sábado, 29 de agosto de 2009

Brasil frena el choque entre Caracas y Bogotá

(...)
El debate tuvo aspectos muy significativos. El presidente brasileño dio la impresión de que su principal preocupación era mantener vivo el organismo suramericano. Ofreció todo tipo de muestras de respeto a la soberanía colombiana, pero no ocultó su inquietud por el uso conjunto de las bases. Lula dejó entrever una de sus grandes preocupaciones: la posición de los "países ricos" respecto a la Amazonía, que comparten varios países latinoamericanos. "Ellos se creen que la Amazonia es suya, pero no es así. Es nuestro problema, y somos nosotros quienes deberíamos reunirnos para tratar los problemas ambientales", sugirió.



Vejam mais em ELPAIS.COM

CASO LINA & DILMA - Imprensa joga a toalha

Por Luciano Martins Costa em 28/8/2009
Comentário para o programa radiofônico do OI, 28/8/2009

As edições online dos jornais informavam, desde o final da tarde de quinta-feira (27/8), que durante a curta gestão da ex-secretária Lina Vieira a Receita Federal reduziu sua ação contra grandes empresas.

O Estado de S.Paulo parece ter jogado a toalha que vinha mobilizando a imprensa nas últimas semanas. Ao publicar entrevista do líder do governo no Senado Romero Jucá, desmentindo uma série de especulações que procuravam dar verossimilhança à denúncia de Lina Vieira de que havia sofrido pressões da ministra Dilma Rousseff para "agilizar" a fiscalização sobre o empresário Fernando Sarney, o jornal paulista parece estar tentando se redimir de uma enorme barrigada.



Vejam mais no Observatório da Imprensa

Ética na Política?

Antonio Ozaí
Da sagrada ingenuidade dos céticos ao realismo maquiavélico
Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética? Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos?
Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
O ‘realismo político’, ou seja, a busca de resultados a qualquer preço, subtrai os atos políticos à qualquer avaliação moral, entendendo esta como restrita à vida privada, dissociando o indivíduo do coletivo.

Vejam o texto completo em NOVAE

Proposta dos trabalhadores para pré-sal vira projeto de lei

A proposta defendida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e movimentos sociais para restabelecer o monopólio estatal do petróleo e transformar a Petrobrás em empresa 100% estatal e pública virou projeto de lei e já está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (27) pelo deputado Fernando Marroni (PT-RS).

O texto traz na íntegra todos os pontos do anteprojeto aprovado pelo Conselho Deliberativo da FUP. Resultado de intensos debates realizados com os movimentos sociais, o projeto quer o restabelecimento do monopólio estatal e a retomada dos blocos exploratórios que foram leiloados.

Segundo a FUP, nos últimos dez anos foram leiloados mais de 500 blocos de petróleo para 72 grupos econômicos, metade multinacionais. Os leilões ocorreram com base na atual lei do petróleo, aprovada no governo FHC. “Não podemos permitir que as riquezas do pré-sal tenham o mesmo destino”, alertou o coordenador da FUP, João Antônio Moraes.



Vejam mais no Vermelho

Inpe diz que 20% de florestas desmatadas na Amazônia estão se recuperando

Brasília - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (28) os primeiros dados sobre a regeneração de áreas de florestas desmatadas na Amazônia. O levantamento preliminar do Inpe feito para o Amapá, Pará e Mato Grosso mostra que, em média, 20% da floresta derrubada está conseguindo se recompor.

Para o cálculo da área em regeneração, o Inpe considerou as áreas em que a floresta conseguiu crescer o suficiente para que os satélites identificassem a cobertura vegetal. O levantamento utilizou as imagens de 2007. No Pará, dos 233.399 quilômetros quadrados (km²) derrubados, cerca de 50 mil km² estavam em processo de regeneração, 22% do total.

Vejam mais na Agência Brasil

Exposição Anistia 30 anos: uma visita à história recente do Brasil

A Fundação Perseu Abramo traz a público a exposição virtual Anistia 30 anos - Por verdade e justiça. São fotos, cartas, desenhos e depoimentos do acervo do Centro de Memoria Sérgio Buarque de Holanda, pedaços da memória dos que se foram e dos que sobreviveram na luta por um país mais justo.

A exposição percorre os diferentes momentos políticos e a mobilização da sociedade no enfrentamento das arbitrariedades cometidas pelos detentores do poder, recordando episódios chave da caminhada pela democracia e pela justiça, ontem e hoje.


