no caso Alstom sob suspeita de terem recebido recursos que depois foram distribuídos para políticos do PSDB paulista entre 1998 e 2003, nos governos Mario Covas e Geraldo Alckmin.

Mais na Folha Online.


STJ concede habeas à viúva de ganhador da Mega-Sena

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu hoje habeas-corpus a Adriana Almeida, viúva de René Senna, ganhador do prêmio de R$ 51,8 milhões da Mega-Sena em 2005. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, a ex-cabeleireira será solta por conta do excesso de prazo da prisão temporária. Ela está presa há mais de um ano e meio, sem julgamento.

Texto completo no UOL Últimas Notícias. Comentário: A injustiça produzida pela lentidão da justiça. Se a mulher for considerada inocente no julgamento, ficou presa por mais de um ano. Se for culpada, estará saindo livre até o julgamento se realizar.

Diretiva da Vergonha: Leia nota assinada pelo deputado José Genoino

Leia íntegra da nota crítica assinada pelo deputado federal José Genoino (PT/SP), a respeito da aprovação pela União Européia da "Diretiva do Retorno" que estimula a perseguição aos imigrantes nos países europeus:
“Amigos
Na semana passada, dia 18, a União Européia aprovou a chamada "Diretiva de Retorno", política que legaliza e radicaliza ainda mais a perseguição aos imigrantes. Infelizmente, não ocorreram reações políticas de vulto contrárias a criação dos "Centros de Internação de Estrangeiros", adaptação contemporânea dos campos de concentração. "O vento frio da xenofobia sopra outra vez suas falsas respostas para os desafios da sociedade", disse o Presidente Lula, uma das poucas vozes a revelar indignação.
Coincidentemente, nesta mesma semana iniciava a visita do Príncipe Naruhito ao Brasil, para comemorar os 100 anos da imigração japonesa, uma história de humanidade e um dos vários exemplos de simbiose e tolerância cultural que a Europa, xenofobicamente, se nega a ver.

Vejam a continuação da nota no blog POR UM NOVO BRASIL.

Bolívia II: Morales descarta diálogo político na Bolívia antes de referendo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, descartou na sexta-feira a possibilidade de iniciar um diálogo político com os governadores de oposição antes do referendo revogatório de seus mandatos no dia 10 de agosto.

Os governadores de cinco dos nove departamentos bolivianos rejeitaram na segunda-feira o processo revogatório e pediram para dialogar com Morales no dia primeiro de julho para debater as eleições nacionais e outras saídas para o conflito político interno.


"Reuniões (com os governadores) para discutir a situação política? Terão de esperar até o dia 10 de agosto", disse Morales em uma entrevista coletiva sobre o conflito entre seu plano de mudança da constituição para "refundar" a Bolívia de maneira indigenista e socialista, e os pedidos regionais por autonomia.

Texto completo também no G1.


Bolívia I: Morales descarta romper relações com EUA por polêmica em Chapare

"A Bolívia nunca vai romper relações com ninguém. Se querem se retirar, é problema de cada país", disse o presidente, em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio do Governo.


O chefe de Estado boliviano disse que a Bolívia ampliará os laços "com todo o mundo" e não aceitará que lhe imponham com qual nação deve ter ou não relações, como - em sua opinião- ocorria com outros Governos bolivianos.


"Isso terminou. Já não há, felizmente, vice-reis na Bolívia que mudem ministros, não há vice-reis que observam, questionam e impõem ministros. Isso acabou e o povo boliviano deve se sentir orgulhoso", afirmou, ao exigir dos EUA um tratamento de "respeito mútuo".


O governante respondeu, dessa forma, às declarações do porta-voz do Departamento de Estado americano, Heide Bronke, que disse à imprensa que as afirmações de Morales contra a Usaid foram "inapropriadas, inamistosas e lamentáveis".


O chefe de Estado afirmou na quinta-feira, no departamento de Chuquisaca, que respalda a decisão dos cocaleiros de Chapare, aos quais dirige como sindicalista, de expulsar a Usaid dessa região.

Texto completo no G1.


Comissária da ONU diz que democratas toleram "erosão" dos direitos humanos

A guerra contra o terrorismo desencadeada após os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos levou os democratas a "tolerar uma erosão" dos direitos que abriu a possibilidade de abusos, segundo a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Louise Arbour.

"Talvez não descubramos dentro de dez anos a amplitude desses abusos", afirmou em entrevista publicada hoje no jornal "Le Monde" a canadense Louise, que termina no próximo dia 30 de junho seu mandato de quatro anos.

Mais no G1.


Chefe de traficantes de órgãos é condenado a 54 anos de prisão nos EUA

O chefe de uma rede que furtou os órgãos de mais de mil corpos para vendê-los no lucrativo mercado dos transplantes foi condenado a 54 anos de prisão em Nova York.


