sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pode roubar, pode matar (suicidar) que não dá nada. Tá tudo dominado.

"É imprensionante, é surreal eu vir todo dia fazer várias denúncias contra um radialista, que está cometendo um crime 4 a 5 horas por dia, todos os dias, e este crime é de calúnia!Onde estão os dirigentes do PT, que se fingem de avestruz, quando escondem a cabeça embaixo da terra? Não é só aqui, que faço estas denúncias, mandei gravações da rádio Pampa, e nem sei se os CCS do PT, que a maioria é gaúcho, e são uns muros, não deixam seus patrões saberem de nada, escondem tudo! [...] A Rádio, é a Pampa, os radialistas, são 2, o chefe é o pior, Gustavo Victorino! Dia 13 ele disse horrores do CEPERS e disse que a governadora Yeda(PSDB) e o ex-governador Rigôtto(PMDB) não são culpados de nada no episódio Detran e que tudo aconteceu no governo Olívio Dutra(PT)."

Denúncia de Teresinha Carpes em comentário no blog RS Urgente. Leia o restante da denúncia no 1º comentário abaixo.
Nota do editor - Eu já ouvi um programa com um desses sujeitos. É nojento. São absurdamente piores do que o Rogério Mendelski, que hoje também é empregado da rede "pastoril" e chega a ser suave perto desses arremessadores de perdigotos.

Contra PSDB, jornais exigem provas

(...)
Vocês se lembram da manchete da Folha de S. Paulo na época? Não? Então, relembremos:

"PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares, diz Jefferson".

Agora, comparemos com o título da última sexta-feira (20/02/2009 - no "pé" da primeira página da Folha), sobre a denúncia do PSOL de Luciana Genro contra Yeda Crusius, governadora do PSDB:

"Sem provas, PSOL acusa tucanos de corrupção no RS".

Por que este "sem provas" tão cuidadoso, no título da última sexta-feira (20/02/2009)? Por uma questão de isonomia, o correto seria "Governo tucano tem corrupção e caixa dois, diz PSOL".

Por que o mesmo "sem provas" não apareceu na manchete quando Jefferson deu sua entrevista?

Hum...


Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

25 perguntas a Gilmar Dantas

Brasília - Ministro Gilmar Mendes observa o ju...Image via Wikipedia

O blog do Paulo Amorim publicou hoje uma lista de 25 perguntas que deveriam ser feitas ao Supremo Presidente Gilmar Mendes, enviada pelo Noblat. Abaixo vão algumas delas. Para ler o post completo, clica aqui:

1.O sr. sabe algo sobre o “assassinato” de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes, por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?

2.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2000, quando o sr. era advogado-geral da União?

3.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2004, quando o sr. já era ministro do Supremo Tribunal Federal?

4.Quantas vezes o sr. acompanhou ministros de Fernando Henrique Cardoso a Diamantino, para inauguração de obras?

5.O sr. tem relações com o Grupo Bertin, condenado em novembro de 2007 por formação de cartel? Qual a natureza dessa relação?
Reblog this post [with Zemanta]

TSE notifica Lula e Dilma; AGU desclassifica acusação

BRASÍLIA (Reuters) - O advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, negou nesta quinta-feira que o governo tenha feito campanha antecipada ao promover no início do mês o Encontro Nacional de Prefeitos, e ironizou a oposição. Para o ministro, DEM e PSDB acabam reforçando a imagem da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao apresentar à Justiça Eleitoral denúncias desse tipo.

Caso Sarney escancara ausência de controle sobre coronelismo eletrônico

Ex-presidente da República, parlamentar mais antigo em atividade (sua primeira eleição para deputado federal foi em 1955), em sua terceira gestão à frente do Congresso Nacional cujo triunfo recente foi caracterizado pela revista britânica The Economist como “uma vitória do semi-feudalismo”. José Sarney (PMDB-AP), 79, acaba de agregar ao currículo uma peça das mais curiosas, mais contestada fora do Brasil do que pela imprensa nativa. E não se trata de sua nova velha eleição à presidência do Senado Federal, mas do registro policial de uma prática conhecida, porém alvo de vista-grossa das autoridades competentes: o uso de concessões de rádio e TV para a defesa de interesses políticos particulares.

