sábado, 11 de junho de 2011

Piada de Rafinha Bastos: Delegada se dispõe a mostrar estado de mulher violentada

A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina São Paulo (CECF), delegada Rose Corrêa, disse em entrevista ao portal Comunique-se que se dispõe a esclarecer e orientar o humorista do CQC a respeito do trauma causado pelo estupro a uma mulher, após o humorista ter feito uma 'piada' sobre o crime.

“Se ele nunca viu o estado que uma mulher fica depois de ter sido estuprada, eu me disponho a levá-lo em qualquer Delegacia de Proteção à Mulher para que ele veja de perto o que é isso, como é isso e não faça piadas com um assunto tão delicado.”

Em um de seus shows de comédia stand-up em São Paulo, o comediante proferiu a seguinte ‘piada’ – que foi citada em reportagem da revista Rolling Stone de maio deste ano: "Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade. Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço", disse o humorista.

Continue lendo no Comunique-se

Nasa lança satélite criado com participação do Brasil

A agência espacial americana Nasa lançou nesta sexta-feira um satélite criado com a participação de Brasil e Argentina, denominado Aquarius, para observar os níveis de sal na superfície dos oceanos e as mudanças de salinidade que podem estar relacionadas ao futuro do clima.

Como estava previsto, o foguete Delta 2 de dois andares decolou da base aérea Vandenberg na Califórnia (oeste) às 11h20 de Brasília.

O primeiro andar separou-se sem incovenientes aos 4,32 minutos depois do lançamento. A separação do satélite do segundo andar ocorreu um pouco mais de 57 minutos após.

Terá como objetivo traçar o mapa da totalidade dos oceanos a cada sete dias, a partir de sua posição de 657 km sobre a Terra, produzindo estimativas mensais que vão mostrar como os níveis de sal mudam com o tempo e a localização, explicou a Nasa.


Notícia da AFP, reproduzida no UOL Tecnologia.

Apple é acusada de copiar aplicativo feito por estudante britânico

O aplicativo teria sido rejeitado pela App Store em 2010

Leia a notícia no Olhar Digital.

Chimpanzés da Uganda podem levar outros primatas à extinção

Colobos vermelhos do Parque Nacional Kibale, na Uganda, estão sendo caçados até sua extinção, por chimpanzés. De acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Primatology, esse é o primeiro caso documentado de um primata não-humano caçando significativamente outra espécie de primata. 

A notícia continua na Scientific American do Brasil.

Colômbia aprova lei que restitui terras a vítimas do conflito armado

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, sancionou nesta sexta-feira (10/06) a Lei de Vítimas e de Restituição de Terras,. O ato significa um marco histórico após quase 50 anos de conflito armado, e foi assinado durante uma cerimônia solene que teve a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, como testemunha de honra.


Mais no Opera Mundi.

Peru: mais respeito aos fatos e à democracia

Todos os meios de comunicação de massa, impressos, televisivos e radiofônicos do Peru, com exceção do jornal La Republica, tudo fizeram para impedir o triunfo de Humala. O diário centenário El Comercio, porta-voz das elites locais e que detém uma poderosa rede de mídia, assumiu com total desfaçatez o papel de partido político anti-Humala, distribuindo sem cerimônia as mais grosseiras calúnias e infâmias contra o candidato da coligação Ganha Peru, batendo na tecla de sua ligação íntima com o presidente Hugo Chávez e praticamente orientando ideologicamente a campanha eleitoral de todos os demais concorrentes.

Enfim, um exemplo acabado de campanha suja. E também não é segredo para ninguém que o Departamento de Estado dos Estados Unidos desencadeou todo um esforço político, financeiro e de propaganda para evitar que alguém de fora do establishment assumisse a presidência. Estamos falando, por exemplo, de Roger Noriega, conhecido homem-forte da diplomacia norte-americana para a região, que denunciou ter Humala recebido 12 milhões de dólares de Chávez para financiar sua campanha. E da CNN. Quem assistiu à entrevista da âncora Patrícia Janiot com Humala presenciou uma bateria de perguntas, na verdade interrogatório, que expressavam as preocupações de Washington. Alan García também não foi um mero espectador. Valeu-se da máquina do Estado para engrossar a campanha direitista com o fim de derrotar Humala.


Confira o texto sobre a recente eleição presidencial peruana no Opera Mundi

Militares de forças especiais dos EUA atuaram em 18 países latino-americanos em 2009

Um documento do Pentágono confirma que os Estados Unidos empregaram grupos militares de operações especiais no México durante a escalada da guerra contra as drogas, que levou à morte de cerca de 40 mil pessoas desde 2006. Os militares de operações especiais também atuaram na Colômbia, Equador, Peru, e em quase todos os países da América Central, vistos como fundamentais na política antidrogas promovida pelos EUA.

O briefing do Departamento de Defesa foi apresentado em Washignton em meados de maio de 2009 a um grupo de empresários e líderes políticos do noroeste da Flórida. O documento, marcado “Não classificado/Somente para uso oficial” revela as 18 nações da América Latina onde os soldados do 7º Grupo de Forças Especiais [Airborne Green Berets] foram empregados no ano fiscal de 2009, que terminou em 30 de setembro de 2009. As operações incluíram 21 missões e 165 soldados. Segundo o documento, membros do grupo foram treinados no Brasil, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, próximo a Manaus.


Continue lendo no Opera Mundi

Mapuches chilenos suspendem greve de fome após 86 dias

A greve de fome dos quatro mapuches chegou ao fim na noite desta quinta-feira (09/06), após 86 dias, confirmou a porta-voz dos indígenas, Natividad Llanquileo. A informação foi dada por Llanquileo poucas horas após o arcebispo de Santiago, Ricardo Ezzati, pedir ao governo que atuasse com prontidão para salvar a vida dos quatro indígenas. "Tivemos uma conversa e eles decidiram terminar a greve de fome, criando-se uma comissão pela defesa dos direitos do povo mapuche", disse a dirigente à Rádio Cooperativa.


