sábado, 6 de junho de 2009

MP 458: Lula ainda pode evitar a ''farra da grilagem''

Aprovada na Câmara e no Senado, a Medida Provisória (MP) 458 segue agora para sanção ou veto do presidente Lula. É a última alternativa para evitar a chamada "farra da grilagem". A MP permitirá que uma área de 67,4 milhões de hectares de terras da União na Amazônia seja regularizada, sendo que as propriedades poderão ser doadas, ou vendidas sem licitação, até o limite de 1,5 mil hectares. Essas terras estão avaliadas em cerca de R$ 70 bilhões.

A reportagem é de Amazonia.org.br, 05-06-2009.
Continua AQUI.

Fórum de Mudanças Climáticas pede a Lula que não sancione MP 458

Em carta enviada ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, manifestou seu apoio à mobilização da sociedade civil contra a aprovação da Medida Provisória (MP) 458.

Para o secretário, a medida, que pretende a regularização fundiária da Amazônia, a partir da transferência, sem licitação, de terrenos de até 1,5 mil hectares aos ocupantes dessas áreas, poderá contribuir ao aquecimento global, na medida em que agravará o desmatamento.

A carta do secretário também traz o alerta de que, caso o presidente sancione a MP, tomará uma medida que contrasta com o Plano Nacional de Mudança Climática assinado por ele.
Continua AQUI.

Ruralistas privatizam a Amazônia com MP da Grilagem

Medida Provisória 458 foi aprovada no Senado com emendas que beneficiam grileiros de terras públicas e empresas, permitindo que 67 milhões de hectares apropriados irregularmente sejam privatizados.

Decisão do Congresso vai acelerar o desmatamento

Após uma longa e acirrada disputa de mais de cinco horas, a bancada ruralista do Senado conseguiu impor ao país, por uma apertada maioria de 23 votos a favor a 21 contra e uma abstenção, a Medida Provisória 458, a MP da Grilagem. A MP apresentada pela presidência da República com a justificativa de legalizar terras ocupadas na Amazônia Legal havia sido aprovada na Câmara dos Deputados com a inclusão de emendas que beneficiam grileiros de terras públicas e empresas. A medida possibilita que 80% das terras públicas apropriadas irregularmente, o equivalente a 67 milhões de hectares, sejam privatizadas.
Continua AQUI.

Matança indígena na Amazônia peruana

Violentos confrontos entre índios e policiais na Amazônia peruana resultaram ontem em pelo menos 34 mortos e 45 feridos, informaram autoridades locais. Os distúrbios, que ocorreram na província de Bagua, começaram quando forças policiais tentaram desocupar uma estrada bloqueada por comunidades locais em protesto contra o governo.

A notícia é do jornal O Globo, 06-06-2009. A notícia é também destaque no jornal Página/12, 06-06-2009.

A estrada Fernando Belaunde Terry estava bloqueada há dez dias por causa da anulação por parte do governo de decretos de proteção às terras das comunidades indígenas.

Segundo os manifestantes, a medida permitirá a exploração indiscriminada da Amazônia e provocará prejuízos ao meio ambiente e aos nativos.
Continua AQUI.

Pobreza. A mãe do trabalho escravo no Brasil.

Entrevista especial com Leonardo Sakamoto - Instituto Humanitas Unisinos
Quando você escuta o que Leonardo Sakamoto tem a dizer sobre trabalho escravo no Brasil fica espantado. Embora o Brasil ainda seja apontado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um país exemplo no combate a esse problema, o trabalho escravo é uma dura realidade para as mazelas mais pobres que estão à margem da sociedade. Essa camada mais pobre muitas vezes não apenas se submete ao trabalho forçado uma vez, como também, sem opção, volta a optar por esses mesmos lugares tempos depois. “O trabalho escravo se arvora num tripé: impunidade, ganância e pobreza. A impunidade está sendo combatida e a ganância está começando a ser impugnada, mas a pobreza está longe de ser erradicada”, diz Sakamoto, nesta entrevista que concedeu por telefone à IHU On-Line.

O cientista político e integrante da ONG Repórter Brasil considera que nossas relações de trabalho atuais ainda são baseadas na relação que se estabeleceu antes da Lei Áurea, ou seja, ela está fundamentada no modelo de trabalho escravo do período colonial e imperial que o país viveu. Sendo a pobreza o grande motivo de um trabalhador se submeter a esse tipo de estrutura de trabalho, o Brasil ainda está longe de verdadeiramente ser um exemplo para o mundo.
Continue AQUI.

Blog da Petrobras é um marco

O blog da Petrobrás é um marco na história da blogosfera brasileira, e mais um passo perau abaixo da mídia, cada vez mais chinfrin, cada vez mais apagadinha.
  • Eis o endereço: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
  • Se quiser saber o que a Petrobrás tem a dizer, vá a esse blog
  • Se quiser saber o que os jornais perguntam à Petrobrás, vá ao blog, pois os jornais omitem (editam) essa informação
  • Se quiser saber o que é mera tentativa de lucrar politicamente ou financeiramente com a empresa que concretiza uma meta idealizada por Monteiro Lobato (o que lhe custou prisão), vá ao blog
  • Daí, se quiser ver com clareza a mera tentativa de manipular a opinião pública, vá aos jornalões e às grandes redes de TV; mas prepare-se para o nojo
  • Aliás, os jornalões não estão gostando nem um pouco dessa história de blog da Petrobrás
  • Luis Nassif nota que eles foram pegos de surpresa, e se queixam do excesso de transparência
  • Luis Carlos Azenha nota que com tanta transparência fica difícil manipular a opinião pública
Leia mais no blog ANIMOT.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os suiços que lavam mais branco

Os bancos suíços insistem que nunca colaboraram com evasão de divisas nem com lavagem de dinheiro, ao contrário do que denuncia a Justiça brasileira. Mas, em entrevista exclusiva ao Estado, Claudine Spiero, uma das acusadas de crimes financeiros e de ser doleira - presa em 2007 na operação Kaspar 2, da Policia Federal -, revela como o banco Credit Suisse trabalhava no País e admite pela primeira vez que foi contratada pelo próprio banco durante nove anos.

