sábado, 10 de novembro de 2007

17ª Cúpula Ibero-americana

17ª Cúpula Ibero-americana termina reafirmando direção progressista da AL
A Declaração de Santiago, aprovada neste sábado (10) pelos chefes de estado e governo, ao término da 17ª Cúpula Ibero-americana, contém 24 pontos com compromissos para "progredir em direção a níveis crescentes de inclusão, justiça, proteção, assistência social e solidariedade". A cúpula passa à História como a primeira a assumir a diferença entre gêneros e destacar em seus textos oficiais uma "chefe de Estado" entre os líderes: a anfitriã chilena Michelle Bachelet.

``¿Por qué no te callas?''

Rei Juan Carlos manda Hugo Chávez calar-se e retira-se da Cúpula Ibero-americana durante fala de Daniel Ortega
* El rey pierde los papeles y manda callar a Chávez
* La soberbia real de Juan Carlos
* Chávez a Zapatero: Juzgar la verdad del pasado no tiene porqué ofender a los españoles
* Rei da Espanha bate boca com Chávez e abandona plenário de cúpula

Boquinha

Até às 15 horas de hoje, eu estive editando com o Jefferson e a Janaína o Minidocumentário que vai ser apresentado no evento de lançamento do livro "Histórias de Mim". Vale a pena conhecer o trabalho que é feito com as pessoas em situação de rua de Porto Alegre a partir do jornal Boca de Rua e do seu suplemento, o Boquinha. É o tipo de projeto que dá o suporte para que, quem é diariamente excluído da sociedade - por zilhões de motivos - tenha voz ativa e desenvolva uma auto-estima que permite a mudança, de si mesmo e, assim, da sociedade. Neste sentido, - eu acredito nisso - será feita a revolução.



Via Alma da Geral.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

VISÃO DE AMOS OZ

Durante o discurso de agradecimento pelo recebimento do renomado prêmio espanhol "Príncipe de Astúrias", um dos mais importantes autores israelenses da atualidade, Amos Oz, emitiu um polêmico conceito sobre a coexistência entre árabes e judeus: "Parte da tragédia árabe-judia é a incapacidade de muitos de nós, judeus e árabes, de imaginar-nos uns aos outros. De imaginar realmente os amores, os medos terríveis, a ira, os instintos. Demasiada hostilidade impera entre nós e muito pouca curiosidade. Os judeus e os árabes têm algo em comum: ambos sofreram no passado debaixo da pesada e violenta mão da Europa. Os árabes foram vítimas do imperialismo, do colonialismo, e da exploração e humilhação. Os judeus foram vítimas de perseguições, discriminação, expulsão e, no final, o assassinato de um terço do povo judeu.

Caberia supor que duas vítimas, e sobretudo duas vítimas de um mesmo perseguidor, desenvolveriam certa solidariedade entre elas. Desgraçadamente as coisas não são assim, nem nas novelas, nem na vida real. Pelo contrario, alguns dos conflitos mais terríveis são aqueles que se produzem entre duas vitimas de um mesmo perseguidor. Os dois filhos de um pai violento não tem porque amar-se necessariamente. Exatamente assim é a situação entre judeus e árabes no Oriente Médio: enquanto os árabes vêem nos israelenses novos cruzados, a nova reencarnação de uma Europa colonialista, muitos israelenses vêem nos árabes a nova personificação de nossos perseguidores do passado: os responsáveis pelos pogroms e os nazis".

Do Verdes Trigos.

Mandriva vai instalar Linux para usuários

A Mandriva Conectiva vai instalar e configurar distribuições Linux para usuários de PCs gratuitamente.

As instalações gratuitas fazem parte do evento “Install Fest”, que a distribuidora promove em todo o mundo no dia 17 de novembro. No Brasil, em função do feriado de 15 de novembro, o dia da instalação ocorrerá em 24 de novembro.

Quem quiser instalar uma distribuição Linux, deverá ir até um posto da Mandriva com o CPU de seu PC. No Brasil, a Mandriva manterá stands para instalar Linux em 16 cidades.

O evento acontecerá nas cidades de Santo André, Campinas e São José dos Campos (SP); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Manhuaçu (MG); Curitiba e Maringá (PR); Chapecó (SC); Porto Alegre (RS); Goiânia (GO); Campo Grande (MS); Manaus (AM); Belém (PA); Salvador (BA) e Recife (PE).

Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Mandriva (www.mandriva.com.br).