Continue a leitura AQUI.

_________

É de suma importância compor a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação em seu estado e/ou sua cidade. Por enquanto, há duas fontes de informações: o sítio da mobilização nacional e a lista de discussão [ainda aberta a novos membros]. Para participar, encaminhe solicitação de inclusão ao endereço:
CoNaCom-subscribe@yahoogrupos.com.br

Visite também a página Donos da Mídia.

Fotografia: curiosidades

Dica para quem gosta de fotografias, o sítio Photos that Changed the World. De lá, retirei estas duas "preciosidades":


Para ver mais fotos, acesse AQUI.

Auschwitz, memorial em perigo

Uma inscrição sobre uma lápide preta se destaca sobre a espessa camada de neve. "Que este lugar, onde os nazistas assassinaram um milhão e meio de homens, mulheres e crianças, a maioria judeus de vários países da Europa, seja para sempre um grito de desespero e um alerta para a humanidade". Essa epígrafe, escrita em 21 idiomas, está gravada no memorial de Auschwitz-II-Birkenau.

Logo a neve vai derreter e a terra descongelará. Os destroços dos galpões de madeira e das câmaras de gás e crematórios serão, mais uma vez, submetidos aos movimentos do solo. É preciso protegê-los para evitar que acabem desmoronando.

É somente um dos trabalhos indispensáveis para a preservação do antigo campo de concentração e de extermínio de Auschwitz-Birkenau. Em janeiro, o Museu do Estado Auschwitz-Birkenau, que administra os antigos campos, as visitas e as exposições, tornou públicas suas necessidades: 60 milhões de euros para as reformas mais urgentes, 120 milhões para o financiamento total da conservação. Se nada for feito, o local está simplesmente ameaçado de desaparecer.

Texto completo do Le Monde, no UOL Mídia Global.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Farra dos Sacos Plásticos

O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico.
Leitura completa AQUI.

Coordenador do MST admite "exagero" em mortes

Terra Magazine falou com Jaime Amorim, membro da coordenação nacional do MST radicado em Pernambuco. Amorim sustenta que os seguranças mortos no sábado faziam parte de "milícias armadas". O coordenador do movimento na região admite que os sem-terra foram os autores dos disparos, mas alega legítima defesa, apesar do "exagero" das mortes.

- Se os trabalhadores não se defendessem iriam morrer. Muitos já foram mortos por pistoleiros violentos da região, que hoje está aliviada com a morte deles. Não era o que nós queríamos. Houve, de fato, exagero.

Notícia completa no Terra Magazine.




Charge do Martirena na Rebelión.

El lenguaje del saqueo

Lo que significa realmente “Nacionalizar los bancos” y “Libre mercado” en nuestro mundo de espejo

¿Cómo es posible que Alan Greenspan, el lobista de libre mercado para Wall Street, haya anunciado recientemente que favorece la nacionalización de los bancos de EE.UU. y por cierto sobre todo de los mayores y más poderosos? ¿Se ha vuelto rojo el antiguo discípulo de Ayn Rand? Seguro que no.

La respuesta es que la retórica de “libres mercados,” “nacionalización” e incluso “socialismo” (como en “socialización de las pérdidas”) ha sido convertida en el lenguaje del engaño para ayudar a que el sector financiero movilice el poder gubernamental para apoyar sus propios privilegios especiales. Después de haber debilitado la economía en general, los think tanks de relaciones públicas de Wall Street desmantelan ahora el lenguaje en sí.


Vejam o texto completo na Rebelion

Facebook faz cérebro regredir, diz cientista

A baronesa e neurocientista Greenfield contra as redes sociais.

Uma pesquisadora da Universidade de Oxford disse em entrevistas à mídia britânica que navegar muito por redes sociais, como o Facebook, pode fazer o cérebro regredir.

A neurocientista Susan Greenfield disse que a exposição repetida a flashes de imagens em programas de TV, jogos de videogame ou redes sociais pode infantilizar o cérebro, equiparando-o ao de uma criança pequena, que se atrai por barulhos e luzes.

O texto completo na INFO Exame. Feita a advertência pela neurocientista. Mas talvez seja apenas ranhetice de alguém que não gosta de informática em rede.

