sábado, 13 de novembro de 2010

No Chile, há mais pobres que em 2006

Segundo a Pesquisa de Caracterização Socio-Econômica 2009 (Casen), realizada pelo Ministério do Planejamento a cada 3 anos, o Chile é hoje mais pobre que em 2006. De acordo com os dados oficiais, em 2006 a pobreza alcançava 13,7% da população nacional, enquanto hoje esse índice é de 15,1%. Por regiões, a pesquisa aponta como líderes do ranking da miséria a região de La Araucanía, com 27,1%, a de Bio Bío, com 21%, a de Maule, com 20,8%, a de Los Ríos, com 20,4%, Atacama, com 17,4% e Coquimbo com 16,6%. As mulheres são mais pobres do que os homens (15,7% x 14,5%); e a população originária (indígena) mais pobre que a mestiça (19,9% x 14,8%).

Agora vem o importante. O corte ou linha de pobreza fixado pelo Estado é de 64 mil pesos por mês (128 dólares) para os que vivem nas cidades e de 43 mil pesos mensais (86 dólares) para os que vivem em zonas rurais. Ou seja, se no momento da realização da pesquisa a pessoa obtém um peso a mais que os mínimos assinalados, para efeitos estatísticos já não é mais considerada pobre. E a linha de pobreza é fabricada mediante uma misteriosa cesta “básica de alimentos por pessoa cujo conteúdo calórico e proteico permita satisfazer um nível mínimo de exigências nutricionais”. Isto é, um conjunto de produtos alimentícios – cuja qualidade e origem não interessa – que um ser humano precisa para não desfalecer de inanição.


Confira o texto completo na Agência Carta Maior.

Marina Silva é a única liderança política no Acre que não está sendo investigada, diz PF

A senadora Marina Silva (PV-AC), terceira colocada com quase 20 milhões de votos na disputa presidencial, é a única liderança política de expressão no Acre que não está sendo investigada por supostos crimes eleitorais no Estado, especialmente o de compra de votos.

- Eu posso antecipar que não existe nenhum procedimento instaurado até agora que vise investigar a conduta da senadora Marina Silva. Não existe nenhuma investigação em curso contra Marina Silva. Isso eu posso afirmar - declara em entrevista exclusiva ao Blog da Amazônia o superintende da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane.

Ações de combate aos crimes eleitorais no Acre chamaram a atenção do País nos últimos dois meses. A evangélica Antônia Lúcia (PSC), candidata eleita deputada federal, foi flagrada ao transportar do Amazonas para o Acre R$ 472 mil dentro de uma caixa de papelão.

Boa parte das provas do inquérito que resultou em pedido de cassação da candidata eleita, inclusive o flagrante do transporte de dinheiro para o “caixa-dois” da campanha, foram obtidas a partir de interceptação telefônica autorizada judicialmente.

Os escritórios do senador Tião Viana (PT), governador eleito do Acre, e do irmão dele, o ex-governador Jorge Viana (PT), senador eleito, foram alvos de mandados de busca e apreensão. A mesma ofensiva contra crimes eleitorais atingiu empreiteiras e repartições públicas na Assembléia Legislativa, governo estadual e prefeitura de Rio Branco.


Continue lendo no Terra Magazine.

Delegado Protógenes condenado a três anos de prisão

O delegado da Polícia Federal de São Paulo, Protógenes Queiróz foi condenado a três anos e 4 meses de prisão por ações na Operação Satiagraha como abuso de poder e fraude processual. A pena foi substituída por retrições de direito e o delegado terá que prestar serviços à comunidade. Ele deverá fazer este trabalho em hospital público ou privado, “preferencialmente em hospitais que atendam queimados”. O delegado também fica impedido de concorrer a mandato eletivo, cargo, função ou atividade pública.

Protógenes Queiróz ganhou fama na Operação Satiagraha que investigou suposto desvio de divisas do grupo Opportunity, do empresário Daniel Dantas, que foi condenado a 10 anos de prisão. O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo condenou o delegado baseado na investigação policial que comprovou que o delegado revelou dados sigilosos da operação dirigida por ele contra Dantas, além de ter forjado provas.


Continue lendo na CartaCapital.