Mais no Opera Mundi

Anulação causa repúdio, diz Protógenes

“Foi uma decisão errada, equivocada, injusta”. A análise é do ex-delegado Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações que levaram à prisão o banqueiro Daniel Dantas, sobre a anulação, pela Justiça, das provas obtidas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em 2008.
As provas colhidas pelos policiais foram consideradas ilegais, pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque contaram com a ajuda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A sessão foi realizada na última terça-feira 7. A contestação dos documentos foi feita pela defesa do banqueiro Daniel Dantas, suspeito de crimes financeiros. Com a decisão, a ação criminal resultante da investigação ficou anulada.
Segundo o ex-delegado, hoje deputado federal pelo PC do B, a decisão do STJ contraria entendimentos anteriores do Superior Tribunal Federal (STF), da Procuradoria Geral da República e do Tribunal Regional Federal de São Paulo – todos consideram legítima a ajuda de agentes da Abin.


Leia mais na revista CartaCapital

Israel prepara lobby contra admissão de palestinos na ONU, diz jornal

O Ministério das Relações Exteriores de Israel instruiu seus diplomatas a evitarem que os países em que atuam apoiem a pretensão palestina de ser admitida como membro pleno da ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro, informa nesta sexta-feira (10/06) o jornal Haaretz. Em mensagens diplomáticas, o diretor-geral, Rafael Barak, e outros altos cargos do ministério, pedem pressão "ao máximo nível possível" para convencer as autoridades de que apoiar a pretensão palestina equivaleria a deslegitimar Israel e frustrar qualquer futuro acordo de paz.

Entre as instruções recebidas pelos diplomatas estão obter apoio das comunidades judaicas e ONGs locais, escrever artigos na imprensa para influir na opinião pública, reunir-se com políticos do mais alto nível e organizar visitas oficiais quando necessário. A chancelaria determinou aos embaixadores e ao pessoal diplomático que cancelem todos os planos de férias para setembro e pediu que apresentassem um plano de ação para os países em que trabalham.


Continue lendo no Opera Mundi

EUA infectaram guatemaltecos com sífilis secretamente nos anos 40

O jornal britânico The Guardian publicou, na quarta-feira 8, uma reportagem trazendo depoimentos de vítimas de experimentos médicos secretos dos EUA na Guatemala, nos anos 40. Na época, o governo americano infectou órfãos, prostitutas, prisioneiros e recrutas militares guatemaltecos com sífilis, gonorréia e cancróide, sem o conhecimento das vítimas, para testar um tratamento com penicilina.
O experimento, que contaminou 1,5 mil pessoas na Cidade da Guatemala, permaneceu em segredo por mais de seis décadas. Os EUA admitiram os testes em outubro de 2010, quando a secretária de Estado, Hillary Clinton, e a secretária da Saúde, Kathleen Sebelius, fizeram uma declaração conjunta desculpando-se pela pesquisa. Segundo o Guardian, o presidente americano, Barack Obama também manifestou o mesmo sentimento ao líder da Guatemala, Alvaro Colom.


Leia mais no sítio da revista CartaCapital.

Revolução gay: movimento LGBT cubano pressiona por mudanças na ilha

Em um momento em que Cuba experimenta uma série de transformações – que vão da dispensa de meio milhão de funcionários públicos, deslocados para a iniciativa privada, até a regularização da propriedade particular de imóveis –, a alteração do código da família, datado de 1975, é considerada simbólica. Uma demonstração de que não só a economia está colocada em xeque em tempos tão delicados.

Havia uma expectativa de que essa discussão seria feita no VI Congresso do PCC (Partido Comunista de Cuba), mas ela não se concretizou. Para Mariela, que já estava relutante em acreditar nesse debate entre os líderes comunistas, a hora é de "sermos criativos, educar e mudar”. Segundo ela, “há sim vontade política para tanto. Temos que lutar pelas modificações no código da família. Precisamos colocar sobre a mesa todos esses novos elementos que não fomos capazes de ver antes".

Além da força do movimento LGBT, a mudança no perfil das famílias cubanas é apontada como um dos motivos para a lei ser alterada. Pesquisadores envolvidos com as novas propostas indicam, por exemplo, que a célula familiar típica não é mais a do marido, esposa e filhos e isso precisaria ser reconhecido. Há famílias chefiadas apenas por mulheres, outras em que os avôs criam os netos, muitos casais divorciados e outros que estão unidos sem registro formal.


Texto completo no Opera Mundi.

Confira também no Opera Mundi: Em Cuba, a primeira transexual operada virou dona-de-casa .

Ensinar o quê?

Já comentei neste espaço um programa Roda Viva que entrevistou Fernando Reinach. Ao final, perguntaram-lhe por que, na opinião dele, apesar de tamanho progresso científico em biologia, ainda há criacionistas. Sua resposta me impressionou: é que ensinamos ciência como se ensina religião, como se se tratasse de fé. Sua sugestão, para que este estado de coisas mude, é escolher alguns tópicos e "ensinar" o máximo possível sobre esses casos (já que é impossível ensinar tudo de maneira detalhada).
Exemplo: em vez de decorar as leis de Newton e fazer alguns exercícios, deve-se estudar a história que vai da ruptura com as teorias ptolemáicas até a física newtoniana. Tratar-se-ia de informar-se sobre os procedimentos de Tycho Brahe, de Kepler, de Galileu e de Newton: quais foram os dados coletados, como os coletavam, como chegaram a eles e como os organizaram até chegar a leis simples e gerais. Uma passada pela história de Giordano Bruno seria importante, para que os estudantes soubessem que, dependendo dos interesses confrontados pelas pesquisas, o cientista pode ser literalmente queimado (nos últimos tempos, não tem havido fogueiras, mas houve exílios, censura e muito emprego ameaçado; eventualmente, alguém poderia (os lingüistas, por exemplo) ser metaforicamente queimado por "inquisidores"...).


O texto continua ano Terra Magazine.

A Alemanha concluiu finalmente que a soja foi a origem da "E.Coli"

As autoridades tratam de encerrar a crise com os dados que apontam a fábrica de Bienenbüttel - Levantado o alerta para não consumo de alface, tomate e pepino.

