sábado, 27 de junho de 2009

Brasil: Intensificado combate à corrupção

O Ministério Público do Trabalho está desenvolvendo a pesquisa "A atuação do MPT ante suposto de exploração de trabalhadores brasileiros no exterior: Portugal e Espanha". O estudo, promovido pelo MPT com a colaboração de importantes instituições – como a Polícia Federal – dará subsídios para o desenvolvimento de políticas e ações pelo Ministério Público do Trabalho – voltadas à garantia de direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros dentro e fora do país – e também para a atuação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Vejam mais no PRAVDA

A síndrome do manual

Escrito por Wladimir Pomar

Se a militância com consciência adquirida, aproveitando-se do conhecimento de outras experiências de luta, for capaz de sugerir ações que ajudem as massas a superar suas dificuldades, teremos um caso concreto de influência da consciência sobre a mobilização espontânea.
(...)
Vale a pena lembrar que, como uma das formas de resolver a questão agrária, Marx chegou a sugerir que os latifundiários fossem indenizados. O que, para alguns pensadores de esquerda, deve parecer uma espécie de traição. E que Engels, por sua vez, levantou a hipótese de que os social-democratas (quando os social-democratas eram revolucionários) poderiam chegar ao governo por via eleitoral, o que agora está se configurando como realidade.

Vejam o texto completo em Correio da Cidadania

Lula em Porto Alegre: Viva as Olimpíadas de Matemática! Não ao AI-5 digital !

Publicado originalmente por José Murilo no YouTube e em seu blog, Ecologia Digital.
Achado pelo Animot.


Mariel Zasso tirou uma foto de Lula com Peter Sunde, um dos fundadores do PirateBay. O presidente brasileiro defende a liberdade na rede e a importância da colaboração. Disse em seu discurso, após se encontrar com Richard Stallman, Marcelo Branco, Mad Dog, Mario Teza, Pablo, Sergio Amadeu, Marcos Mazoni, Marcelo Tossati, Peter Sunde, Bruno Souza e outros hackers: “a internet deve continuar livre”… “No meu governo é proibido proibir.”…”A liberdade é fonte da criatividade”. Do blog Trezentos.

Nota do editor: tomara que Lula não faça como em relação às rádios comunitárias.

Discurso mentiroso

Numa tentativa de se antecipar a futuras revelações que poderiam constrangê-lo, Virgílio levou ao plenário duas histórias nas quais houve participação direta de Agaciel em seu benefício. Só que acabou dando um tiro ainda mais certeiro no próprio pé. Virgílio abusou do gestual, mas escamoteou a verdade.

Da tribuna, o senador contou que, durante uma viagem a Paris, em 2003, com a família, ao tentar fazer uma compra identificou um problema com seu cartão de crédito. Ele foi rejeitado. De acordo com sua versão, um amigo conterrâneo e funcionário do Senado foi acionado para resolver o problema. Mas não foi bem o que aconteceu. Quem Virgílio procurou pedindo socorro foi o próprio Agaciel. Para isso, fez o contato por intermédio do amigo Carlos Homero Vieira Nina, hoje lotado em seu gabinete.


Vejam mais em Os Amigos do Presidente Lula

O priapismo noticioso

Essas campanhas de exaustão, a que José Sarney está submetido, permite análises curiosas sobre o comportamento da imprensa.

A campanha tem que manter o leitor em permanente estado de orgasmo. Tem que gerar um grande escândalo por dia. É o priapismo noticioso.

Continue lendo no Luis Nassif.

Pedro Simon, o Catão

Os telespectadores do “Roda Viva” de segunda-feira passada puderam assistir o testemunho de um brasileiro ilustre, o senador Pedro Simon, o grande Catão da República. Não se espere do senador formulações sobre o novo país ou propostas que ajudem a superar a crise. Seu papel é o de ser o homem moral. Ele tem no cérebro um botão que, devidamente acionado, resulta invariavelmente em reações morais previsíveis, nem sempre pelo bem do país, nem sempre pelo mal, mas invariavelmente pela moral.

O texto continua no blog do Luis Nassif.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pobreza na crise internacional

A pobreza nas seis principais regiões metropolitanas segue diminuindo, apesar de toda contaminação da crise internacional no interior da economia brasileira. Pela primeira vez desde a crise da dívida externa, a pobreza não aumenta no país.
Os pressupostos de condução das políticas públicas de proteção à base da pirâmide social – tão criticada pelos neoliberais – mostram-se fundamentais para evitar que sejam os pobres novamente os mais atingidos pela manifestação da crise internacional no Brasil. Ou seja, a implementação de políticas contra-cíclicas (keynesianas), como a redução de impostos e de juros, aumento do gasto público (custeio e investimento), ampliação do crédito pelos bancos públicos, elevação real do salário mínimo e maior incorporação social pelos programas de renda aos mais pobres confere efetividade no propósito atual de defesa da produção, emprego e bem-estar social.
Isso tudo acontece de maneira diversa do ocorrido em outros períodos em que o Brasil apresentou forte desaceleração econômica, como nas dramáticas recessões de 1981-1983 (crise da dívida externa no último governo militar) e de 1990-1992 (crise do governo Collor). Também na crise financeira verificada durante a passagem do primeiro para o segundo governo FHC (1998-1999) ocorreu a combinação de desaceleração econômica com aumento da pobreza nas principais regiões metropolitanas (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife).
LEIA O TEXTO DE MARCIO POCHMANN NA REVISTA FÓRUM

Lula sobre a Amazônia: carne, soja, etanol.

Em entrevista exclusiva à RBS, o Presidente, no final, dá a entender que esses três produtos são sua principal motivação para a aprovação da MP 458. Ouça aqui. (Clique no quadrinho à direita da página, com a imagem de Lula .)

'Ninguém pode ficar dizendo que é bandido quem desmatou', diz Lula aqui.

Igualdade racial


Brasília - Abertura da 2º Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães Foto: José Cruz/ABr

Bancada ou cambada de ruralistas?

O dicionário Michaelis aponta o termo ''súcia'' como sinônimo da palavra ''cambada''. E o define como sendo a reunião de pessoas de índole duvidosa; corja, matula. Pois foi assim que deputados da bancada ruralista do Congresso Nacional se comportaram nesta quarta-feira (24) durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara, em relação ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Num gesto de boa-vontade e busca de diálogo, o ministro compareceu à audiência para se desculpar pelas palavras duras que usou ao se referir aos ruralistas durante manifestação de trabalhadores agrícolas, quando usou o termo ''vigaristas'' para se referir aos grandes proprietários de terra que desrespeitam as leis ambientais.


Vejam mais no Vermelho

Mangabunger Mendantula da Silva

Segundo dados obtidos pelo Greenpeace em fontes oficiais do poder público, nada menos que as cinco maiores áreas devastadas na Amazônia estão em fazendas que pertencem à Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A., controlada pelo grupo Opportunity. Sim, dele, Daniel Dantas, preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, acusado de lavagem de vultosas quantias de recursos de origem duvidosa em paraísos fiscais, entre outros crimes, e condenado a 10 anos de cadeia por tentar corromper um delegado federal durante a fase investigatória.
...
Coincidência ou não, o principal articulador pró-aprovação da Medida Provisória 458 na Câmara e no Senado foi um ex-assessor de Daniel Dantas, que ganhou uma secretaria com status de Ministério no atual governo em junho de 2007. Roberto Mangabeira Unger - atual secretário de Assuntos Estratégicos e ex-consultor do grupo Oportunitty - foi nomeado, menos de um ano depois, coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia o artigo de Plínio Teodoro aqui, no sítio virtual do MST.

A hipocrisia como virtude

Katia Abreu gasta verba do Senado com segurança privada ...

Vejam também o documento comprovando o fato.


Senador Tucano gastou em free-shop dinheiro do Senado


Vejam também o documento comprovando o fato.

Álvaro Dias confessa que recebeu dinheiro condenável durante anos, mas não quer devolver o dinheiro


Vejam também a cópia da página de seu blog com a declaração.

Brasil: novas cercas em área do tamanho da França - para poucos!

Com dois vetos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira, a Medida Provisória 458, que regulariza a posse de terras na Amazônia Legal.

Um dos pontos vetados pelo presidente previa a transferência da posse de terras para pessoas que não moram na região e que administram o imóvel por meio de prepostos (empregados ou terceirizados).
...
Lula também vetou o item que estendia a possibilidade de regularização das posses para empresas.
...
O presidente manteve, no entanto, o artigo – também de autoria da Câmara - que permite a venda de propriedades maiores depois de três anos da concessão de posse.

Nota do editor: Viva o novo estado brasileiro(?), o Latifúndio! É MAIOR que a França e tem só uns poucos milhares de 'donos', que em três anos 'venderão' para as grandes empresas, multinacionais e para os Dantas e Mendes da vida. A moça da BBC errou. Na área "regularizada"(ah-ha-ha) cabe a França, Portugal e sobra troco. Abrasileirando, para ficar melhor de entender: uma área do tamanho da Paraíba será distribuida entre centenas de milhares de pequenos posseiros. Uma área do tamanho de Rio Grande do Sul mais Santa Catarina mais Paraná será "vendida a preços de mercado" para uns poucos espertos e bem relacionados pagarem em 20 anos e revenderem em três. Qual é o "preço de mercado" de uma área de terras do tamanho de três Uruguais, do tamanho da região Sul do Brasil? Cheia de madeira nobre em cima...

O QUE REALMENTE ACONTECEU NA RE-ELEIÇÃO DO IRÃ?

por Esam Al-Amin, Counterpunch

Depois das eleições de 12/6 no Irã, começaram a brotar 'especialistas' em Irã, como bactérias em placa de Petri. Então... lá vai um teste, para esses especialistas instantâneos. Que país, dentre os grandes, elegeu maior número de presidentes em todo o planeta, desde 1980? Outro teste: que nação é a única que elegeu dez presidentes, ao longo dos primeiros 30 anos depois de ter feito revolução democrática?

Nos dois casos, a resposta certa é: o Irã. Desde 1980, o Irã elegeu seis presidentes; os EUA, só cinco; a França, parcos três. Nas três primeiras décadas de vida da revolução Irãiana, houve dez eleições presidenciais no Irã; nos trinta primeiros anos da Revolução norte-americana, houve quatro eleições presidenciais; no Irã, dez.

Leia mais no Vi o mundo - excelente artigo.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Entrevista de Tarso Genro ao UOL

Genro considera a tortura um crime imprescritível e julga ser necessário responsabilizar quem praticou esses atos. Mas no caso da guerrilha do Araguaia, ele diz que a prioridade não é a punição, mas a busca dos corpos.

"Hoje é secundário buscar responsabilidades e culpados pois temos que encerrar o luto das famílias com a devolução dos corpos", diz o ministro.

O ministro da justiça, Tarso Genro, concedeu entrevista ao UOL. Veja a matéria no UOL.


Hamas rejeita condições de Israel para Estado palestino

"Nós rejeitamos totalmente a posição de Israel, especialmente no que diz respeito à visão de Netanyahu sobre o Estado palestino, seus territórios e fronteiras, e a condição de desmilitarização", afirmou Meshaal. "Esse Estado, em que Netanyahu quer controlar as terras, as fronteiras marítimas e o espaço aéreo, é um absurdo."

Apesar das críticas às propostas de Israel, o líder do Hamas elogiou as atitudes recentes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de tentar retomar as negociações de paz.

Texto completo na BBC Brasil.

Matrícula de cotista na UFRGS: no fim da fila

Estudante da UFRGS (que pede para ter sua identidade preservada) envia relato sobre problema ocorrido dias atrás na matrícula do curso de Nutrição:

“Ocorreu um problema bastante sério no que diz respeito aos alunos cotistas. Já entrei em contato com o DCE, mas pelo que vi não há muito o quê fazer. Não sei que procedimento foi adotado, mas os alunos não cotistas, cotistas da escola pública e das cotas étnicas fizeram matrícula na mesma sala, mas em faixas de horários diferentes (separados de acordo com a forma de ingresso). As colegas afrodescendentes ficaram por último para fazer a matrícula, gerando constrangimento evidente. As 5 meninas ficaram na última faixa de horário, enquanto todos os outros faziam suas matrículas. A situação foi tão absurda que mesmo os alunos não cotistas perceberam o mal estar causado pela situação. Não bastasse o estigma que os cotistas sofrem, eles já são discriminados na própria matrícula”.

Texto do Marco Weissheimer.


Qual o endereço da empresa de Eliseu Padilha?

Na matéria publicada hoje pela ZH, Padilha tenta explicar o que não tem explicação e cai em contradição. Primeiro, ele diz que talvez o funcionário da empresa não estivesse no local quando os jornalistas foram até lá. Depois, ele diz que a empresa se transferiu para Porto Alegre por razões estratégicas. Bem, se a empresa se mudou para a capital, não teria porque ter um funcionário em Osório.

Mesmo sem sede, sem funcionários e sem nenhuma prova de que prestou algum serviço, a empresa Fonte recebeu R$ 1,4 milhão da Ulbra e mais R$ R$ 267 mil da Magna Engenharia. Diante das evidências, a PF suspeita que a empresa tenha sido constituída, exclusivamente, para lavagem de dinheiro.

Texto completo no Marco Weissheimer.


Simonal e a ditabranca

Nisso, teve como outra parceira simbiótica e co-protagonista crucial uma personagem quase sempre protegida pela penumbra de auto-imposta invisibilidade, que nem era tão conhecida por este nome no tempo de Simonal, mas hoje chamamos de Mídia, com M grande nem sempre merecido. Foi o conjunto dos meios de comunicação – música, televisão, rádio, jornalismo, publicidade, futebol – que constituiu os tentáculos do polvo Simonal, e enforcou-o (ou amputou um de seus próprios tentáculos) quando, na corcova entre os generais Médici e Geisel, a barra pesou de vez. Vejamos.

Pedro Alexandre Sanches publica um longo, e muito interessante, texto sobre Wilson Simonal. Via Luis Nassif.

Brazilian Guitar Magazine

A nova edição da revista Brazilian Guitar Magazine já esta disponível.

Ela pode ser obtida através do link:
http://brazilianguitar.net/magazine/BGM-008.pdf

E as ediçôes anteriores: http://brazilianguitar.net/magazine

Faça bom proveito!

"A Brazilian Guitar Magazine (BGM) é uma revista eletrônica gratuita, em formato PDF, que aborda o rico universo do violão, especialmente o violão brasileiro.

Publicada pelo fórum BrazilianGuitar.net, a revista possui um formato pioneiro e traz entrevistas com luthiers e violonistas consagrados, reportagens diversas, artigos de professores e partituras inéditas de alguns dos nossos melhores compositores.

A proposta editorial é publicar uma revista de filosofia "open source", ou seja, aberta a colaborações voluntárias dos leitores."

Opinião e política segundo Aristóteles

Por Mauro Santayana

Há, em um de seus estudos sobre a política (Ética a Nicomaco), afirmação de Aristóteles que causa espanto no primeiro momento: a amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita. Ao contrário de seus predecessores, o grande filósofo não deixava a inteligência solta: amestrava-a com rigorosa lógica. A amizade, ou solidariedade, na melhor tradução contemporânea, é a própria razão da vida social. Só a solidariedade pode promover a isonomia, a equalização (isasthenai) das pessoas, normalmente desiguais. Dessa igualdade, que a solidariedade estabelece, se nutrem a teoria e a prática da República.

A coisa pública não é apenas o conjunto de bens materiais, mas, também, das ideias e sentimentos comuns, a que chamávamos pátria. O que serve de continente à solidariedade é a consciência de que o bem, objetivo da ética política, só pode ser obtido nessa troca de confiança mútua. Fonte: JB. Continue a leitura aqui.

Un regaló de ocasión


Un artífice chino quiere regalar un cazamoscas de su propio diseño al presidente de EEUU, para que combata moscas de un modo "más higiénico", informó hoy la agencia Xinhua.

Vejam em RIA Novosti

Manifestantes em 3 capitais exigem renúncia de Gilmar Mendes

Ao som de roda de capoeira, quadrilha de São João e um apitaço, cerca de 300 manifestantes exigiram nesta quarta (24) à noite, na Praça dos Três Poderes em Brasília, a renúncia do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O ato, promovido pelo Movimento Sai às Ruas, aconteceu simultaneamente em São Paulo e Belo Horizonte. Ao contrário do primeiro protesto, em maio passado, quando se encontrava no prédio do STF, Mendes deixou o local antes da manifestação. Segundo a assessoria de imprensa da Corte, ele foi dar aulas e antecipou que não comentaria o assunto.

(...)
Na quadrilha de São João, com direito a uma fogueira artificial, manifestantes colocaram máscaras de Gilmar Mendes e Daniel Dantas para encenar o casamento entre eles. Como padrinhos, outros interpretaram o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mais dois personagem caracterizados de executivo de multinacional e latifundiário foram testemunhas.

Vejam mais no Vermelho

Antonio Candido: USP trouxe revolução cultural e social

‘Fui ao ato com uma finalidade precisa: associar-me aos protestos contra a invasão, mesmo porque, quanto ao restante, não concordo com algumas palavras de ordem do movimento grevista.
Falei de improviso, informando que o fazia como diplomado de uma das primeiras turmas da Faculdade de Filosofia (a 6ª, para ser exato), com o propósito de lembrar aos estudantes alguns traços que me parecem importantes na história da instituição, a fim de combater certo pessimismo injustificável com relação a ela, em particular, e à USP, em geral. O objetivo foi dar subsídios para o que a meu ver é o mais importante e virá depois do movimento grevista, isto é, a reflexão e a ação destinadas a solucionar os seus graves problemas.
(...)
Terminei (aí, como socialista) dizendo que os jovens deveriam ter sempre em mente a busca de maior igualdade e justiça social. Curiosamente, houve quem visse nessas considerações e no protesto contra a invasão policial do campus uma apologia à violência’.


Vejam mais em Correio da Cidadania

SER POLÍTICO


Existe um argumento frequentemente invocado até por autoridades esclarecidas para condenar ou minimizar determinada iniciativa, seja ela reivindicatória, contestatória ou pró ativa. Trata-se de classificar tais atitudes como políticas, atribuindo à palavra um tom pejorativo, que retiraria das manifestações toda a legitimidade que reivindicam.
Vejam o texto completo em Direto da Redação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Décimo FISL repudia AI-5 da web

Na abertura do Fórum Internacional de Software Livre, sobraram críticas ao projeto de controle da internet do senador Eduardo Azeredo.

O evento começou hoje, às 9 horas, no Centro de Convenções da PUC-RS, em Porto Alegre, mas a cerimônia de abertura foi realizada às 16h. E o tom recorrente nos discursos foi de crítica à lei chamada de AI-5 da internet.

Texto completo na INFO Exame.

Este rifle atira balas que atravessam paredes e depois explodem



Isto é uma coisa que você não quer vindo na sua direção: uma arma "inteligente" que atira balas que atravessam paredes e depois explodem. Ela tem a precisão de um rifle com o poder explosivo de um lançador de granadas.

O rifle XM25 começará a ser testado no Iraque e Afeganistão, e parece coisa de louco.

Leia mais no Gizmodo.

Recontagem de votos confirma vitória de Ahmadinejad no Irã

A apuração parcial realizada de forma aleatória pelo Conselho de Guardiães em 10% das urnas confirmou os polêmicos resultados das eleições de 12 de junho, como anunciou nesta quarta-feira o canal estatal iraniano PressTV.

O canal anunciou a notícia em uma breve frase sem dar outros detalhes. Semanas atrás, o Conselho de Guardiães, órgão encarregado de validar os resultados, aceitou recontar aleatoriamente as urnas diante das denúncias de fraude feitas pela oposição.

A notícia continua no Terra.

Yeda processa CUT por “crime contra a honra”. Quem irá processar Yeda?

A governadora Yeda Crusius (PSDB) entrou hoje (23) com uma representação junto ao Ministério Público Estadual, por crime contra a honra e peculato, contra dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e agência que produziu a campanha publicitária em rádio e televisão que denuncia os casos de corrupção envolvendo o governo estadual. A representação foi entregue pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, à Procuradora-Geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha.

“Entendemos que as peças veiculadas ferem os princípios básicos de democracia e do Estado de Direito, atingindo diretamente a pessoa da governadora Yeda Crusius e o próprio Governo do Estado”, diz Wenzel em nota publicada no site do governo do Estado.

Mais no blog do Marco Weissheimer.

Audiência Pública sobre o Código Florestal com a presença do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc

Dia 25 de Junho, quinta-feira
Local: Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.
Horário: 14:00 h

Informa o blog da Agapan.

Ianomani adverte sobre perigo à Amazônia brasileira

Davi Kopenawa está lutando para que no Brasil não haja revoltas como as que sacudiram o Peru. Há duas semanas visitou Madri, pouco antes que chegassem as primeiras notícias dos levantes em Bagua, que causaram a morte de 24 policiais -- e de nove ou cem indígenas, segundo as diversas fontes. Encontra-se em um viagem pela Europa defendendo a causa de seu povo, os ianomâmis. Depois da erupção do conflito no Peru, usa o correio eletrônico para opinar sobre esse fato: "O que estão fazendo com os índios [no Peru] lá é um crime. Nós sofremos o mesmo problema com brancos que vêm por nossos recursos naturais".

Do El Pais.

´Sai Fora Gilmar Mendes’ voltas às ruas no DF, MG e SP

“Sai Fora, Gilmar Mendes!” é o principal slogan do segundo ato a ser promovido nesta quarta (24), a partir das 18h, em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, pelo Movimento Saia às Ruas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Na primeira manifestação na capital federal, em maio passado, cerca de duas mil pessoas acenderam cinco mil velas em frente à sede do STF, que será novamente palco do protesto.

(...)

“Ao libertar o banqueiro Daniel Dantas e criminalizar os movimentos populares, o pecuarista e empresário Gilmar Mendes revela a mesma mentalidade autoritária contra a qual uma geração inteira de militantes e trabalhadores lutou, com o objetivo de derrubar a ditadura civil-militar que sufocou o país entre 1964 e 1985”, diz o texto do manifesto.


Vejam mais no VERMELHO

La revolución ‘de color’ fracasa en Irán

M K Bhadrakumar
Asia Times Online

Los israelíes son realistas por excelencia. Por eso siempre vale la pena buscar a un homólogo israelí para tomar un buen whiskey en el circuito diplomático. Invariablemente tejerá un hilo de nylon que no se veía a primera vista en el tapiz de una historia sencilla.

Por lo tanto, la primera advertencia de que el proyecto aventurero de hacer una “revolución Twitter” en Irán estaba condenado al fracaso tenía que venir de los israelíes. Combina bien con las indicaciones de que la capacidad del supremo líder Ali Jamenei de controlar una situación política aparentemente explosiva nunca estuvo realmente en duda, no importa hasta qué punto los medios occidentales hayan exagerado cuando propagaron que Teherán estaba ‘sobre el filo de la navaja’.

(...)
Taheri, quien se codea con entusiasmo con las elites políticas árabes y occidentales, ofrece una visión del campo de Mousavi. Recuerda que el hombre que dirigió las prolongadas conversaciones en Argel, que llevaron a la liberación de los rehenes estadounidenses en 1981, Behzad Nabvi, sigue colaborando con Mousavi. También Abbas Kangarioo, quien mantuvo negociaciones secretas con el gobierno de Ronald Reagan en lo que llegó a ser conocido como el acuerdo Irán-Contra. Kangarioo, asesor clave y amigo de Mousavi, también tiene la distinción de haber “desarrollado una red de contactos en círculos de inteligencia y diplomacia en Europa y EE.UU.”


Vejam o texto integral em REBELIÓN

Todos a postos para a guerra contra o demônio iraniano?

"A primeira vítima quando começa a guerra é a verdade".

Hiram Johnson, senador norte-americano, em 1917.


por Paul Craig Roberts,
Counterpunch
Tradução: Coletivo Política para Todos

Que atenção merecem, da mídia dos EUA, eleições no Japão, na Índia, na Argentina, onde for? Quantos norte-americanos e jornalistas norte-americanos algum dia ouviram falar de que há vida eleitoral em outros países além de Inglaterra, França e Alemanha? Quem sabe dizer o nome de algum político importante da Suíça, da Holanda, do Brasil, do Japão ou, mesmo da China?
Pois é. Mas milhões de norte-americans conhecem o presidente do Iran, Ahmadinejad. A razão é óbvia. O presidente do Iran é diariamente demonizado pela mídia dos EUA.


Vejam o texto completo em Patria Latina

terça-feira, 23 de junho de 2009

Dar dinheiro aos pobres é mais eficaz que reduzir impostos, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (23), em evento sobre a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, que o repasse direto de dinheiro às camadas mais pobres da população é mais eficaz na revitalização da economia do que cortes de impostos direcionados a empresários.

De acordo com o presidente, "em vez de a gente ficar desonerando (...), é melhor pegar esse dinheiro e estar para os pobres". "Cada real na mão do pobre volta automaticamente para o comércio, para o consumo e move a economia. Esse dinheiro não vai para bancos, para derivativos, vai para o comércio”, disse Lula.

Veja a notícia completa no G1.

Sindicância de Yeda criada para apurar denúncia acaba investigando o denunciante

Pois bem. A sindicância anunciada como um procedimento para apurar uma denúncia acabou investigando o denunciante. É o que diz hoje, no jornal Zero Hora, o chefe adjunto da Casa Civil, Francisco Luçardo, presidente da comissão de sindicância. Segundo ele ele, o foco da investigação foi a Ouvidoria da Secretaria de Segurança e não as denúncias feitas pelo ex-ouvidor. Ao divulgar, ontem, o resultado da “investigação”, o blog do jornalista André Machado comentou: “A principal sugestão é de mudanças na ouvidoria. Pouco para o que se esperava”. É mais do que isso. É um escândalo. Mais um neste governo que deveria trocar o nome da Secretaria da Transparência para Secretaria da Opacidade.

Veja o texto completo no blog do Marco Weissheimer, o antigo RS Urgente.

Escândalos de prateleira

Já escrevi algumas vezes sobre o modelo político-midiático brasileiro. Esse episódio do Senado vem apenas comprovar.

Tem-se um escândalo de 14 anos. Nesse período todo, o Senado foi coberto diariamente por jornalistas especializados dos principais jornais. Segundo o Estadão de hoje, os atos secretos beneficiaram 37 senadores, entre os quais o Pedro Simon, Demóstenes Torres, além de Renan, Sarney e companheiros, Delcídio e Augusto Botelho, do PT.

Esses episódios, além dos esquemas de terceirizações da casa (a propósito, investiguem como são as terceirizações em todos os grandes órgãos públicos federais e estaduais) são velhos conhecidos dos jornalistas.

Mas ficam pendentes, não são usados enquanto não têm utilidade. Quando interessa ao jogo político da mídia, vai-se na gôndola do Supermercado de Escândalos e saca-se aquele que melhor se adequa ao momento. Neste caso específico, o objetivo evidente não é o de moralizar a casa, caso contrário não teriam deixado passar em branco 14 anos de irregularidades: é desestabilizar politicamente o país.


Texto completo no blog do Luís Nassif.

Afeganistão: A guerra de Obama

Enquanto Barack Obama fez campanha à presidência dos EUA sobre uma base contra a guerra no Iraque, sua administração vem realizando uma grande escalada de operações militares no Afeganistão.

Acompanhe a Guerra de Obama no Democracy Now!.

Pascual Serrano: Musulmanes y judíos

Para la mayoría de occidentales, la religión musulmana se ha convertido, a base de la constante desinformación, en sinónimo de fundamentalismo, intransigencia y fanatismo. En cambio, el judaísmo e Israel nos parece algo muy diferente. Moderno, desarrollado, con ciudadanos de piel clara, incluso le llaman la única democracia de Oriente Medio.

Dos recientes libros escritos por mujeres ayudan a conocer la realidad y romper esos estereotipos. El primero, “El islam sin velo” (Planeta), de la iraní Nazanín Amirian y la alemana Martha Zein, ayuda desde una perspectiva laica y agnóstica a superar prejuicios y falsedades sobre esa religión. El segundo es de la periodista Olga Rodríguez (Debate), buena conocedora de Oriente Próximo. Se titula “El hombre mojado no teme la lluvia”, y es un ejemplo de periodismo en estado puro, donde recoge testimonios de Iraq, Palestina, Israel, Líbano, Siria, Afganistán y Egipto.

www.PascualSerrano.net

Escritora analisa o resultado das eleições no Irã

Em uma entrevista à rede Al Jazeera, a escritora iraniana Azar Nafisi analisa o resultado das eleições no Irã. Para ela, uma parte importante do povo iraniano usou um espaço aberto para expressar o que quer. "Eles votaram não apenas contra Ahmadinejad, mas pelo que defendem. O quadro homogêneo pintado extremamente apresentado, em que a maioria das pessoas no Irã acreditam no islamismo ortodoxo não é verdadeira. O Irã é um país de diferentes minorias étnicas e de diferentes religiões. Muitas das minorias têm sido oprimidas pelo regime", afirma.
(...)
Nos seus slogans e pedidos durante as eleições eles queriam liberdade e democracia e repudiaram as leis repressivas. Mas tão importante quanto isso é o fato de que muita gente da elite dominante no Irã estão entendendo que não podem comandar a sociedade do jeito que diziam que podiam. Um bom exemplo é o próprio Senhor Mousavi.

Para vencer, Mousavi assumiu alguns slogans progressistas, contra os quais ele já tinha lutado. Eu estava lá no começo da Revolução Islãmica, quando ele foi Primeiro Ministro, e implementou muitas das medidas repressivas que agora denuncia. Eu (assim como muitos outros) saí da universidade que Mousavi ajudou a fechar, como parte da Revolução Cultural.

Vejam a entrevista completa em CARTA MAIOR

Chomsky: neoliberalismo é a raiz comum das crises actuais

Quando se fala da "crise", quase todos se referem à financeira, visto que afecta directamente os ricos, mas a crise dos mil milhões de seres humanos que passam fome - entre eles cerca de 40 milhões nos Estados Unidos - não é a que tem mais urgência, porque todos os que a sofrem são pobres, afirmou Noam Chomsky.

Com voz tranquila, Chomsky cuidadosamente destruiu os mitos do chamado mercado livre, e documentou de maneira sintética as muitas situações de crise - a económica e a financeira, a do militarismo, a do ambiente e a alimentar, entre outras - e as suas ligações comuns, construindo uma radiografia de um sistema que se mascara de "democracia", mas cujo objectivo final é socializar os prejuízos e privatizar os lucros e defender o privilégio de uma cada vez mais reduzida minoria rica, com consequências cada vez mais sinistras para as maiorias e para o próprio planeta.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Para Emir Sader, crise financeira não é suficiente para derrubar o sistema

Apesar de sua natureza e profundidade, a crise do capitalismo não é suficiente para derrubar o sistema, sepultar o neoliberalismo ou mesmo pôr em xeque o posto dos Estados Unidos como única potência da atualidade. É o que apontou o cientista político e professor universitário Emir Sader, neste sábado (20), na abertura do Seminário Internacional Sobre a Crise Mundial.

“É verdade que a hegemonia americana se enfraquece. Mas não aparece no horizonte nenhum país candidato a potência que possa substituir os Estados Unidos”, disse Sader às cerca de 250 pessoas presentes no Hotel Braston, em São Paulo, no seminário promovido por PT, PCdoB, Fundação Maurício Grabois, Fundação Perseu Abramo e Corint.

Vejam mais na Revista Fórum

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O que a mídia quer que você pense

Quem que preste o mínimo de atenção ao noticiário dos grandes veículos de comunicação vai constatar que o nome do criminoso Daniel Dantas desapareceu do cenário. Permanecem o do delegado Protógenes Queiroz e do juiz De Sanctis sendo massacrados pela suposta assepsia da mídia em pequenas notícias aparentemente isentas.

Sobre a gravação que não houve – ninguém viu só a revista VEJA, porta-voz oficial do crime legalizado – de uma conversa entre o criminoso Gilmar Mendes (presidente um departamento das empresas de Dantas, A STF DANTAS INCORPORATION LTD) e outro criminoso Heráclito Fortes (o senador que empregava a filha de FHC em seu gabinete) nem se toca no assunto.

O ,texto, de Laerte Braga, continua na República Vermelha.

As opções de capa da Veja nesta semana






Confira mais algumas opções de capa da Veja, no blog Quanto Tempo Dura?

O racismo no Brasil

Olá Nassif, escrevo muito pouco mas sempre leio com atenção teu site, entre outros que são fora do mainstream da mídia brasileira.

(...)

“Então é verdade, no Brasil é duro ser negro?”

A mais importante atriz de Moçambique diz ter sofrido discriminação racial em São Paulo

Fazia tempo que eu não sentia tanta vergonha. Terminava a entrevista com a bela Lucrécia Paco, a maior atriz moçambicana, no início da tarde desta sexta-feira, 19/6, quando fiz aquela pergunta clássica, que sempre parece obrigatória quando entrevistamos algum negro no Brasil ou fora dele. “Você já sofreu discriminação por ser negra?”. Eu imaginava que sim. Afinal, Lucrécia nasceu antes da independência de Moçambique e viaja com suas peças teatrais pelo mundo inteiro. Eu só não imaginava a resposta: “Sim. Ontem”.

Continue lendo no blog do Luís Nassif.

Pela Amazônia, Lula fará parcerias com quem mais desmata

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o governo federal quer fazer parcerias com os governadores do Norte do país e com os prefeitos das 43 cidades que mais desmatam na região amazônica para cooperar com a preservação da floresta.

O BRASIL DE LULA IMPÕE RESPEITO


Berna (Suiça) - Não sei se a grande imprensa brasileira deu o destaque devido, só vi alguma coisa num parágrafo no texto distribuído pela BBC para o Estadão online. Porém, embora com atraso, acho importante deixar aqui o depoimento.

Com a experiência de ter feito tantas outras coberturas no Palácio das Nações, da ONU, em Genebra, posso afirmar ser coisa rara o que se viu na assembléia-geral da OIT, onde os discursos de Lula, um escrito e outro improvisado, foram entrecortados de aplausos, e, ao final, todos os presentes - representantes governamentais, sindicais e patronais – puseram-se de pé, numa consagradora standing ovation.

Isso sem esquecer que, logo depois de anunciada a próxima chegada de Lula, os membros das delegações de todos os países voltaram a tomar seus lugares para ouvir a fala do presidente brasileiro. Ora, para quem não sabe, são 193 discursos de presidentes, com tempo limitado, que se sucedem, geralmente com o grande auditório vazio.

Vejam o texto completo em Direto da Redação

Musavi: El hombre de Occidente en Irán

En mi artículo "Irán: Cacareo imperialista y frustración mediática”, avisé de que pese a mesianismos religiosos y rezos a Alá, la situación que se vive en el país persa, responde a la dinámica de la lucha de clases. Musavi representa la burguesía iraní, e incluso adopta hábitos pro-occidentales (sólo hay que mirar su imagen), razón por la cual los capitalistas, ansiosos por las promesas de Musavi relacionadas con privatizaciones de empresas estatales, han tomado partido por él sin plantearse-tan laicos ellos- ningún tipo de prejuicio religioso (a ver si aprendemos algo en ese sentido). Por su parte, Ahmadineyad-un nacionalista que no quiere tutelas imperialistas- representa a las clases populares. Ahora, James Petras confirma mi impresión.

Tomado de rebelión

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=87342

Las elecciones iraníes: el timo del robo electoral

James Petras

“Para los pobres, el cambio significa alimento y empleo, no un código más permisivo en el vestir o el ocio… La política en Irán tiene mucho más que ver con la lucha de clases que con la religión.” Financial Times, editorial (15.6.2009)


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET


domingo, 21 de junho de 2009

Curió revela que Exército executou 41 no Araguaia

Dom, 21 Jun, 09h06

Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao jornal O Estado de S. Paulo o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. Até a abertura do arquivo de Curió, eram conhecidos 25 casos de execução.

mais AQUI

La "revolución de los mártires": El sistema imperial quiere muertos en Irán

De pronto los titulares de la prensa internacional variaron de eje: La "noticia" ya no es el "fraude" electoral sino la "represión" violenta a las manifestaciones de protesta que ya habría decidido ejecutar el gobierno iraní.

Las grandes cadenas internacionales y las usinas políticas del golpismo "reformista" iraní tomaron al pie de la letra la advertencia formulada el viernes por el ayatola Jamenei: "Si hay un baño de sangre, los responsables serán los líderes de las protestas".

Y la invirtieron: "Si hay un baño de sangre, los responsables serán los líderes del gobierno de Irán".

En consecuencia, se presenta la gran oportunidad: Denunciar al régimen que gobierna Irán por "genocidio" y pedir su condena y aislamiento internacional en el Consejo de Seguridad de la o­nU.

Vejam mais em KAOSENLAED.NET