sábado, 20 de setembro de 2008

O Procon do Rio Grande do Sul multou a companhia aérea TAM em R$ 971.031,60 por ter levado mais de sete horas para divulgar a lista de passageiros e tripulantes da aeronave JJ 3054, que saiu da pista do Aeroporto de Congonhas se e chocou contra um prédio da companhia, em julho de 2007. O acidente matou 199 pessoas. Leia mais no portal do jornal O Liberal, Pará.

Artigo do Correio da Manhã é irresponsável e xenófobo

A Casa do Brasil divulgou hoje um comunicado a propósito das notícias veiculadas em alguma imprensa portuguesa, afirmando ter-se constituído em Setúbal uma réplica de uma organização criminosa brasileira. A Casa do Brasil considera que a notícia não tem qualquer suporte factual e remete para as declarações Gabinete Coordenador de Segurança, que a considerou fruto de «imaginação fértil». Divulgamos o comunicado, em versão integral.

A Casa do Brasil considera que o artigo que deu a manchete de hoje ao Correio da Manhã é totalmente irresponsável e constitui, na prática, um violento ataque à comunidade brasileira que vive e trabalha em Portugal.

Vejam o texto completo na Esquerd.net.

Comunidades em Resistência na Colômbia

Por Maria Luisa Mendonça, de Rivas, Espanha [Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2008 às 18:48hs]

O Fórum Mundial das Migrações denunciou o governo de Álvaro Uribe por implementar a chamada “para-política”, que fortalece grupos paramilitares e fere o direito internacional. As organizações presentes denunciaram também o apoio de países europeus, que se beneficiam economicamente com a exportação de armas para a Colômbia.

Segundo o representante da Anistina Internacional, Jesus Abderraman, “O resultado dessa política é a repressão aos movimentos camponeses, indígenas, sindicais e de outros setores. Uribe acusa lideranças sociais de envolvimento com as guerrilhas para justificar os assassinatos”. Em 2008, foram registrados 42 assassinatos de sindicalistas na Colômbia.


Vejam mais na Revista Fórum

Parlamentares alemães indignados com situação dos Cinco


Fausto Triana, enviado especial

Berlim, 19 set (Prensa Latina) Parlamentares alemães manifestaram hoje estar indignados e surpresos pelas violações dos direitos humanos da justiça estadunidense com o caso dos cinco lutadores antiterroristas cubanos.
Há transgressões insólitas e sem precedentes na aplicação do direito internacional humanitário no caso dos Cinco, coincidiram seis deputados e políticos alemães dos partidos A Esquerda e Social-democrata (SPD).

Os legisladores realizaram nesta quinta-feira entrevistas separadamente com Elizabeth Palmeiro, esposa de Ramón Labañino, um dos cinco cubanos que cumprem longas condenações em cárceres norte-americanos nestes momentos.


Vejam mais na Prensa Latina

Florianópolis: TRE acata ação de Angela e condena Dário


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, por unanimidade de votos, decidiu a favor do recurso nº 793 interposto pela candidata Angela Albino, da Coligação Inovar Florianópolis (PCdoB–PDT), para determinar a imediata e definitiva suspensão da propaganda eleitoral produzida pelo prefeito e candidato a reeleição Dário Berger (PMDB), onde utiliza bens, equipamentos e servidores públicos. O TRE aplicou multa e determinou o envio dos autos ao Ministério Público para apuração de suposto crime e atos de improbidade administrativa.
Em sua sentença, os juízes do TRE/SC entenderam que houve a clara utilização de bens e servidores da administração pública municipal na propaganda de Dário Berger, prejudicando a igualdade entre os candidatos e a lisura do processo eleitoral.
O prefeito poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, no entanto a decisão do TRE/SC praticamente confirma a evidência de abuso do poder político pelo prefeito candidato.
Segundo Luciano Zambrota, advogado da coligação Inovar Florianópolis, o recurso ao TSE é uma questão secundária, dada a decisão unânime do Tribunal em condenar Dário Berger.
''O TRE/SC, em sua decisão, confirmou o abuso de poder político, pois desde o início do processo eleitoral o prefeito utilizou-se e vem utilizando bens e servidores da administração pública em sua campanha'' afirma Zambrota.



Vejam mais no Vermelho

Coréia do Norte religa reator nuclear

PANMUNJOM (Fronteira entre as Coréias do Norte e do Sul) - A Coréia do Norte anunciou ontem o religamento de seu principal reator atômico e informou que não deseja mais as concessões prometidas pelos Estados Unidos em troca do desmantelamento do programa nuclear do país. O governo norte-coreano responsabilizou o americano pela situação. O governo norte-americano condenou a ação, afirmando que isso levará o país ao isolamento.

"Estamos realizando uma preparação completa para restaurar" as instalações nucleares, declarou Hyon Hak Bong, funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte. "Vocês podem dizer que já começamos a trabalhar para que elas sejam restauradas e voltem a operar como antes", disse o diplomata a jornalistas em Panmunjon, um povoado na fronteira entre as duas Coréias.


Vejam mais na Tribuna da Imprensa Online

Borges, fanático de Pink Floyd


La viuda del escritor, María Kodama, reveló en una entrevista a la BBC que a Borges no le gustaba Beethoven y que tampoco soportaba a Gardel. En cambio, prefería a los Beatles o los Rolling Stones, y para su cumpleaños pedía que le cantaran The Wall en vez del Happy Birthday


Vejam o texto completo na Revista de Cultura.

Educação científica para a cidadania - Pesquisadores discutem estratégias para garantir maior entendimento da ciência pelo público


Alimentos transgênicos, mudanças climáticas, pesquisa com células-tronco. A crescente exposição do público a temas científicos evidencia a necessidade de formar cidadãos capazes de refletir e opinar sobre decisões relacionadas à ciência. Diante dessa realidade, pesquisadores reunidos em uma mesa-redonda na reunião anual da SBPC buscaram levantar estratégias para garantir uma educação científica de qualidade aos jovens brasileiros. Entre as sugestões destacam-se a necessidade de proporcionar o contato com a ciência já nos primeiros anos de vida da criança, de replicar experiências bem-sucedidas nesse sentido e de repensar o modelo universitário, adequando-o às necessidades dos novos estudantes.

“Precisamos aproveitar a janela demográfica que existe no Brasil. Somos uma das poucas nações cuja população ainda será majoritariamente jovem nos próximos 30 ou 40 anos”, afirmou Celso P. de Melo, físico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participante da mesa. O pesquisador destacou o que chamou de clima otimista. Segundo Melo, o acesso universal ao ensino fundamental e a maior freqüência no ensino médio garantem que o país tenha jovens cada vez mais bem formados. “É claro que estamos longe da situação ideal e que muitas crianças vão para a escola apenas para receber a merenda. Mas ainda assim é uma vitória. Antes as crianças passavam fome em casa.”


Vejam o texto completo na Ciência Hoje On-line

O Tango dançado entre a Rússia e a Turquia no Mar Negro

O sonho do império planetário norte-americano dissolve-se numa crise sem precedentes com indicadores que muitos analistas consideram mais graves que a dos anos 30, e é já contestado em algumas partes do Mundo, por vezes com a participação de aliados tradicionais e membros da NATO, como é o caso da Turquia

M K Bhadrakumar* - 19.09.08

No meio do aluvião da actividade diplomática de Moscovo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, encontrou tempo na passada semana passada [01-07/09/08] para uma viagem extraordinariamente importante à Turquia, que pode significar um momento crucial para a segurança e a estabilidade da vasta região historicamente partilhada pelos dois poderes.

Mais, a diplomacia russa está a mexer-se rapidamente ao mesmo tempo que as tropas russas estão a regressar da Geórgia aos quartéis. Moscovo está a tecer uma intricada rede de novas alianças regionais fundadas no mais profundo da memória histórica colectiva russa como potência do Cáucaso e do Mar Negro.