A inquestionável boa notícia é que o número de contágios está caindo em todo o norte da Alemanha. A onda infecciosa de bactérias E.Coli enterohemorrágicas (EHEC) se retira há dias, ao mesmo tempo que decai o número de pacientes de EHEC que desenvolvem a síndorome urémica hemotílica (HUS, mortal em 5% dos casos). Depois de 30 mortes na Alemanha, outra mais na Suécia e quase 3.000 infecções registradas desde o princípio de maio, os chefes dos institutos encarregados de lutar contra a bactéria anunciaram ontem que já descobriram sua origem "quase que com total segurança": "São os brotos" vegetais germinados de uma pequena plantação de Bienenbüttel (Baixa Sajonia). O broto infectado foi detectado em princípios de maio e aumentou a partir da terceira semana.

Vejam mais detalhes (castelhano) em ELPAÍS.COM

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O papel nefasto de uma certa mídia...


Enfrentar a mídia com as suas armas

*Por José Dirceu

Não adianta. Mal Gleisi Hoffman, senadora do PT pelo Paraná, foi empossada como ministra-chefe da Casa Civil, os jornais já começaram a bombardeá-la.
Temos de aprender e enfrentar a mídia com as suas armas, isto é, com a informação. E isso é possível de se fazer por meio das redes sociais e pela blogosfera. Ou o fazemos, ou o país será dirigido pelo poder político dos donos dos jornais e TVs.
Estamos falando das oligarquias impressa e eletrônica, que têm medo da concorrência e da regulação. O velho setor de comunicações busca manter intocados seus privilégios preservados há décadas.
Têm medo, ainda, da blogosfera. Na prática, querem exercer um poder para o qual não foram investidas pela soberania popular democrática.
Com o pretexto de fiscalizar e moralizar a vida pública, o que se vê é a tentativa desses grupos submeterem o poder do político eleito pelo povo ao poder da mídia. Vamos à luta. 
Leia mais Clicando Aqui

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tabela periódica recebe dois novos elementos

Elementos são feitos em laboratório e se desfazem em frações de segundo. Nomes provisórios são ununquádio (114) e ununhéxio (116).

Dois novos elementos foram aceitos oficialmente e passam a integrar a tabela periódica. O reconhecimento veio das uniões internacionais de química e física puras e aplicadas (respectivamente Iupac e Iupap, nas siglas em inglês), que têm um grupo conjunto de estudos para avaliar as pesquisas feitas nessa área e regular os resultados.

Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Assalariado tem mais proteção social no Brasil que nos EUA

A cobertura da proteção social ao trabalho assalariado no mercado formal do Brasil é maior que a registrada nos Estados Unidos.

A constatação, inédita, integra investigação, também pioneira, conduzida pelos professores Claudio Dedecca, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, e Wilson Menezes (UFBA), cujo foco é uma análise comparativa das diferenças e semelhanças das estruturas ocupacionais dos dois maiores mercados de trabalho das Américas.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Expert revela truques em fotos do assassinato de Osama Bin Laden (+Fotos)


Mais detalhes em CUBADEBATE


O HORIZONTE QUE NOS PROTEGE


Desde que o governo Lula consolidou a soberania brasileira na exploração das reservas do pré-sal, os rentistas da dívida pública e a coalizão demotucana sabem que história brasileira iniciou a contagem regressiva de um novo ciclo. Dois gargalos que constrangem o desenvolvimento do país e o combate a sua desigualdade --as contas externas e o déficit público que torna a economia refém da armadilha dos juros, como se viu de novo nesta semana-- ganham um notável contraponto emancipador. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020, divulgado agora, traz números que explicam esse horizonte alentador. Um deles resume todos os demais: em 2020 a produção brasileria de petróleo atingirá seis milhões de barris/dia. Três vezes superior a atual. O excedente de petróleo previsto em 2020 --que deverá ser exportado, preferencialmente com agregação de valor pelo refino-- será superior a 3 milhões de barris/dia. Ao preço de US$ 100 o barril, um cálculo moderado, significa uma receita de exportações superior a US$ 100 bilhões por ano. Ademais do gigantesco impulso industrializante que essa exploração vai desencadear, as receitas cambiais e fiscais inscritas nesses números permitirão ao Estado brasileiro: a) guarnecer-se de reservas soberanas efetivas, a salvo de fugas especulativas porque superiores aos ingressos de fluxos erráticos no país; b) formar um superávit fiscal e recomprar títulos da dívida pública hoje em mãos do mercado financeiro, libertando-se assim da dependência de se financiar junto aos rentistas que exploram essa subordinação impondo juros obscenos à sociedade. Não estranha, portanto, o empenho com o qual o dispositivo midiático conservador tentou impedir a regulação soberana das reservas do pré-sal.O que a ortodoxia e seus interesses temem, com razão, é a dinâmica abolicionista embutida nesse processo. Não deve estranhar, pelo mesmo motivo, o furor com o qual a oposição tentará abortar esse desfecho nos próximos anos. À medida em que o relógio anda e os investimentos da Petrobrás pavimentam esse futuro, a única chance que lhes resta é atalhar o percurso com uma cunha que derrote as bases políticas desse projeto, impedindo a sua continuidade em 2014 --ou antes, se o movimento social piscar e não construir uma agenda para a travessia dessa década.

(Carta Maior; 6º feira, 10/06/ 2011)


Cachorro espera na porta de casa por volta de extrativistas mortos no Pará

O cachorro Bleik permanece no mesmo local à espera de seus donos desde 24 de maio. O vira-latas criado sem coleira em meio à vegetação nativa do Pará era o fiel escudeiro do extrativista José Claudio Silva, que foi morto nesta data em uma emboscada ao lado da mulher Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna (PA).

Bleik não sai da varanda da sede da fazenda no assentamento Praialta Piranheira, onde vivia o casal antes de ser assassinado. O cachorro tem preferência por um lugar na casa, perto da farda camuflada do extrativista, que ainda permanece pendurada em um gancho na varanda lateral do imóvel.

