sábado, 2 de julho de 2011

Ibama flagra uso de aviões em desmatamento na Amazônia

O Ibama identificou uma área de floresta amazônica, do tamanho de 180 campos de futebol, destruída pela ação de herbicidas.
A terra, que pertence à União, fica ao sul do município amazonense de Canutama, na divisa com Rondônia. O responsável pelo crime ambiental ainda não foi identificado pelo órgão.
Em sobrevoo de duas horas de helicóptero, na segunda semana de junho, analistas do Ibama observaram milhares de árvores em pé, mas desfolhadas e esbranquiçadas pela ação do veneno.
Encontraram também vestígios de extração de madeira por motosserras e queimadas, práticas usadas para limpar o terreno. Especialistas dizem que os agrotóxicos, pulverizados de avião sobre as florestas nativas, matam as árvores de imediato, contaminam solo, lençóis freáticos, animais e pessoas.

Continue lendo na Folha.com

Vende-se o Partenon

Uma foto de Billy the Kid, tirada nos anos 80 do século XIX, a única existente do bandido cinematográfico, foi leiloada dias atrás nos Estados Unidos e arrematada por mais de 1 milhão de dólares. Pergunto aos meus botões quanto valeria o Partenon, ou um arquipélago do Mar Egeu. Inimaginável, respondem. Até um certo ponto, digo eu.

À deriva de uma Europa assolada pela crise econômica e financeira, à custa de um buraco negro, abismo vertiginoso de mais de 600 bilhões de euros, para cobri-lo a Grécia anuncia o propósito de pôr em leilão o seu inestimável patrimônio artístico e natural. Daí a lógica da pergunta acima. Poderia, porém, dirigir muitas outras ao Oráculo de Delfos. Que diria Homero? Ou, ao se falar no Egeu, o seu herói mais humano, o Odisseu? Ou a poetisa Safo, ou outro que versejava, Teócrito, a pressagiar Caymmi, escrevia “deixa que o mar azul quebre sobre a praia, mais doce a seu lado transcorrerei a noite”?

Continue lendo o editorial de Mino Carta na CartaCapital.

O câncer de Chávez

Pondo fim a quase um mês de boatos e especulações, o presidente da Venezuela anunciou que está com câncer. A doença foi diagnosticada quando Hugo Chávez foi operado de emergência em Cuba, após se sentir mal em uma viagem ao exterior. A doença coloca em dúvida a capacidade de Chávez em concorrer à reeleição em 2012 e abre dúvidas sobre o futuro político de seu movimento, extremamente centrado em sua liderança pessoal.


Confira a análise no blog Todos os Fogos o Fogo

Especialistas descobrem rede 'indestrutível' de 'computadores zumbis'

A rede "botnet" - termo que define uma série de computadores infectados e controlados remotamente por meio de um vírus - conhecida como TDL tem como alvo as máquinas que usam o sistema operacional Windows e é muito difícil de ser detectada e fechada.
O código que sequestra os computadores para o uso nessa rede se esconde em locais em que os programas de segurança raramente fazem buscas. Além disso, a rede é controlada com um sistema de criptografia criado exclusivamente para ela.
Cerca de 4,5 milhões de computadores foram infectados por esta rede "botnet" nos últimos três meses, depois do surgimento de uma quarta versão do vírus TDL. 

Vejam mais detalhes em DEFESA.NET

Justiça condena revista Veja por associar islâmicos com terrorismo

A juíza Cláudia Maria Pereira Ravacci, da 35ª Vara Cível de São Paulo, condenou a revista Veja e a Editora Abril, pela reportagem "A rede do terror no Brasil", publicada no dia 6 de abril deste ano. A ação, movida pela União Nacional das Entidades Islâmicas, pediu direito de resposta. A decisão é desta quinta-feira (30/6).

A revista afirma na reportagem ter tido acesso a documentos da CIA (agência de inteligência norte-americana), FBI (polícia federal norte-americana), Interpol (polícia internacional) e Polícia Federal que mostravam supostos extremistas islâmicos no Brasil. A publicação diz ainda, que essas pessoas citadas usavam o país como base de operações e aliciavam militantes.