JORNAL DA CIÊNCIA - SBPC

Ministro da Educação pede definição sobre marcos do novo plano nacional

Na prática, disse Haddad, será preciso dizer, por exemplo, o que significa universalizar o acesso à pré-escola, colocar 50% das crianças em creches públicas e duplicar as vagas na pós-graduação


Inaugurada rede dedicada a ensino e pesquisa em Cuiabá

Rede Pantaneira levará conexão óptica a seis instituições



Rede monitora alta do nível do mar

Brasil investe na pesquisa em dez áreas com o objetivo de avaliar impactos do aquecimento global


Governo planeja disseminar internet rápida

Versão preliminar de projeto para a área será apresentada ao presidente Lula em outubro


UFRGS promove aula pública sobre o pré-sal na próxima terça-feira

Professores Ildo Sauer (USP) e Carlos Lessa (UFRJ) ministram a aula

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

No mundo pós- 11 de Setembro, mercenários ganham licença para matar

Mata-se muito no mundo pós-11 de Setembro. A Al-Qaeda e os jihadistas matam e são mortos. Os norte-americanos e seus aliados matam e são mortos. Afegãos e iraquianos, mortos às dezenas de milhares nos últimos anos, são os principais a sofrer com esses confrontos. Mata-se com um kamikaze solitário ou um exército de 100 mil homens. Mata-se abertamente, e mata-se às escondidas.

(...)

Descobre-se que, nesta guerra, Washington deu uma licença para matar a homens que não são nem soldados, nem policiais, nem de nenhuma maneira agentes a serviço do Estado. A CIA autorizou, por contrato, uma sociedade de mercenários, a Blackwater USA, a matar jihadistas. Uma das questões levantadas é simples: quem tem o direito de matar em nome dos EUA?

Nada de muito novo no texto do Le Monde, republicado no UOL.

Em Copenhague, 37% da população andam de bicicleta

A capital dinamarquesa é a cidade mais popular da Europa entre os ciclistas. São 350 km de ciclovias em uma cidade limpa e sem ladeiras, o que faz com que 37% das pessoas em Copenhague vão de bicicleta para o trabalho, escola ou universidade. E eles têm preferência nos cruzamentos e nos semáforos.

Texto original da BBC, no UOL Ciência e Saúde.

Crise política em Honduras completa dois meses de impasse

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, completa nesta sexta-feira (28) dois meses de peregrinação pelo continente em busca de apoio para sua restituição ao poder. Desde que, na madrugada do dia 28 de junho, militares hondurenhos o tiraram da cama de pijama e o colocaram em um avião rumo à Costa Rica, Zelaya tem viajado pela América com o objetivo de fechar o cerco sobre o governo interino de Roberto Micheletti.

Zelaya já esteve em 13 países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru e República Dominicana. A resposta de todos tem sido unânime: eles exigem o retorno do presidente deposto. O amplo apoio, no entanto, parace não ser suficiente para demover o governo interino de Roberto Micheletti da meta de não deixar Zelaya retornar a Honduras antes das eleições no país, previstas para o dia 29 de novembro.

O texto continua no UOL.

Brigada Militar sem controle: vídeo flagra agressão contra motorista de ônibus em Canoas



Visite RS URGENTE.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Guerra em Darfur terminou, diz chefe militar da ONU no Sudão

O chefe das forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão afirmou que “terminou” a guerra de seis anos entre tropas leais ao governo sudanês e rebeldes na região de Darfur, no oeste do país.

Segundo o general nigeriano Martin Luther Agwai, que está deixando seu posto na missão conjunta da ONU e da União Africana (Unamid, na sigla em inglês) na semana que vem, os conflitos dos primeiros anos da guerra se acalmaram à medida que os diversos grupos rebeldes se dividiram em facções.

Agwai afirma que a região sofre agora com conflitos menores e criminalidade.

A notícia continua na BBC Brasil.



Tributo de pai: Call of Duty no enterro do seu filho soldado


Ninguém pode julgar se pai e filho gostam de bater uma bolinha ou jogar videogame juntos, mas há uma ironia inevitável em ver o jogo Call of Duty na sepultura de um soldado falecido.

No País de Gales, o 200º soldado a morrer no conflito do Afeganistão recebeu as honrarias neste fim de semana. O Soldado Richard Hunt faria 22 anos esta semana, e centenas de pessoas compareceram para prestar suas condolências e homenagens.

Phillip, pai de Richard, gostava de jogar Call of Duty: World at War com o filho. Ele deixou uma cópia do jogo na sua sepultura, junto com o bilhete: "Feliz aniversário, 'Hunty". Um dia a gente joga de novo. Pai." [BBC via GamePolitics]

Visto no Gizmodo Brasil.