Posse




Emília Fernandes tomou posse na Câmara dos Deputados

Brasília/DF - Ag. Informes - A deputada Emília Fernandes (PT-RS) assumiu no último dia 16/02 a vaga deixada pelo ex-deputado Adão Pretto (PT/RS), que faleceu no último dia 5 de fevereiro. Ao tomar posse, a ex-senadora afirmou que o momento é de trabalhar para resgatar a credibilidade do Parlamento.

"Acreditamos que o Brasil vive um novo momento, e o Parlamento busca retomar, inclusive, sua credibilidade. Já estivemos no Congresso por oito anos como senadora e conhecemos esta Casa. Sabemos da expectativa do povo brasileiro em relação à classe política. E este é o grande momento dos poderes constituídos, de resgatar a credibilidade, a confiança que o povo deposita nos seus representantes", disse Emília Fernandes. "Vou olhar com muito cuidado e atenção para as bandeiras históricas de Adão Pretto. A morte dele gerou uma situação irreparável. Ele era a própria essência do movimento pela terra, da defesa dos pequenos agricultores e da luta das mulheres trabalhadoras", afirmou. (...)

*Leia mais no blog http://jcsgarcia.blogspot.com/

Prender miúdos por dinheiro

Cinco mil crianças no estado da Pensilvânia, EUA, foram consideradas culpadas, e até duas mil foram presas por dois juízes corruptos que recebiam contribuições de construtores e proprietários de prisões privadas que beneficiavam das decisões.

Os dois juízes consideraram-se culpados num caso de ganância e corrupção que ainda se está a desenrolar. Os juízes Mark A. Ciavarella Jr. e Michael T. Conahan receberam 2,6 milhões de dólares em compensações por mandar prender crianças que muitas vezes nem tinham acesso a um advogado. O caso oferece um vislumbre extraordinário da vergonhosa indústria das prisões privadas que está a florescer nos Estados Unidos (EUA).


Vejam o texto completo no Esquerda.Net

Relatório sobre direitos humanos causa polêmica

A publicação do informe anual sobre práticas de direitos humanos no mundo, elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, provocou fortes críticas dos países que foram apontados como violadores sistemáticos de direitos humanos. O relatório, divulgado ontem (25), traz dados de 194 países e tece severas críticas aos países que, de alguma forma, fazem oposição aos Estados Unidos e críticas amenas ou até mesmo omissões, como é o caso do ataque de Israel à Gaza, a países aliados.


Vejam o texto completo no Adital

Crise mundial antecipa 2010

Desde a sua fundação em 1980, o Partido dos Trabalhadores intervém na vida social e política do país para transformá-la. Expressou sempre a vontade de chegar ao governo e à direção do Estado para realizar uma política democrática, do ponto de vista dos trabalhadores, tanto no plano econômico quanto no plano social. O PT chegou ao governo em centenas de municípios e em vários estados brasileiros.

Vejam o texto completo no Correio da Cidadania

O NEGACIONISMO POLÍTICO DA FOLHA DE SP

(...)
Reescrever a história, apagar todos os traços de crimes cometidos para deixar uma imagem positiva e favorável à posteridade, sempre foi o desejo dos ditadores. Donde a necessidade de se preservar a memória da população do nosso planeta, para que não se esqueça dos crimes hediondos cometidos. A memória viva é a garantia da não repetição das atrocidades do passado e a possiblidade de se impedir a tempo qualquer tentativa semelhante.


Vejam o texto completo no Direto da Redação

O melhor da blogosfera em um só lugar

O Jornal de Blog agrega em uma única página os principais blogs. Prático para quem quer se informar com rapidez.

Como funciona uma fábrica de factóides

http://teachpol.tcnj.edu/amer_pol_hist/fi/0000...Image via Wikipedia

[...] um fenômeno interessante que já ocorreu recentemente no Brasil tornou a dar as caras: O desfoque sistemático de um grande debate público. Quem acompanhou o caso DD sabe muito bem sobre o que eu me refiro. Naquela ocasião, diante da aberração jurídica cometida pelo presidente do STF, surgiu uma curiosa questão: O Estado policiesco. Se num instante, o debate pesava sobre o Presidente da nossa suprema corte, num segundo momento - e com alguma ajuda de certos setores da mídia - o debate passava a ser sobre a questão dos limites do poder de polícia do Estado e de direitos e garantias individuais, uma questão interessante, mas que no contexto e com a finalidade com a qual foi inserida, tinha finalidades espúrias - em um primeiro momento tirar o peso inicial da opinião pública dos ombros de Gilmar Mendes e num segundo momento desfocar o debate.