Continue lendo no Opera Mundi

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Acusações sexuais contra Strauss-Kahn podem desmoronar

NOVA YORK/PARIS (Reuters) - O caso contra o ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn, acusado de assediar sexualmente uma camareira de hotel, estava perto de se desmoronar nesta sexta-feira, disseram fontes próximas ao assunto, em uma reviravolta dramática que poderá agitar novamente a política francesa.

Chegamos ao "beco sem saída" do capitalismo

O parlamento grego decidiu capitular ante o capital financeiro e aceitar as políticas financeiras destrutivas que, citando Michael Hudson(1), constituem a versão estilo século 21 de um ataque militar direto. Os banqueiros estão se apropriando de um lucro fabuloso usando o "martelo da dívida", para conseguir assim o botim permitido nas antigas guerras: privatização dos bens públicos nos termos mais favoráveis para os financiadores.


A notícia de que o Parlamento grego capitularea ante o Banco Central Europeu, o FMI e o mundo das finanças foi recebida muito bem no mundo financeiro e nas bolsas, demonstrando que os credores, grandes bancos alemães e franceses, ganharam uma importante batalha ainda que tenham destruído por muitos anos um mercado e uma economia. Reação lógica, como quando há umas duas décadas o valor na bolsa de uma empresa subia no momento em que anunciava a demissão de centenas ou milhares ou encerramento de uma de suas fábricas e a eliminação por certo tempo de centenas de milhares de consumidores do mercado, ou que fora comprada por um fundo privado de investimentos para ser despedaçada, eliminar grande parte dos trabalhadores e ser vendida em "partes" aos especuladores, e assim sucessivamente, retornando à crença medieval de que uma sangria cura e fortifica, quando na realidade mata.

Vejam o texto completo (castelhano) em AMERICA LATINA EM MOVIMENTO

Os EEUU entregarão o político asilado em Miami, procurado pela Interpol, responsável por fraude de milhões na Bolívia?

ABI – Manfred Reyes Villa, ex-prefeito e administrador regional de Cochabamba, além de candidato a Presidência, hoje residente nos Estados Unidos, tem oito processos pendentes ante a justiça boliviana e deve responder por dano econômico ao Estado de pelo menos 11,4 milhões de dólares. 


De acordo com um informe do governo de Cochabamba sobre as causas contra êle nos meios judiciais, os processos são principalmente por falsidade material e ideológica, uso indevido de influencias, falsificação, não cumprimento de deveres e conduta anti-econômica. Outros delitos são malversação, resoluções contrárias à Constituição e às leis e haver assinado contratos lesivos ao Estado.

Vejam mais detalhes (em castelhano) em CONTRAINJERENCIA

Jurista denuncia que os cinco cubanos presos nos EEUU tem sido vítimas de tortura desde sua detenção

CONTRAINJERENCIA – Os cinco cubanos presos pelo FBI de Miami, em 1998, por se infiltrar em grupos terroristas cubano-americanos, tem sido vítimas de tortura desde o momento em que foram detidos, afirmou em Havana a doutora Nuris Piñeiro Sierra, integrante da equipe de advogados de apoio a suas familias. 


A detenção dos cubanos - Gerado Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González - ocorreu em 12 de setembro de 1998 e seu processo esteve salpicado de manipulações de testemunhas, pressão da máfia cubana-americana de Miami aplicação de uma montagem midiática para mostrar os cinco, declarados heróis pelo governo cubano, como delinquentes.

Vejam mais detalhes (em castelhano) em CONTRAINJERENCIA

A “Operación Jaque” que libertou Ingrid Betancourt e três mercenários ianques foi um suborno vulgar

César Jerez
Rebelión

Assim se desprende do documento que será estreado esta semana no Equador, afirma-se no audiovisual que a Colômbia negociou a libertação de Ingrid Betancourt, "pela qual dois guerrilheiros das FARC pediram 100 milhões de dólares", segundo Gonzalo Guillén, realizador do documentário.