A eleição fraudulenta do Afeganistão

A participação dos eleitores foi mínima. Até mesmo em Cabul, os locais de votação estavam vazios. Durante as eleições parlamentares de 2005, apenas 36% dos eleitores registrados na capital compareceram às urnas. E o comparecimento que eu presenciei na última quinta-feira foi muito menor até do que a modesta percentagem de 2005. Mesmo assim, a Comissão Eleitoral Independente está alegando que o índice de participação eleitoral ficou entre 40% e 50%.

Esses números são uma mera fantasia. Até porque, em um país no qual não existem listas de eleitores, não há sequer números aproximados de quantos leitores existiam de fato. A Comissão Eleitoral Independente pode afirmar confiantemente que foram emitidos cerca de 17 milhões de títulos de eleitor no Afeganistão desde 2004. Mas muitos eleitores possuem vários títulos, ou perderam os velhos e adquiriram títulos substitutos.

Fontes jornalísticas alegam que sete milhões de eleitores votaram na última quinta-feira. O que elas querem dizer de fato é que sete milhões de cédulas foram depositadas nas urnas. São duas coisas bem diferentes.

Veja o texto do The International Herald Tribune, no UOL.

Correa questiona capacidade da Colômbia de controlar uso de bases

Na véspera da reunião regional que vai discutir o acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia, o presidente equatoriano, Rafael Correa, questionou nesta quinta-feira, em Lima, a capacidade do governo colombiano de controlar o uso das bases militares em seu território por parte de tropas americanas e ratificou que o acordo entre Bogotá e Washington é um assunto de toda a região.

"Quando os norte-americanos se deixaram controlar?", disse Correa a jornalistas durante uma escala técnica em Lima a caminho da cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que será realizada nesta sexta-feira na cidade argentina de Bariloche para discutir o acordo entre Bogotá e Washington, que permite o uso de pelo menos sete bases colombianas por militares americanos.

A notícia continua na Folha Online.

Grupo armado mata 12 índios na Colômbia

Um grupo de homens armados matou 12 integrantes de uma tribo indígena em uma reserva na província de Narino, sudoeste da Colômbia.

O ataque ocorreu de madrugada em uma região conhecida por ser rota do tráfico de cocaína. Segundo autoridades policiais, o grupo era formado por homens encapuzados que usavam uniformes sem insígnias. A identidade dos matadores ainda é desconhecida.

A notícia continua na BBC Brasil.

Bolivia-Brasil - El viraje de Lula



Los medios de difusión cariocas reflejaban en mayo del 2006 el estado de indignación existente en el Brasil a raíz de la llamada “nacionalización” de los hidrocarburos en Bolivia, que consistió en conminar a las empresas petroleras a firmar nuevos contratos o dejar la plaza boliviana.

Los titulares de prensa de ese momento lo decían todo: “Molesta a Brasil estatización en Bolivia”, “Se agrava disputa Brasil-Bolivia”, “El ministro de Relaciones Exteriores de Brasil no descartó el retiro del embajador de su país en Bolivia”, “El 1,4 por ciento de brasileños desea declararle guerra a Bolivia”.
(...)
El pasado 22 de agosto de 2009, la historia cambia abruptamente, de modo tal que no parece que se tratara de los mismos actores que en el clímax de la crisis del gas no escatimaron comentarios rudos y torpes entre ellos. Ahora, de pronto, Lula ingresa con paso de parada a la historia boliviana, mostrando una actitud y una voluntad de liderazgo que sorprende. Nuevamente los titulares de los medios de difusión nos dan una idea de este momento: “Bolivia y Brasil consolidaron relaciones bilaterales”, “Lula anuncia medidas de ayuda”, “Lula da espaldarazo a Morales”, “Brasil abre mercado a textiles bolivianos”, “Cuatro mega acuerdos sellan la integración de Bolivia y Brasil”, “Valora Lula 'lucha de toda la vida' de Bolivia por su liberación”. Lula y Evo suscriben cuatro acuerdos muy significativos, sobre investigación para la exploración del Salar de Uyuni; el entendimiento en defensa civil y asistencia humanitaria; apoyo en la formación profesional y un financiamiento de 332 millones de dólares para la construcción de la carretera San Ignacio de Moxos-Villa Tunari. A dichos acuerdos se suma la decisión del presidente Lula de abrir el mercado brasilero a los textiles bolivianos, con la finalidad de reemplazar el perdido mercado norteamericano e introducir una suerte de “APTDEA sin condiciones”, como bautizó el Presidente Morales a la disposición brasilera.