Do Plantão INFO.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Câmara cancela exposição com foto de Rogéria seminua

BRASÍLIA - A exposição "Heróis", que levou um pôster da atriz Rogéria seminua ao Salão Negro da Câmara dos Deputados, foi cancelada na noite desta quarta-feira. A imagem de Rogéria, que é homem, trajando camisa social, gravata, meias esportivas e tênis, com o órgão sexual escondido entre as pernas e os pêlos pubianos à mostra, provocou a ira da diretora de Relações Públicas da Casa, Sílvia Mergulhão. Ela argumentou que crianças transitam no local e seria inadequada a exibição da fotografia. A retratada Rogéria já havia anunciado o desejo de comparecer à Câmara nesta quinta-feira para prestigiar o trabalho do fotógrafo Luiz Garrido.
Links:
* O Globo
* Novo Jornal
* Terra

Meu comentário: então é isso que é a inaceitável "quebra de decoro parlamentar"?

TVs a cabo não poderão cobrar ponto extra

A Anatel vai proibir as operadoras de TV de cobrar pelo ponto extra de TV em domicílios.

Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, apresentaram, em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o novo regulamento da agência, que, segundo eles, deverá garantir direitos de consumidores de serviços de TV por assinatura.

“O ministério [das Comunicações] está formatando políticas públicas e estamos concentrando os esforços dos nossos técnicos para movimentar a Anatel para fazer o acompanhamento da regulamentação, que já está estabelecida”, afirmou Costa.

Pelo novo regulamento, as operadoras de TV por assinatura não poderão cobrar pelo ponto adicional em uma mesma residência; será permitida a cobrança pela instalação, mas não pela programação. O consumidor também deverá ser ressarcido em dobro no caso de cobranças indevidas e terá direito a saber, com antecedência, de reajustes no preço dos serviços.

As novas regras também prevêem o direito à suspensão da assinatura por 30 dias uma vez por ano, no período de férias, em que o consumidor não utilizaria a TV por assinatura.

Petrobras descobre reserva gigante de petróleo; ações disparam

A Petrobras descobriu uma enorme reserva de petróleo leve e de gás natural que pode chegar a 8 bilhões de barris, impulsionando fortemente suas ações na Bovespa e de seus parceiros no projeto, a BG Group e a Galp, em outras bolsas.

A estatal brasileira informou nesta quinta-feira que finalizou testes no campo de Tupi, na bacia de Santos, onde foi comprovada reserva recuperável de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás na camada pré-sal.

A Petrobras é operadora da área com 65 por cento do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25 por cento, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10 por cento.

O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.

"É uma descoberta gigante, sem sombra de dúvida. É aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador, a maior descoberta de petróleo brasileira até então", afirmou o consultor Caio Carvalhão, do Cambridge Energy Research Association, no Rio de Janeiro.

Detran



Do blog do Kayser.

Provedor erra ao identificar IP, e usuário fica preso 50 dias por engano

Lembra do projeto de lei que quer transformar os provedores em fiscais, xerifes e informantes obrigatórios da polícia?

A notícia de hoje do Terra sobre um usuário que ficou preso 50 dias por erro no provedor pode ajudar a antever os desafios e até possíveis conseqüências indesejados de colocar este tipo de responsabilidade nas mãos de organizações desta natureza.

O indiano Lakshmana Kailash K., 26 anos, morador da cidade de Bangalore, foi preso por 50 dias após um engano de seu provedor de acesso à Internet Airtel ao identificar o usuário de um determinado IP. Após tudo ser esclarecido, o provedor se limitou a declarar-se pesaroso com a "inconveniência", enquanto a polícia indiana se defendeu, dizendo que o provedor foi o culpado pelo erro, e que se Lakshmana quiser levar alguém aos tribunais, que leve os responsáveis.

Segundo o Terra, o provedor cedeu as informações do jovem após identificá-lo erroneamente como o responsável pela postagem em uma rede social na web de imagens de ofensas a uma figura histórica de lá.

Notícia do BR-Linux.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ONU recebe hoje manifesto contra 'extermínio' no Rio

Juízes, desembargadores, artistas e políticos do Rio lançaram ontem manifesto contra o que classificam de "políticas de extermínio" adotadas pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). O movimento é capitaneado pelo músico Marcelo Yuka, que ficou tetraplégico ao ser atingido por bala perdida. O documento foi assinado por 105 pessoas ou entidades e será entregue hoje ao observador da Organização das Nações Unidas (ONU) Philip Alston, relator para os crimes de execução sumária.