"Comunicamos à opinião pública nacional e internacional o seguinte: Em uma operação especial de inteligência planejada e executada por nossa inteligência militar foram resgatados sãos e salvos 15 dos sequestrados que se encontravam em mãos das FARC. Entre os sequestrados resgatados se encontram Ingrid Betancourt, três cidadãos ianques, e 11 membros de nossa Força Pública". Assim iniciava o comunicado do exército colombiamo que se responsabilizava pela mais propagandeada operação militar na história da guerra colombiana.

A libertação de Betancourt, que esteve em poder da guerrilha durante mais de seis anos, e dos demais reféns ocorreu em 2 de julho de 2008 e, na época o executivo colombiano afirmara que havia sido uma operação estritamente militar e na qual nenhum país estrangeiro havia participado. "Foram resgatados em uma operação onde conseguiu-se a primeira infiltração nas FARC, comandada por "César", o mesmo grupo das FARC que tinha mantido durante os últimos anos um grupo numeroso de sequestrados em seu poder", manifestou o exército"

Vejam o texto original (castelhano) em REBELION.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Filha de Che teme que reformas afetem consciência social em Cuba

A sra. não acha que isso se conflita com o princípio socialista?
Não. Isso não tem nenhum tipo de problema com os princípios socialistas. A questão não está em vender a tua casa ou o teu carro ou trocá-lo. Isso me parece que é muito bom que possamos fazê-lo livremente, sem nenhum tipo de trava. A questão está em que agora há trabalhadores por conta própria. Esses trabalhadores vão buscar o seu benefício pessoal. O meu temor pessoal como cidadã a pé eu não tenho nada a ver com a direção do governo cubano; sou uma médica cubana meu temor é que as pessoas que comecem a trabalhar para si mesmas percam um pouco a questão social, a consciência social. Vivendo numa sociedade socialista, nós trabalhamos para um povo. Quando tu começas a trabalhar para o teu bolso, para o teu bem estar pessoal, temos o risco de perder essa conexão social que mantivemos por toda a vida. Essa é a minha preocupação pessoal. O Estado socialista e segue sendo socialista porque não há privatização nos grandes meios de produção. Isso não se tocou e não se vai tocar. O povo cubano segue sendo dono de tudo o que se produz no país. Podes ser dono do que tu fazes em tua casa, um restaurante, um salão de beleza, serviços. Mas os grandes meios de produção, tudo está com o Estado, que, portanto, é do povo. Nesse sentido não há nenhum tipo de mudança.


Confira a interessante entrevista de Aleida Guevara à Folha.com

A alienação da classe média de esquerda nas críticas ao PNBL

Quem da classe média de esquerda se habilita a desligar sua banda larga PRIVADA à espera de uma conexão estatal, em protesto, para exigir uma banda larga provida apenas pela Telebrás?
Refiro-me a esperar até que a Telebrás chegue a seu domicílio, esperando pelos trâmites no Orçamento da União, aprovação no Congresso, licitações e embargos na justiça, concursos para contração de pessoal na estatal, aumentos de capital e assembléia de acionistas de uma empresa estatal que tem ações em bolsa de valores, etc.
Acho que ninguém que já tem banda-larga PRIVADA está disposto a ficar sem, enquanto isso.
Pois esta mesma classe média de esquerda (que já tem a banda larga privada), está se comportando como alienada em suas críticas, querendo negar ao pobre o que ela já tem e usa. Para o pobre, que no Brasil sempre “tinha que esperar”, ter uma opção agora e já de banda-larga de 1Mbit a R$ 29,80 (ou R$ 35,00 com ICMS) resolve seu problema imediato.