Michael Mastromarino, de 44 anos, se declarou culpado e foi sentenciado numa corte do Brooklyn.


A sentença implica que o condenado só poderá se beneficiar de uma redução da pena depois de ter cumprido pelo menos 18 anos de prisão.

Texto completo no G1.


Berlusconi adota lei que garante imunidade ao chefe de governo

O projeto de lei, que deve ser aprovado pelo Parlamento, estabelece a "suspensão temporária" dos processos judiciais contra o presidente da República, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, assim como o chefe de governo, que na realidade é o único que tem contas pendentes com a justiça.


A adoção da lei vai permitir que Berlusconi, atualmente investigado pela justiça italiana, suspenda o julgamento no qual é acusado junto com o advogado inglês David Mills por ter pago US$ 600 mil por um falso testemunho.


A chamada norma "salva-primeiro-ministro" deverá proteger os dirigentes políticos durante todo seu mandato e suspende também os prazos da prescrição.


Caso seja ratificado pelo Parlamento, o projeto entrará em vigor a partir de setembro.

Texto completo no G1. Mais um na série grandes estadistas de direita. O grifo é do blogueiro.

Decisão de Uribe de repetir eleição provoca polêmica na Colômbia

As principais forças de oposição da Colômbia acusaram nesta sexta-feira o presidente Álvaro Uribe de ser um "ditador populista" por sua decisão de convocar um referendo para repetir a eleição presidencial de 2006, o que desatou uma crise política e acentuou a queda do peso.

A oposição também acusou o presidente de querer perpetuar-se no poder, violando a Constituição vigente.


A polêmica teve início após a Suprema Corte de Justiça ter questionado a legitimidade da reforma constitucional que permitiu a reeleição de Uribe em 2006.


Uma ex-legisladora foi condenada a quase 4 anos de prisão domiciliar depois de ter confessado que aprovou o projeto após ter recebido oferta de suborno do governo.


"O presidente está por cima dos outros poderes na Colômbia, e por isso não estamos em uma democracia constitucional, e sim em uma ditadura populista", disse o presidente do partido de esquerda Polo Democrático, Carlos Gaviria.


Texto completo no G1. Estamos aguardando a condenação das atitudes cada vez mais autoritárias do presidente Álvaro Uribe, por parte de nossa brava e democrática imprensa .

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Baixa participação e intimidação da população marcam eleições no Zimbábue

No começo da manhã, apenas dez pessoas esperavam a abertura dos colégios eleitorais nos centros de Harare para poder votar, enquanto em outras localidades, apenas uma hora após sua abertura, às 7h horário local (2h, Brasília), os eleitores começaram a ser recebidos.


O dia de hoje contrastou com o da realização do primeiro turno, em 29 de março, quando horas antes da abertura dos colégios centenas de pessoas esperavam pelo momento de votar.


O Governo do Zimbábue tentou minimizar a pouca participação dos eleitores e informou através da rádio nacional sobre uma "resposta em massa" nas províncias de Mashonalandia e Manicalandia, redutos tradicionais da governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).


Durante o dia todo, grupos de militantes da Zanu-PF dirigidos por veteranos da guerra da independência do Zimbábue e outras unidades paramilitares leais ao Governo percorreram as ruas de Harare convocando pessoas a votar, como a Agência Efe pôde constatar.


No distrito trabalhador de Mbare, na capital, que tradicionalmente apóia Tsvangirai, o grupo "Chipangano" (Nosso acordo, em idioma shona), pertencente à ala juvenil da Zanu-PF, foi casa por casa pedindo que os moradores fossem às urnas.

O texto completo no G1. Também no G1, uma análise sobre o que acontece no Zimbábue.

O mais odioso racismo no Texas - 'Presidente negro, Casa Branca?'


BLUE BUS:

Botao à venda em uma convençao do Partido Republicano no Texas, diz - "Se Obama for presidente, nós ainda a chamaremos de Casa Branca?"

A Guerra Fria do MP gaúcho

Seria uma caricatura, não fosse sério. Um relatório secreto do Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul decreta guerra ao MST, prega dissolver o movimento a bem da "segurança nacional" e define linhas de ataque ao movimento. A ata secreta de reunião no dia 3 de dezembro do ano passado revela que o Conselho constituiu uma força-tarefa para "promover uma ação civil pública com vistas à dissolução do MST e a declaração de sua ilegalidade".

A diretriz, que está sendo executada de forma articulada com a Justiça e a Brigada Militar, é a de acuar o movimento em várias frentes: proibir marchas e deslocamentos em massa dos sem terra; investigar os integrantes de acampamentos e dirigentes quanto ao uso de verbas públicas; intervir nas escolas do MST; impedir a presença de crianças e adolescentes nos acampamentos; nos assentamentos, comprovar desvios de finalidade da terra; promover investigação eleitoral "nas localidades em que se situam os acampamentos controlados pelo MST, examinando-se a existência de condutas tendentes ao desequilíbrio deliberado da situação eleitoral" e atuar para cancelar os títulos de eleitor dos assentados.

