Como sabem os meus 3,5 leitores, a Internet nasceu de um projeto militar. Nos anos 60, muita gente estava desconfiada quanto à confiabilidade da rede de comunicações da AT&T no caso de um ataque nuclear, e um estudo foi comissionado para fazer um diagnóstico e propor alternativas. Foi aí que nasceu a idéia de transmissão de dados por pacotes, o protocolo IP e a Internet: a idéia básica é que, com um sistema altamente descentralizado, os pacotes podem fluir pela rede e chegar ao seu destinatário rapidamente, aproveitando os vários caminhos possíveis na rede, aumentando a robustez do sistema.

Ontem, uma âncora de navio rompeu dois cabos óticos no Mediterrâneo, próximo a Alexandria. Como resultado, boa parte do Oriente Médio e do sul da Ásia ficaram sem acesso à Internet. O Cairo sofreu um apagão geral, e o tráfego na Índia teve entre 50 a 60% de redução de capacidade. Segundo a Salon, trata-se de um cabo que vai de Alexandria, no Egito, até Palermo, Itália, ligando Europa e Oriente Médio.

O reparo pode demorar até dois dias, porque é preciso enviar navios, achar o cabo, suspendê-lo e consertá-lo, o que evidentemente não é como trocar uma lâmpada.

A reportagem lembre que em 2006 algo semelhante ocorreu na Ásia, quando um terremoto destruiu cabos submarinos próximos a Taiwan.


Texto do Hermenauta.