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO BRASIL

DANIEL PAZ & RUDY

quarta-feira, 29 de junho de 2011

MOMENTO DECISIVO PARA TODOS E EM ESPECIAL PARA AQUELES QUE SUPÕE UM IMPEDIMENTO PARA A VONTADE DO POVO

Exigimos a todos os altos comandos da polícia e em especial a seus subordinados que por uma vez respeitem a vontade do povo e a soberania popular prevista na Constituição.
Advertimo-lhes que não se atrevam a cumprir as ordens ilegais de um governo deposto que tem ultrajado a Constituição grega e que entregou as chaves do país ao FMI, ao Banco Central Europeu e ao sistema bancário e financeiro internacional.
Que em nenhum caso se lhes ocorra tentar impedir que o povo proteja sua Constituição, como prevê seu artigo final, e evite a venda do país.
Do contrário, todo funcionário da polícia deverá assumir pessoalmente a responsabilidde de seus atos, exatamente igual seus superiores políticos, que tem entregado o país a poderes fáticos estrangeiros recorrendo a contratos de empréstimos, memorandos e pacotes de cortes sociais. Supõe-se que esta seja uma última oportunidade importante para a polícia e seus membros, e esperamos que operem de acordo com sua consciência e se ponham ao lado do povo.

Assembléia Popular da Praça de Sintagma 23 de junho de 2011



Visto em REAL-DEMOCRACY e ALASBARRICADAS.ORG

Libia, Viagra e a propaganda de guerra

Tanto Anistía Internacional como Human Rights Watch tem investigado a denúncia e não tem encontrado provas

A embaixadora dos EEUU na ONU acusou o governo líbio de estar fornecendo Viagra a seus soldados para realizar violações. Ela o fez em uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança. Se o tema não fosse tão sério, daria para algumas anedotas (más). Na história da guerra, os soldados são geralmente jovens e eles não precisam de ajuda química para cometer esses atos.

Pelo menos, Susan Rice não fez como Colin Powell antes da invasão do Iraque. Não mostrou nem uma gravura e nem um pote de Viagra para sustentar suas afirmações. Se tivesse feito daria uma boa foto.

Antes dessa intervenção, e também depois, muitos meios de comunicação incluiram em suas informações essa denúncia. Desgraçadamente, cabe supor que tenha ocorrido violações, mas é algo muito diferente saber que tenham sido feitas de forma deliberada como parte de uma estratégia de guerra.

A denúncia concreta apareceu pela primeira vez numa entrevista a Al Jazeera com um médico. Não nenhuma prova que a sustentasse.

Tanto a Anistia Internacional como a Human Rights Watch tem feito investigações desta denúnicas e não tem encontrado provas. Suspeitam com razão que muitas delas procedem dos rebeldes, muito interessados em forçar a intervenção da OTAN a seu favor sem a qual não tinham muitas possibilidades de derrotar as tropas do governo.

Vejam o texto original (castelhano) em GUERRA ETERNA ou uma tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

terça-feira, 28 de junho de 2011

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

O Brasil tem o carro mais caro do mundo. Por quê? Os principais argumentos das montadoras para justificar o alto preço do automóvel vendido no Brasil são a alta carga tributária e a baixa escala de produção. Outro vilão seria o “alto valor da mão de obra”, mas os fabricantes não revelam quanto os salários – e os benefícios sociais - representam no preço final do carro. Muito menos os custos de produção, um segredo protegido por lei.


Continue lendo no blog O Mundo em Movimento

Serra e Barjas Negri tem que explicar: Com quem ficou a propina das ambulâncias em 2002?

Não é possível que, ao requentar o escândalo dos chamados aloprados, a imprensa, inclusive a TV Record,  deixará continuar abafado um dos maiores mistérios mal contados:

Com quem ficou a propina de 6% para liberar pagamentos dos sanguessugas no Ministério da Saúde, quando o atual prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB/SP) era o ministro, sucessor de José Serra (PSDB/SP) no ministério?