Ora, há quem possa exclamar que debater isso estaria em perfeita concordância com o caso DD, no entanto, os fatos apontavam claramente que não, na medida em que os direitos e garantias do então investigado - ora condenado - não foram ameaçados em nenhum momento, portanto, a questão do Estado policiesco não era um fato, mas sim um mero factóide.
Leia mais em O Descurvo
Reblog this post [with Zemanta]

Menos encenação

Tragedy and ComedyImage by ocadotony via Flickr

E isso por uma razão muito simples: a política é o espaço da ética, e não do cinismo. Ao contrário do teatro, nenhum experimentalismo moral é bem-vindo em política, e todo jogo de cena só faz por merecer vaias. Há um escândalo de corrupção e investigações em andamento, donde se supõe que emergirão responsáveis. Declarações que comprometem sobremaneira nossa governadora foram feitas e esperamos explicações. É isso que publicamente precisa ser cobrado. [...] O que o Rio Grande do Sul precisa, realmente, é de gente que encene menos.
Leia mais em La Vieja Bruja
Reblog this post [with Zemanta]

Promotoria suíça confirma que confissão de Paula não é válida

Andrea Wellbaum
Da BBC Brasil em Londres

O porta-voz do Ministério Público da Suíça, Rainer Angst, confirmou nesta quinta-feira que a confissão da brasileira Paula Oliveira feita à polícia no dia 13 de fevereiro - dizendo que ela não foi atacada por um grupo de neonazistas - não pode ser utilizada como prova no inquérito aberto contra ela.

Globo quer TV Diário fora das parabólicas

Map locator of Brazil's Nordeste regionImage via Wikipedia

A direção-geral da TV Diário esteve reunida com todo o seu cast de apresentadores, na tarde de hoje,20 de fevereiro.

Uma fonte da emissora informou o assunto da pauta: a pressão que a Rede Globo vem fazendo contra o Sistema Verdes Mares de Comunicação para que a TV Diário deixe de transmitir sua programação pelo satélite.

A reclamação é antiga e a Globo observou que vem perdendo audiência para a emissora cearense em vários nichos de mercado do País.

Comentário: A TV Diário [...] tem servido de fator de integração da comunidade nordestina espalhada de norte a sul do país, sendo a grande responsável pela divulgação da nossa cultura popular e pelo sucesso das mais de 500 bandas de forró existentes só no Ceará, verdadeiras microempresas que geram trabalho e renda. Seu fechamento por interferência da Globo é um crime contra o Ceará e contra o Nordeste.

Leia mais em Luis Nassif

Reblog this post [with Zemanta]

Sem macarrão em Gaza

Israel não define massas como parte da ajuda humanitária - apenas carregamentos de arroz.
Declaração de um funcionário da ONU ao jornal israelense Ha'aretz, via Mondoweiss. Israel impede os carregamentos terroristas de macarrão de entrar em Gaza. Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, pede explicações de Israel sobre o caso.
Reblog this post [with Zemanta]

No Carnaval de 1969, um hino à liberdade ecoou na avenida...

Há quarenta anos, no carnaval de 1969 (dois meses após a decretação do tristemente célebre AI-5), o Império Serrano entrava na avenida com o enredo “Heróis da Liberdade”, embalado pelo belíssimo samba de Silas de Oliveira, Mano Décio e Manuel Ferreira. Em uma letra que exaltava as lutas pela liberdade ao longo da História brasileira - Inconfidência Mineira, Independência, Abolição - aparecem referências explícitas às manifestações contra o regime militar ocorridas no ano anterior: (Leia mais e ouça o samba no blog Abobrinhas psicodélicas).

