sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pesquisa 'sinistra' do Datafolha testa popularidade da volta da ditadura

Pouca gente viu, quase ninguém comentou. No feriado de 1º de maio, o instituto de pesquisa Datafolha, dos mesmos donos do jornalão Folha de S.Paulo, divulgou uma pesquisa restrita à capital paulista para conferir se os paulistanos apoiariam a implementação de uma ditadura no Brasil. 

Na pesquisa sinistra – para dizer o mínimo –, os números estimulados foram:
- 53% dos entrevistados disseram concordar com a afirmação: "democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo". 

- 19% escolheram: "em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático". 

- 20% escolheram: "tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura".
Os 8% restantes se dividem entre quem se declarou explicitamente favorável a uma ditadura e os que responderam "não sei". 

A notícia saiu sob o título “Apoio ao regime democrático tem ligeira queda” e tem viés de pregação antidemocrática. Isso porque, segundo a publicação, houve oscilação nos números em relação a 10 anos, quando 57% dos entrevistados responderam "democracia sempre" e os que responderam "depende das circunstâncias" foram 16%.  

Vejam mais BRASIL ATUAL

Cenário político: o precedente perigoso aberto pelo ministro Gilmar Mendes

Maria Inês Nassif, JornalGGN
“Os acontecimentos das últimas semanas mostram o preço que está sendo cobrado à democracia brasileira pelo ativismo político do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo um ministro com o perfil de Gilmar Mendes teria pensado duas vezes para interferir na tramitação de um projeto de lei em tramitação no Legislativo, ainda mais por meio de um ato de decisão pessoal (o chamado ato monocrático), se não tivesse confiança de que esses últimos 10 anos hipertrofiaram o Judiciário e deram àquele o respaldo de setores poderosos da sociedade para arriscar por mares nunca antes navegados na democracia brasileira. Nunca antes uma intenção de lei foi vista como risco à Constituição por nenhum ministro do Supremo – e talvez também nunca um partido político com representação no Legislativo tenha ido tão longe para supostamente fazer valer o direito de uma minoria, ao entrar com um mandado de segurança contra uma decisão ainda em exame no Congresso.
 
Vejam mais no blog BRASIL! BRASIL!

Gilmar Mendes assume o comando da “nova oposição”

Já que as pesquisas e as urnas não têm sido generosas com as velhas siglas para apear o PT do poder, começa-se a armar uma "nova oposição" extrapartidária.

É verdade que o esquema pouco tem de novo, já que há tempos vem atuando de forma organizada este aparato jurídico-midiático-financeiro armado pelos antigos donos  do poder, mas agora já nem se procura disfarçar mais o que antes se tramava no aconchego dos gabinetes fechados e nas colunas dos seus porta-vozes. Nova é apenas a ousadia dos seus mentores e o surrealismo da situação. 

E  quem surge como comandante em chefe deste movimento que agora faz questão de mostrar a sua cara e a sua força? É um ministro do Supremo Tribunal Federal, o ex-advogado-geral  da União Gilmar Mendes, nomeado para o cargo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se notabilizou por dar dois "habeas-corpus" a Daniel Dantas e a permitir a  fuga do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado 58 mulheres.. 

Vejam mais em BALAIO DO KOTSCHO

Afegão mata filha em público para lavar a honra da família


Diante de 300 pessoas, um afegão matou em abril passado sua própria filha com um fuzil kalashnikov para lavar a honra da família porque a moça havia fugido com um primo.
Mais de onze anos após a queda do regime dos talibãs, famoso pelas execuções públicas de mulheres, e do início da intervenção ocidental, este novo caso de "crime de honra" no Afeganistão provoca uma enorme indignação, sobretudo porque até o momento ninguém foi detido.

Confira no Terra.

EUA fabricam bomba capaz de destruir usina nuclear iraniana


O Pentágono fez um novo modelo de sua bomba convencional mais potente, capaz de penetrar em instalações fortificadas, o que permitiria destruir a super segura usina nuclear de Fordo, no Irã, informou nesta sexta-feira o The Wall Street Journal.
De acordo com a publicação, o Pentágono modificou os detonadores da bomba chamada Munição Penetrante em Masse (MOP, por sua sigla em inglês), de mais de 13 toneladas, para maximizar seu alcance. Além disso, o sistema de orientação do armamento foi melhorado.

Confira no Terra.

Sindicalista José Ibrahim morre aos 66 anos em SP


O sindicalista José Ibrahim, 66, foi encontrado morto ontem em seu apartamento, em São Paulo. Até a conclusão desta edição, a causa da morte não havia sido confirmada.

Em 1968, como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, ele liderou a Greve da Cobrasma, primeiro movimento operário de grande repercussão contra a ditadura militar (1964-1985).


Reportagem da Folha de São Paulo, disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul.

União Europeia prevê crise ainda pior em 2013


A economia da zona do euro contrairá mais do que o esperado este ano e os déficits orçamentários cairão mais lentamente, informou nesta sexta-feira (3) a Comissão Europeia, ao divulgar previsões para os próximos dois anos.

Confira no UOL Economia.

Caçadores matam os últimos 15 rinocerontes de Moçambique

Os rinocerontes estão oficialmente extintos do território de Moçambique, na África. Os últimos 15 animais que viviam no Parque Great Limpopo, que fica na fronteira com a África do Sul e o Zimbábue, foram encontrados mortos no mês passado – em 2002, a área de conservação ambiental tinha uma população de 300 rinocerontes.


Confira na UOL Notícias.

Comissão da Verdade no Rio ouvirá famílias de militares perseguidos na ditadura


A Comissão Nacional da Verdade, em parceria com a comissão estadual no Rio de Janeiro, fará uma audiência pública no próximo sábado (4), na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), para ouvir depoimentos de militares que foram perseguidos pela ditadura militar brasileira. Familiares das vítimas também serão ouvidos.
Segundo a comissão, na audiência, militares vítimas da repressão relatarão as perseguições que sofreram por atuarem na resistência ao regime ou em movimentos nacionalistas em defesa da legalidade quando da crise gerada pela renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961.

Confira no UOL Notícias.

Comissão da Verdade decide exumar o corpo do ex-presidente João Goulart

O corpo do ex-presidente João Goulart, morto em 1976, será exumado, por decisão da Comissão Nacional da Verdade e do MPF-RS (Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul). 

A despeito da versão oficial da morte de Goulart, por ataque cardíaco durante exílio na Argentina após ser deposto pelo golpe de 1964, a família do ex-presidente acreditaque ele possa ter sido envenenado. O corpo de João Goulart está enterrado no cemitério de São Borja, no Rio Grande do Sul.


Mais no UOL Notícias.

Record demite e manda retirar funcionário do estúdio

.
.

Funcionários da TV Record no Recnov, complexo de estúdios da emissora no Rio de Janeiro, classificaram como "dia terrível" a última quinta-feira (2), quando inicialmente 114 pessoas foram demitidas dos seus mais diferentes setores.


Confira na coluna de Flávio Ricco.

Número de mortos por desabamento em Bangladesh supera 500

O número de mortos pelo desabamento de um edifício que abrigava fábricas têxteis em Bangladesh há uma semana superou nesta sexta-feira as 500 pessoas, depois que dezenas de corpos foram retirados da montanha de escombros, informou o exército local. "O número total de mortos agora é de 501 pessoas", disse o tenente Mir Rabbi, da sala de controle do exército que coordena as operações de resgate.


Leia no Correio do Povo.

Uma imagem mente mais do que mil palavras


Dizem que uma imagem pode ser mais explícita que qualquer texto que se publique sobre um fato qualquer. Sim, é certo. Mas isso só vale se a imagem é verídica, se ela retrata um fato real. Editor da BBC relata como muitos dos seguidores da página da agência britânica no Facebook compartilharam (e cobraram a publicação) fotos de urnas de votação sendo queimadas que comprovariam a fraude eleitoral na Venezuela. Descobriu-se, porém, que tais fotos eram de eleições anteriores.

Tucanos de armas na mão. Contra o Estado brasileiro

O conservadorismo brasileiro ignorou olimpicamente a desmoralizante refrega sofrida pelos pelotões do arrocho fiscal nos últimos dias.

Dois de seus centuriões (Rogoff & Reinhart - na foto ao lado), como se sabe, foram flagrados em malfeitos intelectuais por um estudante de economia de 28 anos.

O rapaz percebeu que eles deram uns esteroides à ponderação de dados que confirmavam suas teses. E ministraram um chá de sumiço aos teimosos números que refutavam as mesmas premissas.

Quais?

As de que, independente das condições de vento e temperatura, históricas e sociais, o gasto público é algo devastador, sobretudo quando transita na faixa dos 90% do PIB.  

Vejam mais no BLOG DAS FRASES

O PSDB QUER TERMINAR O QUE COMEÇOU


O conservadorismo brasileiro ignorou olimpicamente a desmoralizante refrega sofrida pelos pelotões  do arrocho fiscal nos últimos dias. Dois de seus centuriões (Rogoff & Reinhart), como se sabe, foram flagrados em malfeitos intelectuais por um estudante de economia de 28 anos. O rapaz percebeu que eles deram uns anabolizantes à ponderação de dados que confirmavam suas teses. E ministraram um chá de sumiço aos teimosos números que refutavam as mesmas  premissas. Quente ainda o defunto da fraude intelectual, o Instituto Fernando Henrique Cardoso  convocou um similar para esgrimir o opróbio de uma das pilastras de sua agenda para o Brasil. O partido quer terminar o que começou nos anos 90: o desmonte completo do Estado brasileiro.  Vito Tanzi, ex-FMI, 'amigo' do Brasil desde a crise da dívida externa, desembarcou  aqui para demonstrar, em carne e osso, como a ideologia não muda. Independente dos vexames de seus formuladores.  E por uma razão muito forte: por trás das ideias, melhor dizendo, à frente delas, caminham os interesses. Felizmente há quem discorde deles. E com decibéis intelectuais suficientes para evidenciar que, subjacente à gororoba do contracionismo-expansionista,  defendida pelos Rogoffs, Tanzis e similares locais  existe um déficit. Não propriamente fiscal. Mas de coordenação estatal da economia. Quem explica é o professor Luiz Gonzaga Belluzzo, em debate com o tucano Edmar Bacha, no jornal Valor.
 (LEIA  MAIS AQUI)
(Carta Maior; 6ª feira-03/05/2013)

Eles bajulam a mídia de direita em busca de “proteção”




Um fenômeno político vem se materializando e precisa ser muito bem avaliado, pois começa a se tornar preocupante. Políticos de variadas tendências – alguns deles, supostamente aliados do governo Dilma – vêm deixando ver que estão em busca de construírem para si uma rede de proteção midiática como a de Fernando Henrique Cardoso e José Serra.
De fato, se não fosse a hecatombe social e econômica que os dois políticos tucanos legaram ao Brasil após sua desastrosa passagem pelo governo federal entre 1995 e 2002, seriam eleitoralmente imbatíveis graças à rede de proteção supracitada.
Por outro lado, sem o apoio que FHC e Serra recebem da mídia, provavelmente teriam dificuldade até em aparecer em público, dado o mal que causaram a este país com a privataria tucana – que vendeu 100 bilhões de dólares de patrimônio público a preço de banana e sumiu com os recursos – e com a depressão social e econômica que adveio daquele processo. 

Vejam mais no BLOG DA CIDADANIA

Tucano acusado de mandar matar 4 na chacina de Unaí se diz vítima


Antério Mânica, condecorado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
por Gustavo Costa, especial para o Viomundo
A Chacina de Unaí vai completar quase uma década sem julgamento.
No dia 28 de janeiro de 2004, uma denúncia anônima de trabalho degradante no campo (forjada) levou três auditores fiscais do Ministério do Traballho e o motorista deles para uma emboscada. Todos foram executados com tiros na cabeça, a menos de 160 quiilômetros de Brasília.
Os assassinatos repercutiram dentro e fora do país.
Por pressão direta da Presidência da República, uma investigação relâmpago descobriu os envolvidos nas execuções. Uma trama que envolve hierarquia e poder.
Segundo o Ministério Público Federal, os irmãos Antério e Norberto Mânica, os maiores produtores de feijão do país, seriam os mandantes. 

Vejam mais em VIOMUNDO

Morre sobrevivente mais idoso dos campos de concentração

O homem mais idoso que sobreviveu aos campos de concentração nazistas, o austríaco Leopold Engleitner, faleceu no dia 21 de abril aos 107 anos, informou nesta quinta-feira o jornal austríaco Salzburger Nachrichten.

(...)

Engleitner, nascido no dia 23 de julho de 1905 perto de Salzburgo, foi internado sucessivamente nos campos de concentração de Buchenwald, Niederhagen e Ravensbruck por ter se negado a integrar as fileiras das Forças Armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial por razões religiosas.

A vida de Leopold Engleitner, que era Testemunha de Jeová, foi registrada em uma biografia publicada em 1999, "Ungebrochener Wille" ("Uma vontade de ferro"), e em um documentário.


Confira a notícia da AFP, no UOL.

Deputado neonazista tenta atacar prefeito de Atenas e fere menina de 12 anos

Após seu partido - o neonazista Amanhecer Dourado - ser proibido de distribuir alimentos somente para gregos na praça Syntagma, o deputado Yorgos Germenis tentou atacar nesta quinta-feira o prefeito de Atenas, Yorgos Kaminis, e acabou ferindo uma menina de 12 anos na ação.


Confira a notícia da AFP, disponível no UOL.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Eduardo Campos e Aécio acionam Gilmar Mendes para 'fechar' o Congresso

O ministro do STF, Gilmar Mendes, "proibiu" o Congresso Nacional de tramitar um projeto de lei. Por  mais absurdo que pareça, foi isso mesmo que ocorreu. Nem se trata de julgar a constitucionalidade ou não de uma lei aprovada. Trata-se de proibir os parlamentares de legislarem e aprovarem uma proposta. Para entender essa história, vamos voltar no tempo.

Quando o Psol foi criado, os deputados que mudaram para o novo partido não transferiram o tempo de TV nem o fundo partidário pertencente à sigla pela qual foram eleitos. O mesmo ocorreu quando o ex-vice presidente José Alencar e o senador Marcelo Crivella criaram o PRB.

Os parlamentares puderam ir para a nova legenda, mas o tempo de TV era o de um partido novo, que ainda não tinha eleito nenhum deputado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou essa interpretação em 2006, a pedido do PSDB, porque favorecia os candidatos tucanos naquele ano.

Em 2007, o TSE decidiu que os mandatos obtidos nas eleições, pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores), pertencem aos partidos políticos ou às coligações, e não aos candidatos eleitos. A decisão foi confirmada pelo STF em 2008, o que também beneficiou o PSDB e o DEM, que perdiam deputados para outros partidos. Logo, por coerência, o tempo de TV e o fundo partidário também deveriam pertencer ao partido e não ao candidato, o que bate com a interpretação de 2004.  

Vejam mais em BRASIL ATUAL

Procuradoria denuncia ex-agentes da repressão por ocultação de cadáver

O Ministério Público Federal denunciou ontem o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado aposentado Alcides Singillo pela ocultação de cadáver do militante Hirohaki Torigoe, 27, morto na ditadura militar, em janeiro de 1972.


Notícia da Folha de São Paulo, disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul.

Israel mata palestino na Faixa de Gaza e rompe cessar-fogo com Hamas

A Força Aérea de Israel efetuou um "ataque seletivo" na Faixa de Gaza, matando um palestino. Um porta-voz militar israelita disse nesta terça-feira (30/04) que o ataque ocorreu há dez dias e o alvo estava sob acusação de ser "terrorista de alto nível".

Com os disparos, Israel rompeu o acordo de cessar-fogo assinado com o Hamas em novembro do ano passado. Na ocasião, as duas partes se comprometeram a não realizar mais atentados seletivos após oito dias de ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

Segundo informações da agência AFP, o homem morto, um salafita, foi o coordenador de um ataque em Eilat, o centro turístico de Israel no Mar Morto, no dia 17 de Abril.



Leia mais no Opera Mundi.

Entrevista com ambientalista do governo expulsa do Rio de Janeiro à bomba


Dia 9 de abril, uma bomba foi colocada na casa de uma analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A explosão não teve feridos, mas danificou a casa da analista, que trabalha na Área de Proteção Ambiental Cairuçu, em Paraty, no sul fluminense. A Polícia Federal investiga o caso.
A APA Cairuçu é responsável pela preservação de 63 ilhas na Baía de Paraty e de 33 mil hectares (330 km2) de área continental, É a maior concentração de áreas remanescentes de Mata Atlântica da Serra do Mar.


Confira no blog do André Barcinski, da Folha de São Paulo.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Imprensa não cumpre papel fundamental de discutir o crime, avaliam advogados

No Brasil, as causas dos crimes não são discutidas e parte dessa falha é da imprensa. É o que afirmam os especialistas e advogados criminais, Antônio Cláudio Mariz e Theodomiro Dias Neto. Os profissionais falaram sobre o assunto durante o seminário "O Crime e a Notícia", realizado nessa quinta-feira, 25. Para ambos, há necessidade e desafio de construir conteúdo que explique com profundidade as questões de segurança pública.
Ao abrir a discussão, Mariz disse que estudar os fatores que geram o crime nunca foi a preocupação. "Não se discute o crime e aí eu coloco a imprensa, que tem papel fundamental na conversa e não cumpre". Para ele, não basta cobrar segurança e policiais nas ruas, é necessário encarar os fatores desencadeadores e explicar o fenômeno da criminalidade. O advogado ressalta que o país enfrenta sério problema, que é a violência sem causa. "Hoje, o crime vem do nada e sem motivo. Mas estamos mais preocupados em nos proteger individualmente do que coletivamente. Neste ponto, a imprensa precisa nos ajudar", disse.


Leia mais no Comunique-se.

Charge do Latuff


Charge do Latuff vista em BRASIL DE FATO

É A IMPRENSA-EMPRESA, ESTÚPIDO!


Robert Parry, Consortium News

A imprensa-empresa nos EUA jamais foi “liberal” [no Brasil, a imprensa-empresa jamais foi, sequer, “de centro”: sempre foi da direita udenista mais fascista; depois passou a ser tucana-uspeana à moda Sorbonne & Chicago; ultimamente, já é sionista, Opus-Deizista e Danuza-Leão-sista, sempre fascista]. Na melhor das hipóteses, pode-se dizer que houve períodos, em passado não muito distante, quando as grandes empresas-imprensa faziam melhor serviço, ao apresentar os fatos. E havia alguma imprensa “underground” que publicava algum material que a grande imprensa-empresa evitava.  

Vejam mais em PATRIA LATINA
Mauro Santayana

Em sua cruzada contra o totalitarismo, Arthur Koestler disse que é possível explicar o racismo e identificar a origem da brutalidade dos torturadores e dos genocidas. Mas é necessário combatê-los, isolá-los, impedir que nos agridam e  matem. Em alguns casos, podemos até mesmo curá-los. Mas isso não significa que devamos perdoá-los. 

A aceitação das ideias alheias, que é o sumo das sociedades democráticas, tem limites e eles se encontram na intolerância dos fanáticos e extremistas. 

Na verdade, dois são os vetores da brutalidade: o medo e a loucura. Os grandes assassinos são movidos pela paranoia, e a paranoia oscila entre o ilusório sentimento de absoluta potência e a frustração da impotência. É dessa forma que Adorno, em Mínima moralia, diz que o fascista é um masoquista, que só a mentira transforma em sádico, em agente da repressão. 


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

Mercadante ignora o compromisso da Folha com a repressão da ditadura

Os carros dos agentes policiais e os veículos da Folha ficavam estacionados nas garagens da empresa. Não havia grande preocupação em esconder a logomarca da empresa nos veículos disponibilizados para a repressão. Certamente, o ministro Aloizio Mercadante, não sabia disto. Economista competente, Aloizio Mercadante desconhece também que eu fui um dos jornalistas presos em janeiro de 1974, no portão de entrada da Folha. O artigo é de Dermi Azevedo.

Gilmar Mendes e a turma do terror


Impressionante a má vontade de toda a imprensa com parlamentares petistas e o Partido dos Trabalhadores.  A turma do pânico já está aterrorizando desavisados com a PEC 33/2011 apresentada pelo deputado Nazareno Fonteles (PR/PI) – que propõe novas regras sobre casos de relação entre o parlamento e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Veículos  de comunicações da grande imprensa tentam vincular a PEC exclusivamente ao PT. Colunistas escrevem páginas inteiras de jornais, apresentadores  de telejornais levam convidados para a  bancada afim de, juntos, analisarem a  proposta... O ministro  do STF , Gilmar Mendes , figurinha carimbada na mídia, também apareceu  com sua frase de efeito : "eles rasgaram a Constituição", bradou o ministro, com o mesmo exagero de quem  no passado afirmou que o Brasil estava sob "estado policial", quando, denunciou a existência de  grampos de seu telefone, jamais exibida ou comprovada pelo ministro  ou pela investigação  da Policia Federal. 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Apesar de críticas, Tarso Genro assina convênio com empresa militar israelense

À frente de uma delegação de autoridades regionais e empresários, o governador gaúcho chegou ao Oriente Médio para uma inédita rodada de negócios junto à Autoridade Palestina e a Israel. Trouxe na sua pasta, ao desembarcar na capital israelense dia 26 de abril, alguns projetos de impacto.


Confira no Sul21.

Grécia aprova nova medida de austeridade e demitirá 15 mil funcionários públicos

O Parlamento da Grécia aprovou neste domingo (28/04) um novo pacote de medidas para o corte de gastos do orçamento do país. A medida estipula a “reestruturação” do setor público e prevê a demissão de 15 mil funcionários do governo nos próximos dois anos.

As exigências foram feitas pela troika (formada por Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) para que os gregos recebessem o próximo empréstimo econômico, estipulado em 8,8 bilhões de euros (cerca de 23 bilhões de reais). O governo se justificou dizendo que os trabalhadores demitidos serão aqueles envolvidos com corrupção, os “incompetentes” ou aqueles que vão se aposentar voluntariamente. No total, serão 4 mil demitidos em 2013 e outros 11 mil em 2014.



Confira no Opera Mundi.

domingo, 28 de abril de 2013

CartaCapital: “A central de grampos de Marconi Perillo”


Recomendo a todos a leitura da reportagem de capa da CartaCapital desta semana. O texto diz que um universitário prestou serviços como hacker a pessoas ligadas ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). É claro que, no restante da grande imprensa, não houve repercussão, repetindo o que ocorre quando denúncias envolvem os tucanos.

Segundo a revista, por meio de dois jornalistas e dois integrantes do primeiro escalão da administração goiana, o estudante de medicina operou entre 2011 e 2012 – época em que Perillo foi investigado na Operação Monte Carlo – uma rede ilegal de grampos telefônicos em favor do tucano.

O objetivo, acrescenta a CartaCapital, era invadir contas de adversários e até mesmo aliados do governador por meio de perfis falsos na internet. Segundo a revista, o hacker atuava a partir de encomendas de um casal de radialistas de Goiânia, Luiz Gama e Eni Aquino. 


Vejam mais no blog do ZÉ DIRCEU