Claudine garante que, pelo que viu das operações, “não há dúvida” de que o Credit Suisse colaborou com a evasão de recursos. (...)

Continue lendo no Luís Nassif.

Ainda sobre o assunto, é possível ler reprodução de reportagem sobre investigação da Polícia Federal sobre a Merrill Lynch no Brasil, no Ainda a Mosca Azul.

Por todo o Oriente Médio, elogios e críticas ao discurso de Obama

Em um nível, o discurso do presidente Barack Obama teve sucesso em tocar os muçulmanos de todo o Oriente Médio, obtendo muitos elogios por sua abordagem respeitosa, suas citações do Alcorão e suas referências francas a conflitos políticos altamente carregados.

Mas os comentários calibrados do presidente também pediam aos ouvintes, em uma região repleta de ódio, que dessem dois passos que há muito são anátemas: esquecer o passado e entender o ponto de vista oposto. Para um presidente que proclamava a meta de pedir às pessoas que escutassem verdades desconfortáveis, estava claro que partes de seu discurso repercutiram profundamente junto ao seu público pretendido e outras caíram em ouvidos moucos, em Israel assim como no mundo muçulmano.

Confira o texto do The New York Times, reproduzido no UOL Notícias. A página oferece ainda o vídeo com o discurso, com uma dublagem algo precária (na minha opinião teria sido melhor providenciarem legendas, mas enfim...).

Na Folha Online, algumas repercussões.


Noticiário do Airbus tem "vazio de informação"

Terra Magazine - Professor, há uma diferença entre a cobertura da imprensa hoje e o que aconteceu com os acidentes da TAM e com o da Gol, quando houve uma tentativa de partidarização do debate, não? Mas agora é diferente, não há um local específico, a imagem clara do acidente...
Venício Lima -
Eu concordo com você que há diferenças significativas em relação à cobertura que está sendo dada para esse acidente se você comparar com o acidente da TAM. Acho que não há nenhuma dúvida quanto a isso. Esse acidente não tem um local delimitado, uma imagem simbólica, um ícone, muito provavelmente não haverá corpos, o lugar é inacessível, então fica difícil... Pela própria natureza do acidente, ele é diferente do que foi o da Gol e o da TAM. Embora haja uma coisa que não está sendo devidamente enfocada que é que a coincidência do equipamento do acidente da Air France e o da TAM - ambos eram da aviões Airbus. E isso é um fato muito significativo.

Veja entrevista de Venício Lima, no Terra Magazine.

I CONFECOM


Um blog pela Conferência Nacional de Comunicação.

Meio Ambiente















*Charge do Kayser sobre os '500 anos'
(de crimes ambientais etc...)

Revista Aplauso entrevista Juremir Machado da Silva

O que tu achas que a internet vai representar no futuro da indústria cultural e da crítica cultural?

Vou te dizer uma coisa: nunca tive nenhum fetiche pelo papel. Para mim, o suporte não interessa. O Brasil tem essa bobagem que o livro tem que ser bonito e caro. Livro não precisa ter capa bonita, não precisa ter embalagem. O que interessa é o texto. E o texto pode ser colocado em qualquer suporte. Eu espero que a internet nos liberte desse tipo de coisa. Nos liberte do papel, nos liberte da mídia, nos liberte dos resenhistas imberbes, nos liberte das editoras. Que a internet nos liberte de tudo.

Leia na Revista Aplauso.

Entrevista com Idelber Avelar sobre o AI-5 Digital

Entrevista com Idelber Avelar sobre o AI-5 Digital


Entrevista com Idelber Avelar sobre o AI-5 Digital

É preciso diploma para ser jornalista?

Por Ana Lúcia Behenck Mohr

Uma discussão sobre a exigência de diploma e sobre a (des)regulamentação da profissão de jornalista. Os dois palestrantes desmereceram o debate que, mesmo assim, foi longe. Entenda porquê.

O debate ocorreu ontem na Famecos (Faculdade de Comunicação) da PUC-RS, minutos depois do horário marcado (20h) debate entre Tiago Jucá (editor da Revista “O Dilúvio”) e Sérgio Murillo de Andrade (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas), tendo como mediador o professor Celso Schröder. Este último não só fez jus à sua condição de vice-presidente da Fenaj nas intervenções, como, em certo ponto do debate, assumiu ter “abandonado completamente a função de mediador” o que gerou risos na plateia.

Leia no Jornal Já.

"El latifundio de la información es una excelente metáfor

Entrevista a Ignacio Ramonet, director de la edición en castellano de Le Monde Diplomatique:

(...)
Para Ignacio Ramonet, autor de Un Mundo sin Rumbo o La Golosina de la Información, también director de la edición en castellano de Le Monde Diplomatique, los grandes consorcios de comunicaciones en América Latina se han convertido en un Leviatán que amenaza la gobernabilidad democrática de países con Ecuador, Nicaragua, Venezuela o Bolivia.


Vejam mais em Rebelion

Em vez da Europa

Nos últimos quinze anos, o modelo social europeu foi minado por dentro e por fora, através de uma insidiosa convergência entre o neoliberalismo imposto pelos EUA e as elites econômicas e financeiras europeias, desejosas de se verem livres da regulação estatal forte e dos custos das políticas sociais.

Vejam mais na Agência Carta Maior

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Las fotos vetadas por Berlusconi



Verónica Lario, primera dama italiana, afirmó hace un mes que bajo el influjo de su marido, Silvio Berlusconi, la política italiana se ha convertido en una "basura impúdica", donde sólo cuenta el físico y la televisión, y en la que "muchos padres están dispuestos a cerrar los ojos para ofrecer sus vírgenes al dragón".

Veja mais no saite do El País.

O copy-paste do acidente

Hoje o Estadão trouxe uma matéria impressionante sobre o acidente da Air France (clique aqui), fornecida pelo seu irmão Jornal da Tarde.

Descreve os quatro minutos finais do avião, antes da queda. Atribui as notícias a investigações militares.

(...)

Teria sido um furo extraordinário, não fosse o fato de que as informações foram tiradas do site The Aviation Herald (clique aqui) e o jornal não tivesse se esquecido de mencionar a fonte.

Um quadro mais completo no blog do Luís Nassif.


A discriminação de angolanos

Há mais ou menos uma semana, 22 cidadãs angolanas foram impedidas de entrar no Brasil pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tendo sido recambiadas para Angola. Segundo a Polícia Federal os vistos eram falsos.

Com isso, o caso foi colocado à Embaixada do Brasil em Angola, que confirmou a autenticidade dos vistos. Grande parte das titulares dos referidos vistos, visitam frequentemente o Brasil a turismo e negócios.

Mais no blog do Luís Nassif.

O "contador de mortos" de Recife

O PEbodycount foi lançado em março de 2007 por quatro jovens jornalistas de Recife: Rodrigo Carvalho, Eduardo Machado, Carlos Eduardo Santos e João Valadares. Todas as manhãs, inclusive aos domingos, um ou vários deles fazem cerca de 50 telefonemas às delegacias, aos hospitais e aos necrotérios de Pernambuco. Ao meio-dia, eles atualizam o contador.

Com a ajuda de um modesto subsídio - o equivalente a cerca de € 500 (R$ 1.385) -, eles instalaram o famoso mostrador e lançou o PEbodycount, "o blog da segurança pública". Eduardo Machado explica o sentido dessa iniciativa "de protesto", independente e sem fins lucrativos: "Ao contabilizar os cadáveres, chamamos a atenção da população e do poder público para a violência de Pernambuco. Mas além da preocupação e da perplexidade passiva, contribuímos para a busca de soluções coletivas. É difícil, mas é possível".

O texto completo, do Le Monde, está reproduzido no UOL Notícias.

A propósito, para ir ao "Pernambuco Body Count", clique aqui.

Nivaldo Santana: Tempos bicudos para o sindicalismo

Em artigo publicado em seu blog, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), analisa o papel do movimento sindical em meio à crise do capitalismo. Como ponto de partida, recorre ao exemplo do Sindicato de Trabalhadores Automotivos dos Estados Unidos — o UAW —, que se tornou proprietário de 17,5% da GM, mas concordou em não fazer greves até 2015.



Para Nivaldo, “a crise impõe pesadas derrotas aos assalariados, mas abre uma janela de oportunidades: nessa situação, os campos ficam mais claros, os interesses antagônicos das classes sociais mais nítidos e a luta pelo socialismo ganha um reforço no plano das ideias”. Confira abaixo a íntegra do artigo.  

 


Vejam o texto completo no Vermelho

 

OEA revoga suspensão a Cuba depois de 47 anos

Claudia Jardim
De Caracas para a BBC Brasil

Após dias de impasse, os países membros da OEA (Organização dos Estados Americanos) decidiram, nesta quarta-feira, levantar a suspensão imposta a Cuba ainda na Guerra Fria, o que pode permitir que a ilha seja reincorporada ao sistema interamericano.

Esclarecimentos sobre pagamentos de tributos

A Medida Provisória (MP) 2.158-35/2001, com o objetivo de neutralizar o impacto das variações cambiais no pagamento de tributos federais, possibilitou a adoção, pelas empresas, de dois métodos para cálculo do valor dos tributos (imposto e contribuições sociais):

1- regime de caixa (a empresa só precisa pagar o imposto quando a operação é finalizada)

2- regime de competência (antecipação do pagamento do imposto no período, e se tiver perda na concretização da operação, tem direito a abatimento do imposto no período seguinte).

É importante destacar que, independente da forma adotada para o cálculo, ao final de cada operação sujeita aos efeitos de variação cambial, o valor do tributo devido será o mesmo. Essa possibilidade de escolha assemelha-se àquela que todos os cidadãos brasileiros têm quando elaboram suas próprias declarações de imposto de renda, ao optar pela declaração completa ou simplificada.

Vejam mais em Petrobras Fatos e Dados

Videogame coloca jogador no papel de um prisioneiro em Guantánamo

A inglesa T-Enterprises está desenvolvendo um videogame em que o jogador é um prisioneiro de Guantanamo Bay. Ele tem que fugir e matar um bando de mercenários que comprou a prisao do Governo americano. É parcialmente inspirado nas experiências de Moazzam Begg, que esteve preso em Guantanamo, diz notícia do Gawker. A desenvolvedora rebate as criticas ao jogo com um argumento diplomático - diz que "os unicos que morrem sao os mercenários", e nao os soldados americanos.

Notícia do BlueBus.