Vejam o texto completo no ODiario.info

O Rosto do fascismo na Bolivia


A prisão Prefeito do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández, poucas horas depois este texto ser escrito, responsável pela morte de dezenas de pessoas e cerca de uma centena de desaparecidos naquele departamento, se reafirma o carácter fascista dos secessionistas, revela também que o Governo e as forças sociais e políticas que apoiam o processo de mudanças em curso estão em condições de derrotar os golpistas, como Marcos Domich demonstra neste texto.
Marcos Domich*
- 18.09.08

Começa a mãe de todas as batalhas

A situação boliviana, como se costuma dizer nos media, é volátil. Desde há uns dez dias a opinião pública é sacudida por uma série de acontecimentos, a maioria caracterizados pelo extravasar da fúria reaccionária, particularmente no Oriente do país. Todos estes acontecimentos – que em breve farão parte das páginas da convulsa história política boliviana – não se caracterizam, no entanto, por nenhum traço original. Para dizê-lo em curtas palavras, mais não são do que episódios do desencadeamento de operações contra-revolucionárias de inconfundível cunho fascista.


A semana passada, segundo o tinha antecipado a União Juvenil de Santa de Santa Cruz (UJC) ocupou uma série de instalações dependentes do governo central. O pretexto para estas ocupações era a execução dos resultados dos inconstitucionais «estatutos autonómicos». Segunda a interpretação da direita destes estatutos «todas estas instituições pertenciam aos povos de Santa Cruz, Beni, Tarija, etc.» e «deviam ser retirados ao governo centralista» para serem postos «ao serviço do povo» das suas regiões.


Vejam o texto completo no ODiario.info

Opção política pode ter base biológica, diz estudo

Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que a opção política em cada indivíduo pode estar relacionada com a sensibilidade ao medo.

Publicada na edição dessa semana da revista Science, a pesquisa afirma que pessoas com atitudes sociais radicalmente diferentes também diferem na sua reação fisiológica ao medo.

Segundo os resultados, as pessoas mais sensíveis ao medo e a ameaças tendem a ter opiniões políticas geralmente associadas às idéias dos partidos conservadores – como o apoio à pena de morte, aos gastos em defesa nacional, à Guerra no Iraque e a oposição ao aborto.

Em contrapartida, o estudo sugere que as pessoas menos afetadas pelo medo e que demonstram respostas fisiológicas mais contidas são mais propensas a apoiar políticas mais liberais de imigração, pacifismo, controle de armas e ajuda internacional – fatores normalmente relacionados com a opção de esquerda.


Vejam o texto completo na BBCBrasil.com

Memórias magnéticas a caminho da indústria - Alemães dão passo importante rumo a essa inovação perseguida por cientistas de todo o mundo


A prestigiosa revista Physical Review Letters acaba de publicar um artigo que vai dar o que falar. O trabalho apresenta resultados obtidos por pesquisadores do instituto nacional de metrologia alemão – o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) –, sobre reversão balística de magnetização. Dito assim, esse conceito soa como grego para a maioria das pessoas, mas o texto de divulgação que o PTB preparou para anunciar os resultados vem sendo reproduzido em inúmeros e importantes sítios da internet.


Vejam o artigo completo na Ciência Hoje On-line

Venezuela expulsa chefe de ONG de direitos humanos

A Venezuela expulsou o diretor da organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch no país, José Miguel Vivanco, após a divulgação de um relatório que critica as instituições e o governo.

O relatório da Human Rights Watch (HRW), divulgado na quinta-feira, apresenta um balanço dos 10 anos de gestão de Hugo Chávez no qual afirma que o governo "debilitou as instituições democráticas e as garantias de direitos humanos" neste período.

O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, disse que Vivanco violou a Constituição do país.

A notícia continua na BBC Brasil.


Fruet: Laudo da PF é "desconfortável" para Jobim

O resultado do laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), da Polícia Federal, trouxe novo revés para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A perícia divulgada nesta quinta-feira, 18, atesta que os 16 equipamentos em poder da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não podem realizar escutas telefônicas, ainda que sirvam para "interceptações de áudio ambiental".

O laudo contradiz as declarações de Nelson Jobim no início da crise aberta pelo grampo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Os dois tiveram uma conversa ao celular interceptada.

O texto continua no Terra Magazine.


Senador boliviano: reforma agrária será violenta

Os capítulos da nova Constituição da Bolívia que regulam a reforma agrária são inegociáveis e o processo de distribuição de terras vai ser feito com violência, afirmou nesta sexta o líder do governo de Evo Morales no Senado, senador Felix Rojas Gutierrez, do partido MAS.

"O regime da terra, dos recursos naturais e dos recursos energéticos não se modificam e não são objeto de discussão. O único capítulo que pode ser compatibilizado é a questão da autonomia", disse Gutierrez.

"O problema fundamental, a coluna vertebral deste conflito, é a questão da terra. O latifúndio, localizado especialmente no leste e no sul do país, originou uma casta, um clã. Só o senhor Branko Marinkovic presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz tem um latifúndio três vezes maior que toda a extensão da cidade de Santa Cruz. Essas terras vão ter que cumprir uma função social para beneficiar os que têm fome", afirmou.

A notícia continua no Terra.


CÚPULA DA PF PRESSIONOU DE SANCTIS PARA SALVAR DANTAS

CÚPULA DA PF PRESSIONOU DE SANCTIS PARA SALVAR DANTAS

. Daniel Dantas foi preso pela primeira vez numa terça-feira, dia 08 de julho.

. Na sexta-feira imediatamente anterior, dia 04 de julho, o corajoso Juiz Fausto De Sanctis recebeu em seu gabinete dois membros da cúpula da Polícia Federal.

. Os dois pediram ao corajoso Juiz De Sanctis que não desse ordem de prisão a Daniel Dantas nem assinasse o mandado de busca e apreensão.

. Os dois membros da alta cúpula da Polícia Federal sabiam ou desconfiavam que o ínclito Delegado Protógenes Queiroz tivesse concluído a investigação e só faltasse a decisão do corajoso Juiz De Sanctis.

. Portanto, não haveria mais tempo para dinamitar a investigação do ínclito Delegado Protógenes Queiroz.

. A única maneira de salvar a pele de Daniel Dantas – objetivo explícito da cúpula da PF, depois que o ínclito Delegado Dr. Paulo Lacerda saiu de lá – era pressionar vigorosamente o corajoso Juiz De Sanctis.

Veja mais no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Marido de Palin se nega a depor em investigação no Alasca

Por Yereth Rosen

ANCHORAGE, Estados Unidos (Reuters) - O marido da governadora do Alasca e candidata republicana a vice-presidente dos Estados Unidos, Sarah Palin, decidiu ignorar uma intimação para depor num inquérito parlamentar que apura um eventual abuso de poder dela na demissão de um secretário, disseram assessores de campanha na quinta-feira.
...
Palin é acusada de ter demitido o seu secretário de Segurança Pública Walt Monegan porque ele se recusou a afastar um policial envolvido num divórcio litigioso com a irmã da governadora.

leia MAIS

Laudo da PF desmente afirmações de Jobim

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2008

Ministro da Defesa disse a CPI que Abin podia fazer escutas telefônicas
Laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), da Polícia Federal informa que os equipamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não têm capacidade para fazer escutas telefônicas, conforme denunciou o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento de 38 páginas foi enviado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e será analisado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 'Nenhum dos equipamentos analisados possui capacidade para realizar a decodificação e a conseqüente gravação de conversas telefônicas realizadas por sistema de telefonia fixa digital ponto a ponto', diz o laudo.
Em depoimento à CPI dos Grampos, na quarta-feira, Jobim evitou assumir a responsabilidade pela informação, que atribuiu ao Exército. 'O que eu afirmei ao presidente da República foi: ‘Eu tenho a informação de que esses aparelhos viabilizam a interceptação analógica’ (...) Foi a informação que meu deu o Exército.' As declarações que Jobim fez em uma reunião com Lula foram decisivas para o afastamento da cúpula da Abin, inclusive do diretor-geral Paulo Lacerda.

Intelectuais de 30 países exigem o fim do bloqueio a Cuba

• HAVANA (AIN) — Mais de mil intelectuais da América Latina, Estados Unidos, Europa e África, assinaram em menos de 24 horas o chamamento de solidariedade e exigência do fim do bloqueio norte-americano a Cuba, divulgado por seus colegas cubanos.

A mensagem que circula na internet destaca que Cuba foi assolada dramaticamente por dois poderosos furacões e o povo reclama o fim imediato do oprobrioso bloqueio que, por quase 50 anos, tem sido um cerco imposto pelas sucessivas administrações dos Estados Unidos.

O chamamento de um importante grupo de intelectuais e artistas de Cuba ao mundo converteu-se num site, que se pode acessar através de www.concubahoy.cult.cu e ao qual podem aderir as pessoas interessadas no mundo.