O léxico da Palestina ocupada

Tanto as palavras inglesas "settler" e "settlement" como as portuguesas "colono" e "assentamento" são precários eufemismos para descrever os 450.000 grileiros fortemente armados que, à margem de toda lei e com proteção extra do exército de ocupação, vão abocanhando cada vez mais terras palestinas na Cisjordânia e aterrorizando a região com um cotidiano de agressões e violência. [...] Em meio à atrocidade absoluta, o dicionário também é um campo de batalha.

Leia mais no Biscoito Fino e a Massa

Reblog this post [with Zemanta]

Beneficiário do Bolsa Família vai ter curso profissionalizante

Nas próximas semanas, Lucimara Regina Soares, 21, vai começar um curso de auxiliar de escritório gratuito que pode lhe garantir seu primeiro emprego com carteira assinada.

A qualificação faz parte do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq Bolsa Família), desenvolvido pela primeira vez este ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com entidades da construção civil e escolas técnicas. O público-alvo são beneficiários do Bolsa Família em 20 regiões metropolitanas. Saiba mais no blog de Luís Carlos Gusmão.

Em defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 15 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca: Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente - especialmente para os Estados Unidos e Canadá - quase três milhões de salvadorenhos, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Texto completo deste manifesto no Terra Magazine.

A Paraíba, quem diria, virou exemplo

Cassio Cunha Lima, herdeiro de uma tradição política que domina a Paraíba há anos, parecia ser um cidadão acima de qualquer suspeita. Aos 45 anos, expoente do PSDB (de Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros tucanos), Cunha Lima naufragou. Agora precisa cumprir as regras de inelegibilidade.

Cerca de 4 mil quilômetros ao sul da Paraíba, outra expoente do mesmo PSDB tenta segurar-se de todas as formas nos corrimãos do Palácio Piratini. A economista Yeda Crusius, ex-ministra sem expressão de Itamar Franco e ex-deputada com algum brilho na década passada, lidera o mais instável governo da história do Rio Grande do Sul. Uma sucessão de escândalos, brigas, picuinhas, desvio de dinheiro e agora até morte misteriosa - a do ex-representante do escritório do RS do Distrito Federal, Marcelo Cavalcanti, encontrado morto no Lago Paranoá pouco antes do Carnaval. O executivo é citado nos autos dos processos de desvio de verba do Detran gaúcho.

Com a licença da expressão criada pelo jornalista Paulo Cesar Vasconcellos e utilizada com brilho por Nelson Motta no Rio, Yeda Crusius é uma ex-governadora em atividade. As façanhas de Yeda são incomparáveis, ela bem poderia estar do livro dos recordes, tamanha ineficiência política.

Texto completo no Terra Magazine.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

La izquierda francesa se une a la revuelta en Guadalupe

Tres líderes de primer plano de la izquierda francesa, Olivier Besancenot, José Bové y Ségolène Royal, viajaron este fin de semana a la isla de Guadalupe, en el Caribe francés, tras el éxito de la coordinadora sindical que, con un mes de huelga general, obligó al Gobierno de Nicolas Sarkozy a sentarse a negociar.

Besancenot, jefe del Nuevo Partido Anticapitalista (NPA), Bové, líder ecologista de izquierda, y Ségolène Royal, ex candidata socialista a la presidencia, se desplazaron por separado a la isla afirmando su solidaridad con la plataforma de los huelguistas, y decididos a asistir a los funerales del sindicalista muerto a balazos la semana pasada, actos que contaron con una fuerte cobertura mediática en Francia.

Mais no Kaos en la red. Você sabia que acontecia algo no "departamento ultramarino francês" de Guadalupe?

"Israel no mau caminho"

Hoje, 60 anos depois da fundação de Israel, a política de garantir segurança pelo uso da força bruta fracassou. Os judeus estão conscientes de que, a qualquer momento, o Hamas voltará a lançar foguetes e os movimentos islâmicos mais exaltados lançarão atentados terroristas. O Hizbollah, na fronteira do Líbano, continua forte e pronto a novas incursões guerrilheiras. Na área internacional, Israel perdeu um importantíssimo aliado, a Turquia, que condenou veementemente o massacre de Gaza, tendo o primeiro-ministro Erdogan brigado em pleno plenário de Davos com Shimon Peres, presidente de Israel. Some-se a isso a progressiva deterioração da imagem de Israel, hoje visto universalmente como país que não respeita o Direito Internacional e não tem escrúpulos em praticar ações desumanas e brutais contra populações civis.