"Tem uma coisa construída no imaginário popular que justiça deve custar vidas. Viemos aqui dizer que esse pensamento não é hegemônico. Além das ações no Complexo do Alemão e na Favela da Coréia, começaram a surgir opiniões que beiram o fascismo, como a que associa o combate à violência ao aborto. A sociedade civil não concorda com esse pensamento", afirmou Yuka, no lançamento oficial.

Assinaram artistas como a atriz Letícia Sabatella, os músicos Jards Macalé, Gabriel, O Pensador, Beth Carvalho e Lobão, professores, sociólogos, advogados e políticos. "Repudiamos e denunciamos a política de segurança pública fundada no confronto militar e, sem apreciarmos aqui eventual direito à interrupção de gravidez indesejada, entendemos que o aborto não pode ser tido como instrumento de política demográfica, de saneamento ou de eugenia", diz um trecho.

Leite, capitalismo e percepção



Kayser

Hoje tem Saideira!

A Saideira agora tem blog: Encontro Saideira.

O Amadurecimento da Internet


Finalmente os primeiros sinais que a tecnologia está se tornando acessível e madura. E tomando linhas muito positivas.

Um artigo publicado no website da revista TIME (em inglês) mostra alguns indicadores de tráfego que indicam que o tráfego da internet tem se distanciando da pornografia e se aproximando das redes de relacionamento.


Esta notícia indica a maturidade da tecnologia. Assim como no tempo do vídeo-cassete, quando a pornografia tomou a dianteira do vídeo-em-casa antes dos demais filmes e vídeos, na internet aconteceu a mesma coisa.

Sabia-se que o volume total do tráfego de pornografia iria diminuir, e que isso iria ocorrer junto com a popularização e maturidade da tecnologia. Só não se sabia qual seria o principal uso. Aparentemente a dúvida já está sendo esclarecida.

O futuro da internet é a interação social. Basta olhar em torno, Web2.0, redes de relacionamento, MSN, Orkut, MySpace, Blogs e, mais recentemente, Facebook.

Termine de ler no Doses Diárias.

Macalão sem partido

Como eu havia dito antecipadamente, ZH fez uma matéria tentando resgatar o escândalo dos selos na Assembléia através de seus autores, e não citou o partido dos acusados e muito menos onde trabalhavam. Vamos ao que ZH não diz:
  • Ubirajara Amaral Macalão - filiado no PTB e brindado a altos cargos na Assembléia desde o tempo em que Zambiazi foi presidente (2001 e 2002);
  • Santa Izabel Paludo - filiada no PHS e cargo de confiança do palácio Piratini nomeada por Yeda;
  • Francisco Morelli - servidor da Assembléia ligado ao PMDB (sua esposa é filiada e dirigente, ex-CC da Assembléia);
  • Sérgio Jaeger - ex-assessor de Ônix Lorenzoni do DEMO.

Do Agente 65 via Animot.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

FRAUDE ELEVOU PREÇO DE CARTEIRAS DE MOTORISTAS

O delegado do Núcleo de Combate a Crimes Financeiros, Gustavo Schneider, disse hoje à tarde, durante coletiva de imprensa, que o núcleo que elaborou o esquema de fraudes no Detran tinha “bom trânsito junto a círculos decisórios”. As investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal, em conjunto com Polícia Federal, Receita e Tribunal de Contas da União, descobriram que a população do RS passou a pagar mais pelos exames teóricos e práticos para a habilitação de motoristas em virtude da fraude. O esquema funcionava através da subcontratação, pelo Detran, de empresas terceirizadas (via Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia, de Santa Maria), que passaram a fazer os exames. O MP e a PF não revelaram os nomes das empresas, dizendo apenas que duas são de Santa Maria. Ainda segundo Gustavo Schneider, essas empresas subcontratadas ilegalmente recebiam um valor mensal fixo e mais uma parcela variável, de acordo com o número de habilitações concedidas. A fundação universitária, segundo o delegado, distribuía o lucro para as empresas, utilizando inclusive malas para entregar o dinheiro, além de empréstimos de pessoas físicas para jurídicas.