Vejam texto completo no Granma

Prefecto Fernández reconoce que ordenó frenar la marcha de los campesinos


Fernández durante su declaración en la audiencia (ABI)

La Paz, 18 sep (ABI).- El prefecto de Pando, Leopoldo Fernández, reconoció hoy, ante el juez 5to. de Instrucción en lo Penal, Williams Dávila, que ordenó a los funcionarios de la Prefectura a movilizarse para frenar la marcha de campesinos hacia la ciudad de Cobija.

El prefecto Fernández precisó, durante la audiencia de medidas cautelares, al juez "lo último que dije al Servicio Prefectural Departamental de Caminos me van y me abren esas zanjas, sino existen formas de parar, me abren esas zanjas".

El juez dejó en claro que "el imputado en su exposición estableció que tenía conocimiento de lo que sucedía días antes y el mismo 11 de septiembre, cuando se registraron muertes de muchas personas, incluso de inocentes".


Vejam mais na Agencia Boliviana de Informacion - ABI
























Vejam na Página/12

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Israel: Após vitória apertada, Livni tentará compor coalizão


A ministra do Exterior de Israel, Tzipi Livni, venceu as prévias do partido Kadima com uma vantagem de apenas 1,1% sobre seu adversário, o atual ministro dos Transportes e ex-chefe do Estado Maior, Shaul Mofaz.

A vitória apertada no partido deverá dificultar as tentativas de Livni de compor uma nova coalizão governamental, condição necessária para que ela se torne a próxima primeira-ministra de Israel.

Mais na BBC Brasil.


Acima de qualquer suspeita

Com seus comentários, Gilmar Mendes torna-se suspeito de ter participado intencionalmente de uma fraude: o tal grampo de sua conversa com Demóstenes Torres.

Não pode existir intocável neste país. Nós estamos em um mundo muito complexo, de fato. E Gilmar tornou-se suspeito perante uma parcela significativa da opinião pública. Primeiro, ao aceitar a versão de que era a ABIN sem dispor de uma evidência sequer. Agora, por insistir na acusação. Ainda mais sabendo-se que beneficia diretamente os acusados pela Operação Satiagraha.

Está na hora de começar a ser cobrado por seus pares.


Texto completo no Projeto BR, do Luis Nassif.


O advogado de defesa

Do Blog do Noblat

Jobim reforçou defesa de Dantas, diz Nélio Machado
De Nélio Machado, advogado de defesa do banqueiro Daniel Dantas, há pouco, no Supremo Tribunal Federal (STF):

- A declaração do ministro Nelson Jobim, ontem, na CPI dos Grampos, tem peso porque ele já foi ministro do Supremo. O que ele está dizendo é exatamente o que nós, da defesa de Daniel Dantas, dissemos.

Jobim declarou que a cúpula da Abin caiu porque participou da Operação Satiagraha, conduzida por Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal. Segundo Jobim, a participação viola a lei que criou a Abin.

Mais no Projeto BR, do Luis Nassif.


Censura à imprensa é o último reduto da farsa

. O Ministro de Tudo, o serrista Nelson Jobim, não merece a primeira página do PiG quando recua.

. Quando ele acusou o ínclito Delegado Dr. Paulo Lacerda, ele foi manchete.

. Ontem, não mereceu a primeira página.

. Porque o recuo do Ministro de Tudo foi uma farsa.

Continue lendo no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.


Rio 'fabricou' queda de homicídio, diz ex-diretora do ISP

A ex-diretora do Instituto de Segurança Pública (ISP), a antropóloga Ana Paula Miranda, acusou hoje o governo estadual do Rio de Janeiro de "fabricar" a comemorada queda de 8,8 no índice de homicídios. Exonerada em fevereiro, após divulgar número recorde de mortos pela polícia, ela afirmou que "o governo não contabiliza os autos de resistência na soma final de homicídios dolosos". Além disso, disse, "alguns casos que são claramente homicídios, como os corpos carbonizados encontrados, estão sendo registrados como encontro de cadáveres e ossadas".

As declarações da antropóloga foram feitas na presença do atual presidente do ISP, o coronel da Polícia Militar (PM) Mário Sérgio Duarte, no 2º Fórum Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, ocorrido hoje, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio. "Registros de autos de resistência, desaparecimentos, encontro de ossadas e cadáveres continuam em tendência de crescimento desde 2000", afirmou Ana Paula, mostrando dados do ISP.

Mais no UOL Notícias.


Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda

Pela primeira vez na história da Globo o ibope das novelas é preocupante. Muito preocupante. Com exceção da atual novela das 19h, "Três Irmãs", a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado, a hegemonia da Globo em novelas está ameaçada. E em queda, tanto no país como na praça mais importante: a Grande São Paulo.

Mensuramos a queda no ibope. Gráficos abaixo mostram a performance das novelas da Globo desde 2000. Ooops! publica o raio X dos três horários novelas.

Mais no UOL Notícias.

Polêmica marca tramitação de projeto de reeleição de Uribe

Os primeiros dias de tramitação, no Congresso da Colômbia, do projeto de lei que propõe um referendo para que os colombianos decidam se o presidente Álvaro Uribe pode concorrer às eleições para um terceiro mandato estão sendo marcados pela polêmica.

De acordo com parlamentares da oposição, o projeto permitiria apenas aos candidatos que governaram o país durante dois mandatos consecutivos concorrer à reeleição, e anularia o texto vigente da Constituição que permite uma reeleição imediata depois de um primeiro mandato.

Assim sendo, para o senador opositor Gustavo Petro, do partido Pólo Democrático, o texto beneficiaria exclusivamente Uribe, único presidente até agora que foi beneficiado pela reforma constitucional de 2004 que permitiu que ele se candidatasse à Presidência pela segunda vez nas eleições de 2006.

"Só há uma pessoa entre os 45 milhões de colombianos com este requisito (dois mandatos constitucionais): o atual presidente Álvaro Uribe", afirmou Petro à BBC Brasil.

O senador Santiago Castro, do Partido Conservador, concorda que a redação do texto é confusa e contemplou realizar uma correção no projeto em debate.

"Somente o presidente Uribe cumpre neste momento os requisitos para a reeleição, mas ainda poderemos modificar a redação do texto, desde que isso não altere a alma da proposta", afirmou Castro à BBC Brasil.

Mais na BBC Brasil.

A Colômbia se encaminha para um "Porfiriato"?



LULA VAI OU NÃO VAI RENOMEAR LACERDA PARA A ABIN ?

. Ontem, na CPI dos Amigos de Dantas, Jobim botou o galho dentro (clique aqui para ler).

. Logo, o Presidente que tem medo não tem mais motivos para afastar o ínclito Delegado Dr. Paulo Lacerda.

. A menos que continue dominado pelo medo que nutre pelo Presidente Supremo Gilmar Mendes.

. Se o Presidente que tem medo reconduzir Lacerda, ele tem que demitir Jobim.

. Ou, se mantiver Jobim, tem que demitir o General Félix e não reconduzir Lacerda.

. Mas, essa é uma lógica que só se aplica a Presidentes que NÃO têm medo ...


Em tempo: o Presidente que tem medo do Supremo Presidente ofereceu um jantar ao Supremo Presidente. Clique aqui para ler a coluna da Mônica Bergamo. Deve ter servido de prato principal a cabeça do Dr. Paulo Lacerda. Na sobremesa, a do Delegado Protógenes Queiroz. Quem contratou o buffet foram Carlos Jereissati e Sérgio Andrade, que alguma coisa têm que pagar ... O vinho francês foi uma gentileza de Daniel Dantas, que abastece a coleção de vinhos bordeaux do José Dirceu.

Texto completo no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

Nota do editor: o trecho da coluna de Mônica Bérgamo é para assinantes do UOL, ou da Folha de São Paulo, mas está disponível aqui.

Consórcio desiste da Alitalia; empresa corre risco de falir

O consórcio de investidores CAI (Companhia Aérea Italiana), que fez uma oferta para socorrer a empresa aérea italiana Alitalia, retirou a proposta de compra da companhia e aumentou o temor de falência da empresa.

O consórcio desistiu da oferta depois da decisão de sindicatos italianos de não apoiar o acordo antes do prazo que se encerrou nesta quinta-feira (às 11h, horário de Brasília).