(...)
El periodista uruguayo Raúl Zibechi, uno de los analistas latinoamericanos más destacados, ha dado a conocer recientemente su punto de vista en torno a las razones que explicarían el afán norteamericano por usar siete bases militares en Colombia. Según su punto de vista, el tiro no está dirigido a fortalecer al gobierno colombiano en su lucha contra las FARC, sino que “el mensaje principal es para Brasil y no para Venezuela”, en coincidencia con la opinión del profesor Juan Gabriel Tokatlián, aunque con dos precisiones del mismo Zibechi: 1) Decir Brasil es decir Amazonía, es decir, recursos naturales, y 2) preocupa la creciente alianza entre China y Brasil, “cuyo comercio debe realizarse a través de la cordillera andina”.

Vejam o texto completo em REBELION

Estado, governo, partidos, democracia

A campanha eleitoral da oposição - tendo sua comissão de frente nas empresas privadas da mídia - concentra seu foco de supostas denúncias em um tema central: o governo confundiria o Estado com o governo, apropriando-se do Estado em função dos partidos que o apóiam. O jornal da família Frias chegou a colocar como manchete na sua primeira página que “O governo se reserva tal porcentagem do pré-sal”, como se se tratasse de uma apropriação por parte de governo de receitas de um projeto de enorme transcendência, que mobiliza grande quantidade de recursos, para seu proveito, em lugar de fazê-lo para o Estado brasileiro.

Confusão faz essa imprensa despreparada teoóricamente e mesquinha politicamente, ao não se dar conta de como os destinos do Estado brasileiro estão em jogo na repartição dos recursos do pré-sal, não se tratando apenas de um problema de um governo de turno. Mas quando se trata de manter de pé campanha sistemática de acusações a um governo que, apesar disso ou talvez até mesmo também por isso, goza de mais de 80% de apoio da população, vale de tudo, pelo próprio desespero de não ver refletir nas pesquisas de opinião, o tempo, os espaços e o papel gasto na até aqui inglória luta contra o governo.


Vejam mais no Blog do Emir (prof. Emir Sader)

Filme sobre líder comunista Gregório Bezerra começa a ser rodado

Começam no mês que vem as filmagens do longa-metragem "História de um Valente", baseado na vida do líder comunista Gregório Bezerra - um dos ícones da esquerda brasileira. O filme, dirigido por Cláudio Barroso, contará a trajetória de Gregório, entre 1957 e 1964. Nesse período, o personagem teve intensa atuação política e terminou preso pelos militares.

Único opositor do regime militar a ser torturado em praça pública, no Recife, Gregório será interpretado por Jackson Antunes, o Leonardo da novela A Favorita. Também estão escalados para o elenco Nélson Xavier, Hermila Guedes, Germano Haiut, Magdale Alves, Francisco Carvalho, Irandir Santos, Carol Holanda e Edmilson Barros (que fará o papel do ex-governador pernambucano Miguel Arraes).


Vejam mais no Vermelho

JORNAL DA CIÊNCIA - SBPC

Presidente Lula destaca software livre como futuro da gestão pública

II Congresso Internacional Software Livre acontece até esta sexta-feira, em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (26), em Brasília, da abertura do II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2009), que se realiza até esta sexta-feira (28), na Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Além dele, estiveram presentes, os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Educação, Fernando Haddad; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Software Livre como solução para a gestão de tecnologias na Administração Pública é o foco do encontro, que tem ainda como objetivo promover a troca de experiências e informações entre instituições da Administração Pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros a respeito dos softwares de código aberto.


Aprovada no Senado, lei que cria Universidade da Fronteira Sul vai a sanção presidencial

Depois da Câmara dos Deputados, a Comissão de Educação do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, dia 26, a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Projeto de lei que cria a universidade vai para a sanção presidencial

Das quatro instituições cujos projetos de lei de criação tramitam no Congresso, a UFFS é a primeira a ser aprovada. Estão nesse grupo as universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Integração Amazônica (Uniam).

Com sede em Chapecó (SC), a Federal da Fronteira Sul terá campi em Laranjeiras do Sul (centro-sul do Paraná), Realeza (sudoeste do Paraná), Cerro Largo (noroeste do Rio Grande do Sul) e Erechim (norte do Rio Grande do Sul). A UFFS priorizará a formação de professores, cursos de qualificação de agricultores de pequenas propriedades e terá quase 50% das vagas em cursos noturnos.


Jornal da Ciência da SBPC



A versão e o fato ou a história oficial

Por Adão Paiani (*)

A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul parece haver se esquecido da máxima “bandido é bandido, polícia é polícia”. O mínimo que a sociedade espera é que os papéis não se confundam. Ao anunciar na manhã desta quinta-feira que irá apresentar um soldado da corporação como o autor do tiro que matou o trabalhador rural Elton Brum da Silva, a Brigada Militar rende-se a práticas comuns dentre aqueles a quem tem o dever legal e constitucional de combater.