No Brasil se aplica a pena de morte por tortura

[...] Nessa cadeia, com capacidade para 16 presos, 148 detentos se amontoavam. Conforme vistoria da Vigilância Sanitária, havia tuberculosos, aidéticos, pessoas com hepatite e com doenças venéreas.

Diante dessa segunda decisão, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais resolveu agir com rigor. Para resolver o problema dos presos? Não, pasmem! Para punir o juiz! Ele foi afastado da Vara de Execuções, sem sequer ser ouvido. [...]

Saiba mais sobre a pena de morte por tortura e a punição ao Juiz Livingsthon Machado, um herói brasileiro, nesta notícia publicada pelo Correio da Cidadania, via blog do Júlio Garcia.

Leia entrevista do Juiz no blog Ainda a Mosca Azul.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Amanhecer em El Salvador

Por Mauro Santayana

“Aquele que for derrotado no serviço em favor dos pobres, pelo amor de Cristo, viverá como o grão de trigo que morre. A colheita chega porque o grão morre. Nós sabemos que todo esforço para melhorar a sociedade, sobretudo quando a sociedade é plena de injustiça e pecado, é esforço que Deus abençoa, que Deus quer, que Deus nos determina”.

O pregador era o arcebispo de El Salvador, dom Oscar Arnulfo Romero y Galdamez, que celebrava a missa vespertina na pequena capela do Hospital da Divina Providência, para cancerosos pobres. Em seguida, um disparo atingiu-lhe o coração. O atirador de elite, segundo se soube depois, era Álvaro Saravia, chefe de um dos mais operativos esquadrões da morte que atuavam no país. Um dia antes, em outra missa, o arcebispo se dirigira aos soldados que vigiavam a cerimônia e os exortara a não matar seus irmãos, ordenando-lhes, em nome de Deus, que não obedecessem a seus superiores.

Siga lendo este artigo no Jornal do Brasil. Acompanhe Mauro Santayana em seu blog no JB.

Minc joga última cartada para defender leis ambientais

Com seu espaço no governo reduzido a cada dia graças à ofensiva ruralista sobre a legislação ambiental no Congresso e à atuação de colegas de ministério, ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) reafirma aliança política com os movimentos sociais e pede ajuda diretamente ao presidente Lula. Novo projeto na Câmara quer retirar do Ibama a prerrogativa da fiscalização ambiental.

Leia AQUI.

Lula e a questão ambiental

O pior desempenho do governo Lula não está no câmbio como você pensa. Está na questão ambiental. Este desenvolvimentismo anos 70 está DETONANDO nosso meio ambiente. Lembrando que uma política cambial pode ser mudada num próximo governo, do PT ou não, e recuperamos uma boa trajetória.

Um biólogo questiona a política ambiental do governo Lula no blog do Luís Nassif.

Colunista da Folha insinua que Lula suborna blogs

A tese de Barros e Silva é muito interessante. O governo teria que comprar publicidade só em grandes veículos porque esses, como têm muito dinheiro, não mudam de opinião em favor do governo justamente por serem ricos e por não precisarem do dinheiro que o governo dá. Já os veículos menores...

Qual é a solução? Dar dinheiro só a quem tem muito dinheiro, o que, no Brasil, chega a ser um pleonasmo ideológico.

O colunista da Folha também insinuou que o governo suborna blogs aos quais não deu nomes. Muito ruim, porque não conheço blogs que apóiam o governo – ou que, ao menos, não embarcam na malhação do judas federal que pratica uma Folha – que veiculem publicidade oficial. Então, o dinheiro público seria doado a esses blogs por baixo do pano...

Veja mais sobre reclamação de Barros e Silva sobre as verbas da publicidade oficial no blog do Eduardo Guimarães.

Vale também texto do blog do Luís Nassif sobre o mesmo assunto.

Juiz denunciará ao CNJ 'perseguição do grupo Sarney'

Afastado de suas funções desde janeiro de 2006, o juiz Jorge Moreno foi quem primeiro fez a denúncia de que, na época, o programa Luz para Todos, do governo Lula, era manipulado politicamente pelo grupo Sarney no Maranhão. Ele declarou que, em razão desta denúncia, passou a enfrentar retaliações no Tribunal de Justiça do Estado.

"[...] Quando resolvemos criar a campanha de erradicação do subregistro de nascimento, não imaginava que estava me envolvendo num vespeiro, um procedimento criado para manter na dependência o povo. Conseguimos quebrar, então, a lógica que mantinha na dependência o povo do cabo eleitoral, este do político local, este por sua vez do político estadual e assim sucessivamente. Conseguimos garantir o direito de acesso direto ao serviço público. Isso despertou a ira, a revolta, mas ficou silenciosa por conta da visibilidade da campanha, das manifestações positivas da população e da premiação que recebeu."

JP – O trabalho para a execução correta do Programa Luz Para Todos também lhe causou problemas?

Leia a interessante entrevista do Juiz no Jornal Pequeno.

"Autoengano" de Airbus pode ter causado acidente, diz analista

Hans Weber, presidente da Tecop, uma consultoria aeronáutica de San Diego, ofereceu uma hipótese sobre o incidente, com base no seu conhecimento de casos de perda severa de altitude em dois jatos da companhia aérea australiana Qantas, no ano passado.

O novo Airbus A330 é um avião do tipo "fly-by-wire", ou seja, um aparelho no qual os sinais que movimentam as superfícies de controle aerodinâmico são transmitidos por cabos elétricos a pequenos motores instalados nas asas, em lugar de serem transmitidos por cabos mecânicos ou tubulações hidráulicas.

Os sistemas fly-by-wire têm a capacidade de conduzir manobras automaticamente a fim de evitar uma queda iminente, e alguns dos aparelhos da Airbus não permitem que um piloto cancele a atuação desse mecanismo de autoproteção. Nos dois vôos da Qantas em questão, os sensores inerciais do aparelho enviaram informações incorretas aos computadores de vôo, o que fez com que estes tomassem medidas de emergência para corrigir problemas inexistentes, causando súbitos mergulhos dos aviões envolvidos.

O texto levantando hipóteses para o acidente aéreo com o Airbus da Air France é o do The New York Times, no Terra.

Lula manifesta apoio a líder da Guatemala acusado de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou seu "apoio ao governo constitucional do presidente (da Guatemala) Álvaro Colom, ante as acusações de que tem sido objeto".

A declaração consta de um comunicado conjunto firmado pelos dois líderes durante visita oficial do brasileiro à capital guatemalteca, Cidade da Guatemala.

Os comentários de Lula foram uma referência ao vídeo-testamento deixado pelo advogado Rodrigo Rozenberg, no qual este afirma que se algo acontecesse com ele, o presidente Álvaro Colom deveria ser responsabilizado.

A notícia continua na BBC Brasil.


terça-feira, 2 de junho de 2009

Minas Gerais é a mais nova aquisição do Google

O governo de Minas Gerais fechou uma parceria com o Google para doutrinar estudantes da rede pública do estado no uso de softwares proprietários.

O trato é simples: o Google entra com softwares que já estão disponíveis gratuitamente na Internet para qualquer interessado e o governo de Minas mantém os estudantes da rede pública longe de softwares livres, doutrinando nossos jovens desde cedo para o uso de softwares proprietários.

O que o Google ganha com a parceria: milhares de consumidores de seus serviços, com significativa ampliação de mercado.

O que Minas Gerais ganha com a parceria: NADA, pois os softwares já se encontram disponíveis gratuitamente na Internet.

O que Minas Gerais PERDE com a parceria:
LEIA NO BLOGUE DE TÚLIO VIANNA

Sarney trata jornalistas e leitores como idiotas

Acusado pelo Jornal Pequeno (Maranhão) de ter comprado castelo em Sintra, Portugal, Sarney responde por escrito dizendo jamais ter possuido qualquer imóvel em Lisboa. Seria hilário, não fosse ridículo e acintoso.

Leia a denúncia do Jornal Pequeno aqui, e a resposta de Sarney e réplica do jornal aqui.
Via blog português Rio das Maçãs, dica de nosso leitor Remindo.

Banda utilizada pela acusação no processo contra o Pirate Bay disponibiliza disco de borla na “Baía dos Piratas”

No âmbito do julgamento Spectrial contra os responsáveis pelo Pirate Bay, a acusação apresentaram diante da audiência do tribunal de Estocolmo vários torrents que permitiam descarregar de borla álbuns a partir do tracker de BitTorrent sem que os artistas ou as editoras discográficas tivessem concedido a sua autorização.
Um desses álbuns era Aposteln da banda de hip-hop hispano-sueca Advance Patrol. Contudo e tal como uma série de outras bandas, o grupo acabou por nunca ser informado de que os advogados de acusação pretendiam usá-los como exemplo de artistas prejudicados pelo Pirate Bay.
Agora, eles decidiram vingar-se daquilo que consideram ter-se tratado de uma utilização abusiva do seu nome com a publicação em exclusivo do seu mais recente álbum El Futuro na “Baía dos Piratas”. Os músicos argumentam que a acusação os tratou como armas numa guerra contra os fãs da qual não pretendiam fazer parte.
LEIA MAIS NO REMIXTURES

Protógenes é o cara !

Porto Alegre - Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal com 4 processos nas costas, esteve hoje na sede do Psol, onde concedeu uma entrevista coletiva. Mas ninguém quer saber o que Protógenes Queiroz tem a dizer. Em sua coletiva, só estavam presentes repórteres de dois veículos: Rádio Bandeirantes e nós, do Já.

Ontem à noite ele esteve palestrando em Lajeado e conclamou os “homens de bem” (que, para ele, são maioria) a “saírem de casa e assumirem o que lhes compete, assumindo um partido político, se candidatando”. Também tem denunciado a corrupção e o descumprimento da Constituição.
Leia mais no Jornal Já.

Chávez faltou à posse em El Salvador por risco de morte

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não assistiu à posse de seu colega de El Salvador, Mauricio Funes, devido ao risco de que fosse assassinado. A informação foi dada nesta terça-feira pelo seu ministro de Assuntos Exteriores, Nicolás Maduro.

(...)

Maduro acrescentou que "acredita que grupos com amplo histórico como membros ativos da CIA e do terrorismo internacional estejam envolvidos" no assunto. Segundo ele, as ameaças podem estar relacionadas à presença, em El Salvador, do opositor venezuelano Alejandro Peña Esclusa, que teria participado da campanha negativa contra Funes, utilizando imagens de Chávez.


Vejam mais no Vermelho

Sarney comprou castelo em Portugal - ou o feudo fede de Sir Ney

[...]Chamado pela revista inglesa "The Economist", em fevereiro passado, de representante do semifeudalismo na política brasileira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), adquiriu, no final de sua Presidência, em 1990, um castelo em estilo que lembra o período medieval, na cidade de Sintra, em Portugal (a 20 km de Lisboa). Trata-se da Quinta dos Lagos - imóvel de 23.400 metros quadrados de área total, avaliado atualmente em R$ 30 milhões (10 milhões de euros), sem contar o valor histórico -, que teria pertencido a Sarney pelo menos por 4 anos. A propriedade nunca foi declarada à Justiça Eleitoral nem à Receita brasileira.

De acordo com uma reportagem investigativa publicada na ocasião pela revista portuguesa "Olá", Sarney comprou a Quinta dos Lagos por meio da Almonde Securities S.A., uma offshore com sede no Panamá, mas que tem os fundos geridos na Suíça. Os dois países (Panamá e Suíça) são "paraísos fiscais" (locais que gente endinheirada busca para abrir empresas quando pretende driblar o Fisco).

A reportagem do Jornal Pequeno (Maranhão) esteve em Sintra e Lisboa [...]

Leia mais na Tribuna da Imprensa, jornal do Hélio Fernandes (irmão do Millôr Fernandes), agora no mundo blog. Para comentar lá é preciso usar o navegador Internet Explorer.

Manual de sobrevivência na selva de bits: evitando as ações judiciais contra publicações na Internet

Legislação ou noções de direito não fazem parte do currículo escolar. Legislação, em si, não é para lamentar, pois pressupõe a simples memorização de leis. Se estas forem revogadas, a memorização foi inútil.
Mais importantes, e menos voláteis, são as noções de direito. Elas se fundam em princípios, sejam jurídicos, sejam sociais, orientando na elaboração das leis.
São essas noções que trataremos neste artigo. Destinam-se principalmente aos autores de blogs, mas podem ser estendidas a todos os interessados em utilizar a Internet como forma de comunicação. O objetivo é suprir o conhecimento básico do direito que deveria ser ministrado na escola, e proporcionar melhor compreensão das condutas que, se adotadas, podem evitar ações judiciais.

LEIA O TEXTO COMPLETO escrito por Túlio Lima Vianna & Cynthia Semíramis Vianna

Controlando o que seus filhos veem na internet

No meio de maio, fui entrevistada, juntamente com a Sam Shiraishi pelo G1 sobre segurança e controle dos filhos na internet, (achei que a matéria ficou bem bacana).
[...]
Aproveitando o gancho, acho que vale a pena me estender um pouco mais no assunto: quem lê meus textos sabe que, apesar de usar bom senso, por vezes tomo algumas decisões um tanto quanto heterodoxas ; e como toda decisão implica em risco, é bom termos certeza das decisões tomadas para não só decidir se queremos correr aqueles riscos, como também para não nos arrependermos depois. Então achei legal trazer os conceitos que eu utilizei para conduzir este assunto dentro de casa. Vamos lá:

LEIA O TEXTO COMPLETO EM From Lady Rasta

Pesquisa mostra empate técnico entre Serra e Dilma

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2009

Durante um evento sobre etanol realizado ontem em São Paulo (SP), o governador paulista José Serra (PSDB) e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), apontados como candidatos à sucessão presidencial, evitaram comentar a pesquisa CNT/Sensus em que aparecem tecnicamente empatados. Na pesquisa espontânea, Serra aparece com 5,7% das intenções de voto, enquanto Dilma tem 5,4%. Ele disse apenas estar 'satisfeito', mas retomou a tese de que não é considerado presidenciável sequer pelo seu próprio partido. Dilma preferiu não comemorar os resultados. Apenas afirmou que pesquisa é 'coisa volátil'.

Influências do neoliberalismo no Brasil, por Iole Ilíada*

*Painel apresentado durante o seminário Brasil na China, em maio.

O neoliberalismo, padrão de acumulação hegemônico no mundo durante as últimas décadas, parece estar com seus dias contados. A crise econômica que, a partir dos EUA, irradiou-se pelo mundo nos últimos meses de 2008, expôs mais uma vez as contradições do capitalismo, a incapacidade do mercado de se auto-regular e o papel do Estado na economia e na organização da sociedade.

Diante de uma crise de tais proporções, ainda não se sabe ao certo que ordem econômica e política emergirá, depois que seus efeitos mais imediatos forem enfrentados. Mas parece haver um certo consenso em torno da idéia de que mudanças mais profundas no sistema financeiro e econômico internacional serão incontornáveis.

(...)

A década de 1990 pode ser, assim, chamada de a “década neoliberal” no Brasil. E seus efeitos se fizeram sentir de forma profunda sobre a sociedade brasileira.

Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Guantánamo tem a primeira audiência no governo Obama

Militares americanos realizaram nesta segunda-feira a primeira audiência da era Barack Obama, na prisão da base de Guantánamo (Cuba), no caso de um canadense acusado de matar um soldado americano.

A sessão provavelmente servirá para destacar os desafios de Obama para mudar o sistema de comissões militares e fechar, como prometeu fazer, a prisão de Guantánamo, onde há 240 prisioneiros da chamada "guerra ao terrorismo".

O juiz Patrick Parish, coronel do exército, decidiu examinar publicamente os argumentos das duas partes no caso do prisioneiro Omar Khadr, nascido em Toronto e detido pelo exército americano no Afeganistão quando tinha 15 anos de idade.

Segundo o exército, Khadr matou um soldado americano.

Notícia continua no UOL Notícias.

Irã prende mais suspeitos após atentado em mesquita

A imprensa iraniana disse na segunda-feira que o governo prendeu mais alguns acusados de semearem ódios sectários em Zahedan, cidade onde na semana passada ocorreu um atentado que matou 25 pessoas numa mesquita xiita.

Dois dias antes, uma bomba caseira foi desativada num voo entre o sudoeste do Irã e Teerã, segundo a imprensa local.

Mais n’O Globo Online.

Para o congestionamento de Caracas, motoboys são salvação e flagelo

Os mais comuns são os mototaxistas, que carregam passageiros ou documentos e normalmente não fazem nada mais grave do que infringir as leis de trânsito. Há também os motobanquistas, que assaltam bancos com suas motocicletas. Os mais temidos são os sicários, assassinos profissionais que usam motos para trabalhar e perseguem vítimas como Pierre Fould Gerges, executivo de um jornal que foi morto a tiros por eles no ano passado.

Confira a reportagem do The New York Times, republicada no UOL Notícias.

Em El Salvador, Lula prestigia posse do 'discípulo' Funes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste nesta segunda-feira à cerimônia de posse de Maurício Funes na capital de El Salvador, San Salvador, onde chegou na noite de domingo.

Funes, um jornalista de 49 anos que ingressou há dois anos no ex-grupo guerrilheiro convertido em partido político Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), será o primeiro líder de esquerda a assumir o poder em El Salvador.

A notícia segue na BBC Brasil.

Avião teve curto-circuito após turbulência, diz Air France

O avião da Air France que desapareceu quando viajava do Rio de Janeiro a Paris informou a ocorrência de um curto-circuito em seu equipamento elétrico poucas horas antes de sumir dos radares que acompanhavam o voo.

O avião, um Airbus 330-200, sobrevoava o Atlântico, a cerca de 300 km de Natal, quando desapareceu dos radares, por volta das 06h00 GMT (03h00 em Brasília).

Segundo a Air France, o avião enviou uma mensagem às 02h14 GMT (23h14 e domingo, hora de Brasília) informando da ocorrência do curto-circuito após passar por fortes turbulências.

"Não temos dúvida de que estamos lidando com um desastre aéreo", afirmou Pierre-Henri Gourgeon, diretor-geral da Air France-KLM. "Logicamente, a totalidade da Air France está apoiando as famílias e compartilha do seu sofrimento", afirmou.

O avião partiu do Rio às 19h00 de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15 (06h15, hora de Brasília).

Notícia completa na BBC Brasil.

Gilmar Mendes recebeu R$114 mil em diárias

O presidente do Supremo tribunal federal já recebeu do próprio tribunal QUATRO vezes mais do que sua antecessora ELLEN GRACIE em diárias aéreas./ Segundo o site Congresso em Foco, GILMAR MENDES recebeu CENTO E CATORZE MIL reais em diárias em TREZE meses de mandato./Apenas nos CINCO primeiros meses de 2009, GILMAR MENDES já recebeu o equivalente ao que ELLEN GRACIE recebeu em DOIS anos. Agência Chasque.

domingo, 31 de maio de 2009

Araguaia leva Brasil à Corte Interamericana

O Brasil é réu na Corte Interamericana de Direitos Humanos devido ao episódio da Guerrilha do Araguaia, em que tropas militares desbarataram, no interior do Pará, um movimento de esquerda contrário ao regime militar durante o período da ditadura. Por indicação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o governo brasileiro responderá a processo por detenção arbitrária, tortura e desaparecimento forçado de 70 pessoas, entre membros do Partido Comunista do Brasil e camponeses da região do Araguaia. As operações do Exército ocorreram entre 1972 e 1975.
A denúncia também acusa o Estado brasileiro de não investigar os desaparecimentos devido à promulgação da Lei de Anistia, a Lei 6.683, de 1979, bem como de não dar informações sobre o epsódio a familiares das vítimas.

LEIA MAIS NO VERMELHO
LEIA O TEXTO DA DEMANDA CONTRA O BRASIL

Os malabarismos da Folha

Nos bastidores da política, sabia-se já que outros levantamentos confirmavam: Dilma está em alta nas pesquisas para 2010.
Fiquei a esperar o DataFolha. E hoje (31 de maio de 2009) a família Frias mostrou (de novo) do que será capaz para ajudar Serra a chegar ao Palácio.
Ora, a notícia da pesquisa era o "terceiro mandato" (que divide o país, segundo a "Folha"), ou o crescimento de Dilma na pesquisa? Para a "Folha", era o "terceiro mandato". Foi o que botaram na manchete de primeira página: "Terceiro mandato de Lula divide o país".
O curioso é que o editorial desmentia a manchete: "Assunto encerrado" era o título do editorial escrito pela turma da ditabranda, na página 2. "Esvaem-se os ensaios sobre terceiro mandato, e com eles o risco de dividir o país..." e blá-blá-blá.
Se o assunto está encerrado, pra que botar na primeira página justamente a parte da pesquisa que fala em terceiro mandato? Elementar. O assunto não está encerrado. O terceiro mandato apavora o Partido da Imprensa. Contra Dilma, eles podem usar fichas falsas do DOPS, podem explorar a doença, falar na peruca da ministra. Contra Lula, será mais difícil.

Do blog do Rodrigo Vianna

RIAA e Obama: Aborto contra futuros competidores

A associação das gravadoras estadunidenses (RIAA - Recording Industry Association of America) lança campanha pró-aborto para defender lucros contra futuros compartilhadores de arquivos digitais de música. Segundo o representante da RIAA Dick Inurbut, o copyright é um sistema morto e por isso seriam necessárias medidas tão extremas como o aborto, em primeiro lugar, considerando que as crianças representarão apenas competidores seus. A administração Obama -- como já seria de se esperar -- endossa a campanha: "cada bebê abortado ajuda a proteger a segurança econômica da nação". Será nomeado um czar do aborto para proteger copyrights (e de quebra acabar com a pornografia infantil).

Leia o texto em inglês do Blog Pirate

Serra, o verdugo

Quando viu o movimento de policiais na viela em que mora, Antonio, de 13 anos, entrou em casa correndo. Os policiais o seguiram. Na porta do barraco, um anúncio escrito a giz pela mãe oferece: “Fais chapinha.” Dentro de casa, Antonio teve a arma apontada para cabeça. “Por que estava correndo? Onde é a boca?”, perguntava um deles, enquanto o estapeava. Outro policial revistava a casa. Antônio, que aparenta 10 anos, estava sozinho com o irmão, de 9. Os dois choravam muito. “Cala a boca vacilão. Vamos levar você para um quartinho escuro na Febem”, ameaçava o policial. Com os braços cruzados, esfregando os ombros, Antonio explica que ficou ainda mais assustado porque há alguns anos teve um tio assassinado por policiais. Os vizinhos, do lado de fora, viam tudo sem poder intervir porque temiam apanhar.
Esta é a polícia de José Serra em ação. Mais barbaridades
aqui no blog do Nassif.

À exceção do RS, Justiça dos Estados diz que cotas são legais

Um levantamento em oito Estados onde universidades públicas adotam cotas mostra que, na maioria dos casos, o Judiciário tendeu a rejeitar contestações de não-cotistas e considerou o sistema constitucional. Diferentemente do Tribunal de Justiça do Rio - onde desembargadores, semana passada, deram liminar contra a reserva de vagas a pobres e afrodescendentes, mas ainda julgarão o mérito da ação -, magistrados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Amazonas, Minas Gerais e Paraná raramente tomaram decisões semelhantes. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde o critério de renda tem dado vitórias a opositores da "discriminação positiva". Não há ações em São Paulo. A notícia completa aqui no Estadão.

Para voltar ao poder, PSDB recorre ao vudu científico


Na busca por uma agenda que neutralize a propaganda governista em 2010 e evite a terceira derrota consecutiva em eleição presidencial, o PSDB começou a calibrar seu discurso, baseado em análises de especialistas em "psique" eleitoral e em célebres estrategistas estrangeiros que defendem a emoção como fator determinante na política. A ideia é engavetar o lema da "gerência", usado na campanha de 2006, e focar na defesa de projetos e iniciativas sociais.Há cerca de três meses, os tucanos contrataram o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor de A Cabeça do Brasileiro e Por que Lula?, para fazer pesquisas que deem um diagnóstico sobre o que o eleitor deseja na próxima disputa. Almeida já produziu duas análises para o PSDB, que foram submetidas à direção do partido e a seus parlamentares. Essas informações têm servido de ponto de partida para a formatação de um discurso que atinja grande parte do eleitor que aprova o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Continua aqui, no Estadão.
***
A propósito do assunto, o comentário de
Luiz Nassif: "O cientista social a que o PSDB reecorrendo é o mesmo cujo livro foi utilizado pela Veja para demonstrar que a elite é ética e o povo não, um monumento à segregação, quando a grande obra política consistiria em unir elite e povo em torno de um projeto comum. Melhor seria, em vez de neurocientistas, consultar um pai-de-santo."

Adiós, clase media, adiós

La recesión golpea con dureza al principal sustento del Estado de bienestar  

Ridiculizada por poetas y libertinos; idolatrada por moralistas; destinataria de los discursos de políticos, papas, popes y cuantos se suben alguna vez a un púlpito en busca de votantes o de adeptos; adulada por anunciantes; recelosa de heterodoxias y huidiza de revoluciones; pilar de familias y comunidades; principal sustento de las Haciendas públicas y garante del Estado de bienestar. La clase media es el verdadero rostro de la sociedad occidental. En un mundo globalizado, en el que hasta en el más mísero país siempre se puede encontrar a alguien con suficientes medios para darse un paseo espacial, sólo la preeminencia de la clase media distingue los Estados llamados desarrollados del resto. Los países dejan de ser pobres no por el puesto que ocupan sus millonarios en el ranking de los más ricos -de ser así, México o la India estarían a la cabeza del mundo dada la fortuna de sus potentados-, sino por la extensión de su clase media.  
 
Vejam mais no EL PAIS.COM

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE SERRA É LOBISTA DE EDITORAS DE LIVROS DIDÁTICOS

Escritório do tucano é vizinho de porta de cliente controlado por gigante mundial do setor

O deputado federal licenciado e atual Secretário da Educação do governo tucano de José Serra, Paulo Renato Souza, é também o feliz proprietário da PRS Consultores, empresa criada em 2003, especializada na “Indústria do Conhecimento”.
No 
rol de clientes desse insuspeito empreendimento cultural, é possível identificar alguns gigantes do mercado brasileiro de livros didáticos, como as editoras PositivoModerna eSantillana. Esta última, por sinal, é um caso à parte, já que, além de controlar as operações da própria Editora Moderna, tem sob seu domínio as editoras ObjetivaSalamandra e Richmond, oSistema Uno de Ensino e a empresa de avaliação educacionalAvalia. Guarde este último nome: AVALIA. Agora, sente-se, por favor.  
  
Vejam mais no CLOACA NEWS

Charge do Bessinha

Charge do Bessinha copiada do blog do Nogueira (Brasil! Brasil!).  Aqui vemos um dos grandes exemplos da capacidade do artista quando transmite uma informação com um desenho bem feito e com um mínimo de discurso. 

Antes de enfrentar Barbosa, Azeredo quer calar a internet

PHA: ``O senador tucano Eduardo Azeredo, que terá o privilégio de ser julgado no Supremo pelo corajoso Ministro Joaquim Barbosa no “mensalão” tucano de Minas, é autor de um projeto que vai legalizar os crimes de Daniel Dantas.''

LEIA:
* Síntese das críticas do Prof. Túlio Vianna ao Projeto Azeredo
* Paulo Teixeira denuncia o AI-5 digital
* Ato Público em BH contra o AI-5 digital do senador Azeredo