O texto continua no G1 (com vídeo)

Marco Civil da Internet começa a ser debatido em audiência pública no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado realiza nesta quarta-feira (8) uma audiência pública para debater o Marco Civil da Internet. Um dos pontos polêmicos abordados na sessão é o do princípio da inimputabilidade da rede, que pune os responsáveis finais de um crime na rede e não os seus meios de disseminação.

Em elaboração pelo Ministério da Justiça, depois de consulta à sociedade, o projeto deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias, segundo informou o secretário de Assuntos Legislativos Marivaldo de Castro Pereira, um dos participantes da audiência pública.


Continue lendo no UOL Tecnologia

Cuidado, stalkers: brincadeira de mau gosto no Facebook acaba em confusão!

O que fazer quando o perfil de uma linda e desconhecida garota de 17 anos te adiciona no Facebook? Isso aconteceu com o americano David Voelkert, de 38 anos. Ele decidiu aceitar o convite e, depois de alguns dias, começou a conversar diariamente com a menor.

Só que o perfil era falso e a pessoa por trás daquela página era sua ex-mulher, Angela Voelkert, que brigava pela guarda dos filhos do casal. A intenção dela, ao estabelecer contato, era tirar informações e descobrir características negativas do ex, e levar tudo isso para o tribunal. Dessa forma, as chances dela continuar com as crianças aumentaria consideravelmente.


Continue lendo esta história curiosa no Olhar Digital .

STF apóia Lula, derrota Berlusconi e Gilmar Mendes e solta Battisti

Supremo Tribunal Federal reconhece direito político de o ex-presidente Lula conceder refúgio ao ativista Cesare Battisti e manda soltar o italiano. Relator do caso, Gilmar Mendes votou contra Battisti e Lula e apoiou reclamação do governo Silvio Berlusconi, que insistia na extradição. Mas, junto com o presidente do STF, Cezar Peluso, foi derrotado pela maioria da Corte. Advogados vão pedir visto permanente para Battisti, que deve voltar a ser escritor. BRASÍLIA – Preso há quatro anos num presídio do Distrito Federal, o ativista político italiano Cesare Battisti deve ser solto nesta quinta-feira (09/06) e, logo em seguida, pedir ao Conselho Nacional de Imigração um visto para permanecer de forma definitiva no Brasil. Depois, decidirá se fica em Brasília, muda-se para o Rio de Janeiro, onde tem amigos, ou para São Paulo, onde está a editora de livros com a qual trabalhava antes da detenção e pela qual quer retomar a atividade de escritor.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Os clones de Wikileaks, novas redes de espiões

Os vazamentos de Wikileaks tem feito com que outros projetos na rede imitem seus objetivos. Repassamos alguns daqueles que tem conseguido ter mais influência tanto na Europa como na América Latina.

- Entrevista com Víctor Sampedro, catedrático de Comunicação Política: "Wikileaks pôs em evidência que não temos liberdade de imprensa”

“A estrutura caótica e amadora de Wikileaks demonstra que é possível transformar o mundo se um punhado de pessoas se põe a faze-lo”.

Vejam o texto completo (castelhano) em DIAGONALweb


OTAN ficará na Líbia o tempo necessário, dizem ministros em Bruxelas

Ministros da Defesa dos países que integram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decidiram nesta quarta-feira (08/06) que a ação militar na Líbia permanecerá "o tempo necessário" e serão mobilizados os "meios necessários" para a campanha contra o líder líbio, Muamar Kadafi. A decisão foi tomada durante reunião em Bruxelas.


Leia mais no Opera Mundi

Comoção na Colômbia pelo assassinato de uma dirigente social

ANA FABRICIA CÓRDOBA

Sicários assassinaram nesta quarta-feira Ana Fabricia Córdoba, uma das líderes dos desalojados na populosa cidade de Medellín, Colômbia, logo após esta denunciar insistentemente as ameaças de morte que estava recebendo.

Ana Fabricia, que estava num ônibus, foi baleada por pistoleiros. Era prima da ex-senadora Piedad Córdova e como ela desempenhava um trabalho permanente de defesa das famílias afetadas pelos desalojamentos forçados e o respeito aos direitos humanos no país.

Ela foi vítima da violência há mais de vinte anos quando na região de Urabá perdeu seu marido e vários de seus filhos. Em seguida, uma vez instalada em Medellín, cidade andina ao norte de Bogotá, em busca de proteção, desenvolveu um trabalho social de denúncia contra o conflito armado que sofre o país há 40 anos.

Vejam mais detalhes (castelhano) em LibreRed.net ou no espaço de comentários deste post

Inventor neozelandês testa com sucesso o 'jetski dos céus'

Sair voando por aí com seu transporte individual preso às costas pode parecer coisa de ficção científica, mas o inventor neozelandês Glenn Martin quer ver seu "jetski dos céus" no mercado em 18 meses, após testar seu protótipo com sucesso.

Depois de 30 anos de um laborioso desenvolvimento, o 'jetpack' (mochila a jato, numa tradução livre) de Martin conseguiu elevar-se a 1.500 metros do chão e sobrevoar as colinas da ilha de Canterbury, sul da Nova Zelândia, um feito acompanhado com ansiedade por seu inventor, que viu tudo a bordo de um helicóptero que voava próximo.

O voo de 12 de maio, realizado por um 'jetpack' de controle remoto amarrado a um manequim, foi a pedra fundamental para a realização do sonho de Martin de construir a primeira mochila a jato do mundo.


Confira a notícia da AFP, no UOL Tecnologia.

Confirmada primeira morte por Gripe A no Rio Grande do Sul

Foi confirmada, na manhã desta quarta-feira (8), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a primeira morte por Gripe A no Rio Grande do Sul neste ano. Até agora, foram notificados 87 casos suspeitos da doença, com três confirmados.

A vítima foi uma mulher de 48 anos, residente em Anta Gorda, que iniciou com sintomas gripais no dia 29 de maio, internou no dia 1 de junho no Hospital de Ilópolis e no dia 2 foi transferida para a UTI do Hospital de Caridade de Três Passos, vindo a falecer no dia 6. O caso está sendo investigado e todas as medidas necessárias foram desenvolvidas.