É regra, e do conhecimento de todos, que dentro de determinadas estruturas, como o sistema prisional, por exemplo, alguém que não tem muito a perder assumir delitos que não cometeu, para livrar a cara de alguma “liderança”. Previsivelmente, o “autor” da morte do sem terra pertence ao nível mais sofrido da tropa; alguém que expõe diariamente sua vida em troca de oitocentos reais por mês. Não é um oficial graduado, mas um soldado. Verdade conveniente. Versão oficial. Caso encerrado.

Leia mais AQUI.

DENÚNCIA!












RS: 'Estamos vivendo sob um Estado policial arbitrário e ensandecido'

Saiu no blog 'Diário Gauche': Sob o desgoverno instalado no Piratini, a polícia militar estadual adquire autonomia e pisoteia os direitos civis mais elementares. Uma gravíssima ameaça está estampada no portal do grupo RBS, que entrou no ar agora a poucos minutos (9h16).

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriga um assassino covarde, responsável por abater de morte um trabalhador rural pelas costas, semana passada no município de São Gabriel. (...)

A população está à mercê da brutalidade e da violência policial da Brigada Militar. A informação da RBS é que "serão presas duas mil pessoas nas próximas horas", mas ninguém consegue informar o motivo desta repressão súbita e intempestiva, mesmo se sabendo que a prática de crimes no Estado atinge de fato níveis nunca vistos - tanto no setor privado, quanto no setor público.

*Leia em http://www.diariogauche.blogspot.com/

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Entidade condena controle dos EUA sobre imprensa no Afeganistão

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, sigla em inglês) divulgou comunicado condenando o controle exercido pelos militares americanos sobre os jornalistas que cobrem o conflito no Afeganistão.

De acordo com a entidade, profissionais da imprensa que buscam proteção das tropas americanas para cobrir a escalada da violência no país estão sendo submetidos a investigação feita por uma agência de relações públicas contratada pelo Pentágono. O objetivo é determinar se a cobertura será favorável às forças americanas.

Mais no Comunique-se.

PCdoB quer tirar ensino religioso do acordo Brasil-Vaticano

A Câmara vai votar o acordo internacional entre a Santa Sé e o Brasil relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, assinado na Cidade-Estado do Vaticano, em 13 de novembro de 2008. O líder do PCdoB, deputado Daniel Almeida (BA), diz que a bancada vota a favor do projeto, mas quer suprimir os artigos que tratam do ensino religioso, assistência religiosa aos enfermos e a propriedade do patrimônio religioso.

LEIA NO WWW.VERMELHO.ORG.BR

ATO PÚBLICO: CONTRA O PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL MINEIRO

BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS

A Frente Antiprisional das Brigadas Populares repudia o projeto de Parceria Público -Privada (PPP) desenvolvido pelo Governo Estadual que prevê a construção de mais um presídio em Ribeirão das Neves. Desde 2008 estamos desenvolvendo em parceria com diversas instituições a Campanha contra a privatização do Sistema Prisional. Mesmo com todo a resistência das organizações sociais e em especial da população de Ribeirão das Neves, o Governo Aécio continua o processo de implantação desta proposta inconstitucional. Diante disso um conjunto de organizações estarão reunidas em ato público contra este projeto no dia 27 de agosto ás 14 horas na Pç. Da Liberdade. Convocamos a todos para estarem conosco nesta luta.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Deputado diz que trabalhador é bêbado e sugere tutela

Este blog criou o Troféu Frango para premiar bizarrices em geral. Hoje, ele vai para o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) por sua pouca fé nos trabalhadores do país.

(...)

Em entrevista à rádio CBN, Marquezelli defendeu que os deputados devem manter a jornada do jeito em que está para evitar que os empregados aproveitem as horas a mais de lazer para encher a cara:

“Se você reduzir a carga horária, o que vai fazer o trabalhador? Eles [os defensores da mudança na lei] dizem: vai para casa para ter lazer. Eu digo: vai para o boteco, beber álcool, vai para o jogo. Não vai para casa. Então, você veja bem, aí é que tá o mal: ele gastar o tempo onde ele quiser, se nós podemos deixá-lo produzindo para a sociedade brasileira.”

Preste atenção neste trecho “ele gastar o tempo onde ele quiser, se nós podemos deixá-lo produzindo para a sociedade brasileira”. Ou seja, nós, os iluminados, temos o dever de manter esses indolentes perdidos acorrentados ao trabalho. E mesmo que assim fosse, ou seja, que todos quisessem ficar bêbados nas horas vagas, que direito tem ele de interferir com a vida pessoal de cada um?