Apesar disso tudo, Israel continua no “mau caminho”. Acaba de eleger o parlamento mais direitista e agressivo de sua história. Basta dizer que todos os deputados pacifistas eleitos (árabes, esquerdistas e liberais) somaram apenas 8% dos votos.

Não, não é o texto completo. O texto completo pode ser encontrado em Ká entre nós.

Morales denuncia infiltração da CIA em petrolífera boliviana

LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, denunciou nesta terça-feira uma infiltração da agência norte-americana de inteligência, a CIA, na petrolífera estatal boliviana YPFB, com o suposto propósito de fracassar a nacionalização do setor de hidrocarbonetos iniciada em 2006.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fotógrafa documenta vida na fronteira entre México e EUA


Nos últimos 17 anos, a fotógrafa mexicana radicada nos Estados Unidos Maria Teresa Fernández vem documentando a vida na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

As fotos, em exposição na Escola de Comunicação Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, mostram o reencontro de familiares dos dois lados da cerca, e como as comunidades locais lidam com a separação física.

Ao todo, o México e os Estados Unidos dividem uma fronteira de 3 mil quilômetros. A barreira física cobre um terço desta extensão.

Mais na BBC Brasil. A foto mostra trecho em que cruzes lembram migrantes que morreram na tentativa da travessia. Mais fotos .



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

La policía científica colombiana reconoce que el computador de Raúl Reyes no tenía correos electrónicos

El capitán Ronald Ayden Coy Ortiz, quien hizo el informe de la policía científica sobre el computador, admitió bajo juramento que el supuesto equipo de Reyes no contenía correos electrónicos sino "documentos de Word". Esto podría dejar sin curso la investigación contra María Augusta Calle, William Parra y otros acusados de recibir correos del líder guerrillero, pues no hay forma de probar que esos documentos fueron enviados.

Un capitán e investigador antiterrorista de la DIJIN (policía científica de Colombia), Ronald Ayden Coy Ortiz, quien elaboró el informe del computador que el Ejército de Colombia afirma haber encontrado en el campamento de Raúl Reyes, declaró bajo juramento ante la Fiscalía que no encontró correos electrónicos en dicha computadora. "Sólo habían documentos de Word", indica el noticiero del Canal Uno de Colombia.

Texto completo no KAOSENLARED.NET

Na mídia gorda promiscuidade é café pequeno

Karen Kupfer, da revista de fofocas Quem, da Rede Globo, publicou há poucos dias uma notinha reveladora sobre a relação promíscua entre jornalistas e políticos: “Para comemorar o sucesso do programa Saia Justa, Suzana Villas Boas abriu sua casa no Alto de Pinheiros para uma festança daquelas. A turma de convidados, que também era recebida por Arnaldo Jabor, marido de Suzana, reuniu políticos, artistas e jornalistas. O candidato José Serra, para quem Suzana presta assessoria, foi prestigiá-la. Ficou um pouco e trocou idéias com alguns jornalistas”. Luís Frias, presidente do Grupo Folha, também participou da festança, “que ferveu na pista até o sol raiar”.

No mesmo período, a colunista Hildegard Angel escreveu no Jornal do Brasil outra nota curiosa: “Elmar Moreira, irmão de Edmar Moreira [o deputado dos demos que ficou famoso pelo castelo construído no interior mineiro], é casado com Ana Leitão, irmã de Miriam Leitão”
Tem mais, tem mais. No blog do Altamiro Borges.

Artigos contra as viúvas da ditadura na Folha de São Paulo

Antecedentes da “ditabranda” da Folha de S. Paulo

Certa feita, quando o coronel Erasmo Dias — personagem que integrou a estrutura repressiva da ditadura militar — era vereador na cidade de São Paulo, ouvi ele dizer sobre o aborto, em resposta à uma citação de Jean-Paul Sartre por um aparteante, que não lia bobagens, só coisas sérias.
E citou a Folha de S. Paulo como exemplo de publicação que tratava bem o assunto — o jornal sempre lembrava que a então prefeita Marta Suplicy (PT) foi deputada federal de 1995 a 1998 quando levantou a bandeira dos direitos da mulher e dos homossexuais, defendeu a legalização do aborto e a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A ligação de Erasmo Dias com a Folha de S. Paulo é antiga.
Quando ele era secretário da Segurança Publica do Estado de São Paulo, almoçava regularmente com o empresário Carlos Caldeira Filho, sócio de Octávio Frias no grupo que editava a Folha de S. Paulo e a Folha da Tarde.
Eles eram tão ligados ao regime que deram origem a uma anedota segundo a qual a Folha da Tarde, uma espécie de porta-voz oficiosa dos torturadores, tinha alta “tiragem” — uma grande quantidade de “tiras” trabalhava em sua redação.