Quatro dos sindicatos apoiaram a proposta para socorrer a companhia, mas outros cinco foram contra devido ao plano de corte de 3 mil empregos.

Ao anunciar a retirada da oferta por uma decisão unânime, o consórcio CAI afirmou que está "profundamente decepcionado".

"Mais concessões iriam inevitavelmente colocar em risco a realização do plano (de socorro à Alitalia)", afirmou o consórcio em um comunicado.

A notícia continua na BBC Brasil.


Intelectuais de 30 países exigem o fim do bloqueio a Cuba

• HAVANA (AIN) — Mais de mil intelectuais da América Latina, Estados Unidos, Europa e África, assinaram em menos de 24 horas o chamamento de solidariedade e exigência do fim do bloqueio norte-americano a Cuba, divulgado por seus colegas cubanos.

A mensagem que circula na internet destaca que Cuba foi assolada dramaticamente por dois poderosos furacões e o povo reclama o fim imediato do oprobrioso bloqueio que, por quase 50 anos, tem sido um cerco imposto pelas sucessivas administrações dos Estados Unidos.

O chamamento de um importante grupo de intelectuais e artistas de Cuba ao mundo converteu-se num site, que se pode acessar através de www.concubahoy.cult.cu e ao qual podem aderir as pessoas interessadas no mundo.

Artistas do Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Itália, França, Grécia, Austrália, Reino Unido, África do Sul, e outros países, até chegar a 30, aderiram ao apelo, entre os quais sobressaem filósofos, atores, romancistas, jornalistas e juristas.

Apelamos à sensibilidade dos intelectuais do mundo a fim de que exijam o fim imediato do criminoso bloqueio norte-americano e promovam ações de solidariedade e ajuda a Cuba, expressa o chamamento.

A respeito desse documento, a destacada dançarina internacional, Alicia Alonso, diretora do Ballet Nacional de Cuba, disse que é um direito humano a exigência da Ilha e não uma esmola. •


Conforme o Granma

Direita do Japão se assusta com crescimento de comunistas

O Partido Comunista do Japão tem aumentado paulatinamente o número de filiados e espera, em breve, retornar ao número de 500 mil membros que ostentava em 1990. A direita japonesa começa a suar frio com as notícias do crescimento, principalmente entre a juventude, e faz suas análises. Em artigo publicado no jornal conservador Sankei News, do Japão, Kuwahara Satoshi procura dissecar o que motivou tal corrida às fichas de filiação do PC japonês.

O Vermelho reproduz a seguir a íntegra do artigo, publicado esta semana pela revista americana Monthly Review.

"O Partido Comunista do Japão está repentinamente atraindo novos membros. De acordo com um comunicado do partido, o número de membros filiados atingiu o ápice em 1990, com 500 mil membros e depois iniciou um declínio, chegando a flutuar nos últimos dez anos em 400 mil filiados. Segundo a direção da Juventude Comunista, mais de 9 mil pessoas se filiaram ao partido desde o fim do quinto encontro do Comitê Central da União da Juventude Comunista, realizado no início de setembro.


Vejam o texto completo no Vermelho


Urnas eletrônicas terão Linux e biometria em 2008

REUTERS

SÃO PAULO - As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolhe os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recurso da biometria para identificação do eleitor.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de - melhorar a segurança e a transparência do processo, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE.

Segundo Janino, em entrevista à Reuters, - há várias campanhas no sentido de macular esse processo, - mas, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas, - nenhuma fraude foi comprovada, afirmou.

A decisão de substituir os sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE pelo Linux em 100 por cento das 480 mil urnas do país terá três vantagens, de acordo com o secretário.


Vejam mais no JB Online.

Doação para ambiente terá isenção de imposto

Noruega vai destinar US$ 1 bilhão até 2015 para combater o desmatamento na Amazônia

João Domingos, Adriana Fernandes e Denise Chrispim Marin, BRASÍLIA

A decisão do governo da Noruega de destinar U$ 1 bilhão ao País até 2015 para conter o desmatamento na Amazônia levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assinar decreto que isenta da cobrança do PIS/Cofins o dinheiro de doações para a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de conservação do uso sustentável das florestas. Para obter a isenção, o dinheiro terá de ser depositado em bancos oficiais.

No caso do Fundo Amazônia, que recebeu U$ 20 milhões da Noruega ontem, o dinheiro ficará no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outros U$ 120 milhões deverão ser depositados no fundo nos próximos 12 meses, também pelo governo da Noruega. O restante, pelos anos seguintes, até 2015.


Vejam o texto completo no Estadão.com.br

Reforma y revolución

Marco Aurelio García, brillante asesor de Lula en temas internacionales, suele resumir la situación de Bolivia en una frase: “el problema es que el país está viviendo un proceso de reformas, sin salirse del marco democrático, pero tanto la oposición como el gobierno actúan como si estuvieran frente a una revolución”.

Algo de esto hay, por supuesto, y es lógico que cualquier habitante de Brasil –un país que suele procesar sus cambios, desde la independencia a la transición democrática, de manera lenta y apaciguada– se sorprenda ante las bruscas oscilaciones del péndulo boliviano. Pero también hay que decir que no hace falta una revolución para despertar la resistencia activa de las elites tradicionales. Alcanza con el enorme efecto simbólico del ascenso al poder de un líder indígena, una nacionalización –por otra parte bastante negociada– de los recursos naturales, y una serie de políticas sociales ciertamente más amplias que en el pasado, pero que no han puesto en peligro la macroeconomía más sana de las últimas décadas.

Para evitar las visiones fáciles que tienden a explicar todo lo que ocurre en Bolivia en términos de acoso imperial o –en el extremo opuesto– excesos de populismo, digamos que el problema puede definirse a partir de un movimiento doble. En las últimas décadas, el poder político se ha ido afirmando en el occidente del país: el largo de proceso de construcción política que concluyó con la elección de Evo Morales comenzó en El Chapare, la zona cocalera de Cochabamba, y estuvo marcado por varios hitos de movilización popular: la “guerra del gas” del 2003, iniciada en Cochabamba y rápidamente trasladada a La Paz, y la “guerra del agua” del 2005, en la que los pobladores de El Alto, la metrópolis indígena más importante de América latina, forzaron la salida de Carlos Mesa y abrieron el camino para la llegada de Evo al Palacio Quemado.


Vejam o texto completo na Página|12

Evo rechaza informe de EEUU en lucha antidroga y lo acusa de no tener moral

La Paz, 17 sep (ABI).- El presidente de Bolivia Evo Morales afirmó este miércoles que Estados Unidos (EEUU) no tiene moral ni ética para incluir a Bolivia en la "lista negra" de países que, supuestamente, no combaten decididamente el narcotráfico, y rechazó enérgicamente esa decisión, por considerarla una represalia política.

Así lo manifestó el Mandatario boliviano, en oportunidad de participar de la suscripción de un contrato transaccional entre la estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) y Shell Gas que era accionaria de la nacionalizada Transredes.

Morales criticó que el hecho de los Estados Unidos imponga a los países latinoamericanos "cero de coca" y no el "cero de drogadictos", porque en realidad el mercado es el que da cabida a este mal.

"El Gobierno de los Estados Unidos no tiene moral, ni ética para hablar de certificación y descertificación de la droga", refutó Morales al referirse sobre la decisión del Gobierno de los Estados Unidos de incluir a Bolivia a la "lista negra" de países que, a juicio de su Gobierno, no combaten decididamente el narcotráfico y en la que ratificó la presencia de Venezuela y Birmania.


Texto completo na Agencia Boliviana de Informacion-ABI

São Paulo contra o desmonte do ensino

Por Redação [Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2008 às 16:26hs]

Na próxima sexta-feira, 19, a partir das 14 horas, os professores da Rede Estadual de Ensino realizam nova assembléia estadual na Praça da República. Na assembléia de 22 de agosto, os professores aprovaram ampla campanha em defesa da escola pública e pela valorização da categoria, entre elas a luta pela implementação da Lei do Piso Salarial Nacional, com a nova jornada – 33% em atividade extraclasse –, contra a municipalização do ensino e pela garantia de creches e pré-escolas.