Texto completo no blog do Sakamoto.

Microsoft pede desculpas após mudar raça de personagem em anúncio

O gigante da informática americano Microsoft teve que pedir desculpas depois que sua divisão polonesa mudou a raça de um dos personagens que apareciam em um anúncio promocional.

Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher - branca - e dois homens: um negro e outro asiático.

Em sua versão para a Polônia, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informa hoje o jornal britânico "The Guardian".

Continua no UOL Economia.

O marketing do escândalo

Por Washington Araújo em 25/8/2009

A lição de Confúcio não prescreve. Ainda mais nos dias atuais.

Ele escreveu: "Se puderes resgatar as penas de dez travesseiros

abertos no alto de uma colina em uma noite de tempestade,

poderá resgatar a honra de uma pessoa caluniada".

Inúmeros são os casos em que a imprensa tem se arrogado o

papel da Justiça. Assumir funções típicas da Justiça é recorrente

na atividade jornalística. Há certa compreensão de que jornal

é fórum, repórter é magistrado, editor é ministro de tribunal

superior. E quando este é o quadro resta-nos apenas ver o

desvirtuamento da informação fidedigna em atos de autoridade

prepotente.


Vejam mais no Observatório da Imprensa

SUPOSTA ADVOGADA DE SUPOSTO JORNALISTA ALI KAMEL TENTA, SUPOSTAMENTE, CENSURAR CLOACA NEWS

No lusco-fusco desta terça-feira, quando retornávamos da faina diária de revolver o lixão de nossa imprensa escrita, falada e televisada, eis que encontramos em nossa caixa postal esta ameaçadora correspondência, intitulada...
NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL.



Vejam mais (e não percam os comentários) no CLOACA NEWS

Everardo: Casos Petrobras, Dilma/Lina não passam de "farsa e factóide"

Everardo: Casos Petrobras, Dilma/Lina "são farsa".
Antonio Cruz/Agência Brasil
Casos contra Petrobras e Dilma são "farsa e factóide", diz Everardo Maciel, ex-secretário da Receita de FHC.
Bob Fernandes
O pernambucano Everardo Maciel mora há 34 anos em Brasília. Foi secretário executivo em 4 ministérios: Fazenda, Educação, Interior e Casa Civil, e foi Secretário da Fazenda no Distrito Federal. Everardo é hoje consultor do FMI, da ONU, integra 10 conselhos superiores, entre eles os da FIESP, Federação do Comércio e Associação Comercial de São Paulo e é do Conselho Consultivo do Conselho Nacional de Justiça.

Mas, nestes tempos futebolísticos, às vésperas de 2010, com tudo o que está no ar e nas manchetes e, em especial, diante do que afirma Everardo Maciel na entrevista que se segue, é importantíssimo ressaltar que ele foi, por longos 8 anos, "O" Secretário da Receita Federal dos governos Fernando Henrique Cardoso.
Dito isso, vamos ao que, sem meias palavras, afirma Everardo Maciel sobre os rumorosíssimos casos da dita "manobra contábil" da Petrobras - que desaguou numa CPI -, da suposta conversa entre a Ministra Dilma Rousseff e a ex-Secretaria da Receita Lina Vieira e da alardeada "pressão de grandes contribuintes", fator que explicaria a queda na arrecadação:

- Não passam de factóides. Não passam de uma farsa.
Sobre a suposta manobra contábil que ganhou asas e virou fato quase inquestionável, diz o ex-Secretário da Receita Federal de FHC:
-É farsa, factóide... a Petrobras tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano. É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares.


Vejam mais no blog do Aposentado Invocado

Memorando da CIA detalha procedimentos para interrogar presos

WASHINGTON (Reuters) - Impedir um preso de dormir, dar-lhe "tapas insultuosos", lançar jatos d'água e bater a cabeça na parede eram técnicas usadas por interrogadores da CIA para quebrar a resistência de suspeitos de terrorismo, segundo um memorando da agência norte-americana de inteligência.

O documento foi submetido em 30 de dezembro de 2004 ao Departamento de Assessoria Jurídica do Departamento de Justiça, e liberado na segunda-feira graças a uma ação movida pelas entidades Anistia Internacional e União Americana das Liberdades Civis, com base na Lei da Liberdade de Informação.

Mônica Waldvogel vai murchando no decorrer de programa

O comentário inicial lido por Mônica Waldvogel é vergonhoso, antijornalístico, desonesto, porque desmentido ao longo de todo o programa pelos três entrevistados convidados pelo programa. A Globonews perdeu o rumo.

Os três convidados são unânimes em afirmar que a politização ocorreu na fase de Lina Vieira, não agora. Mônica atropela as conclusões da mesa redonda, desrespeita os telespectadores ao antecipar conclusões falsas. Principalmente sabendo-se que a abertura sempre é feita após o programa, com base nas conclusões levantadas.

Leia mais AQUI.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

EUA suspendem vistos para hondurenhos para pressionar Micheletti

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira, a suspensão da emissão de vistos para os hondurenhos como medida de pressão para apoiar a missão da Organização de Estados Americanos (OEA) que negocia com o governo interino o retorno do presidente deposto, Manuel Zelaya, à Presidência.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, disse que a decisão foi tomada "em consequência da resistência do regime de fato de Honduras em firmar o Acordo de San José" e "em apoio à missão" de chanceleres da OEA.

A missão da OEA chegou à capital, Tegucigalpa, na segunda-feira para tentar solucionar a crise hondurenha que se arrasta desde 28 de junho.

Continua na BBC Brasil.

O Haiti é aqui

O (…) é o boy aqui da Dinheiro Vivo. Hoje saiu para buscar um material em (…). Tinha o crachá da empresa com seu retrato, a carta da gerente, o xerox da lista de documentos que precisaria pegar.

Foi parado por uma viatura na rua, por nada, e levado à delegacia de (…). Alegaram que era parecido com um assaltante. De nada valeu mostrar os documentos. O guarda poderia ter consultado sua ficha meramente pedindo informações pelo rádio. Preferiu levá-lo detido para a delegacia.

Mais no Luís Nassif.

As faces da mentira

A esta altura, até pela leitura da Época - que pertence ao mesmo grupo - O Globo sabe que a tal reunião entre Lina e Dilma não existiu. A Folha sabe, o Estadão sabe.

Mas a intenção do jogo não era chegar à verdade. Era mentir sistematicamente até que a pecha de mentirosa pegasse na vítima. Em plena segunda, com a trama desvendada, prosseguem mentindo.

Mais no Luís Nassif.

Confira outro post sobre o mesmo assunto no Luís Nassif.

A guerra da saúde nos Estados Unidos

A minoria americana bem informada, inclusive conservadora, sabe que a saúde do Estados Unidos é pior do que a de qualquer país rico. Na escala da ONU, a qualidade da assistência médica dos EUA aparece em 37º lugar, embora o país gaste o dobro e até três vezes mais por cabeça do que qualquer país europeu e o Japão. Os gringos têm mais doenças e vivem menos do que os outros ricos. Não há como fabricar este número.

E a saúde aqui não mata só a população. O governo freou a indústria americana quando já estava com um pé na cova, mas todas empresas e quem faz seguro individual pagam preços absurdos por qualidade duvidosa.

Mais no blog do Luís Nassif.

Após oito anos de intervenção internacional, a discriminação das afegãs é semelhante à da época do Taleban

As mulheres afegãs são vítimas de uma mentalidade medieval. Não existem leis nem justiça, só a tradição e a vontade inapelável de homens embrutecidos por 30 anos de guerras, que se amparam no nome de Deus para exercer a violência. Em muitas áreas rurais raspa-se o cabelo das meninas durante a celebração dos casamentos, na esperança de que sua feiúra as salve de uma violação, muitas vezes por parte de um familiar. Oito em cada dez mulheres sofrem violência doméstica e 60% são obrigadas a se casar antes dos 18 anos, segundo dados da ONU e da Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão. O presidente Hamid Karzai, financiado pela comunidade internacional - incluindo a Espanha -, aprova leis que permitem que os maridos xiitas castiguem suas esposas deixando-as sem comida se estas não os satisfizerem sexualmente.

Texto completo, do El País, disponível no UOL Notícias.

Pirate Bay: justiça manda provedor de hospedagem cortar acesso, e site pula pra outro lugar

Segundo o IDG Now, “O site de torrents The Pirate Bay saiu do ar nesta segunda-feira (24/8), depois que seu provedor de internet, o Black Internet, cortou a conexão do site para evitar ser multado pelas autoridades da Suécia. Se o provedor continuasse a manter o site no ar, ele poderia ser multado em 500 mil coroas suecas, o equivalente a 70 mil dólares.”

O Slashdot informa que o serviço foi relocado, e o mantenedor (e aparente celebridade junto a uma parcela do movimento SOftware Livre nacional) Peter Sunde divulgou que a indisponibilidade só durou 3 horas, e que agora o serviço só não está disponível nos casos em que as informações de DNS e rotas ainda não foram atualizadas.