Aquecimento global pode levar ao fim da globalizaçao, diz estudo

DEU NO BLUE BUS:

A escassez de recursos em consequência das mudanças climaticas pode ditar os termos das relaçoes internacionais nas proximas decadas, diz um estudo divulgado ontem pela Universidade George Washington. Indica que a globalizaçao pode acabar antes de 2040 por conta do isolamento dos países para poupar recursos e também em funçao do surgimento de conflitos envolvendo deslocamento de refugiados e elevaçao dos mares. Noticia da Reuters.

Quem exporta ditadura colhe tempestade



Este é o símbolo do partido que defende a divisão da Bélgica, com o norte - onde se fala holandês - dando origem a um novo país, que incluiria Bruxelas. O meu maior prazer ao escrever neste site é de interagir com tantos leitores de qualidade. Primeiro o Hans Bintje me ensinou a recuperar o gramado do fundo de casa. Agora, a partir do vídeo do estudante que foi preso por fazer uma pergunta 'fora do script', na Universidade da Flórida, ele escreveu:

"O vídeo do estudante preso ao fazer perguntas "inconvenientes" para John Kerry me rendeu uma caixa de garrafas de champagne.
Foi uma aposta macabra, feita ainda na década de noventa, depois de uma palestra do professor Renato Janine Ribeiro a respeito do livro "O processo civilizador", escrito por Norbert Elias.

Esse livro tem dois volumes, mas basta ler o primeiro para se ter uma boa noção da teoria. Os críticos dizem que Elias é otimista em relação ao processo civilizador, mas quem ler o livro com atenção vai perceber que o autor também previu os refluxos.

Afinal, "O processo civilizador" foi escrito na década de 30 e o autor não estava alheio aos eventos que aconteciam, a origem da matança da Segunda Guerra Mundial. A leitura de "O processo civilizador" fica ainda mais interessante se for feita em conjunto com outro livro, "O coração das trevas", de Joseph Conrad. A adaptação feita para o cinema, transposta para a Guerra do Vietnã por Coppola em "Apocalypse Now", é uma coreografia sanguinária, mas Conrad foi ainda mais fundo, indo até a origem das "trevas".

E a origem das trevas não estava nas selvas do Congo - a ação no livro de Conrad se passa na África - mas no coração de Bruxelas, capital da civilizada Bélgica. A História é irônica: décadas mais tarde, essa cidade iria se transformar na sede da União Européia. Será que isso é uma mera coincidência?

De lá partiam as ordens para um sistema de exploração colonial tão cruel que chegou a chocar os próprios ingleses, eles mesmos donos de um império "onde o Sol nunca se punha". Contudo, afora a opulência material da Bruxelas contemporânea, quase nada no povo belga faz lembrar esse passado tão sombrio. O Congo serviu como uma "válvula de escape" para os malucos do país - tanto para quem dava as ordens em Bruxelas, quanto para quem procurava executá-las na África.

Fechada essa válvula e outras tantas que ainda permitiam um mínimo de coesão social na Bélgica, o país está prestes a se desintegrar. Os problemas não foram resolvidos, agravaram-se e chegou-se no ponto de ruptura.


Tomara que seja pacífica.

A aposta macabra foi que, a medida em que os países que constituem o chamado "quintal" dos EUA fossem se democratizando, a política interna daquela nação iria se tornar cada vez mais autoritária. Na época, ninguém acreditou nisso, m...

Leia aqui o restante da matéria!
http://viomundo.globo.com

Angeli e os grandes negócios do nosso tempo...



Via Diário Gauche.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Crueldade

De 1 a 30 de setembro, mês sagrado do ramadã, as tropas de ocupação israelense assassinaram 35 palestinos, entre os quais cinco crianças e uma anciã; feriram 172;
realizaram 229 ataques; 720 incursões; detiveram e seqüestraram 414 palestinos, entre os quais dezenas de adolescente e mulheres; demoliram oito casas; invadiram 39 residências; realizaram 6 toques de recolher; promoveram 156 barreiras; 445 controles militares; cercaram as mesquitas de Nablus e Belém; fecharam a mesquita de Abraão em Hebron, além de diversas escolas; e confiscaram terras para a construção de novas bases militares.

Fico em dúvida sobre quem é mais cruel: se o governo israelense ou a mídia que oculta essas informações.

domingo, 4 de novembro de 2007

NORBERT ELIAS

"As regularidades da dinâmica social colocam o governante central e a máquina de administração numa situação curiosa, e ainda mais na medida em que ela e seus órgãos se tornam mais especializados. O governante central e seus auxiliares podem ter alcançado o topo da administração central como proponentes de uma formação social particular, ou podem ter sido recrutados principalmente em determinada classe da sociedade. Mas tão logo alguém atinge uma posição na máquina central e a ocupa por algum tempo, ela lhe impõe suas próprias regularidades. Em graus variáveis, distancia-o de todos os demais grupos e classes da sociedade, mesmo daqueles que o levaram ao poder e nos quais tem sua origem."