Vejam mais na Revista Fórum

Música e Revolução na "Vírus" de Setembro


A edição de Setembro da revista Vírus começa por tratar da relação entre música e revolução ao longo dos tempos, com várias ligações para vídeos e ficheiros audio que ajudam à leitura do texto. Leia aqui "O Tempo das Cerejas - Algumas Anotações sobre Música e Revolução, dos musicólogos Manuel Deniz Silva e Pedro Rodrigues.
Música e política (um desencontro habitual)

"'Tás m'a dar música?..." Música é aquilo que nos dão para nos enganar, numa conhecida expressão da língua portuguesa. E não anda fácil pronunciar, com sentido, a palavra revolução. Talvez na publicidade: "Estamos a fazer uma REVOLUÇÃO na oferta musical. Aproveite-a." Era um anúncio de uma orquestra portuguesa nos anos 90. Talvez se fale, sim, de revolução tecnológica - essa que parece estar sempre na ordem do dia... E fala-se ainda de histórias antigas, de grandes revoluções francesas, americanas ou russas. Mas são coisas tão distantes... Ou não?


Vejam mais na Esquerda.Net

O invencível Capitalismo

No dia 16 de setembro de 2008 o Capitalismo mostrou mais uma vez que é invencível. Quando o poderoso Deus Mercado e a sua indefectível Auto-Regulação não deram conta do recado, quando a mítica Eficiência-Da-Iniciativa-Privada mais uma vez mostrou-se uma falácia, o Capitalismo lançou mão da sua mais poderosa arma secreta. Aquela que os neo-liberais fingem que não gostam, mas adoram: o Socialismo!
Continue a leitura no blog do Kayser AQUI. Imperdível!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ruanda será 1º país com maioria feminina no Parlamento

Mulheres vão ocupar pelo menos 55% das vagas em nova legislatura no país.

Veja a notícia no G1.

PF prende quatro por crimes na internet e falsificação de cartões

Três suspeitos foram presos em Franca e um no Rio de Janeiro. Segundo a polícia, pelo menos mais cinco pessoas estão envolvidas.

Mais no G1.

Jobim pediu afastamento de cúpula da Abin

No depoimento da tarde desta quarta-feira, 17, na CPI dos Grampos, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que apresentou ao presidente da República a solução de afastar a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Para Jobim, "o que estava em jogo era a responsabilidade política e não criminal" do grampo contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. "A solução era afastar a diretoria da Abin", disse o ministro, alegando pressões do STF por providências imediatas.

Segundo seu relato à CPI, na Câmara dos Deputados, Jobim pediu a cabeça de Paulo Lacerda - diretor-geral afastado da Abin - antes mesmo de ter certeza de que os três equipamentos aquiridos via Comissão de Compras do Exército realizavam escutas telefônicas e não somente varreduras.

Continua no Terra Magazine.


Delegação brasileira dá adeus a Pequim com participação histórica nos Jogos

Com herói na natação e feitos inéditos, país tem o seu melhor desempenho

Notícia no G1. Brasil ficou em 10o. lugar.

Conflito rural: BM não segue norma do país

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2008

A Brigada Militar é a única PM brasileira que não segue as regras do manual de diretrizes nacionais para execução de mandados judiciais de manutenção/reintegração de posse no meio rural. O documento, elaborado pela Ouvidoria Agrária Nacional, busca evitar conflitos no campo e orientar as ações dos órgãos responsáveis pelo cumprimento das determinações do Judiciário.
Segundo o ouvidor, desembargador Gercino da Silva Filho, a adesão deve ser voluntária. 'No cumprimento dos mandados de reintegração de posse, faltam cuidados mínimos no que se refere aos direitos dos envolvidos.' O Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana pediu ao MP/RS para que a Norma de Instrução Operacional adotada pela BM seja objeto de ação direta de inconstitucionalidade. Para o órgão, a norma desrespeita direitos humanos em atos como identificação compulsória de acampados e cerceamento de manifestações.

Governador de Pando é preso na Bolívia

O governador de Pando, Leopoldo Fernández, foi preso por militares bolivianos nesta terça-feira em Cobija, capital do departamento (Estado).

Pando, na fronteira com o Acre, foi palco de confrontos que deixaram pelo menos 16 pessoas mortas na quinta-feira da semana passada.

"Foi iniciado processo judicial de genocídio contra o governador de Pando", disse o presidente da Bolívia, Evo Morales.

"O caso da prisão do prefeito (governador) foi uma ação legal e constitucional, e as Forças Armadas estão cumprindo com o estado de sítio", acrecentou.

Mais na BBC Brasil.


Professores de 11 Estados fazem paralisação pela lei do piso nacional do magistério

Dois meses após a sanção da lei que estabelece o piso nacional para professores da rede pública, docentes de pelo menos 11 Estados resolveram paralisar nesta terça (16) suas atividades em mobilização pela implantação da proposta.

A lei que estabelece o piso de R$ 950 para a categoria vem sendo questionada por alguns estados que alegam não ter dinheiro para arcar com os custos. Segundo o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a lei tem pontos inconstitucionais.

Segundo a CNTE, os estados que aderiram à paralisação são: Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia (paralisação parcial), Roraima e Sergipe.

O texto completo no UOL Educação.

Medo de processo faz pilotos omitirem problemas em vôo

A criminalização dos dois maiores acidentes aéreos da história do País - a colisão entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, em 2006, e a tragédia com o Airbus da TAM, no ano passado - fez despencar o número de relatórios confidenciais para a segurança de vôo (RCSV) encaminhados por tripulantes à Aeronáutica. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) recebeu 9 notificações neste ano, ante as 90 registradas em 2007.

A notícia continua no UOL Notícias. O alarmismo do caozaéreo não redundou em mais segurança para a aviação brasileira. Pelo contrário.

Licitação para barragens sob suspeita

Antonio Eduardo Lanna, do blog Notícias do Pampa, escreve que a matéria publicada no jornal Zero Hora (13/09/2008) sobre as suspeitas que pairam sobre a licitação realizada pelo governo do Estado para a construção das barragens do Jaguari e do Taquerembó, confirma o que vem denunciando amplamente no blog: as barragens não apresentam qualquer justificativa econômica ou social e ainda causam enormes impactos ambientais.Para que, ou quem, afinal, elas servem?”, pergunta Lanna, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-professor titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O investimento previsto para a construção das duas barragens é de R$ 150 milhões. O deputado federal Eliseu Padilha (foto), do PMDB, está sendo investigado. Ele teria atuado para direcionar a licitação. Clique AQUI para ler mais.

Notícia do RS Urgente.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Guerra de laser vira realidade até 2016

Lord Vader iria salivar. A Boeing emitiu uma nota oficial sobre o programa que está desenvolvendo com o exército americano para uso de raios laser como material bélico. O quê? Sim, os fachos de laser de Star Wars vão se tornar realidade.
A empresa, que em junho tinha feito testes bem sucedidos com o seu disco de laser, capaz de emitir fachos à la Estrela da Morte, de 25 kilowatts (teoricamente, o limite é 100 kilowatts), emitiu uma nota à imprensa informando que o seu contrato para este fim com o exército americano, no valor de 36 milhões de dólares, foi estendido. O programa, que atende pelo enigmático nome de High Energy Laser Technology Demonstrator (HELTD), significa simplesmente, “armas de laser”.

O texto continua no Gizmodo Brasil.

STF anula processo em que Berezovsky e ex-dirigentes do Corinthians são réus

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, nesta terça-feira (16), o processo em que o russo Boris Abramovich Berezovsky é acusado de lavagem de dinheiro no contrato que a empresa MSI, da qual é proprietário, mantinha com o Corinthians.

Na decisão, os ministros da 2ª Turma do STF entenderam que o juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Turma Criminal Federal de São Paulo, não permitiu que os advogados dos co-réus fizessem perguntas aos outros réus que também estavam sendo investigados no processo. De Sanctis é o mesmo juiz que determinou, por duas vezes, a prisão do banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha da Polícia Federal.

Mais no G1.

Diretor-executivo da PF é preso por suspeita de favorecimento do irmão

O diretor-executivo da Polícia Federal, Romero Menezes, número dois na hierarquia da instituiçao, foi preso na manhã desta terça-feira (16) por suspeita de advocacia administrativa. Ele é investigado por ter favorecido o irmão José Gomes de Menezes Júnior, que também já foi preso nesta terça-feira, e que tem uma empresa de serviços gerais e vigilância.