Está tudo lá no relatório final da CPI dos Sanguessugas, a partir da página 59:



Na página 61 a 68 o esquema de corrupção é detalhado:



Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

A ETERNA PARADA DOS SEM NOÇÃO

Hoje é Dia Mundial do Orgulho LGBTTT. Parabéns, pessoal! (o título do post não tem a ver com a Parada Gay!). Tem que se orgulhar mesmo de ser o que é, apesar de o que somos (lésbicas, gays, transexuais, mulheres, negros, gordos, ateus, pessoas com necessidades especiais etc) ser constantemente massacrado pela sociedade através de violência, discursos de ódio, religiões, piadinhas, falta de representatividade, preconceitos, insultos, e até leis contra nós. Apesar do dia 28 de junho ser dedicado ao orgulho LGBT, faço questão de escrever no plural. Todas as minorias são discriminadas. Ao invés de competirmos numa espécie de Olimpíada da Opressão para ver quem sofre mais preconceito, temos mais é que nos unir. E mais: precisamos ter orgulho de estar na companhia de outras minorias igualmente aguerridas. Tod@s nós lutamos por um mundo melhor, livre de preconceitos. 

Vejam o texto completo no blog ESCREVA LOLA ESCREVA

Carta do vice-prefeito Demétrio Vilagra aos militantes do PT, aberta à população

Companheiros e companheiras,

Escrevo esta carta para falar das denúncias apresentadas pelo Ministério Público me envolvendo, denúncias estas que desde já deixo claro não terem procedência: sou uma pessoa íntegra e nunca me envolvi em nenhum ilícito em toda minha carreira profissional e política. Ainda assim, não tem sido um período fácil. Se as acusações deixaram a todos vocês perplexos, saibam que comigo foi idêntico.


Vejam a carta no site DEMÉTRIO VILAGRA

2 anos de golpe - Jornada Continental de Solidaridad con Honduras - AO VIVO!

Transmissão ao vivo as 20h direto do Comitê Latino Americano

Watch live streaming video from catarsetv at livestream.com


Comitê Latino Americano
Rua Vieira de Castro, 133
comitelatinoamericano.blogspot.com

Os arquivos da ditadura que os militares brasileiros querem ocultar

Documentos da ditadura militar brasileira, obtidos pelo jornal Página/12, trazem detalhes inéditos dos arquivos que a presidenta Dilma Rousseff quer tornar públicos. Militares resistem à divulgação desses arquivos. Matéria publicada neste domingo no jornal argentino traz informações sobre atuação de Azeredo da Silveira, chanceler do general Geisel, que antes de assumir o Itamaraty comandou a embaixada na Argentina, onde teria sido um "pioneiro do terrorismo de Estado regionalizado". Da leitura de centenas de papéis em poder do Página/12 fica claro que os contatos eram frequentes, e grande a afinidade dos militares brasileiros com os golpistas de 1976 na Argentina. A reportagem é de Dario Pignotti.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

A boneca

Quando cruzou o povoado, o soldado Carpenter ia na escotilha superior de seu carro de combate.
Viu uns meninos jogando bolas de gude, para os quais um comboio de guerra já não era uma novidade.
Sozinha, uma menina que abraçava uma esfarrapada boneca levantou o braço para saudar Carpenter.
Dois dias depois, obrigados a retroceder devido a uma mudança de estratégia, voltaram a cruzar aquele povoado já convertido em escombros.
Carpenter deteve seu veículo uns instantes, saiu pela escotilha superior e observou como um cão mordiscava uma boneca manchada de sangue.


Visto no blog BARATARIA e em TORTUGA-Grupo Antimilitarista

Brasileiros ratificam solidariedade à Revolução cubana (+Fotos)

Por Alejandro Gómez/ Prensa Latina 


Os mais de 500 assistentes na Convenção de Solidariedade a Cuba no Brasil reafirmaram em são Paulo seu respaldo à Revolução e expressaram seu compromisso para incrementar as ações a favor da ilha caribenha.

A Carta de São Paulo, documento que serve de declaração final do encontro realizado no Memorial da América Latina, uma das mais belas obras do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, exalta o crescimento da solidariedade a Cuba nesse imenso país sul-americano.

“Sem dúvida, diante das ameaças dos Estados Unidos, os que apoiam a Revolução cubana devem estar cada vez mais organizados em sua defesa e para isso nossas campanhas de informações, manifestações parlamentares e nas ruas necessitam avançar", diz o texto.


 Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Totalmente surrealista, próprio de mentes enfermas: uma anciã foi obrigada a tirar suas fraldas numa alfandega nos EEUU.

Parece uma histórioa de terror, mas ocorreu de verdade num aeroporto da Flórida. Segundo informa o Flórida Daily News os agentes da aduana do aeroporto, encarregados da segurança no embarque para os aviões, obrigaram uma mulher de 95 anos, em cadeira de rodas, enferma de leucemia em fase terminal, com um peso menor que que 50 kg, que tirasse suas fraldas para adultos para que pudesse ser revistada adequadamente.

As cadeiras de rodas são sempre inspecionadas para certificar-se se levam explosivos e seus proprietários são revistados individualmente, assegura o diário um porta-voz da TSA, a polícia aduaneira nos EEUU. A anciã foi inspecionada inicialmente em um cubículo, para finalmente ser levada para um local privado para poder ser realizada uma busca mais extensa, descreve a filha da anciã.

Depois de um tempo, o pessoal da segurança pediu à filha que sua mãe tirasse as fraldas, já que constituia um obstáculo na inspeção. Depois da surpresa inicial, a mulher tirou as fraldas da  anciã, mas pediu para escrever uma denúncia, já que não outras fraldas e todo o processo demorou quase uma hora.                               

A TSA assegura que em suas inspeções não faz distinção entre uns passageiros e outros, que trata igualmente a todos, algo que também tem confirmado o escritório de Segurança Nacional.

Vejam o texto original em KAOSENLARED.NET

União Africana: resolução da ONU "não autoriza mudança de regime ou assassinato político" de Khadafi

PRETÓRIA, 26 de junho.- A resolução da ONU sobre a Líbia, utilizada pela OTAN para justificar seus bombardeiros sobre o país, "não autoriza a mudança de regime ou o assassinato político" do líder Muammar al Khadafi, advertiu hoje o presidente sul-africano, Jacob Zuma, em uma reunião de mediadores da União Africana, segundo AFP.

"A finalidade da resolução 1973 era proteger o povo líbio e facilitar as ajudas humanitárias", "não era autorizar a mudança de regime ou o assassinato politico de Khadafi", disse o mandatário anfitrião do encontro do Comitê encarregado do tema líbio, cujos resultados serão apresentados no próximo encontro da organização continental, previsto para os dias 30 de junho e 1º de julho em Malabo, Guiné Equatorial. 

Vejam o texto original (castelhano) em CONTRAINJERENCIA e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

As crianças pagam o preço final do legado envenenado da guerra do Iraque

CARTA DE BASSORÁ: Os efeitos do urânio empobrecido podem ser vistos entre os jovens nos hospitais da cidade, onde os clínicos estão convencidos da sua ligação com o cancro e as deformidades.
Os arejados corredores, claros e modernos do novo hospital Laura Bush (!...) para crianças com cancro, de 101 camas e que orçou em 166 milhões dólares (116 m euros), estão a uma curta distância da maternidade Ibn Ghazwan pintada a cores mas envelhecida e do hospital pediátrico da cidade de Bassorá a sul do Iraque.
Eles dão um contraste invulgar à paisagem urbana castanha acinzentada, cujo ar poeirento e cheio de fumos atingirá este verão os 60 graus e é um dos mais poluídos do mundo.


Vejam mais detalhes em TribunalIraque.info

Jornada Continental de Solidariedade com Honduras

28 de junio, martes, en el Comité Latino Americano

19h: documentário Honduras - Semillas de Libertad
a partir das 20h: apresentação musical e debate

Entrada libre!

Esta atividade será transmitida a partir das 20h - horário oficial do Brasil - via internet através dos bogs do Comite Latino Americano e do Coletivo Catarse.

Importante: o bar do Comitê abrirá somente após o término das atividades.