(Texto completo no Patria Latina conforme linque no titulo)


Fundamentos da "ditabranda" da FSP (Força Serra Presidente)

De onde a FSP tirou a categoria “ditabranda”? De que, ela, assim como para toda a imprensa brasileira, com a única exceção da Última Hora – que por isso foi fechada pela ditadura -, pregou a ditadura, apoiou o golpe militar e a derrubada de um governo eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Esconderam a repressão posta em prática imediatamente pela ditadura – seqüestros,desaparições, torturas, fuzilamentos, fechamento dos sindicatos, cassação de parlamentares e juristas, censura à imprensa. A foto de Gregório Bezerra sendo arrastado por um jipe militar pelas ruas do Recife, não foi publicada por nenhum órgão da imprensa, por exemplo. Acolheram as versões mentirosas da ditadura sobre o assassinato de militantes da resistência à ditadura. Resistência democrática feita contra a ditadura e contra a imprensa a serviço dela.


Vejam o texto completo Patria Latina

Intelectuais lançam manifesto em repúdio à 'Folha'

Um grupo de intelectuais lançou, neste sábado (21), um abaixo-assinado na internet (ipetitions) em repúdio à Folha de S.Paulo. O manifesto protesta contra um editorial publicado quatro dias antes pelo jornal, que fez tábula rasa das atrocidades da ditadura militar (1964-1985) e classificou o período como "ditabranda".

O texto condena "o estelionato semântico manifesto pelo neologismo 'ditabranda' e, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pos-1964". Segundo os signatários do manifesto, "a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do pais".

Outra motivação do abaixo-assinado foi prestar solidariedade aos professores acadêmicos Maria Victória de Mesquita Benevides e Fabio Konder Comparato, cuja legítima indignação ao editorial foi tachada de "cínica" e "mentirosa" pela Folha. "Pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro", diz o texto.

Leiam, assinem e divulguem o manifesto.

Para assinar o manifesto, clique aqui.

Vejam no Vermelho

Policía federal cierra la Radio Muda en Brasil

21/Feb/09

La radio libre de Campinas, estado de San Pablo, fue cerrada por la mañana del miércoles. La emisora funciona desde 1986 en la universidad Unicamp y es reconocida como uno de los símbolos de la comunicación democrática en Brasil.

(...)
Un reportaje que salió el mismo día en el sitio del Grupo Globo, el más grande consorcio de medios comerciales de Brasil, caracteriza la radio como “pirata” y relaciona el cierre con interferencias en la aviación civil.


Vejam o texto completo na KAOSENLARED.NET (o destaque "Grupo Globo" em negrito no texto acima é de responsabilidade do editor Zejustino)

Dios habita en el cerebro

El Dios de Abraham era justo, inapelable, incorruptible, trascendente, omnisciente, omnipotente, omnipresente y omnibenevolente. El cristianismo antiguo se centró en la pericoresis o fusión de tres personas en una sola entidad divina. Para la vía negativa

de Maimónides sólo nos es dado discutir sobre lo que Dios no es. El Todo de los herméticos es más complicado que la suma de cuanto existe, y el Buda puso el énfasis en la liberación del sufrimiento en la tierra. Vista así, la religión tiene poco de universal.

Pero los experimentos han hecho aflorar una capa subyacente más simple. Por ejemplo, los psicólogos cuentan a grupos de voluntarios una historia en la que Dios atiende a cinco problemas a la vez. Los creyentes de cualquier confesión monoteísta aceptan la narración con naturalidad, puesto que Dios tiene sobrados poderes cognitivos para ello. Pero si se les pide recordar la historia un rato después, casi todos cuentan que Dios atiende los cinco problemas uno por uno: su subconsciente ha humanizado al omnipotente Dios de la doctrina.