Confira a notícia do Jornal do Comércio de Porto Alegre

Para sociólogo, centro-esquerda perde em Portugal por parecer direita

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos acredita que os partidos de centro-esquerda estão sendo derrotados pelas urnas na Europa porque não conseguem se diferenciar da direita. "Políticas liberais foram fielmente postas em prática e com grande zelo pelos próprios partidos de centro-esquerda", afirma.


A entrevista de Boaventura de Souza Santos pode ser conferida na Folha.com

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aos 61 anos, transexual cubano faz cirurgia de mudança de sexo

Aos 61 anos, Juani Santos realizou seu sonho após se transformar em um dos primeiros transexuais a ser submetido a cirurgia de mudança de sexo em Cuba -- aprovada pelo governo de Raúl Castro em junho de 2008.
De estatura pequena e bigode, Santos diz com orgulho que é um dos dois transexuais cubanos a optar pela cirurgia para mudança ao sexo masculino, gratuita e promovida pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex).
"Foi o que desejei por toda a minha vida, era o que precisava como pessoa. Não há nada mais maravilhoso do que poder me identificar como um homem normal", diz Santos, que nasceu e viveu durante décadas com o nome de Juana na província ocidental de Matanzas.


Notícia da EFE, na Folha.com

Moradores de Buenos Aires aderem às "amarelinhas"

Influenciada por programas semelhantes em cidades europeias, a Prefeitura de Buenos Aires criou o "Mejor en Bici" (melhor em bicicleta), que conseguiu mais de 15 mil adeptos em cinco meses.

Qualquer residente da capital pode se registrar gratuitamente. As 360 bicicletas, disponíveis em 12 pontos da cidade, são emprestadas por até duas horas.

Em dezembro, quando o programa começou, eram cerca de cem viagens diárias. Agora, já são mais de 1.600.

Mas o tráfego nas ciclovias é bem maior, já que a maioria das bicicletas em circulação é de particulares.


Confira a notícia completa na Folha.com

Segundo Eric Croley, mais conhecido como Emmanuel Goldestein Um de cada quatro hackers dos EEUU trabalha para o FBI

Ticbeat

Eric Corley, conhecido na comunidade hacker como Emmanuel Goldstein e que publica a revista hacker 2600, assegura que nos Estados Unidos uns 25% doshackers trabalham para o FBI, seja como membro da agencia ou como informante. Segundo Corley, as unidades de cibercrime forçaram muitos hackers a cooperar com eles ameaçando-os com prisão.

Os Estados Unidos é um dos paises mais preocupados com a cibersegurança. De fato, seu projeto de segurança na Internet considera a possibilidade de ataques militares contra aqueles que hospedem “ciberterroristas”.

Além disso, sabe-se agora que um de cada quatro hackers ianques informa as autoridades sobre as atuações de outros ‘piratas’ informáticos. Esta colaboração é feita sob ameaça aos hackers com longas penas de prisão a não ser que colaborem com a agência.

(http://www.ticbeat.com/tecnologias/uno-cada-cuatro-hackers-eeuu-trabaja-fbi/)

Vejam o texto (castelhano) completo em REBELION.ORG ou no espaço de comentários deste post.

Argentina: Linux em dois de cada três PCs da administração governamental?

7 de junio de 2011 - por Picajoso

O governo argentino - que já havia dado passos muito interessantes na implantação do Open Source neste pais - anunciou faz algumas semanas um programa que tem como objetivo fazer com que dois terços dos PCs e notebooks utilizados pelo governo e a admnistração públicca utilizem o sistema operacional GNU/Linux.

"Tux Argentina: Linux em dois de cada três PCs da administração pública?

O anúncio foi publicado originalmente na revista online brasileira Info, e pouco a pouco tem sido difundida por várias mídias. Segundo um representante do governo deste país, a razão deste movimento não é outra que a redução de custos pela compra de licenças de sistemas operacionais proprietários.

Parece que a decisão tem gerado o lógico debate no governo argentino, que não se opõe à medida desde que se faça de forma gradual.

A adoção do Linux na administração pública sempre é uma grande notícia, mas há que ser precavido com este tipo de notícias: já nos passaram outras vezes que se anunciavam planos deste tipo para logo governos e administrações recuassem. Esperemos que não seja o caso!

Vejam em MUYLINUX

Charge de Paco Garabato


"O orgulho gera o tirano, que acumula inutilmente imprudencias e excessos, levando-lhe a se colocar sobre um pedestal, e precipitar-se em um abismo de males, do qual não há possibilidade de sair."
Sócrates


Vejam em LA HAINE.ORG (08.06.2011)

ESTAMOS ATIÇAD@S: MARCHAS CONTRA O CONSERVADORISMO

Quarta-feira passada houve uma Marcha pela Família em Brasília. Só o nome já me dá calafrios, porque foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade que, em 1964, serviu de apoio civil pro golpe militar que mergulhou o Brasil nas trevas durante 21 anos.
Desta vez foi o pastor Silas Malafaia que organizou a marcha, que reuniu cerca de 20 mil pessoas em Brasília. Parlamentares evangélicos estiveram presentes, falando as mesmas barbaridades de sempre: “Se Deus criou macho e fêmea, não vai ser o Senado que vai criar um terceiro sexo com uma lei. É preciso que eles [homossexuais] entendam que o anseio grotesco de uma minoria não vai se fazer engolir”, disse o senador Magno Malta (PR-ES).

Vejam o texto completo no blog ESCREVA LOLA ESCREVA

Obama recebe príncipe herdeiro do Bahrein e adota posição contraditória

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira (07/06) na Casa Branca com o príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad al Kalifa. Ao contrário das posições tomadas contra Síria e Líbia, rivais políticos, o presidente norte-americano expressou apoio aos esforços do monarca para iniciar um diálogo nacional, "ressaltando a importância do respeito aos direitos humanos".

O arquipélago barenita enfrentou fortes protestos no mês de março reprimindo manifestantes e causando dezenas de mortes.

Em comunicado, a Casa Branca relatou que, na reunião Obama expressou sua satisfação pela decisão do rei barenita de pôr fim ao estado de emergência e anunciar que o diálogo nacional com a oposição começará no mês que vem.

Continue lendo no Opera Mundi.

Pelo menos 31 civis morreram em ataques da OTAN na Líbia, afirma governo

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) realizou cerca de 60 ataques aéreos contra a Líbia nesta terça-feira (07/06), deixando pelo menos 31 mortos, segundo afirmou o porta-voz do governo Moussa Ibrahim, citado pelas agências de notícias.

De acordo com o site da multiestatal sul-americana Telesur, que tem um correspondente na capital Trípoli, “os bombardeios sacudiram toda a cidade”, e este foi o pior ataque desde o início da intervenção internacional, em 19 de março.

Continue lendo no Opera Mundi.

Charge do Pedro Mendez


Charge do Pedro Mendez vista em REBELION.ORG (07/06/2011)

"Ele resolve… STF, STJ, ele resolve! O cara tem trânsito político ferrado"

O título da nota é a frase gravada na operação Satiagraha, dita por Hugo Chicaroni, sobre Daniel Dantas. Foi no momento do flagrante da tentativa de suborno do delegado da Polícia Federal Victor Hugo, no vídeo que foi ao ar nos telejornais.

Por 3 votos a 2, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nesta terça-feira um habeas-corpus a Daniel Dantas e anulou a ação penal da Operação Satiagraha. Ainda cabe recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o Ministério Público (MP) decidiu pela nulidade do processo.

Visto no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Família denuncia sequestro de blogueira envolvida em protestos na Síria

Uma blogueira que ganhou projeção com textos sobre a revolta popular na Síria e sobre como é ser lésbica em seu país foi sequestrada por homens armados em Damasco, afirmaram membros de sua família.

Amina Arraf tem dupla cidadania - americana e síria - e publicava textos em inglês com o pseudônimo de Amina Arraf, no blog A Gay Girl in Damascus (Uma Menina Gay em Damasco).


Continue lendo a notícia da BBC Brasil no UOL

Para ler no The Guardian a respeito, clique aqui.

Para conferir o blog "A Gay Girl in Damascus", clique aqui.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Esclarecendo o genocídio de Ruanda em 1994

Não se tratou de um genocídio cometido pelos hutus contra os tutsis, mas sim de uma guerra secreta dos EE.UU. que custou a vida tanto de hutus como de tutsis

Paul Kagamé: «Our Kind of Guy»

Será possível que não tenhamos entendido nada a respeito dos massacres que ensanguentaram Ruanda? Como eixo desse sangrento jogo aparece o impenetrável Paul Kagamé.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dilma telefona para Humala e convida-o para visitar Brasil antes da posse

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, conversou nesta segunda-feira (06/06), por telefone, com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala. Na conversa, Dilma convidou o político peruano a visitar o Brasil antes de sua posse, marcada para 28 de julho. Dilma parabenizou e desejou sorte ao presidente eleito, que venceu Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

Segundo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, Humala confirmou a visita ao Brasil. "Estamos satisfeitos. A tendência é de que ela [Dilma] vá para a posse do presidente [eleito do Peru]. Problemas podem ocorrer, mas a tendência é esta", disse Garcia. "Ela falou com ele [Humala] rapidamente, estava muito emocionado e muito animado. Em princípio, ele aceitou vir ao Brasil como presidente eleito".

Mais (só um pouco mais) no Opera Mundi

Pepinos, suínos e enfermidades

As bactérias E.coli são utilizadas e manipuladas de forma intensiva e massiva pela indústria. Por exemplo, são um elemento importante na engenharia de transgenicos.

O surgimento de uma nova cepa letal da bactéria Escherichia coli (E. coli) nos alimentos na Europa põe em evidência, novamente, o desastre sanitário em que nos tem metido o sistema agro-alimentar industrial. Tratam-no como acidente, mas na realidade é algo cada vez mais frequente, porque é uma consequencia sistêmica. Era o esperado, igual ao surgimento da gripe porcina e da gripe aviária.

As autoridades sanitárias do governo alemão, de onde primeiro se identificou o surto, acusaram como causadores da contaminação aos pepinos orgânicos espanhóis. Tiveram que retificar porque era falso, mas já haviam causado grandes perdas. Acusam também os tomates e alfaces, especulam a respeito do leite, carnes e água engarrafada. Segundo o Instituto Robert Koch da Alemanha, trata-se de uma cepa desconhecida, produto da recombinação de outras, que deu origem à nova E. coli enterohemorrágica O104:H4. No princípio suspeitavam da E.coli O157:H7, a que foi encontrada em carne moída de grandes empresas como a Cargill e que em 2008 motivou a retirada de 64 milhões de toneladas de carne dos Estados Unidos e milhares de afetados.


Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Denúncia contra Antonio Palocci por tráfico de influência é arquivada

Procuradoria Geral da República considera que denúncia de adversários do governo Dilma Rousseff contra o chefe da Casa Civil baseia-se em "conjecturas" e tem "insuficiência absoluta de indícios". Em nota, ministro diz esperar que decisão recoloque "razão, equilíbrio e Justiça" ao "embate político". Deputados decidem nesta terça-feira (07/06) sobre convocacão de Palocci, que recebeu "fuerza" de Hugo Chávez.

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu, nesta segunda-feira (06/06), rejeitar denúncia de tráfico de influência feita por adversários do governo Dilma Rousseff contra o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Para o procurador, a acusação baseia-se em notícias de jornal e em “conjecturas”, sem apresentar “indícios idôneos” de crime que justificassem abrir um inquérito contra Palocci.

Vejam mais detalhes em CARTA MAIOR

Notícias para escovadores de bits

Está querendo saber o que esconde o código fonte do Skype?

Como apontam nossos companheiros de MuyComputer, Efim Bushmanov, um investigador russo, tem realizado trabalhos de engenharia reversa para desvelar o código fonte do protocolo do Skype, que é utilizado pelos clientes de VoIP, o mais difundido em todo o mundo neste segmento.

Mais em MUYLINUX


Oracle se desfaz do OpenOffice

Oracle doou o OpenOffice à Fundação Apache, afirmando que isso demonstra seu compromisso com o software livre em geral, e com o futuro do pacote de ofimática em particular. Mas as coisas não são tão simples.