Comitê Latino Americano
Rua Vieira de Castro, 133 (quase esquina com Venâncio Aires)
(51) 3207.8733 - 8470.7377
Porto Alegre - RS/Brasil
comitelatinoamericano.blogspot.com

Nó no cérebro

Instituição escolhe as melhores ilusões de ótica criadas no ano passado. Imagens mostram que não se deve acreditar em tudo que vê. 

A imagem aí de cima é daquelas que confundem o cérebro. Confunde mesmo, pois é uma ilusão de ótica. A imensa maioria das pessoas vê de cara um rosto desfocado no centro. Mas é possível notar, com bastante atenção, outra imagem: dois rostos – de um homem e de uma mulher – próximos, pré-beijo.
Essa imagem está entre as dez escolhidas pelo concurso anual de ilusão de ótica promovido pela The Neural Correlate Society, instituição que divulga iniciativas de divulgação da neurociência.
As outras ilusões do ranking tendem a brincar com cores e movimentos de desenhos, como pontos ou traços coloridos. A ideia central é mostrar que o nosso cérebro, diante de determinadas imagens, pode ser 'enganado', induzido a ver o que nem sempre é 'a verdade' das figuras expostas.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE

domingo, 26 de junho de 2011

Bombardeio da OTAN sôbre a Líbia deixa saldo de 15 mortos

Um bombardeio da OTAN sobre a cidade de Brega, na Líbia, causou 15 mortos em alguns "locais civis", segundo a televisão estatal, apesar da negação da aliança atlântica. Segundo a fonte, mais de 15 pessoas morreram e pelo menos 20 foram feridas no bombardeio, que golpeou a cidade petroleira em "locais civis".

A Organização para o Tratado do Atlântico Norte (OTAN) negou a morte de civis no bombardeio em Brega e afirmou haver apontado "objetivos militares". "Foram objetivos alguns edifícios em uma área abandonada de Brega", sublinha a OTAN, sustentando que "foram impactados alvos militares legítimos". "Tivemos tempo para observar a zona e estar seguros" das consequências das operações asseverou um porta-voz da aliança, que ainda afirmou que por essas ações foi posto em prática "um plano meticuloso".

Segundo a televisão estatal, no raid aéreo "a coalisão atlântica cruzada colonialista bombardeou locais civis, entre eles um restaurante e um forno (onde os habitantes assam seus pães), causando 15 mártires e mais de 20 feridos entre os clientes que frequentavam este lugares". A agência oficial líbia Jana precisou além do bombardeio de hoje, que se registraram outras cinco mortes civis em ataques aéreos nesta sexta-feira.


(Con información de ANSA) 


Visto em CUBADEBATE


Começa no Brasil ciclo de debates sobre a realidade cubana (+fotos e vídeos)

Por Alejandro Gómez/ Prensa Latina

A atualização do sistema socialista, o caso dos cinco anti-terroristas e a campanha midiática contra Cuba centraram o início de um ciclo de debates no Brasil para divulgar a realidade cubana. 

Organizada pelas fundações Mauricio Grabois, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores (PT), o intercâmbio de critérios se efetuou no Clube Homs, de São Paulo, capital do estado brasileiro de igual nome.

No painel estiveam pela parte cubana Zuleika Romay, presidenta do Instituto Cubano do Livro, Magali Llort, deputada e mãe de Fernando González, um dos cinco cubanos lutadores contra o terrorismo presos injustamente nos Estados Unidos, e a jornalista Rosa Miriam Elizalde, do site Cubadebate.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Não é a Grécia. É o capitalismo, estúpido!

Atilio A. Boron
Rebelión


As mídias, as consultorias, os economistas, os bancos de investimentos, os presidentes dos bancos centrais, os ministros de fazenda, os governantes não fazem outra coisa que falar da "crise grega". Ante tal vozerio mal intencionado é oportuno parafrasear um exemplo da campanha de Bill Clinton para dizer e insistir que a crise é do capitalismo, não da Grécia. Que este país é um dos elos mais débeis da cadeia imperialista e que é por causa dele que alí ocorre a eclosão das contradições que o está corroendo irremissivelmente. 

Vejam o texto original (castelhano) em REBELIÓN.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION