quinta-feira, 19 de julho de 2012

HSBC e outros três bancos europeus estão envolvidos em fraude de taxa, diz 'FT'

Três bancos europeus, além do britânico Barclays, podem estar envolvidos em um escândalo de manipulação de fraude de taxas, informa nesta quarta-feira (18) o jornal britânico "Financial Times".
Segundo o jornal, reguladores bancários investigam o envolvimento de funcionários dos bancos franceses Société Générale e Crédit Agricole e do alemão Deutsche Bank na fraude que veio à tona em 27 de junho.

Na época, reguladores do Reino Unido e dos Estados Unidos multaram o banco britânico Barclays por manipular a taxa Libor entre 2005 e 2009.


Confira no UOL Economia.

Bombeiros espanhóis ficam nus para protestar contra austeridade

Oito bombeiros ficaram nus nesta quinta-feira (19) em uma pequena localidade do norte da Espanha para protestar contra a política de austeridade do governo, acrescentando assim uma nota insólita às manifestações sindicais previstas para a tarde em todo o país.


Confira a notícia (e as fotos) da AFP no UOL Economia

terça-feira, 17 de julho de 2012

Greve de federais completa dois meses com impasse entre governo e professores

A greve de professores das instituições federais de ensino superior completa nesta terça-feira (17) dois meses, com governo e docentes em um impasse: os ministérios do Planejamento e da Educação apresentaram uma proposta de reajuste salarial; já o principal sindicato que representa a categoria, o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), diz que ela não atende às demandas da categoria e pede sua rejeição.
A paralisação atinge 58 das 59 federais -a única que não aderiu foi a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Mais no UOL Notícias

Quino, pai da Mafalda, completa 80 anos

Tímido, o quadrinista comemorou seu aniversário em sua casa, na Argentina; ele começou a desenhar a tirinha em 1973

17 de Julho de 2012 às 19:49
247- O quadrinistra Quino, ou o pai da Mafalda, completou 80 anos nesta terça-feira. Ele comemorou seu aniversário em sua casa, localizada em Mendoza, na Argentina. 

Vejam mais em Brasil247

Quem são as fontes sírias utilizadas pelas agencias?

Quem são as fontes sírias utilizadas pelas agencias?


O jornalista Charlie Skelton quis saber quem são aqueles que fornecem informação a respeito da situação na Síria às agencias de imprensa e outros meios internacionais. Ele investigou então os assim chamados "especialistas em Síria", "testemunhas presenciais" ou "ativistas pela democracia" ... que aparecem constantemente nas citações dos referidos meios.     



Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Paraguai: pesquisa reconhece popularidade majoritária de Lugo


PL – Uma pesquisa de opinião encarregada por meios de difusão favoráveis ao governo reconheceu hoje a popularidade majoritária do presidente destituído  Fernando Lugo. 


A pesquisa, realizada pela empresa Ati Snead Consultores para Ultima Hora, Telefuturo y Radio Monumental, com opinião editorial alinhada ao presente Executivo, realizou-se de 3 a 10 deste mês.

Seus resultados, publicados no jornal, assinalam que 58 por cento das pessoas consultadas qualificam de muito boa a imagem do mandatário constitucional desalojado do poder após um processo político realizado pelo Congresso.

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Ditadura brasileira soube de golpe contra Allende um mês antes

Documentos secretos do Itamaraty, agora abertos à consulta pública no Arquivo Nacional, comprovam que a ditadura brasileira sabia que iria ocorrer um golpe de estado no Chile mais de um mês antes do presidente Salvador Allende ser deposto, em 13 de setembro de 1973. E reforçam a tese defendida por pesquisadores da Operação Condor de que os militares brasileiros e seus aliados civis foram, ao lado dos Estados Unidos, os principais articuladores do golpe que derrubou o primeiro presidente socialista eleito pelo voto popular no mundo.




Confira no Sul21

Risco de demissões leva trabalhadores da GM a entrarem em greve em São José dos Campos


Trabalhadores da montadora General Motors (GM) em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, entraram em greve na manhã de segunda-feira 16 em protesto contra a ameaça de demissões. A paralisação teve início por volta das 6h e deve durar 24 horas, afetando a fábrica que tem 7,5 mil empregados.
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Herbert Claros, explicou que a greve ocorre em repúdio à intenção da empresa de demitir 1,5 mil trabalhadores. De acordo com ele, em uma reunião entre a empresa, o sindicato e o Ministério do Trabalho, na última quinta-feira (12), a GM teria anunciado a possibilidade de demissões. “Ela [GM] disse que tem intenções de diminuir postos de trabalhos e falou que seria cerca de 1,5 mil empregados”, disse.

Confira na CartaCapital

segunda-feira, 16 de julho de 2012

'Fazenda Modelo' de Kátia Abreu é desmascarada com prisões no MS


Chega a 20 o número de detidos pela Polícia Federal de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, acusados da morte e desaparecimento do corpo do cacique Nisio Gomes Guarani Kaiowá, do tekoha Guaivyry, situado no município de Amambai. A Fazenda Modelo dos ruralistas cai por terra e o agronegócio mostra o que de fato é – uma imagem com homens algemados e escondendo o rosto.

Entre os presos está o presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira, Osvin Mittanck, franco atirador de impropérios e mentiras contra os Guarani Kaiowá e organizações de apoio aos indígenas, caso do Cimi, e do órgão indigenista do Estado, a Funai. Mittanck teria se reunido, de acordo com a Polícia Federal, com outros acusados de no dia 18 de novembro de 2011 terem arquitetado, financiado e executado a invasão ao Guaivyry, o que culminou na morte docacique Nisio e no subsequente desaparecimento do corpo.  


Confira no blog Língua Ferina.

Metalúrgicos sul-coreanos lideram onda de greves contra baixos salários e precariedade

Milhares de trabalhadores coreanos estão em pé de guerra contra o patronato nos últimos dias. Liderados pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Coreia, cerca de 130 mil trabalhadores estão mobilizados em 211 empresas da categoria. O sindicato metalúrgico abarca empresas poderosas como a Hyundai, que possui 45 mil funcionários; a KIA, com 30 mil funcionários e a General Motors, além dos trabalhadores siderúrgicos e também dos estaleiros.




Continue lendo no Opera Mundi

Maias explicam 'confusão' no calendário: mundo não vai acabar


Líderes maias da América Latina foram a Los Angeles explicar a "confusão" na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano (maia), além de abençoar a comunidade imigrante que vive neste país. "De acordo com o calendário maia, este ano será marcado por uma mudança de ciclo que foi iniciada há 5.125 anos, o chamado baktunes", disse à agência Efe Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano.
"Apesar dos 13 baktunes serem completados neste ano, isso não significa que o mundo vai acabar como muitas pessoas estão comentando", completou Trejo. "Não devemos nos preocupar pensando que haverá uma destruição total do planeta. O que acontecerá é simplesmente uma mudança de ciclo, que terminará em dezembro para começar um novo período ou novo baktun", afirmou.
Com intenção de esclarecer as interpretações apocalípticas do calendário pré-colombiano, Manuel Xicum, sacerdote Maia, e outros representantes desta tribo radicados no México, Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras se reuniram neste fim de semana na Placita Olvera e no Centro Cultural EEK''Mayab, ambos em Los Angeles.


Mais no Terra

Milhares de espanhóis protestam em Madri contra cortes do governo


Milhares de pessoas saíram às ruas de Madri, capital da Espanha, na noite deste domingo, contra os cortes do governo mais recentes anunciados na semana passada.
Para enfrentar a crise econômica, a Espanha vai cortar 30% de seus vereadores, reduzir verbas de partidos, sindicatos e ministérios, fechar empresas públicas, diminuir o seguro-desemprego em mais da metade, suspender o abono de Natal de funcionários públicos e aumentar impostos em até 21%, inclusive o do cigarro. Alimentos básicos não terão tributos maiores.

As medidas foram anunciadas na última quarta (11) pelo primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e seguem exigências da União Europeia para o socorro ao sistema financeiro do país.

Confira no UOL Economia

O golpe no Paraguai serve aos Estados Unidos


17. O ingresso da Venezuela no Mercosul teria quatro consequências: dificultar a “remoção” do Presidente Chávez através de um golpe de Estado; impedir a eventual reincorporação da Venezuela e de seu enorme potencial econômico e energético à economia americana; fortalecer o Mercosul e torná-lo ainda mais atraente à adesão dos demais países da América do Sul; dificultar o projeto americano permanente de criação de uma área de livre comércio na América Latina, agora pela eventual “fusão” dos acordos bilaterais de comércio, de que o acordo da Aliança do Pacifico é um exemplo.
18. Assim, a recusa do Senado paraguaio em aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul tornou-se questão estratégica fundamental para a política norte americana na América do Sul.
19. Os líderes políticos do Partido Colorado, que esteve no poder no Paraguai durante sessenta anos, até a eleição de Lugo, e os do Partido Liberal, que participava do governo Lugo, certamente avaliaram que as sanções contra o Paraguai em decorrência do impedimento de Lugo, seriam principalmente políticas, e não econômicas, limitando-se a não poder o Paraguai participar de reuniões de Presidentes e de Ministros do bloco.
Feita esta avaliação, desfecharam o golpe. Primeiro, o Partido Liberal deixou o governo e aliou-se aos Colorados e à União Nacional dos Cidadãos Éticos – UNACE e aprovaram, a toque de caixa, em uma sessão, uma resolução que consagrou um rito super-sumário de “impeachment”.
Assim, ignoraram o Artigo 17 da Constituição paraguaia que determina que “no processo penal, ou em qualquer outro do qual possa derivar pena ou sanção, toda pessoa tem direito a dispor das cópias, meios e prazos indispensáveis para apresentação de sua defesa, e a poder oferecer, praticar, controlar e impugnar provas”, e o artigo 16 que afirma que o direito de defesa das pessoas é inviolável.


Vale conferir os 26 (VINTE SEIS!) pontos do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, reproduzidos no blog do Juremir Machado da Silva

O que está acontecendo com a limpeza do Grupo Hospital Conceição?


O vereador Pedro Ruas pronunciou-se no plenário da Câmara de Vereadores da capital gaúcha sobre a relação entre o Hospital Conceição e uma prestadora de serviços de higienização, a Plansul. Praticamente ninguém deu bola. Ele me passou uma pasta cheia de documentos sobre o assunto. Como palomense, mescla de ingênuo e desconfiado, fiquei, depois de ler tudo, cheio de pontos de interrogação na cabeça. O Hospital Conceição é muito importante. Atende plenamente pelo SUS. Tem todas as especialidades. Em outubro de 2009, assinou contrato com a tal Plansul, de Florianópolis, para receber serviços de higienização. Passaria a pagar por ano R$ 529.960,18. Menos de três meses depois, foi feito o primeiro aditivo.
O HC passou a pagar R$ 545.587,50 pelos serviços. Passados menos de três anos, já são dez aditivos. Ai, ai, ai…
Está previsto na cláusula oitava do contrato que ele poderá ser alterado de acordo com o disposto no artigo 65 da Lei 8666/93, que rege as licitações. Até aqui tudo bem, dizia o Nicácio, em Palomas, prestes a cair do cavalo. O décimo aditivo, de 1º de janeiro de 2012, elevou o valor pago para R$ 918.575,97. Um salto de 73% em relação ao previsto inicialmente. O probleminha é que o tal artigo 65 da lei 8666 só permite acréscimos de “até 25% do valor inicial atualizado”. O que pode ter ocorrido? O mesmo contrato prevê fiscalização permanente dos serviços e punições em caso de descumprimento. Elementar, bagual! Pois a Comissão de Acompanhamento do Contrato, em outubro de 2012, pediu providências (multa) contra a Plansul por causa de uma série de falhas, entre as quais falta de pessoal e inadaqueda “higiene de leitos e enfermarias”.

Confira no blog do Juremir Machado da Silva.


19/07/2012 - Atualização: Nota de Esclarecimento a respeito - Confira aqui.

Globo tentou ligar Lula e Agnelo a Cachoeira

Íntegra da entrevista de Andressa Mendonça ao Fantástico foi gravada por um celular; nas perguntas, repórter da Globo insistiu para que a esposa de Carlos Cachoeira conectasse o ex-presidente e o governador do Distrito Federal ao escândalo; ela negou e os trechos não foram ao ar; pai do bicheiro (à dir.) assistiu; veja os vídeos

Vejam o texto completo mais links dos vídeos em BRASIL247

Argentina muda currículo militar e inclui textos de vítimas da ditadura Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/argentina-muda-curriculo-militar-inclui-textos-de-vitimas-da-ditadura-5480323


O impulso dado às investigações e aos julgamentos de crimes cometidos pelos militares na última ditadura argentina (1976-1983) é o aspecto mais ruidoso e expressivo do relacionamento entre a Casa Rosada e as Forças Armadas desde que o casal Kirchner chegou ao poder, em 2003. Mas não é o único. Em paralelo e longe dos holofotes, o Ministério da Defesa elaborou, e neste ano começou a implementar, uma profunda reforma da carreira militar, modificando bibliografia, estrutura curricular e incorporando novas matérias e conceitos sobre História argentina, teoria do Estado e direitos humanos.

Entre os novos autores que passarão a ser lidos pelos futuros militares argentinos estão ex-presos políticos e até mesmo ex-membros de guerrilhas esquerdistas como os montoneros. Os antigos inimigos passaram a ser objeto de estudo.


Leia em O Globo.