Vejam porque não são tão simples em REBELIÓN.ORG

Homem que perdeu a visão após levar um tiro faz campanha para evitar execução do atirador

O ano era 2001. Alguns dias depois dos atentados de 11 de setembro, em Nova York, o americano Mark Stroman queria se vingar dos ataques e, no que chamou de "missão", matou a tiros dois imigrantes asiáticos e ainda feriu uma terceira pessoa no rosto.

A terceira vítima era o muçulmano Rais Bhuiyan, que acabou perdendo a visão do olho atingido pelo tiro.

Preso sob acusação de cometer crimes de ódio, Stroman foi condenado à pena de morte no Texas (EUA). Agora, curiosamente, Bhuiyan está tentando invalidar a condenação do atirador.




Notícia disponçivel no UOL .

Governo alemão aprova projetos de lei para aposentar energia nuclear

O Governo alemão aprovou nesta segunda-feira os projetos de lei elaborados com o objetivo de acabar com a energia nuclear na Alemanha até 2022 e apostar em fontes de energia renováveis, anunciaram fontes da Chancelaria Federal.

Durante uma reunião extraordinária do conselho de ministros, foi sancionada a reforma da legislação nuclear que traz consigo também o encerramento definitivo dos oito reatores desativados após a tragédia na usina atômica japonesa de Fuskushima, ocorrida em março.

O pacote de medidas de política energética tem caráter de urgência, pois será abordado na próxima quinta-feira na câmara baixa (Bundestag) do Parlamento alemão. Estima-se que os projetos sejam aprovados pela câmara alta (Bundesrat) antes do recesso parlamentar.


A notícia da EFE, está disponível no UOL Economia

Europa virou sistema de partido único, diz filósofo húngaro

A última crise financeira enterrou os resquícios de diferença entre social-democratas e conservadores na Europa e vale para o continente a frase que o escritor Gore Vidal cunhou para caracterizar os EUA: é um sistema de um só partido com duas alas direitistas.

A afirmação é do filósofo húngaro István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex (Reino Unido), que chega ao Brasil nesta semana para lançar livros e fazer palestras em quatro capitais. "É irônico que na Grécia e na Espanha a tarefa de impor uma dureza cada vez maior aos trabalhadores tenha sido passada a governos ditos socialistas e assumida por eles. Se quisermos superar a paralisia imposta pelo 'sistema de partido único', é preciso mudar o processo de tomada de decisões políticas", disse ele em entrevista (...).

Continue lendo, e confira a entrevista de Mészáros, na Folha.com .

E onde está a OTAN? Soldados israelenses assassinam 23 palestinos em Golan e ferem outros 350

O exército israelense disparou contra manifestantes sirios e palestinos que entraram nos Altos do Golan, território ocupado por Israel, matando 23 pessoas e ferindo outras 350, segundo a Síria.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Notícias do Império II

EEUU pressionou o Haití para não assinar acordo com a Venezuela, revela Wikileaks

A revista The Nation, em colaboração com o semanário haitiano Haïti Liberté, lançou uma série de informes baseados em mais de 19.000 documentos diplomáticos ianques classificados, publicados pela WikiLeaks.

A série, entitulada “The PetroCaribe Files” (Os documentos da PetroCaribe), começa revelando o modo que os Estados Unidos -pressionado pelas empresas Exxon y Chevron- tentaram interferir no acordo petroleiro entre o Haiti e a Venezuela que teria poupado ao Haiti, o país mais pobre do hemisfério ocidental, intentó interferir en un acuerdo petrolero entre Haití y Venezuela que habría ahorrado a Haití, el país más pobre del hemisferio occidental, 100 milhões de dólares por ano.


Apresentador de cadeia de TV é agredido e detido nos EEUU (+ Video)

O apresentador do programa político ‘Adam VS The Man’ da cadeia RT en inglês, Adam Kokesh, foi violentamente atacado nos EEUU, pela polícia, que o deteve enquanto participava de um ‘flash-mob’ no monumento a Thomas Jefferson em Washington.

Kokesh foi detido junto a outros ativistas alguns segundos após começar a dançar em silêncio no lugar. Segundo comentam, sua ação estava destinada a defender a Primeira Emenda da Constituição dos EE.UU., que garante a liberdade de palavra e de reunião.

Vejam mais (muito mais) em CUBADEBATE

Notícias do Império

Quase 14 milhões de ianques se encontram desempregados

Os dados apresentados nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho ianque confirmaram que o desemprego nesse país aumentou 9,1% em maio, porque as empresas privadas criaram somente 54 mil novos postos de trabalho, a menor quantidade em oito meses.

A despesa militar dos EEUU

Os 42,8% da despesa militar do mundo é feita pelos EEUU. Até certo ponto, é normal que os ianques não tenham uma idéia clara da dimensão deste gasto. No entanto, acreditam que se há que reduzir o déficit, deveriam começar com a ajuda aos paises desenvolvidos no resto do mundo, que é na realidade infinitamente menor do que eles creem.

Morre ex-pantera negra que passou 27 anos na prisão por crime que não cometeu

O ex-pantera negra e prisioneiro político Gerônimo "Ji Jaga" Pratt faleceu aos 63 anos de idade. Em 1972, Pratt foi condenado injustamente pelo homicídio de Caroline Olsen.

Passou 27 anos na prisão, oito deles em isolamento. Foi libertado em 1997, após um juiz anular sua condenação.


Vejam mais (muito mais) em CUBADEBATE

Apoiamos todas as formas de resistência que partam do coração do nosso país

4 de Março de 2011
WSIUI
Fonte: solidarityiraq.blogspot.com | Tradução de F. Macias

Londres, 22 Fevereiro 2011

O Iraque tem vindo a assistir a protestos e manifestações por todo o país há várias semanas, incluindo vilas e cidades onde no passado não se realizavam protestos.