A decisão teria de ficar sob sigilo por 10 anos, mas veio a público quando foi anexada como prova de uma denúncia feita à Justiça pelo MPE contra acampados do MST em duas áreas cedidas por proprietários na proximidade da Fazenda Coqueiros - a inicial da ação esclarece que os promotores tomam essa iniciativa baseados na diretriz do Conselho.

Também foi anexado um relatório do Serviço Secreto da Brigada Militar (PM2).

A ofensiva do Ministério Público, a pronta anuência de juízes e uma rápida mobilização de efetivos da Brigada Militar montam o cenário de uma Guerra Fria particular: o MPE aciona a Justiça usando um discurso ideológico; o juiz decide em favor da preleção dos promotores; a Brigada Militar responde prontamente às ordens judiciais.


- A íntegra no Diário Gauche

Lobby dos patrões para rejeitar a convenção 158 da OIT

Os patrões estão em polvorosa. O motivo é a votação da mensagem presidencial 59/08, ratificando a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acaba com a demissão imotivada, medida que ceifa o poder ilimitado do patronado em demitir, sem uma causa justificada, seus empregados.

A matéria aguarda apreciação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e já foi retirada duas vezes da pauta. Os empresários têm abordado de forma acintosa parlamentares para garantir votos contrários à medida. A Convenção deveria ter sido votada dia 25, mas o lobby patronal foi forte o suficiente para adiá-la para a próxima quarta feira (dia 3).


Veja mais no Vermelho.

La Europa que Hitler pudo soñar

Carlos Palomino, el joven madrileño de 16 años asesinado en el metro cuando acudía a una manifestación contra el racismo ha tenido una segunda muerte. La primera fue física, y se produjo cuando un militar neozani le asestó varias puñaladas con un machete reglamentario. Pero la segunda embestida homicida ha consistido en la agresión legal del parlamento europeo al aprobar por mayoría la “directiva del retorno”. Porque con su vergonzosa y brutal resolución la clase política de Bruselas ha legitimado en el Viejo Continente la barbarie de la xenofobia, dando rienda suelta a todo tipo de desmanes.

Continue a ler o texto aqui na red-libertaria.net.

Blogueiros versus Jornalistas, o falso embate

Também fico embasbacado com a maneira com que certas discussões são requentadas e acabam indo parar na mesma lenga-lenga habitual. "Monetização de blogs", "a polêmica dos posts patrocinados", "velha mídia versus nova mídia", blablablá. Reitero o que disse na primeira linha deste texto: blog é liberdade. Nada me soa mais antinatural do que a cagação de regras para uma entidade tão anárquica e descentralizada como a blogosfera. Que, diga-se de passagem, é uma e são muitas, como bem exemplificam os blogs de moda, de policiais militares, de eco-ativistas, publicitários, "miguxos", prostitutas, professores, escritores, yada yada yada. Blogs são meios de publicação como outros quaisquer, que podem e devem ser utilizados das maneiras mais amplas e diversas possíveis.

Excerto de Alexandre Inagaki. Texto completo visto no Digestivo Cultural.Também pode ser encontrado no blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Israel fecha Gaza depois de ataque com foguetes

Israel diz ter fechado três pontos de passagem na fronteira com a Faixa de Gaza em resposta a um ataque palestino com foguetes no sul de Israel - que teria desrespeitado o cessar-fogo iniciado na semana passada.

Israel disse que o ataque com foguetes foi uma "grave violação" da trégua na Faixa de Gaza.

O governo israelense estava permitindo o fluxo de produtos para a Faixa de Gaza desde o acordo de cessar-fogo, mas os militares afirmam que os pontos de passagem vão permanecer fechados.

Os militantes palestinos do Hamas controlam a Faixa de Gaza e um porta-voz do movimento, Fawzi Barhoum, acusou Israel de romper o acordo de paz.

"Esta é uma grande violação (...) do entendimento ao qual chegamos", afirmou.

O líder do Hamas Khalil al-Haya, afirmou que o grupo continua comprometido com o cessar-fogo com Israel e pediu que todos os grupos palestinos respeitassem a trégua.

Mas, ele acrescentou que o Hamas não vai agir como a "força policial" de Israel, enfrentando os militantes que desrespeitem a trégua.

Texto completo na BBC Brasil. Uma pena. A trégua não durou uma semana.


Países sul-americanos propõem fim da exigência de passaporte

Cidadãos brasileiros e das nove nações de língua espanhola da América do Sul poderão circular entre os países apenas com documento de identidade, segundo reportagem do "Valor Online". A proposta de extinção da apresentação do passaporte deve ser confirmada nesta terça-feira numa reunião em Tucumán, na Argentina.
Texto completo em O Globo Online.

Ibope da Globo em 2008 é o menor da história

Dados obtidos com exclusividade por Ooops! mostram que a Globo, maior emissora do país, está tendo o pior ano em ibope de sua história. Os dados foram apurados até anteontem, dia 23. A possibilidade (estatística) de os dias restantes de junho mudarem o quadro semestral é praticamente zero.

Nos últimos cinco anos, a queda de audiência da Globo entre 7h e 0h ficou em -20%, tanto na Grande SP como no país. Em São Paulo, dos 22,6 pontos de média registrados no primeiro semestre de 2004, a emissora caiu para 18 este ano. Cada ponto equivale a cerca de 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

No Brasil, as médias da Globo foram 24,2 em 2004, contra e 19,5 em 2008. É a primeira vez que a rede fica abaixo dos 20 pontos nessa faixa horária.

Texto completo no UOL Notícias. Nada de muito emocionante. Como disse o Luiz Carlos Azenha, a tendência natural é a TV aberta ir ficando cada vez menos relevante, com a concorrência da TV por assinatura, e da Internet.

Ministério Público do RS é tendencioso e preconceituoso, diz advogado do MST

Após o Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul aprovar um relatório que pede a dissolução do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o advogado do movimento, Jacques Távora Alfonsin, afirmou que vai recorrer das decisões judiciais tomadas com base no relatório da Promotoria. Alfonsin classificou a atuação do Ministério Público no caso como tendenciosa e preconceituosa.

Em entrevista ao UOL, o promotor Gilberto Thum, autor do relatório, disse que o movimento passou a usar técnicas de guerrilha e quer que o movimento seja considerado ilegal para que atos como invasões de propriedades ou vandalismo sejam tratados como crimes comuns.

"A inicial [do Ministério Público] é de tal forma tendenciosa e tão preconceituosa em relação ao MST e aos agricultores sem-terra, que desconhece fato elementar do direito constitucional: o simples fato de existir pobres nesse país já é gente de direito violado. Os direitos que o MST reivindica em cada acampamento são direitos consagrados na constituição federal. Uma pessoa que passa fome, que não tem teto, está com sua dignidade humana violada. O Ministério Público é infiel a sua própria finalidade. (...)

Texto completo no UOL Últimas Notícias.

“Crise mundial dos alimentos representa uma grande oportunidade para o Brasil”

ENTREVISTA - GUILHERME CASSEL

O debate sobre a necessidade de um novo padrão de desenvolvimento rural ocorre em um contexto de crise mundial do preço dos alimentos. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, essa crise representa uma rara oportunidade para o país. A agricultura familiar e os assentamentos de reforma agrária podem ajudar o Brasil a dar um salto na produção de alimentos com qualidade, garantindo soberania e segurança alimentar à população.

Vejam mais na Agência Carta Maior.

Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Um artigo de pesquisadores europeus, que será publicado na revista acadêmica Intelligence em setembro, defende a tese de que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.

Leia mais na BBCBrasil.com

ONG diz que etanol brasileiro é melhor opção entre biocombustíveis

A Oxfam, uma organização não-governamental dedicada ao combate à pobreza no mundo,acredita que o etanol brasileiro é o mais favorável biocombustível do mundo no tocante a emissões de gases poluidores e em termos de custos.

A declaração está no relatório Uma Outra Verdade Inconveniente, divulgado nesta quarta-feira, e que critica duramente a forma como os países ricos estão lidando com o planejamento e fomento da produção de biocombustíveis.

Continue a ler o texto aqui.


Ameaça à segurança nacional?

“A dissolução do MST significaria colocá-lo na clandestinidade e declará-lo um movimento ilegal, mesmo que ele não tenha uma legalidade jurídica”, afirma o professor Aldo Fornazieri, doutor em Ciência Política e Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), em entrevista à CartaCapital. A declaração do cientista político diz respeito ao relatório aprovado pelo Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, no final de 2007, pedindo a “dissolução” do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

Vejam no site da Carta Capital.

Dubai, Moscú y Nueva York lucirán los primeros rascacielos giratorios

Las torres, diseñadas por el arquitecto David Fisher, permitirán a sus habitantes modificar la orientación de sus apartamentos.

Se abre la era de la "arquitectura dinámica", bautizada así porque "introduce una cuarta dimensión en el diseño: el tiempo". Así lo asegura el italiano David Fisher, que este martes ha presentado en Nueva York su "rascacielos giratorio y autosuficiente", que permitirá a sus habitantes modificar la orientación de sus apartamentos para cambiar el paisaje o seguir la progresión del Sol. Los dos primeros comenzarán a construirse este mismo año en Dubai y Moscú y previsiblemente estarán terminados a finales de 2010, y ya está en marcha otro proyecto para la ciudad de Nueva York. Hay, además, peticiones de Canadá, Alemania, Italia, Corea del Sur y Suiza.

Continue a ler no EL PAÍS.com desta quarta-feira.

Desmatamento na Amazônia cai 26% em maio

BRASÍLIA - O desmatamento registrado na Amazônia em maio, segundo uma fonte independente, foi 26% menor do que o do mesmo mês em 2007. De acordo com o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), produzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ele soma 294 quilômetros quadrados - em maio do ano passado foram 397 quilômetros quadrados.


Continuem a ler na Tribuna da Imprensa.

Novo jeito de governar privado, corrupto e repressor

por Diorge Alceno Konrad*

Em novembro de 2006, logo após a eleição de Yeda Crusius para o governo do Rio Grande do Sul, no artigo “Neoliberalismo travestido de federalismo”, argumentei que na conjuntura mundial de ascensão do neoliberalismo, a partir dos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, em especial deste último, o PSDB definitivamente se passou a defender a política de desmonte da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores.

Continuem a ler o texto do Alceno aqui.

Vietnamita desmente McCain: "Ele não foi torturado"

Tran Trong Duyet: "Ele não disse a verdade"

O candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, John McCain, "não foi torturado" e "mente aos eleitores americanos para conseguir o seu apoio", garantiu, em entrevista ao portal da BBC nesta terça-feira (24), o vietnamita Tran Trong Duyet, que 40 anos atrás dirigia a prisão onde eram confinados os militares norte-americanos capturados durante a Guerra do Vietnã.

Vejam a reportagem no Vermelho.

Por que o governo Lula perdeu a batalha da comunicação

E como a Globo definiu a narrativa dominante e única da crise do mensalão. A central de Brasília, dizem jornalistas que trabalharam no sistema Globo, formou uma espécie de “gabinete de crise" com líderes da oposição do qual faziam parte ACM Neto e Paes de Andrade. Fechar a Radiobrás foi o ato síntese de todos os grandes erros na política da comunicação do governo Lula. A análise é de Bernardo Kucinski.

Estudante com paralisia cerebral dribla dificuldade motora e faz "monografia falada"

Entre o fim da faculdade de jornalismo e o diploma, Eduardo Purper, 22, tem mais uma barreira: a monografia de fim de curso. As limitações motoras impostas pela paralisia cerebral o obrigariam a pedir que alguém digitasse o texto. Purper teve, então, uma idéia: fazer monografia "falada".

"Análise Semiológica de Narrações de Futebol", em áudio, será apresentada nesta terça-feira (24) no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre (RS), onde Purper estuda.

Texto completo no UOL Educação.

Ativistas tentam libertar indiano preso por fazer de urso animal de estimação


Era para ser um conto de fadas de um homem que tirou das florestas do leste da Índia um urso órfão e o levou para casa para criá-lo como parte de sua família, consolando a filha pequena que havia acabado de perder a mãe. Mas quando funcionários de uma entidade do governo indiano conheceram a história na imprensa indiana, na última semana, o conto de fadas dissipou-se.

Ram Singh Munda, 35, foi preso por violar leis do país, que proíbem a domesticação de animais selvagens; o urso foi enviado a um zoológico onde tem se recusado a comer e a filha, de seis anos, foi mandada de navio a um orfanato estatal.

Texto completo no UOL Notícias.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Abril, Record e Band fazem manifesto contra Globo

Em mais um capítulo na disputa pela distribuição de canais na TV por assinatura, os grupos Abril, Record e Bandeirantes preparam um manifesto contra o "monopólio" da Globo. De acordo com o colunista Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, os grupos reclamam de barreiras para a distribuição de seus canais. A Globo, por meio das operadoras Net e Sky, detem 76% do mercado nacional.

Apesar de apoiar o PL-29, o documento proporá mudanças. Pela redação atual, o PL-29 obriga a distribuição de dez canais nacionais no pacote básico das operadoras. Para os grupos Abril, Record e Bandeirantes, isso favorece a Globo, que ocuparia sete dessas vagas. Cada um deles quer ocupar dois canais.

Texto completo no Comunique-se.

'Jornais diante do pior ano em receita publicitária', diz o NYT

Para os jornais americanos, as noticias têm ido rapidamente de mal a pior, diz o New York Times na abertura da materia 'Jornais diante do pior ano em receita publicitária'. Refere a previsao de queda de 2 digitos na receita com publicidade e diz que o quadro "levanta serias duvidas a respeito da sobrevivência de alguns jornais e a saude financeira das empresas controladoras". Detalha com numeros - em 2007, a queda foi de quase 8%. Este ano, a receita publicitaria está cerca de 12% abaixo do resultado ruim do ano passado. Comenta - "Os jornais reduziram custos cortando milhares de vagas, eliminando algumas rotas de distribuiçao e imprimindo menos, ou em formatos menores - mas as margens de lucro continuam encolhendo".

Leia a integra clicando do título desta postagem.

24/06 Blue Bus

UERGS





Docentes paralisarão atividades em apoio ao ato público

Os docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul decidiram paralisar atividades na próxima segunda-feira (30/06), em apoio ao ato público em defesa da instituição previsto para às 9h do mesmo dia, na Assembléia Legislativa. A categoria realizou assembléia geral no último sábado (21) e analisou que a universidade enfrenta seus piores níveis de recursos materiais, provocados pela queda orçamentária e ausência de infra-estrutura e de recursos humanos compatíveis com o porte da instituição.(...)

*Leia mais no blog do Júlio Garcia http://jc-garcia.zip.net

Família de Jango pede indenização dos EUA

A família do ex-presidente João Goulart, vítima do golpe militar de 64, pode receber indenização do governo norte-americano. A viúva dele, Maria Thereza Fontella Goulart, e os filhos João Vicente e Denise alegam que os Estados Unidos contribuíram decisivamente para o golpe fornecendo ajuda financeira, logística e bélica. O caso levou à família a sofrer danos morais e patrimoniais.


Vejam no Vermelho.

Denúncia contra senadora Kátia Abreu faz CNA autorizar auditoria em computadores

Brasília - O Conselho de Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) decidiu autorizar a contratação de uma empresa de auditoria para investigar se mensagens eletrônicas de computadores da entidade foram interceptadas de forma ilegal por terceiros. Na última sexta-feira (20), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) protocolou uma representação na Polícia Civil do Distrito Federal denunciando o fato.

Mais informações na Agência Brasil.

Ato público em SP homenageará centenário de Allende

São Paulo homenageará nesta quinta-feira, 26, o centenário de Salvador Allende. A memória e o legado do presidente chileno na primeira experiência de governo socialista na América do Sul (1970-1973), truncada pelo golpe do general Augusto Pinochet, serão celebrados na Assembléia Legislativa do Estado.

Vejam na Revista Fórum.

Site de downloads quer contra-atacar lei sueca

O site assumidamente pirata The Pirate Bay, que cataloga arquivos da tecnologia de transferência de arquivos P2P BitTorrent, vai colocar mais uma pedra no caminho da indústria e dos legisladores.

As tecnologias P2P e, especialmente, a BitTorrent, são criticadas amplamente pela facilidade com que levam internautas a infringir direitos autorais.

Segundo o site The Register, os audaciosos administradores do site planejam contra-atacar uma recente lei aprovada na Suécia, que monitorará as comunicações telefônicas e virtuais para impedir ameaças terroristas. No contra-ataque, o Pirate Bay usará serviços de criptografia.


Texto completo no Terra Tecnologia.


Suécia aprova lei para monitorar ligações e emails

O Parlamento sueco aprovou, na quarta-feira, uma lei controversa que permite às autoridades grampear ligações telefônicas e interceptar emails e faxes.

A nova legislação foi aprovada por uma maioria apertada de cinco votos depois de um longo debate no Parlamento em Estocolmo.

O governo afirma que a lei possibilitará rastrear comunicações entre pessoas que se servem da tecnologia para planejar ataques e tem como objetivo proteger a segurança nacional.

A partir de agora, as autoridades do Departamento de Inteligência sueco não precisarão mais da permissão de um tribunal para interceptar qualquer tipo de comunicação via internet ou telefone que cruzar as fronteiras do país.

Texto completo na BBC Brasil.


Órgão regulador vota ampliação de domínios da internet

A entidade que regula os endereços na internet irá votar nesta semana uma ampliação no sistema de registro de domínios que pode vir a ser a principal transformação da rede nas últimas décadas.

Os representantes da Icann (Corporação para os Nomes e Números Atribuídos na Internet) irão decidir, na quinta-feira, sobre a ampliação dos chamados domínios de alto nível, como o '.com', ou '.br' (designação para sites no Brasil).

Vejam aqui.

'Quero ser brasileiro', diz refugiado palestino iraquiano

Tudo o que o iraquiano de origem palestina Doutor Isan mais quer é poder se tornar brasileiro, se adaptar à realidade do país e trabalhar em sua profissão. Depois de cinco anos vivendo no deserto, na Jordânia, ele chegou aqui no final do ano passado junto com um grupo de 108 palestinos que viviam no Iraque até a invasão norte-americana, quando voltaram a se tornar refugiados sem pátria.

“A minha vida representa os refugiados palestinos, que sempre viveram fora da sua terra e não têm documento de nenhum país, apenas de refugiado”, disse Isan, de 51 anos, ao G1, de Pelotas, onde vive. Ele é um dos principais personagens do documentário “A chave da casa”, dirigido por Stela Grisotti e Paschoal Samora. Em processo de finalização pela produtora Mixer, o filme mostra o fechamento do campo de refugiados em que eles viviam na Jordânia e a adaptação deles à realidade brasileira.

Texto completo no G1.

RS: arquivado pedido de impeachment de governadora

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul arquivou o pedido de impeachment da governadora do Estado, Yeda Crusius (PSDB), encaminhado pelo Psol e pelo PV, no dia 10 de junho.


De acordo com o documento, a gravação de um diálogo entre o vice-governador, Paulo Feijó, e o ex-chefe da Casa Civil Cézar Busatto deixou evidente a utilização de órgãos públicos para financiamento de campanhas eleitorais, o que, segundo a deputada Luciana Genro (Psol), seria motivo suficiente e constitucional para encaminhar a ação ao Parlamento.

O presidente da assembléia, deputado Alceu Moreira (PMDB) disse que, do ponto de vista jurídico, o documento não apontou nenhum fato que justifique o impedimento da governadora. Sob a ótica política, ele destacou que a medida seria prejudicial ao Rio Grande do Sul, uma vez que o relatório da CPI do Detran ainda não foi concluído.

Texto completo no Terra. Meio atrasado, mas ainda relevante...


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Imigrantes incendeiam centro de deportação francês

Imigrantes ilegais começaram um incêndio neste domingo em um dos maiores centros de deportação da França, nos arredores de Paris, queimando dois prédios e ferindo cerca de 20 detidos à espera de expulsão do país, segundo a polícia.

Detentos colocaram fogo em colchões após a morte no sábado de um imigrante tunisiano que estava detido no centro, contou um dos presos à Reuters por telefone.

Veja mais no UOL Últimas Notícias.


Oposicionista abriga-se em embaixada após retirar candidatura no Zimbábue

O líder oposicionista de Zimbábue Morgan Tsvangirai refugiou-se na embaixada holandesa no país nesta segunda-feira (23), segundo o ministério holandês de relações exteriores.

Segundo o ministério, Tsvangirai passou a noite na embaixada, depois de, neste domingo (22), ter retirado sua candidatura presidencial e denunciado pressões ilegais do regime do presidente Robert Mugabe contra seus partidários.

De acordo com a embaixada, Tsvangirai passou a noite na embaixada por uma questão de segurança, mas não pediu asilo. Seus partidários informaram que ele pode passar a próxima noite novamente na embaixada.

Em entrevista à CNN, Tsvangirai pediu à comunidade internacional que considere "nulas" as eleições presidenciais da próxima sexta-feira.

Mais no G1.


Região boliviana produtora de gás aprova autonomia

O principal Departamento produtor de gás natural da Bolívia somou-se no domingo ao grupo de regiões controladas pela direita que aprovou uma maior autonomia em relação ao governo central, sete semanas antes de ser realizado um referendo confirmatório sobre os mandatos do presidente do país, Evo Morales, e de governadores distritais.

Em uma votação celebrada pelos oposicionistas e rechaçada antecipadamente pelo presidente boliviano, os eleitores do Departamento de Tarija, sul do país, aprovaram o novo status com 80,3 por cento dos votos válidos, disse a rede privada de televisão ATB.

Os votos contrários à medida somaram 19,7 por cento do total e as abstenções, a aposta do governo, ficaram em 34,8 por cento dos 173 mil eleitores da região aptos a comparecer às urnas, acrescentou a reportagem da ATB, baseada em uma aferição prévia feita com base em uma amostra dos votos totais.

Texto completo na Reuters.


TJ-SP condena IstoÉ a pagar R$ 210 mil por danos morais

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a revista IstoÉ a pagar R$ 105 mil reais de indenização à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e mais R$ 105 mil ao presidente da corporação, Dejandir Dalpasquale, por danos morais.

A 23ª Vara do TJ-SP considerou infundadas as denúncias da publicação de que a organização usava dinheiro público, que seria destinado a projetos em cooperativismo rural, em "obras particulares, viagens internacionais, festas do peão de boiadeiro e até compra de meias-calças, saias e blazers em uma boutique de Copacabana, estimando um rombo de pelo menos R$ 10.000.000,00".

Texto completo no Comunique-se.


Lula é o 4º dirigente mais bem aceito nas Américas

México, 23 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o quarto das Américas em aceitação popular, segundo um estudo divulgado hoje pela firma mexicana Consulta Mitofsky que analisa o apoio dos líderes de 19 países do continente.

Com 55% de aceitação, Lula está atrás apenas dos presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe (84%), do México, Felipe Calderón (61%), e da Venezuela, Hugo Chávez (59%).

Cierran el segundo mayor oleoducto de Colombia por dos ataques atribuidos a las FARC

Los guerrilleros rompieron la tubería, que transporta unos 96.000 barriles de petróleo al día, y provocaron el derrame del crudo.

Vejam aqui.

Un epitafio para Bush: Apocalipsis

La historia la dibujan los creadores. Y en el último año de mandato de George W. Bush, literatos y cineastas cargan las tintas contra la herencia que deja. Por Jesús Ruiz Mantilla.

Antes del fin, el miedo se convierte en la efigie de todos los rostros. Es un gesto que comprobamos últimamente demasiado a menudo en las fotografías, en las imágenes en movimiento de las televisiones e Internet, pero también en el cine y en los libros que salen del imaginario de los creadores norteamericanos. Lo hemos visto en las caras aterradas de las criaturas que concibieron Stephen King y Frank Darabont para La niebla; paseando junto a un padre y su hijo por las ruinas de la civilización en un carrito sobre La carretera, de Cormac McCarthy; advertidos por los monstruos del espacio desconocido en La guerra de los mundos que resucitó Steven Spielberg… Son ejemplos del epitafio que los artistas estadounidenses en todos los frentes han elegido para retratar la era Bush: ni más ni menos que el Apocalipsis.


Continuem a leitura aqui. Vale a pena conferir.

Protestos em Espanha contra a “directiva da vergonha”


Milhares de pessoas manifestaram-se Sábado em várias cidades de Espanha contra a "directiva da vergonha" aprovada no Parlamento Europeu. Em Madrid, Gustavo Alvarez porta voz da Rede de Estrangeiros de Madrid declarou que a directiva aprovada pelo Parlamento Europeu significa um retrocesso de 70 anos.

Os protestos tiveram lugar nas cidades de: Madrid, Málaga, Barcelona, Valência e Santa Cruz de Tenerife.


Para ler mais acesse a Esquerda.Net.

BNDES: PF diz que há ligação de presidente da Câmara de SP

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) flagrou a ação de uma rede de tráfico de influência e corrupção que manteve aberto o prostíbulo de luxo W.E., principal elo da organização criminosa que mandava prostitutas para o exterior e lavava dinheiro desviado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que foi desarticulada pela Operação Santa Tereza.

Interceptações telefônicas demonstram a participação de fiscais da Prefeitura de São Paulo, policiais civis e assessores políticos da Câmara Municipal e envolvem o presidente da Casa, vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), o Carlinhos, em manobras que teriam permitido ao esquema manter aberta a casa W.E., apesar de falta de alvará e irregularidades na construção do prédio que ocupava na Rua Peixoto Gomide, em Cerqueira César, na região central.


Leiam mais na Tribuna da Imprensa online desta segunda-feira.

domingo, 22 de junho de 2008

Música pode se tornar disciplina obrigatória no País

RIO - Depois da filosofia e da sociologia, que são agora disciplinas obrigatórias no ensino médio no País, pode chegar a vez da música. O Ministério da Educação (MEC) reconhece a importância do ensino de música na educação básica, e a questão está sendo discutida porque o Senado aprovou o projeto de lei nº 2.732/08, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), incluindo a disciplina nos currículos. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.


No JB deste domingo.

A nova mentira sobre prisões de "dissidentes" em Cuba

Algumas agências de notícias estão divulgando que sete "opositores" — ou "dissidentes" — foram detidos na sexta-feira (20) em Cuba, menos de 24 horas depois de a União Européia (UE) anunciar o fim das sanções à ilha revolucionária.



Os "opositores" na verdade são gente como Jorge Luis García Pérez, conhecido como "Antúnez".

A "denúncia" foi feita pela conhecida "dissidente" Marta Beatriz Roque.

Eles são velhos freqüentadores do noticiário anticubano e são conhecidos por suas ligações com mercenários e autoridades dos Estados Unidos.


Vejam no Vermelho.

CPI apontará que 30% da população carcerária está detida indevidament

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, com base em levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, vai apontar em seu relatório que 130 mil detentos estão presos indevidamente em todo o país.

O número representa 30% do total da população carcerária brasileira, que é de 440 mil. A informação foi divulgada pelo relator da CPI, deputado federal Domingos Dutra (PT-MA). Ele apresenta o relatório final aos integrantes da comissão na próxima terça-feira (24).


Vejam mais informações aqui na Agência Brasil.

Receita começa a fiscalizar amanhã sonegadores de contribuições previdenciárias

Brasília - Empresas suspeitas de sonegar contribuições previdenciárias começam a ser visitadas amanhã (23) pelos fiscais da Receita Federal do Brasil. A operação inédita para combater esse tipo de ilícito vai se concentrar, neste primeiro momento, em 1,7 mil empresas e faz parte da Estratégia Nacional de Autuação Fiscal (Enaf) para o ano de 2008.

Mais informações vejam aqui na Agência Brasil.