A prisão foi um desdobramento da Operação Toque de Midas, que ocorreu em julho deste ano e que investiga indícios de que empresas do empresário Eike Batista podem ter infrigido a lei de licitações durante processo de concessão de uma estrada de ferro no Amapá. A empresa de José Menezes prestou serviços a Eike Batista.

Mais no G1.

Lula, Satiagraha e a Real Politik

Atenção, um novo capítulo se abre para o caso Satiagraha.

O governo Lula acertou um acordo com a Editora Abril – e, por extensão, com Daniel Dantas – para anular a Operação Satiagraha. O acordo foi montado da seguinte maneira:

1. É impossível interferir nos trabalhos em andamento do Ministério Público Federal e do juiz De Sanctis. A ofensiva de Gilmar Mendes foi um tiro no pé.

2. A estratégia acertada consistirá em tentar anular o inquérito de Protógenes, no âmbito da Polícia Federal. A versão preparada é que o inquérito continha irregularidades que precisariam ser sanadas. E a Polícia Federal colocou seus homens de ouro para “salvar” o inquérito. O trabalho dos “homens de ouro, na verdade, será o de garantir a anulação do inquérito. 

A íntegra no Blog do Nassif, aqui (postado às 8 horas de 16 de setembro).

 ***

Se for verdade, é estarrecedor.

Leopoldo Fernández, fiel funcionario de todas las dictaduras bolivianas

Caracas, 15 Sep. ABN.- El actual prefecto de Pando, Leopoldo Fernández, considerado por muchos como una especie de cacique, no es un recién llegado a la política boliviana. Fue funcionario de todas las dictaduras de este país desde 1979, y fueron varias.

Luis García Meza, Celso Torrelio, Guido Vildoso y Hugo Bánzer (todos ellos crueles dictadores) contaron con sus servicios en Pando y, a cambio, Fernández recibió cargos, apoyos, contactos, tierras y acceso a dinero fácil.

Fernández ya no es aquel gris funcionario del dictador de turno, ahora es un próspero comerciante de castañas, madera y ganado. Y de ser ciertas las acusaciones que pesan en su contra, también es un próspero lavador de dólares.

Fernández declaró a los organismos de contraloría del Estado un capital propio que supera largamente el millón de dólares.

A Fernández no se le conocen grandes obras en su gestión como Prefecto de Pando, pero sin embargo sí se han conocido en su departamento cientos de irregularidades vinculadas al contrabando, el narcotráfico y el manejo inescrupuloso de los recursos del Estado.


Vejam o texto completo na Agencia Bolivariana de Noticias

Indígenas, campesinos y colonizadores amplían cerco a Santa Cruz

Santa Cruz, 15 sep (ABI).- Indígenas guaraníes, campesinos y colonizadores decidieron el lunes ampliar el cerco a la ciudad de Santa Cruz con bloqueos en las zonas de La Mora, Tiquipaya, Chané y Yapacaní, exigiendo la devolución de las instituciones públicas tomadas y asaltadas por miembros de la Unión Juvenil Cruceñista, grupo de choque financiado por la Prefectura y el Comité Cívico cruceño.

La noche de este lunes, más de 400 personas, entre indígenas guaraníes, campesinos y colonizadores, decidieron bloquear la ruta Santa Cruz - Yacuiba en la zona de La Mora, a 100 kilómetros de capital oriental.

La demanda de este sector es la devolución de las entidades estatales que fueron violentamente tomadas por unionistas la pasada semana.



Texto completo na Agencia Boliviana de Información-ABI

O escritor José Saramago estréia blog na internet


SÃO PAULO - José Saramago estréia blog na web. O escritor português prêmio Nobel de literatura que vive nas Ilhas Canárias, na Espanha, inaugurou uma página na web, que ele chama de "a página infinita da internet", e que leva como título O Caderno de Saramago. Assim, o escritor cria um canal de comunicação com seus leitores por meio da fundação que leva seu nome, no site www.josesaramago.org.

Vejam mais no Estadão.

ACM Neto quer tirar do ar vídeo no qual ameaça surrar Lula

O deputado federal ACM Neto, candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, está irritado com o rival Antônio Imbassahy (PSDB), que tem veiculado no horário eleitoral gratuito um vídeo no qual o parlamentar ameaça dar uma surra no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora continue na liderança das pesquisas de intenção de voto, ACM Neto já sentiu o estrago que a divulgação das imagens tem causado à sua campanha para a Prefeitura. Por isso, ameaçou implodir a aliança entre democratas e tucanos para a candidatura pesidencial de 2010.

Além de se queixar aos cardeais do PSDB, ACM Neto acionou os advogados do DEM, que ingressaram com uma ação no TRE na qual pedem a suspensão da veiculação das imagens.

O vídeo foi gravado em 2005 durante a CPI do Mensalão, quando a popularidade do presidente Lula estava em baixa devido ao envolvimento de vários petistas no escândalo.



Vejam o texto completo no
Jornal da Mídia

Richard Wright, fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos


Músico, criador de clássicos como 'The Great Gig In The Sky' e 'Us And Them', sofria de câncer.
LONDRES - O tecladista e um dos fundadores da banda Pink Floyd, Richard Wright, morreu nesta segunda-feira, 15, aos 65 anos, segundo informou o porta-voz do grupo. O músico lutava contra um câncer e morreu em sua casa, na Inglaterra. Segundo o porta-voz, a família não quer dar mais detalhes sobre a sua morte.


Vejam mais no Estadão

1. Abertas as inscrições para a Reunião Regional da SBPC em Maceió

O encontro, voltado especialmente para professores do ensino fundamental e médio, acontecerá entre os dias 22 e 25 de outubro, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com o Congresso Acadêmico da universidade

A SBPC promove, em parceria com a Ufal, mais uma de suas Reuniões Regionais, cujo tema será "Diversidade e Desenvolvimento Regional".

Os interessados em participar já podem fazer a inscrição no site da SBPC, por meio do link http://www.sbpcnet.org.br/eventos/maceio. Sócios da SBPC quites com a anuidade 2008 são isentos da taxa de inscrição. Para estudantes (graduação e pós) e professores de ensino básico o valor é R$ 15. Professores de ensino superior e outros pagam R$ 25.


Vejam mais detalhes no Jornal da Ciência

Polícia brasileira tem "carta-branca para matar", segundo a ONU

A polícia brasileira é responsável por uma parte considerável dos 48.000 homicídios registrados todos os anos no país e se beneficia de uma "carta-branca para matar", denunciou nesta segunda-feira Philip Alston, o relator especial da ONU para execuções sumárias.

"No Rio de Janeiro, os agentes da polícia matam três pessoas por dia e são responsáveis por mais de 18% de todas as mortes", afirmou Alston.

Continue lendo no UOL Notícias.

Banda larga brasileira está entre as piores do mundo

Em ranking com 42 países, Brasil apareceu na 38ª posição. País fez 13 pontos em um índice de qualidade que vai até cem.

Continue lendo no BR-Linux.

Juiz: "Não há Estado policial. Vivemos impunidade"


O juiz federal Sérgio Fernando Moro, da vara especializada no combate à lavagem de dinheiro, em Curitiba, integra o coro dos que questionam a existência de um "Estado policial" no Brasil (tese fermentada após as prisões de Daniel Dantas, do especulador Naji Nahas e do ex-prefeito Celso Pitta). Para ele, a Operação Satiagraha foi a "gota d'água" no processo de intimidação dos juízes brasileiros.

- Nós ainda somos o país da impunidade mais do que qualquer outra coisa. Nesse contexto de grande impunidade, especialmente em relação à criminalidade grave e ao crime complexo, organizado, de colarinho branco, me parece assim sem base empírica afirmações no sentido de que vivemos num Estado policialesco - diz Moro, em entrevista a Terra Magazine.

Texto completo no Terra Magazine.

Por que o jornalista tem dificuldades para blogar?

O jornalista não se adapta à web porque está submetido a um mercado profissional que favorece a especialização técnica, não enxerga valor na prática do relacionamento e promove a anulação da personalidade do profissional.

Esse é o resumo do que eu falei em uma entrevista gravada há umas duas semanas, a pedido da jornalista Patrícia Santos, para ela usar em um trabalho de conclusão de curso do Knight Center da Universidade do Texas, sobre o papel do jornalista nesse novo cenário da comunicação trazido pela internet.

O texto continua no Webinsider.