Guillermo Fariñas, o que a mídia oculta do "Gandhi cubano"

O Parlamento Europeu outorgou em 2010, pela terceira vez nos últimos 9 anos, o Premio Sakharov pela Liberdade de Consciẽncia, dotado de 50.000 euros, a um representante da chamada "dissidência" cubana: depois de oswaldo Payá e as Damas de Branco, este ano foi concedido a Guillermo Fariñas (1). Candidaturas como a da saharauí aminatu Haidar ou a da ONG israelense Breaking the Silence tem ficado no meio do caminho, um ano mais. Algo curioso se se compara com objetividade a realidade dos direitos humanos em Cuba com a de tantos países do mundo, entre eles alguns de sua região, como Honduras (2) ou Colômbia (3); e mais ainda, quando se constata que Cuba está ao final de um processo de libertação de todos aqueles que a União Européia considera como "presos políticos" (4).

Na justificação do Prêmio Sakharov, por exemplo, o Parlamento europeu afirma que as estadias de Guillermo Fariñas na prisão se deveram a sua atividade política (8). Na verdade, quando repassamos sua história penal, vemos que isto é absolutamente falso (9).

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um inocente foi executado pela justiça do Texas quando Bush era governador

A justiça do Texas executou a um réu inocente no ano 2000, analises de DNA confirmaram, os quais revelaram que os cabelos utilizados como prova definitiva para culpar o acusado não eram seus.

Os resultados dos exames desacreditam as provas que conduziram à execução de Claude Jones em dezembro de 2000, e demonstram o fato de que o Texas aplicou a pena de morte a um homem inocente.

O bisemanário 'Texas Observer' apresentou nesta quinta-feira os resultados dos exames de DNA, efetuados logo após que a publicação - junto com advogados do Projeto Inocência (orientado a combater erros na aplicação da justiça) - ganhara uma batalha legal para realizar as análises.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Morre Bella Jozef, principal crítica de literatura hispano-americana do país

A crítica literária Bella Jozef, professora emérita da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), morreu nesta quarta (10), aos 85 anos, em sua casa, na zona sul do Rio de Janeiro.

(...)

Carioca, Jozef foi pioneira no ensino da literatura hispano-americana nas universidades brasileiras, tornando-se a principal crítica do gênero no país.

Ela foi autora de uma série de livros, incluindo "História da Literatura Hispano-Americana" (Ed. UFRJ/Francisco Alves), referência sobre o tema.


Confira mais na Folha.com .

Opinião: Não é Oracle contra Apache, é Oracle contra open source

A Apache está atualmente entre a cruz e a espada. Ela não pode obter a certificação de compatibilidade Java para seu Java de código aberto, Harmony. A Oracle, tal como fez antes a Sun, não vai permitir a execução dos testes de certificação. Sem isso, a Apache não pode afirmar que o Harmony é mesmo Java, para efeitos legais.

Para complicar ainda mais, a IBM, que tinha sido a maior apoiadora do Harmony, largou o projeto para alinhar-se ao OpenJDK da Oracle.

O que uma fundação de open source pode fazer? Ela pode tentar forçar a Oracle a cooperar, usando seu assento no Comitê Executivo do Java Community Process (JCP) – o grupo que, em teoria, comanda o Java – para votar contra a aprovação do Java 7, isso quando ele for apresentado para aprovação.

Por si mesma, a Apache não pode bloqueá-lo, mas ela tem conversado com outros membros do JCP para também votar contra, num protesto à recusa da Oracle de permitir que a Apache certifique o Harmony.


O texto completo está no IDGNow!


Marcadores: "java", "Apache", "servidor web", "Oracle", "Apache Software Foundation",


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUANDO SE ROMPE O DIQUE

Redes de TV dos EUA querem barrar FilmOn

Por Kenneth Li

NOVA YORK (Reuters) - Quatro importantes redes de TV norte-americanas pediram a um tribunal dos Estados Unidos para proibir o serviço de vídeos online FilmOn.com de oferecer na Web e no iPad da Apple canais gratuitos de TV.

A FilmOn.com, que se define como primeira rede mundial de TV de alta definição via Internet, foi lançada em setembro de 2010, com investimento do bilionário empresário britânico Alki David, e recentemente ofereceu 1 milhão de dólares de prêmio a uma pessoa disposta a tirar a roupa de surpresa diante do presidente norte-americano Barack Obama.

Leia MAIS.
La ONU y una Fundación "ficticia" impulsan School 2.0 de Microsoft en el Tercer Mundo

David Ballota

La organización más importante de las Naciones Unidas en lo que concierne a las tecnologías de la información y la comunicación ( UIT o ITU en sus siglas en inglés), el gobierno portugués y empresas privadas están colaborando en el programa eSchool International Initiative, más conocido por el nombre de la aplicación School 2.0, que se distribuirá en países del Tercer Mundo.

Veinte países serán los primeros en beneficiarse. La iniciativa no es otra que fomentar un proyecto escolar con similares caracterísiticas que Escuela 2.0 pero a nivel mundial y con las bendiciones de Naciones Unidas.

El programa quiere mostrar los beneficios y compartir las lecciones aprendidas… en la ya intensa y fructífera relación entre las Naciones Unidas y Microsoft.

Portugal será el país coordinador con el aval de las Naciones Unidas y el software de Microsoft. Nuestros vecinos cuentan con la experiencia de llevar varios años gestionando el proyecto-franquicia del gigante del software privativo para las escuelas. En concreto la versión portuguesa se denomina e.escola y la sombra que planea es la de Bill Gates.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG


Ali Agca acusa o secretário de Estado do Vaticano de orquestrar o atentado contra João Paulo II

O autor do ataque ao Papa em 1981 assegura que um cardeal lhe deu a ordem de executar ao Sumo Potíficie.

Mehmet Ali Agca, autor do atentado contra o papa João Paulo II em 13 de maio de 1981, acusou nesta terça-feira o próprio Vaticano de estar por trás do falido magnicídio. Em declarações exclusivas à televisão pública turca TRT , Agca culpou ao então secretário de Estado do Vaticano, Agustino Casaroli, de ter sido o cérebro que supostamente orquestrou o assassinato do Papa. O Santo Padre foi ferido de gravidade por três disparos na mão, no abdômen e em um braço quando viajava em um veículo aberto na Praça de São Pedro do Vaticano. "Definitivamente, o governo do Vaticano esteve por trás de da tentativa de assassinato (do Papa). O cardeal Agustino Casaroli, o segundo homem do Vaticano, decidiu isto", declarou Agca em referência ao primeiro ministro do Estado do Vaticano.

Vejam mais detalhes em EL PAIS.COM

Bush voltou a defender a tortura nos interrogatórios

O ex-presidente ianque confirmou que os "métodos de interrogatório ampliados" eram necessários para evitar ataques terroristas. Bush qualificou de moral, legal e eficaz a utilização de "afogamento simulado" no campo de prisioneiros em Guantanamo.

Em declarações ao diário britânico The Times motivadas pela publicação de suas memórias, Bush afirmou que a tortura conhecida como "suplício da banheira" - que consiste em submergir a vítima em uma banheira até quase seu afogamento - ajudou a prevenir ataques planejados no aeroporto de Heathrow e no bairro comercial de Canary Wharf. "Tres pessoas foram submetidas ao suplício da banheira e creio que essa decisão salvou vidas", disse o ex-mandatário ao diário.


Vejam mais detalhes em PÁGINA/12

Chanceler britânico pede entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

No primeiro discurso de um chanceler britânico dedicado inteiramente à América Latina em 200 anos, o ministro William Hague defendeu nesta terça-feira a entrada do Brasil no Conselho de Segurança (CS) da ONU e o fim da “negligência” nas relações entre a Grã-Bretanha e os países latino-americanos.

“Vamos interromper o declínio da presença diplomática britânica na América Latina”, disse Hague em discurso na Canning House, centro de estudos das relações entre britânicos, hispânicos e luso-brasileiros, em Londres.

Vejam mais detalhes em BBC BRASIL

Encontrada em Berlim arte que se acreditava destruída pelos nazistas

Quase uma dezena de esculturas consideradas pelos nazistas como arte "degenerada" e que se acreditava perdidas ou destruídas depois da Segunda Guerra Mundial foram desenterradas durante uma construção perto da prefeitura em Berlim e foram apresentadas nesta segunda-feira à imprensa. As estátuas de bronze e terracota foram encontradas durante uma escavação para uma nova linha de metrô.

Pertencenram a uma coleção de 15.000 trabalhos condenados pelo regime de Adolfo Hitler por conter elementos sexuais “desviados”, temas antinacionalistas ou por criticar a ideologia nazista.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Milionários de extrema direita destinam fundos secretos para manter vivo o medo nos EEUU

Pam Martens
Sin Permiso

Um fundo “libertário” [1] reservado sem objetivo de lucro, vinculado a Charles Koch, financiou os esforços destinados a criar medo, segundo informação difundida, com o propósito de inclinar a eleição presidencial a favor do senador John McCain em 2008. Até hoje, a origem do dinheiro ainda continua sendo um mistério calorosamente debatido.

Sete semanas antes das eleições presidenciais de 2008, aproximadamente 100 diários e revistas dos Estados Unidos, entre elas o New York Times, Wall Street Journal, Miami Herald, Philadelphia Inquirer, y St. Petersburg Times, distribuiram milhões de DVDs do documentário "Obsession: Radical Islam’s War Against the West”. ["Obsessão: A guerra radical do islã contra o Ocidente"]. Os DVDs foram encartados nas edições dominicais.

Em conjunto, incluindo uma campanha a parte de envios diretos pelo correio, 28 milhões de DVDs inundaram as regiões de eleitores de estados chave para decisão.

Os jornais desconheciam quem subvencionava esta campanha de propaganda massiva e ao que parece não deram qualquer importância. Inseriram o DVD em seus domínios Pulitzer [2] com a mesma naturalidade com que haviam incluído uma propaganda de detergente sem espuma. A organização sem objetivo de lucro que aparecia na capa do DVD como entidade responsável da película, Clarion Fund, Inc., não tinha histórico conhecido e tinha como diretoria um escritório virtual em Nova York sem presença física nem empregados no lugar. os documentos entregues ao IRS [Internal Revenue Service, a Receita norte-americana] para conseguir um status isento de impostos mostram que o Clarion Fund exigía um sigilo total por parte dos vendedores:

“Em qualquer época, seja enquanto presta serviços a Clarion ou depois, o Provedor de Serviços manterá o sigilo e não revelará nem fará uso, em seu benefício ou no de outros, de qualquer conhecimento, dados, material, documento ou outra informação de qualquer tipo relativa a Clarion, ou a seus filiados, diretores, membros, gestores, agentes, empregados e outros associados, ou que esse Provedor de Serviços consiga de outro modo no curso do fornecimento de serviços (coletivamente, a ‘Informação Confidencial’.).”

Vejam o texto completo em CUBADEBATE

Grande Colisor de Hádrons cria 'mini-Big Bang'

Katia Moskvitch

O maior acelerador de partículas do mundo, chamado Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), atingiu um feito inédito ao conseguir criar um “mini-Big Bang”, colocando em choque íons de chumbo.

Antes, os cientistas que trabalham na gigantesca máquina – localizada em um túnel de 27 quilômetros na fronteira entre França e Suíça - conseguiam apenas colidir prótons.

Esse tipo de colisão poderia ajudar a encontrar a partícula Bóson de Higgs, que é considerada uma chave para explicar a origem da massa, e descobrir sinais de novas leis da física, como o modelo-padrão chamado supersimetria.

(Legenda da foto: Uma das colisões de íons de chumbo produzidas no LHC)

Vejam o texto completo em BBC BRASIL

Honduras: Organizaciones sociales se movilizan ante privatización de los recursos naturales

Concesiones de ríos y construcción de represas: lucro, corrupción y expropiación de territorios indígenas

La aprobación por parte del Congreso Nacional de Honduras de 47 contratos de producción de energía renovable ha generado el rechazo de los pueblos indígenas, afrocaribeños y de varias organizaciones sociales. Para ellas, la concesión de ríos y también un proceso de licitación para la contratación de energía renovable van a generar ganancias millonarias para unos pocos grupos de empresarios - que ya controlan la producción de energía térmica - y más pobreza para las poblaciones locales.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Ditatura militar argentina


Vejam também diversos artigos a respeito do gorila argentino em PÁGINA/12

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para retomar o desenvolvimento

A Coreia do Sul, evidentemente, fez coisas que, a maioria das pessoas concorda, são importantes para o desenvolvimento econômico, como investimentos em infraestrutura de saúde e educação. Mas, além disso, praticou uma série de políticas hoje supostamente más para o desenvolvimento econômico: ampla utilização de política industrial seletiva, combinação de protecionismo com subsídios às exportações; duras regulamentações sobre investimentos estrangeiros diretos; ativa, ainda que não particularmente ampla, utilização de empresas estatais; frouxa proteção a patentes e outros direitos de propriedade intelectual; pesada regulamentação das atividades financeiras nacionais e internacionais em um país.

O G-7 foi sempre extremamente relutante ao recomendar essas políticas "heterodoxas" e insistiu que o pacote do Consenso de Washington - abertura, desregulamentação e privatização - era a receita certa para todos. Quando confrontados com o caso coreano, os defensores do Consenso de Washington tentaram descartá-lo, qualificando-o de exceção. Entretanto, a história das decolagens desenvolvimentistas na maioria dos países do G-7 - especialmente no Reino Unido, EUA, Alemanha, França e Japão - é, na verdade, muito mais próxima do modelo coreano do que qualquer coisa parecida com a agenda Consenso de Washington. As políticas "não ortodoxas" usadas pela Coreia e quase todos os outros atuais países ricos precisam ser seriamente consideradas em qualquer discussão inteligente e aberta sobre opções de desenvolvimento.


Texto do Valor Econômico, reproduzido no blog do Luís Nassif.

A diplomacia generosa de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta terça-feira uma visita de dois dias a Moçambique, a última a um país africano durante seus oito anos de governo.

A programação do presidente em Maputo visa realçar a agenda positiva que o país tem buscado no continente africano sob Lula.
O presidente fará uma aula magna na Universidade Pedagógica de Moçambique, a primeira instituição estrangeira a fazer parte da Universidade Aberta do Brasil, que capacita professores por meio do ensino à distância.

Na quarta-feira, Lula visita as instalações do que será a primeira fábrica de antirretrovirais financiada com dinheiro público em toda a África, instalada com recursos e treinamento brasileiros em cooperação com Moçambique.

Em outras iniciativas, Brasil e Moçambique buscam desenvolver a capacidade agrícola da savana moçambicana através do ProSavana, um programa capitaneado pela Embrapa que, se der certo, pode virar um modelo a ser exportado para outras partes da África.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif, reprodução da BBC.

Mídia rica, democracia pobre

Amy Goodman

Com o término das eleições de metade de mandato nos Estados Unidos, o maior vencedor ainda não foi declarado, porque a vitória foi dos grandes meios de comunicação.

O maior perdedor, por enquanto, tem sido a democracia. Estas eleições legislativas de metade de mandato foram as mais caras na história dos Estados Unidos: custaram quase USd 4 bilhões de dólares, dos quais USd 3 bilhões foram gastos em publicidade. Pergunto o que aconteceria se o tempo publicitário para as campanhas fosse gratuito. Não se ouvem debates a este respeito, e não se ouvem porque as corporações (conglomerados empresariais, em geral, transnacionais) que manejam (e manipulam e controlam) os meios de comunicação de massa obtêm imensos ganhos com os anúncios publicitários das campanhas políticas. No entanto, as ondas hertzianas (que trafegam pelo espectro radioelétrico) utilizadas pelas empresas de mídia para emitir seus sinais são públicas.

Vejam o texto completo em DIÁRIO LIBERDADE

Enem

“Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os pontos de vista”

Brasília/DF - O governo não pretende anular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, realizado no último sábado (6/11), e nem refazer as provas para todos os inscritos, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva à imprensa concedida nesta segunda-feira (8/11), em Brasília (DF). Segundo Haddad, os alunos prejudicados por falhas na impressão em alguns lotes poderão, após a devida apuração por parte do Ministério da Educação (MEC), refazer a prova, sem que haja a necessidade do cancelamento da mesma, uma vez que o princípio da isonomia não foi comprometido.

O Ministro disse ainda que o MEC irá tentar reverter a decisão da 7ª Vara Federal do Ceará de suspender, em caráter liminar, o Enem. O Ministério irá explicar que o uso da Teoria de Resposta ao Item permite a comparabilidade de provas distintas, possibilitando a realização de um novo exame com “questões de mesmo peso”. De acordo com o Ministro, caso a Justiça Federal do Ceará mantenha a decisão, o MEC irá recorrer em instâncias superiores, pois há, por parte do governo, a segurança de que a prova é tecnicamente sustentável.

'A prova será reaplicada para quem foi prejudicado. A grande vantagem que nós temos é que, como o Enem, desde o ano passado, responde pela Teoria de Resposta ao Item, essas provas são rigorosamente comparáveis e não é necessário anular o exame como um todo… Em um exame com quase 5 milhões de inscritos, se você não adota esse sistema, compromete-se a isonomia da prova'.

Questionado sobre eventuais impactos dos erros de impressão na credibilidade do Enem, Haddad afirmou que a julgar pelo relato de reitores e o aumento em 10% no número de inscritos com relação a 2009, não há razões para acreditar na perda de credibilidade do Enem, que é “irreversível, um caminho sem volta”. O Ministro informou ainda que não há uma data precisa para a reaplicação do teste para os estudantes que foram comprovadamente prejudicados.

'Para definir a data temos que observar o calendário universitário e, segundo, verificar quantos estudantes efetivamente terão que refazer. No ano passado, marcamos para cerca de um mês depois. Essa é a previsão.'

Sobre os custos para a realização de uma nova prova, Haddad explicou que todas as despesas ficarão a cargo da gráfica que realizou a impressão e que há, ainda, previsão contratual para a cobrança de multa.

Informou ainda o ministro Fernando Haddad que o número de casos com problemas contabilizava menos de 2.000 estudantes. Ele afirmou que, na maior parte dos casos, os estudantes que receberam provas com defeito conseguiram trocar as provas e que havia um grande número de provas sobressalentes (a abstenção na prova do Enem deste ano foi de 29%). (...) - (Com o Blog do Planalto e Blog do Júlio Garcia)

Brasil e China fazem parceria para ampliar pesquisa de alimentos geneticamente modificados

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos do Brasil e da China firmaram parceria hoje (8) para desenvolver pesquisas em organismos geneticamente modificados, de modo a possibilitar ganhos de produtividade agrícola nos dois países. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, depois de se reunir com o ministro chinês da Agricultura, Han Changfu.

Wagner Rossi disse que o trabalho de pesquisa ficará a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Academia de Ciências Agrícolas da China. Ele não citou números, mas salientou que a parceria sino-brasileira visa também à ampliação de investimentos no comércio bilateral de produtos de origem agropecuária.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

No RS, skinheads ameaçam senador e ex-ministra negros em vídeo

Durante uma ação da Polícia Civil gaúcha pelo combate a um grupo neonazista em Porto Alegre (RS), um vídeo chamou a atenção. Em meio a trechos de reportagens sobre a política de quotas nas universidades, cenas de violência entre agressores negros e vítimas brancas, a imagem do senador Paulo Paim (PT-RS) e da ex-ministra da Igualdade Racial Matilde Ribeiro.

O material, que inclui ainda CD’s, DVD’s, fotografias, camisetas, distintivos, facas, correntes, uma soqueira e um computador portátil, foi recolhido em uma residência, no início da tarde desta sexta-feira, no Centro de Porto Alegre.


Continue lendo na CartaCapital.

Paramilitar colombiano confesó que quemaba a sus víctimas en un horno

Para deshacerse de los cuerpos de la fosa común, Laverde ordenó construir un horno artesanal similar a los usados para secar el tabaco.

Ante los fiscales, el ex jefe ‘para’ dijo que en esa primera quema ardieron por más de 36 horas los cadáveres, hasta que quedaron convertidos en cenizas.

El encargado de la macabra tarea fue ‘Jorge Colmillo Blanco’, que estaba cumpliendo un castigo por la pérdida de una plata de las Auc.

“Le di la orden. Echó los cuerpos en el horno que construyó, con ladrillo le hizo la forma al hueco, y lo rellenó con llantas y leña. Metió los cuerpos en bolsas y los quemó. Tengo entendido que estas eran víctimas desde el 2001 al 2003″, dijo el desmovilizado, hoy preso en la cárcel de Itagüí.


Confira o texto completo no Pátria Grande.

Aurora da engenharia quântica

Evento em São Carlos discute questões da fronteira da física que, no futuro, darão origem a novo campo científico. Sensores hiperprecisos e novos dispositivos eletrônicos portáteis estariam a caminho.

Daqui a 50 anos, é possível que haja uma nova carreira: a de engenheiro quântico. Este profissional dominaria a tal ponto os conhecimentos de mecânica quântica que seria capaz de utilizá-los para criar dispositivos como, por exemplo, sensores hiperprecisos de movimento, capazes de auxiliar na direção automática de carros.

“A engenharia quântica será no futuro o que a elétrica é para nós hoje. Um rádio é um dispositivo mundano atualmente, mas nem sempre foi assim”, afirma o autor da previsão, o físico austríaco Peter Zoller [PDF], da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Preservar e prosperar

Chega a ser constrangedor analisar o fato de que estamos trocando a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela - com suas mil nascentes identificadas, que abastecem cerca de 45% da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de 60% da capital – pela implantação do Projeto Apolo, que pretende minerar na área delimitada pelo parque.

Hoje, a Serra do Gandarela é responsável diretamente pela vida de aproximadamente 2 milhões de pessoas, que recebem água tratada em casa, além de ter direito ao saneamento básico. Ainda assim, querem tirar do povo mineiro mais esse direito. Há uma inversão de valores histórico e cultural nesta questão, pois o quadrilátero não é ferrífero, mas sim, aqüífero, pois o bem mais preciso para nós não é o minério, mas a água, e onde tem minério, tem água.



Vejam mais detalhes em PRAVDA.RU

Dilma Jane: “Tentaram ganhar na base da calúnia, mas não pegou”

Passada as eleições o jornal O Globo "descobre" o lado humano e familiar da presidente eleita Dilma Rousseff, e entrevistou por telefone a mãe dela, Dilma Jane, de Belo Horizonte.

Ao atender o telefonema e ao ser perguntada se era dona Dilma que estava falando, respondeu de pronto: “É a Dilma Rousseff. A verdadeira Dilma Rousseff sou eu, a Dilminha é Dilma Vana”.

Globo – Dilma lhe deu muita preocupação?
Dilma Jane - Dilminha nunca me deu trabalho. Toda filha escuta a mãe. Só não escuta mais quando não precisa. As preocupações começaram quando ela foi defender o país contra a ditadura. Eu não sabia de nada. Só fiquei sabendo quando ela foi presa. Nunca falei nem pedi para ela deixar de fazer as coisas dela. Quando descobri, ela estava naquilo e presa.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

China aumenta pressão sobre EUA após medida do Fed

PEQUIM (Reuters) - A China aumentou a pressão sobre Washington devido às últimas medidas do Federal Reserve para incentivar a economia norte-americana, com o vice-ministro das Finanças dizendo que os fluxos especulativos resultantes são um choque aos mercados globais.

Estados Unidos: Por que as mulheres predominam no direitista Tea Party

Para o bem ou para o mal, a história dos Estados Unidos demonstra que as cristãs tem conseguido mover montanhas. Dois exemplos disso são a abolição da escravatura e a lei seca.

Por que as ianques tem se tornado tão ativas no direitista Tea Party? Será que é porque se sentem atraídas pelo novo feminismo cristão conservador que propagandeia Sarah Palin? Se não fosse o apoio de base dessas mulheres, o Tea Party resultaria muito menos sedutor a eleitores aterrorizados pela insegurança economica, as ameaças à pureza moral e ao gradual desaparecimento de uma cultura nacional branca e cristã.
(...)
Por que, me pergunto, este movimento caótico atrai tantas mulheres? Há muitas razões possíveis. Algumas das mulheres nestes grupos sem dúvida amam os homens que amam portar armas e odeiam ao governo e a pagar impostos. A professora Kathleen Blee, autora de numerosos ensaios sobre as mulheres de direita, assinala que, em geral, provavelmente haja mais mulheres religiosas de direita que homens religiosos de direita, que os comícios do Tea Party podem atrair a mais mulheres que não tem um emprego remunerado e dispõe de tempo para assistir a eles, e que o Tea Party enfatiza a vulnerabilidade das familias a toda classe de perigos do exterior.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

domingo, 7 de novembro de 2010

Geoengenharia? Não, obrigado!

Documentos agora desclassificados mostram que os Estados Unidos usaram manipulação climática como arma durante a guerra do Vietnã.

Em 29 de outubro de 2010, as Nações Unidas, aplicando o princípio de precaução, adotou uma moratória global à geoengenharia, reconhecendo que são tecnologias de alto risco que causariam impactos na biodiversidade e muito mais. É um refio às iniciativas privadas e públicas que pretendiam apropriar-se do controle do termostato global, com o negócio de manipular o clima "para esfriar o planeta" - do aquecimento global que os mesmos paises e empresas provocam e que promovem a geoengenharia.


Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Protestos conseguem atrasar o trem com resíduos nucleares na Alemanha

Após dois dias de protestos multitudinarios, o comboio Castor de lixo nuclear altamente radioativo se aproxima agora de seu destino final com mais de dez horas de atraso. O comboio, que vem desde o norte da França, teve que deter-se em cinco ocasiões desde que entrou ontem em território alemão. Os ativistas que haviam organizado os bloqueios nas plataformas continuam ainda o enfrentamento com a polícia. Os choques violentos tem causado vários feridos.


Vejam mais detalhes em EL PAÍS.COM

Material para bomba nuclear encontrado para venda no mercado negro da Georgia

Uranio altamente enriquecido que pode ser utilizado para fazer bomba nuclear está à venda no mercado negro ao longo da periferia da ex-União Soviética, segundo evidencia em um julgamento secreto na Georgia.

Vejam mais detalhes em GUARDIAN.CO.UK

Empregos perdidos nos EUA: perdidos para sempre

A ideia de que a exportação de empregos, pelas transnacionais norte-americanas globais, aumentaria o emprego nos EUA é das maiores falácias jamais divulgadas por especialistas e pelos media. Artigo de Paul Craig Roberts, Counterpunch.

Agora, quando alguns Democratas e o que restou da AFL-CIO [principal união sindical nos EUA, composta de 54 federações nacionais e internacionais de sindicatos] começam a acordar para o impacto destrutivo da exportação de postos de trabalho sobre a economia dos EUA e sobre a vida de milhões de norte-americanos, os defensores da globalização ressuscitaram um artigo de Matthew Slaughter, economista de Dartmouth, que já foi ridicularizado há alguns anos. O artigo demonstrava que a globalização, com exportação de postos de trabalho, seria o factor que faria aumentar o emprego e os salários nos EUA.

(Legenda da foto: Engenheiro americano desempregado anda pelas ruas, sustentando um cartaz onde apela a que o contratem.)

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Charge de Osval


Charge de Osval vista em REBELIÓN.ORG

A França vive uma nova jornada de luta contra a reforma das aposentadorias

Francia vivió este sábado una nueva jornada de protestas contra la reforma del sistema de pensiones, aprobada ya por el Senado.

Los sindicatos han cifrado en 1,2 millones de personas las que se manifestaron en la jornada de este sábado, lluviosa en gran parte del territorio galo.

Bernard Thibault, el secretario general del mayor sindicato de Francia, la CGT, afirmó que su agrupación irá "hasta el final".


Vejam mais detalhes em VAMOS A CAMBIAR EL MUNDO

O Papa vincula o laicismo da Espanha atual com o anticlericalismo da República

O Papa Benedicto XVI chegou neste sábado à Espanha como peregrino, como pastor e, apesar do que foi assegurado pelo Vaticano nos últimos dias, também como líder político. No avião que o levou de Roma a Santiago, ao ser perguntado por "o avanço do secularismo e a rápida diminuição da prática religiosa" no ocidente, Ratzinger assegurou que é na Espanha onde se joga a batalha decisiva entre a fé e a razão. E estabeleceu uma relação entre a respeito do choque entre a fé e o "laicismo agressivo" na Espanha atual e o anticlericalismo da segunda República.


Vejam mais detalhes em EL PAÍS.COM