Vejam o texto completo no EL PAÍS.COM

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Miles de venezolanos que creyeron que Chávez iba a imponer el comunismo llevaron sus ahorros al Stanford Bank y acabaron estafados

Miles de venezolanos, intimidados por las acusaciones de medios privados en torno a que el Presidente era "comunista", prefirieron confiar en un banco extranjero y ahora se lamentan. Otros temen que el gobierno descubra cómo eludieron el control de cambios. Luis Giusti era uno de los promotores de Stanford Bank en Venezuela.


Un artículo de la agencia Thompson-Reuters destaca que "venezolanos de clase media y ricos confiaron su dinero al grupo financiero del tejano Allen Stanford, acusado de un 'fraude masivo', porque creían que sus ahorros estaban más seguros allí que en los bancos del país gobernado por el presidente Hugo Chávez".

Los depósitos de venezolanos en el banco comercial Stanford fueron tan numerosos, que -según investigadores estadounidenses citados por Reuters- "representarían más de una cuarta parte de los 8.000 millones de dólares" invertidos en certificados de depósitos fraudulentos por parte de la estadounidense Stanford con tasas de interés sospechosamente altas. Reuters asegura que los venezolanos han invertido más de 2.000 millones de dólares en sus compañías offshore.

Stanford también está siendo investigada en Estados Unidos por sus posibles conexiones con redes del narcotráfico en México.


Vejam o texto completo na Rebelión

Semana foi repleta de denúncias contra governos tucanos

A sexta-feira pré-carnavalesca encerra uma semana recheada de denúncias envolvendo governos tucanos. Cássio Cunha Lima, governador cassadoi da Paraíba; Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul; e Teotônio Vilela Filho, de Alagoas, ocuparam as manchetes dos jornais como protagonistas de escândalos de corrupção e má gestão. Enquanto isso, os outros dois governadores do PSDB, Aécio Neves e José Serra, travam uma guerra particular para ver quem será ungido o candidato da direita às eleições presidenciais de 2010.

Paraíba

O principal constrangimento para os tucanos nesta semana foi, sem dúvida, a cassação do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

O TSE (tribunal Superior Eleitoral) concluiu na terça-feira (17) o julgamento de recursos com os quais os advogados de Cunha Lima pretendiam derrubar decisão tomada no ano passado pelo tribunal durante o julgamento de um processo no qual o governador foi acusado de abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2006. Conforme a acusação, Cunha Lima teria se envolvido com a distribuição de cheques para a população por meio de um programa assistencial.


Vejam mais no Vermelho

Na luta pelo acesso livre à informação científica

Brasil caminha para estabelecer uma sociedade do conhecimento com acesso totalmente livre e gratuito à informação científica

O Brasil já é a 5ª maior nação do mundo em número de repositórios digitais, à frente de potências econômicas como França, Itália e Austrália, possui a 2ª maior Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do planeta (a BDTD), e ocupa o 3º lugar em quantidade de publicações periódicas de acesso livre.

No total, o Brasil tem mais de 50 repositórios institucionais (bibliotecas digitais contendo a produção científica de uma instituição), dispõe de um acervo de aproximadamente 75 mil teses e dissertações em texto integral, disponíveis somente na BDTD, e mais de 500 publicações periódicas eletrônicas oferecidas na Web graças à utilização do pacote do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), versão customizada do pacote de software Open Journal Systems, software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)

A imprensa ignora o Brasil

No extremo inferior da pirâmide social, as classes D e E também estão encolhendo, com maior número de famílias ascendendo à classe C. A informação é de extrema relevância e alguns analistas estranham o fato de que a imprensa não tenha manifestado maior interesse pelo assunto.

Um dos aspectos que deveriam estar movimentando os comentadores de jornais e dos noticiários televisivos e radiofônicos é a possibilidade de estarmos assistindo a uma alteração profunda no desenho da pirâmide social do Brasil.

Trata-se de um tema fascinante até mesmo para o jornalista mais distraído, mas parece que a imprensa faz questão de ignorar a realidade brasileira.

Texto completo no Observatório da Imprensa.