Tivemos notícias de protestos em massa de Bagdade, Bassorá, Kut, Samawah, Diwaniyah, Fallujah, Kirkuk até Sulaymaniyah. Contra a supressão das liberdades, prisões e tortura, corrupção, desenganos das promessas de eleições não cumpridas, e não menos importante, a desastrosa falta de serviços básicos tais como a electricidade, água, e serviços de saúde e contra a forma manipuladora e corrupta como o sistema de racionamento está a ser controlado. Os protestos são também contra a falta de oportunidades de emprego. E pela falta do apoio social, em particular às viúvas, órfãos e pensionistas que lhes permita viver com a dignidade que merecem, em vez da miséria e humilhação.

O que une os manifestantes é também a sua determinação em manterem os protestos pacíficos, apesar das reacções selvagens dos homens da segurança e da polícia como quando dispararam e prenderam manifestantes pacíficos, ferindo e matando vários deles em Kut, Sulaymaniyah e Bagdade.

Vejam o manifesto completo em TRIBUNALIRAQUE.INFO

Nos bastidores da campanha de Ollanta Humala, um anjo: Nadine Heredia, 35 años, a carismática assessora, mãe de três filhos.

Não se separa do Twitter. Além disso, de seu Blackberry, monitora todos os movimentos da campanha, mas também a suas duas filhas, Illary, Nayra, e o pequeno Samín, nascido em dezembro passado. Nadine Heredia é não somente esposa de Ollanta Humala Tasso, mas também sua principal assessora e complemento chave do projeto nacionalista.

Heredia tem 35 anos, 14 menos que Humala. E, curiosamente, é tia de seu esposo, ao ser prima de sua sogra Elena Tasso. Igual ao seu par, Nadine foi criada em família de esquerda e no culto ao império Inca. Os documentos do Wikileaks revelam que ela é o "cérebro político radicial por trás de Humala", e os que a conhecem afirmam que "ela é a que acalma e pondera". "É muito inteligente e astuta", contou a terceira pessoa que a conhece a anos.

Vejam mais detalhes em CONTRAINJERENCIA ou no espaço de comentários deste post.

Mundo civilizado e democrático bombardeia Líbia com metal radioativo

Bombardeios aéreos da Otan contra a Líbia já ultrapassam 8 mil
A Otan lançou cerca de 3.200 ataques com bombas de urânio empobrecido contra a população civil na Líbia. A denúncia é do enviado especial da Telesur, Rolando Segura. No total, o número de ataques aéreos lançados pela Aliança Atlântica contra a Líbia ultrapassam já os 8.400. Em quase 40% destes foram usadas munições com urânio empobrecido, revelou o jornalista da cadeia de televisão sul-americana em seu perfil do Twitter.

[...] O urânio empobrecido é muito valorizado pelos militares, já que é quase duas vezes mais denso do que o chumbo e aumenta a capacidade de perfuração.

[...] o urânio empobrecido é uma substância radioativa que provoca graves lesões no aparelho renal e digestivo, câncer nos pulmões e ossos, transtornos neuro-degenerativos ou má formação congênita nos seres humanos.

A explosão de uma munição com urânio empobrecido atinge dez mil graus centígrados e liberta poeiras altamente tóxicas e contaminantes capazes de viajar milhares de quilômetros. A dissipação dessas partículas pode durar milhões de anos, por isso os seus efeitos no meio ambiente e nos habitantes das zonas atingidas perpetuam-se por várias gerações. Leia mais no Vermelho.

domingo, 5 de junho de 2011

Debate: Palocci, o PT, a direita e a mídia



Palocci, a ‘psolização’ do PT e o poder da direita midiática

Acompanhei, passo a passo, o surgimento das redes sociais no Brasil. Egresso de uma época em que, para a esquerda, era dificílimo fazer política por falta do que sobrava à direita, isto é, os meios de se comunicar com a sociedade, cheguei a acreditar em que o acesso que agora a mesma esquerda tinha à comunicação deixaria a direita fora do poder por muito tempo.
O inacreditável caso Palocci mostra que me enganei. Nem a esquerda tendo agora meios de se comunicar – como os blogs, o Orkut, o Facebook, o Twitter e congêneres –, mostra-se capaz de superar a sua deficiência histórica que a ditadura militar tão bem detectou: esquerdistas só se unem na cadeia, ou seja, exclusivamente em situações-limite.
A mais nova crise política no governo federal petista, depois de oito anos de crises da mesmíssima natureza e desencadeadas exatamente da mesma forma, apesar de feita de puro vento foi vitaminada pelo moralismo de salão de setores da esquerda, pela luta por espaço dentro do PT e porque a direita ainda é infinitamente mais poderosa na comunicação.
O Brasil conseguiu um feito extraordinário durante o governo Lula. Feito que está na origem da volta dos mesmos ataques virulentos ao governo Dilma que foram desfechados contra o governo de seu antecessor. Lula promoveu uma incrível distribuição de renda em curto espaço de tempo e, vendo que Dilma pretendia seguir-lhe os passos, a direita voltou ao ataque.

-Leia a íntegra da postagem realizada pelo Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania) Clicando Aqui

Palocci e um de seus admiradores

Não se recomenda a jornalistas que escrevam em primeira pessoa. Afinal, devem ser narradores, portanto coadjuvantes, e não protagonistas da história. Mas decidi quebrar o protocolo em relação ao ministro Antonio Palocci por uma razão simples. O que vi e observei nos últimos anos – muitas vezes de perto – ajuda a compreender a natureza da crise, o isolamento do ministro da Casa Civil e a prever o desfecho inevitável, que será a sua queda.

Eu o conheci em 1994, quando trabalhava como repórter da revista Exame, à época a principal publicação de economia e negócios do País, e Palocci era prefeito de Ribeirão Preto. Talvez tenha sido um dos primeiros, da chamada “grande imprensa nacional”, a enxergar algo novo naquele promissor quadro do Partido dos Trabalhadores. Palocci era um petista diferente. Havia decidido privatizar a Ceterp, a empresa de telecomunicações de Ribeirão Preto, que era uma das poucas municipalidades a ter sua própria concessão de telefonia. Palocci privatizava, num tempo em que o PT cuspia fogo contra as privatizações de FHC.