Mais no BR-Linux.

La CIA ordenó el crimen de Boca de Samá, confiesa uno de los asesinos del Che

En una confesión al Miami New Times, uno de los hombres de la CIA que participaron en el asesinato del Che, acaba de confirmar públicamente que la Agencia ordenó directamente el ataque terrorista a Boca de Samá, el 12 de octubre de 1971.

Este acto terrorista organizado por Gustavo Villoldo y reivindicado por Alpha 66, provocó dos muertos y cuatro heridos graves, entre los cuales se encontraba la niña Nancy Pavón a quien hubo que amputarle un pie.

Las investigaciones de las autoridades cubanas han acusado en varias oportunidades a la CIA, la Agencia Central de Inteligencia, de encontrarse detrás del criminal ataque.

Las declaraciones de quien admite además haber sido oficial de la CIA durante décadas, corroboran de manera absoluta la responsabilidad directa de las autoridades estadounidenses en este acto terrorista cometido contra Cuba. Por si quedaban dudas.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET


Rio Grande do Sul :Audiência Pública para discutir criminalização dos movimentos sociais
No Relatório Anual da Anistia Internacional de 2009 o Estado do Rio Grande do Sul foi denunciado pela criminalização dos movimentos sociais,assim como a policia militar e promotores de justiça do RGS.

Tropa de choque da PM de São Paulo arrasa o acampamento Olga Benário
Milicos truculentos da Tropa de Choque da Polícia Militar do Governador Serra(PSDB)de SP promovem violenta reintegração de posse,destruindo as casas e barracos dos moradores no Capão Redondo.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET


Noam Chomsky : 'EUA exacerbam tensão na América Latina'

O linguista e teórico americano Noam Chomsky criticou "a mentalidade imperial" dos Estados Unidos, país ao qual acusou de "exacerbar tensões nos países latino-americanos". Durante palestra, nesta segunda-feira (24), em Caracas, ele afrmou que as bases norte-americanas na Colômbia são parte de um esforço mais amplo para recuperar a capacidade de Washington para a intervenção no continente.

"Anteriormente,(os EUA) ajudavam golpes de Estado ou intervenções militares: esta capacidade diminuiu, mas não desapareceu",advertiu Chomsky, um dos intelectuais mais prestigiosos da esquerda internacional.


Vejam mais no Vermelho

Produtividade no setor público supera a do setor privado

O Ipea avaliou a evolução da diferença de produtividade entre esses dois setores entre 1995 e 2006. “Em todos os anos pesquisados, a produtividade da administração pública foi maior do que a registrada no setor privado. E essa diferença foi sempre superior a 35%”, diz o presidente do instituto, Marcio Pochmann (foto). “Há muita ideologia e poucos dados nas argumentações de que o Estado é improdutivo, e os números mostram isso: a produtividade na administração pública cresceu 1,1% a mais do que o crescimento produtivo contabilizado no setor privado, durante todo o período analisado”, acrescenta.


Vejam mais em Carta Maior

Senadores demo-tucanos preferem a vadiagem das arruaças do que o trabalho legislativo

Os líderes dos partidos no Senado se reuniram com o presidente da casa, José Sarney (PMDB/AP) para definir prioridades da pauta de votações.

Antes disso, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse em Plenário não ter se sentido à vontade para participar da reunião, ou seja, OCIOSO de seus deveres, não se sente à vontade para trabalhar.

O DEMos também se sente mais a vontade na vadiagem de arrumar arruaças políticas no Senado, e não participar de reuniões de trabalho.

A pauta do Plenário para esta terça-feira tem 46 itens, entre eles projetos dos próprios demo-tucanos:


Vejam mais (inclusive uma pequena listagem de projetos) no blog dos Amigos do Presidente Lula

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Milton Ribeiro e Alfredo Southall

– Alfredo Southall é o dono da cidade. Todo mundo pede bênção a ele. Não há, na região, quem não lhe obedeça — disse o cara da Itautec. — Se ele gostar, venderemos lá como água.

– Arrã — sempre o mesmo papo de vendedor, pensei.

Foi assim que ouvi falar pela primeira vez, em 1994, na figura de Alfredo Southall. Nós tínhamos uma pequena empresa de desenvolvimento de software e nossa nova parceira, a Itautec, queria fazer negócios em São Gabriel. Eu não queria, pois se toda nossa equipe estava com muitíssimo trabalho em Porto Alegre, como iríamos atender há 400 Km de distância? Mas fui voto vencido. Meu sócio tinha a fantasia de que a Itautec iria nos deixar cheios de clientes e, bem, devíamos ir.

LEIA MAIS AQUI OU AQUI.