Governo federal leva acesso internet para 5 mil cidades do Brasil

Os telecentros implantados pelo governo federal para inclusão digital já beneficiou 5.306 municípios brasileiros. A informação é do Ministério das Comunicações, que investiu R$ 134 milhões para dar à população acesso internet grátis.

Essas cidades receberam pelo menos um kit telecentro - que contém dez computadores ligados à internet de alta velocidade totalmente aberto e gratuito para a população. Apenas 258 cidades não se cadastraram, mas elas ainda têm tempo para se inscrever.

A notícia continua no WNews.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Administrador do site Elite Torrents é condenado à prisão

O Departamento de Justiça dos EUA condenou Daniel Dove a 18 meses de prisão, 2 anos de condicional e uma multa de 20 mil dólares.

A Justiça dos EUA justificou a decisão dizendo que Daniel Dove realizava tarefas como o recrutamento e a promoção de status dos usuários que mais baixavam conteúdo do site.

Mais em O Linux.


Problemas na Ginática Olímpica - III

Após acusações de Jade, CBG usa resultados para defender imagem

A lesão no punho direito de Jade Barbosa abriu o caminho para inúmeras críticas à direção da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). Alvo de acusações que vão de erro na dosagem da medicação a maus tratos à atleta carioca, a entidade utiliza os resultados recentes da modalidade para defender a imagem.

"A confederação não é entidade aventureira. A seleção olímpica permanente foi criada em 2002 e desde então estamos em constante evolução. Você acha que é uma confederação que é negligente vai crescer desta maneira? Obtivemos conquistas expressivas em função de trabalho sério. Os resultados estão aí para mostrar isso", afirmou Eliane Martins, coordenadora da CBG.

Mais no UOL Esportes. Pois é. Esporte de alto rendimento é estressante, a glória é alcançada com esforço e dores, mas isto não deve incluir negligência e maus tratos aos atletas.

Problemas na Ginática Olímpica - II

Ex-ginastas acusam CBG de maus tratos e reforçam coro de Jade

Depois de Jade Barbosa disparar contra a Confederação Brasileira de Ginástica revelando ter sofrido com negligência médica e maus tratos, outras ginastas decidiram revelar o que passaram durante o período em que estiveram no centro de treinamento de Curitiba. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, as atletas também tiveram problemas com a direção e o departamento médico da entidade, que teriam escondido lesões e prejudicado suas carreiras.

Veja mais, também no UOL Esportes.

Problemas na Ginática Olímpica - I

Jade acusa CBG de dar alta medicação e impedir de beber água

A polêmica lesão no punho direito de Jade Barbosa ganhou novos contornos nesta sexta-feira. Em entrevista à Folha de S. Paulo, a ginasta, que até agora havia mantido um comedimento em seu discurso, acusou a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de ter prescrito a ela medicação em alta dosagem, o que teria proporcionado vômitos e mal-estar durante os Jogos de Pequim.

A carioca disse ao jornal que passou a tomar o antiinflamatório Prexige em fevereiro deste ano para controlar as dores no punho, a mando do médico da CBG, Mário Namba. A dose, que começou com um comprimido de 400 g no início do ano, passou a duas cápsulas em julho (na aclimatação no Japão para os Jogos de Pequim) e a três em agosto, durante as Olimpíadas. Segundo especialistas consultados pela Folha, a quantidade foi excessiva.

A notícia continua no UOL Esportes.

Agora, até papéis do Brasil poderão ser usados como garantia para bancos dos EUA tomar empréstimo do Fed

Nova York - O derretimento do mercado financeiro dos EUA coloca o Brasil numa posição nunca antes vista. É que uma das medidas tomadas pelo Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) permite agora o uso de papéis com o chamado “grau de investimento” como garantia para empréstimos de curto prazo. O governo brasileiro e várias empresas do país emitem títulos com essa classificação.

Ou seja, um bancão dos EUA em apuros poderá tomar dinheiro de curto prazo do Fed e oferecer como garantia sua carteira de papéis emitidos pelo governo Lula.

Quem diria, numa crise dessas, passou a ser um bom negócio ter na gaveta títulos da dívida de um país do Terceiro Mundo como o Brasil.

Nota completa no Blog do Fernando Rodrigues, no UOL. Não chega a ser uma grande notícia para socialistas saber que os papéis emitidos pelo governo Lula possam servir de garantia a empréstimos de grandes bancos nos Estados Unidos, já para quem for suavemente nacionalista há de se sentir muito bem.

A polícia mais violenta

Naciones Unidas denunciará ante el Consejo de DD.HH. que la fuerza brasileña cometió una "significativa parte de todos los asesinatos".

A Q U I.

Presidente do Equador ataca Oderbrecht e ameaça expulsá-la do país

Quito, 15 set (EFE).- O presidente equatoriano, Rafael Correa, atacou a construtora brasileira Oderbrecht, acusada de construir uma usina hidroelétrica com danos estruturais, e disse que se a obra não for reparada e a empresa não pagar o que o Estado lhe exige, a expulsará do país.
"Se não prestarem contas que vão embora", destacou Correa em entrevista na televisão, na qual lembrou que uma usina hidroelétrica recentemente inaugurada teve que parar sua geração ao serem detectados erros estruturais sérios.

MAIS AQUI.

MPF investiga possível formação de monopólio entre Oi (Telemar) e Brasil Telecom

O procurador da República no Rio Grande do Sul José Osmar Pumes instaurou um Inquérito Civil Público objetivando analisar a fusão das operadoras de telefonia Oi (Telemar) e Brasil Telecom, devido à possível formação de monopólio privado da concessão dos serviços de telecomunicações.

LEIA MAIS AQUI.

Lehman Brothers recorre à lei de falências

O Lehman Brothers anunciou na madrugada desta segunda-feira que iria se declarar em falência "para proteger seus ativos e maximizar seu valor". O banco de investimentos perdeu US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre do atual exercício.

LEIA MAIS AQUI.

Oposição boliviana quer Brasil como mediador de negociação

SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Bolívia (Reuters) - A oposição boliviana quer a participação do Brasil nas negociações com o governo do presidente Evo Morales para acabar com dias de enfrentamentos violentos que já custaram a vida de quase 30 pessoas.

O governador oposicionista do departamento de Santa Cruz, Ruben Acosta, disse neste domingo que o "Brasil é uma garantia de que isso pode ter uma solução".

LEIA MAIS.

Corrupção é prática tradicional na Siemens

Documentos datados da década de 1950 mostram que o "caixa dois" já era prática corrente nos negócios da empresa fora do país. Sem subornos, afirmava antigo presidente, "não há comércio exterior".

LEIA MAIS.

Presidente Chávez - Silencio de la oposición sobre intento de golpe de Estado demuestra complicidad

El Viñedo, Anzoátegui, 14 Sep. ABN.- “A tres días de develarse la denuncia de golpe de Estado que que hizo Mario Silva, el silencio de los sectores de la oposición sigue demostrando la complicidad en los planes terroristas contra Venezuela”, manifestó el Primer Mandatario Nacional, Hugo Chávez Frías.

Tales declaraciones las ofreció en la inauguración del Liceo Bolivariano Miguel Otero Silva, en El Viñedo, municipio Simón Bolívar del estado Anzoátegui, donde agregó que algunos columnistas del diario El Universal siguen justificando su muerte al escribir “el que a hierro mata no puede morir a sombrerazos”, tal y como lo hicieron en el golpe de Estado de 2002.


Vejam o texto completo na Agencia Bolivariana de Notícias

Sicarios genocidas huyen al Brasil y el Gobierno gestiona su detención

La Paz y Cobija, 14 sep (ABI).- El Gobierno informó este domingo que varios sicarios que masacraron a campesinos en la población pandina del Porvenir, presuntamente por órdenes del prefecto Leopoldo Fernández, huyeron al Brasil, por lo que gestiona su detención inmediata ante el vecino país.

"Se han ido al lado brasileño (sicarios), estamos haciendo las gestiones con Brasil para que puedan detener allí a las personas que estén portando armas, por supuesto eso de portar armas es ilegal en cualquier lugar del mundo", dijo ministro de Defensa, Walter San Miguel, al referirse a los matones que acribillaron a varios campesinos en Pando.

La madrugada de este domingo sin necesidad de hacer uso de armas letales, las Fuerzas Armadas ingresaron en la ciudad de Cobija y luego se dirigieron a otras poblaciones conflictivas como Filadelfia y Porvenir para restablecer el orden y frenar la violencia criminal desatada por paramilitares y sicarios promovidos por el prefecto de Pando, Leopoldo Fernández.