PARA LER MAIS DESSE TEXTO, CLIQUE NO TÍTULO.

Piada levada a sério: Venezuela é ameaça militar ao Brasil

O Partido da Mídia Golpista (PIG) não pára de fazer avançar a sua agenda política: crise aérea, crise na saúde, hecatombe econômica, prejuízo aos investimentos por causa da corrupção - federal, já que não existe corrupção municipal em São Paulo, nem estadual em Minas Gerais -, caso Renan Calheiros, CPMF, inchaço do Estado e agora a Venezuela.

É um jogo de desgaste, que obedece à estratégia política do PSDB. A cientista social Lucia Hipolyto fala na Globonews e no UOL. O geógrafo Demétrio Magnoli escreve no Estadão e em O Globo. O sociólogo Arnaldo Jabor fala no Jornal da Globo e tem a coluna distribuída Brasil afora. As agências Estado, Folha e O Globo municiam os artilheiros estaduais e municipais.

Até parece o período pré-eleitoral de 2006, quando as notícias econômicas que poderiam, indiretamente, beneficiar a reeleição de Lula, quase sumiram do noticiário da Globo. Marco Aurélio Mello, editor de economia e política, testemunhou: recebeu do Rio de Janeiro a instrução para "tirar o pé" das reportagens econômicas que sempre foram o forte da praça São Paulo.

A bola da vez é a Venezuela. Capa da Época em uma semana, capa da Veja na semana seguinte. É a criação de uma "ameaça externa" que tem duplo objetivo: desgastar Lula sempre que ele aparecer ao lado de Hugo Chávez, impedir a entrada da Venezuela no Mercosul e servir à política externa dos Estados Unidos, que buscam desesperadamente frear as reformas que ameaçam seus interesses de hegemonia no "quintal".

George W. Bush não é mais levado a sério em Washington, mas é levado a sério no Jardim Botânico. Ele articulou o isolamento do Irã mas tomou um roque maior de Vladimir Putin, o czar russo. Colocando os interesses da Rússia acima dos interesses dos Estados Unidos, Putin foi a Teerã e disse que já não se faz mais guerra na região do mar Cáspio. Deu a entender que a Rússia intervirá em caso de um ataque americano ao Irã. Esnucou Bush, já que Putin tem ao lado dele a China e a Índia, sedentos pelo petróleo iraniano. Teria sido por acaso que, sentindo a oportunidade, o pré-candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, prometeu um "ataque diplomático" à Teerã, sem descartar nem mesmo o reatamento de relações diplomáticas?

TEXTO DO AZENHA. LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO.

O Nobel de Al Gore

O Nobel da Paz concedido a Al Gore e ao Painel Internacional sobre Mudança Climática (IPCC) me interessa mais pela transformação na maneira de se pensar os temas de segurança do que pelo impacto à carreira do político americano.

Durante muito tempo, a segurança internacional foi analisada academicamente pelo prisma do poder militar. O que ameaçava um Estado era a capacidade de um exército inimigo derrotar suas tropas no campo de batalha. O Comitê do Nobel dava o prêmio da paz a quem evitava/encerrava guerras (Teddy Roosevelt, Woodrow Wilson, Carlos Lamas, Ralph Bunche) ou a instituições internacionais que desenvolviam trabalho na área de ajuda humanitária em conflitos (Cruz Vermelha, Anistia Internacional, ACNUR, Missões de Paz da ONU, Médicos sem Fronteiras).

O enfoque começou a mudar no ano 2006, quando o Nobel da Paz foi concedido ao criador do programa de microcrédito em Bangladesh, o economista Muhammad Yunus. O Comitê descobriu o que a reflexão acadêmica afirmava há mais de uma década: a paz é multidimensional e tem componentes relacionados ao bem-estar econômico, à conservação do meio ambiente e até ao modo como a identidade cultural é cultivada em cada comunidade. Na Teoria de Relações Internacionais, a maior contribuição para esse prisma múltiplo veio da Escola de Copenhague, em especial dos excelentes livros de Barry Buzan.
Continue lendo no blog Todos os Fogos o Fogo.