Vejam o texto completo na Agencia Boliviana de Información-ABI

domingo, 14 de setembro de 2008

Bolívia ordena captura de governador por morte de camponeses

LA PAZ, (Reuters) - O governo boliviano ordenou no sábado a captura do governador do Departamento de Pando por supostamente ter contratado pessoas para atacar camponeses, deixando vários mortos em meio à violência política no país.

A ordem foi dada no marco do estado de sítio que La Paz determinou na sexta-feira no distrito governador por Leopoldo Fernández, onde ocorreram os confrontos mais sangrentos entre opositores e defensores do governo.

"Vamos prendê-lo onde estiver em Pando", afirmou a uma rádio o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Segundo o governo, Fernández contratou "peruanos e brasileiros" para abrir fogo na última quinta-feira sobre um grupo que apóia Morales.

O ministro do Interior, Alfredo Rada, disse que foram encontrados outros 10 corpos, que se somam a cerca de 15 mortos desde quinta-feira.

A moral camaleônica


É delicioso resgatar os argumentos lançados pela mídia em 1997, em favor da reeleição de FHC. Comparados com a grita contra um terceiro mandato de Lula, eles revelam a tendência a adaptar-se às circunstâncias, típica do camaleão. Mesmo que, confirmando sua essência, ele finja ser outro animal...

Guilherme Scalzilli

(13/09/2008)

Os governos Lula suscitaram extensas discussões sobre a compatibilidade entre discurso ético e pragmatismo político-eleitoral. Talvez para dissociar-se dos defensores do presidente e estigmatizar seu constrangimento relativista sobre o assunto, a imprensa oposicionista lançou-se numa cruzada de ultralegalismo cívico, que logo receberia colorações partidárias.

Um dos aspectos negativos dessa vertente “cidadã” de tolerância zero é, paradoxalmente, sua permissividade conceitual. A abrangência normativa permite a assimilação de uma grande variedade de preceitos, entre os quais aqueles que aspiram a certa superioridade moral, mas não passam de enunciados discutíveis, contraditórios ou apenas tolos, que a ortodoxia acrítica transforma em dogmas sobrenaturais.


Vejam mais no Le Monde Diplomatique

Desarrollan en Brasil un 'software' para tetrapléjicos

Sentada frente a una computadora, Socorro escribe, envía correos y navega por Internet casi como cualquier otra persona, pero con la diferencia de que no tiene brazos, y a sus 43 años entra al mundo de la informática gracias al "ratón ocular", un software desarrollado en Brasil.

El sistema, que cuesta unos 100 dólares (70 euros), podría abrir un nuevo camino en Brasil a unos cuatro millones de personas tetrapléjicas, que sufren de distrofia muscular y otras enfermedades degenerativas, víctimas de accidentes cerebro-vasculares, o a quienes, como Socorro, nacieron sin brazos o los perdieron en accidentes.

Desarrollado por el ingeniero Manuel Cardoso, de la Universidad Federal de Manaos (norte de Brasil), e investigadores de la Fundación Paulo Feitoza, el sistema fue presentado en la Feria Internacional de la Amazonia, inaugurada esta semana, como muestra de la capacidad de la ciencia y tecnología brasileñas, en un campo dominado por multinacionales extranjeras.


Vejam o texto completo no EL PAIS.com

Termodinâmica da sustentabilidade

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – O matemático e economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen (1906-1994) ficou conhecido por aplicar à economia o conceito de entropia, emprestado da termodinâmica. Ao mostrar que as concepções tradicionais da economia pecavam pelo extremo mecanicismo, o autor foi um dos precursores da chamada economia ecológica.

(...)

Em seu livro A lei da entropia e o processo econômico, Georgescu-Roegen mostrou que o sistema econômico não era um moto-perpétuo, que alimenta a si mesmo de forma circular, sem perdas. Ao contrário, é um sistema que transforma recursos naturais em rejeitos que não podem mais ser utilizados.

“O autor mostrou que o sistema econômico não pode contrariar as leis da física. A segunda lei da termodinâmica estabelece que o grau de degeneração de um sistema isolado tende a aumentar com o tempo, impedindo a existência de moto-perpétuos. Da mesma forma, o sistema econômico não pode se mover para sempre sem entrada de recursos e saída de resíduos”, explicou Cechin.

Os processo produtivos possuem diferentes agentes, como capital construído, trabalho e fluxos de recursos naturais, produtos e resíduos. “Ao desenvolver uma nova representação do processo, o autor destacou que ele não é circular e isolado, mas é linear e aberto”, disse.


Vejam o texto completo na Agência FAPESP

Maio de 68 em quadrinhos e canções

Na França, em maio de 1968, manifestações e greves estudantis e de trabalhadores quase levaram a uma revolução e à queda do governo de Charles De Gaulle.

Ao mesmo tempo, o mundo todo foi varrido por protestos, greves, manifestações: Chile, Brasil, Argentina, México, Itália, Bélgica, Polônia, Estados Unidos, Tchecoslováquia.

Hoje, após quarenta anos, tudo está semi-esquecido e enterrado pela globalização e pelo novo capitalismo que domina nosso tempo, mas aqui e ali surgem obras para reviver, recriar e rememorar aquele tempo, tão distante que parece fazer parte de um outro mundo.


Vejam o texto completo Impulso HQ

Ação da PF reduz em 25% os homicídios em Nova Iguaçu

Felipe Sàles, Jornal do Brasil

RIO - Considerada uma das principais epidemias da área de segurança pública – responsável por 6.133 mortes em todo o Estado no ano passado – o homicídio doloso registrou uma acentuada queda de 25,4% até maio deste ano em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, município historicamente marcado pela violência e pela maior chacina já cometida na história do Rio. O fenômeno é explicado, em parte, pela atuação incisiva da Polícia Federal que, até o mês passado, já tinha desmantelado 231 empresas de segurança clandestina – principais centros de formação de grupos de extermínio na região.


Vejam no JB Online

Ex-militares confirmam torturas no Araguaia

Segundo depoimento de dez ex-soldados do Exército que participaram de ações, não só guerrilheiros foram torturados, mas também civis.

Ex-recrutas do Exército que participaram da Guerrilha do Araguaia entre 1972 e 1975 confirmaram, em depoimentos à Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a execução de guerrilheiros pelos militares, assim como a prática de tortura não apenas contra os inimigos, mas também de civis. Nos depoimentos, esses ex-soldados denunciaram ter sofrido maus-tratos e sevícias nos treinamentos recebidos.

Falaram ainda da cooptação de índios pelas Forças Armadas para localizar membros do PC do B na selva. Mas não esclareceram o maior mistério do caso: a localização dos corpos dos guerrilheiros mortos.

"Trata-se de um fato diferenciado, que é a confissão de agentes do próprio Estado", diz o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, sobre os documentos que a Ordem encaminhou, em março passado, ao Superior Tribunal Militar (STM). "Não são depoimentos de vítimas do ato, mas de quem confessa ter praticado, ainda que sob ordens, fatos graves. É uma diferença substancial. Daí porque a OAB reivindica que se apure a veracidade das declarações que, se verdadeiras, dão certo cunho de oficialidade ao que era negado."


Vejam o texto completo no Estadão

A POLÍTICA DOS EUA NA BOLÍVIA

Os movimentos de um embaixador especialista em conflitos separatistas

Deputados bolivianos divulgam documento denunciando as articulações promovidas pelo embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, contra o governo de Evo Morales. Considerado um especialista em conflitos separatistas, Goldberg foi enviado a La Paz depois de chefiar a missão dos EUA no Kosovo, onde trabalhou para consolidar a separação e a independência dessa região, depois da Guerra dos Balcãs.

Quatro deputados do Movimento ao Socialismo, partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, divulgaram um comunicado denunciando ações do governo dos Estados Unidos, por meio de seu embaixador em La Paz, Philip Goldberg, para derrubar o governo eleito do país. César Navarro, Gustavo Torrico, Gabriel Herbas e René Martinez relacionam um conjunto de fatos ocorridos nos departamentos da região leste do país que obedeceriam a uma estratégia fixada pela oposição em conjunto com o embaixador Goldberg.


Vejam o texto completo na Carta Maior.