sábado, 31 de dezembro de 2011

O que tem 2011 a ver com a angústia?


Assim foi 2011: terminanos sabedores de que ultrapassamos a Inglaterra; terminamos sabedores (daquilo que todos intuíamos) de que também somos um dos países mais corruptos (... e disso sempre soubemos).
Deus? Filósofos? Antropólogos? Cientistas? O Escambau? Ninguém, mas ninguém mesmo, foi capaz de fazer o necessário: ruptura! Uma ruptura real com a "modernidade" e com todos os sistemas criados nela e por ela. Muito papo, muito livro, teorias, cada qual inventando a sua para "interpretar"... Muito encontro, congresso, muito "mais dos mesmos". Saída, que é bom, nenhuma... Nunca a humanidade teve tanto guru como em 2011. Em todos os campos, principalmente os ligados aos temas da internet, ou da "era digital".
Não costumo ser do tipo que acha que existe "a verdade", mas verdade seja dita: o que a humanidade produziu de 1456 pra cá foi só merda! E por favor não me venham com o argumento de que a ciência produziu qualidade de vida, aumento na expectativa de vida, mais saúde, etc. Basta uma simples pergunta: pra quem, cara pálida?

Confira o texto em O Pensador Selvagem

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um mundo de torturadores: a crueldade dos Estados

O século XXI segue sendo um mundo de torturadores. Dos 194 Estados integrantes das Nações Unidas, cem deles praticam regularmente a tortura, seja como meio para obter informações ou confissões, seja como metodologia para fazer reinar o terror. Síria, Egito, Argélia, Chile, Argentina, Brasil, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, China, Vietnã, índia ou Rússia: não há continente que esteja livre dessa barbárie. Esta é a vergonhosa conclusão do informe “Um mundo de torturadores”, publicado na França pela organização não-governamental Ação dos Cristãos Contra a Tortura (ACAT).




Continue lendo na Agência Carta Maior

ENSINO PÚBLICO TEM DÉFICIT DE 300 MIL PROFESSORES


Número corresponde a 15% dos educadores em sala de aula; baixo salário é entrave

O ano de 2012 começará com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país - nas redes estaduais e municipais -, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões). Salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores - muitos estão desviados de função - são apontados como causas da carência. Para amenizar a crise, estados e municípios recorreram a concursos e contratos temporários, e professores passaram a lecionar em áreas diferentes da sua formação.
Hoje o piso nacional do magistério para 40 horas é de R$1.187. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe), o valor não motiva a permanência na escola. De acordo com o Sepe, em 2012 a falta de professores continuará a ser crônica na rede estadual, que perderá um educador a cada dia útil por exoneração, mantendo a média deste ano. O déficit nas escolas - a maioria de ensino médio -, chegaria a 10 mil profissionais. Na capital, os números são igualmente preocupantes: 5 mil estimados.


Estudante vence Facebook em processo sobre privacidade na Europa

Depois de três meses de investigações, a órgão irlandês de proteção de dados (DPD) decidiu que o estudante de direito austríaco, Max Schrems, tinha razão em seu processo contra violações de privacidade cometidas pelo Facebook. Em outubro, o estudante solicitou um arquivo com todas as suas informações à rede social e recebeu uma cópia que continha mais de 1.200 páginas de dados, inclusive aqueles que ele havia deletado anteriormente.


(...)


"Quando você elimina algo do Facebook, tudo o que acontece é que escondem para que você não veja mais", disse Schrems à agência de notícias EFE. "O Facebook sabe mais sobre nós do que a KGB [polícia secreta da extinta União Soviética] sabia sobre qualquer cidadão comum."




Confira o texto no IG

Último ditador do regime militar argentino é condenado a 15 anos de prisão

O último ditador do regime militar argentino (1976-1983), Reynaldo Bignone, foi condenado a 15 anos de prisão nesta quinta-feira (29/12), por crimes contra a humanidade. A sentença, ditada por um dos Tribunais Orais Federais do país, se deve às prisões ilegais cometidas no centro clandestino de detenção “El Chalet”, dentro de um hospital da Força Aérea argentina.




Continue lendo no Opera Mundi

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Agência divulga primeira imagem do vazamento de óleo na costa da Nigéria


Imagem divulgada pela agência Associated Press nesta terça-feira (27) mostra uma mancha de petróleo nas proximidades do Delta do Rio Níger, na Nigéria, na última segunda-feira (26).
De acordo com a empresa anglo-holandesa Shell, o vazamento de petróleo na costa do país foi amplamente contido.
Cerca de 40 mil barris de petróleo escaparam para o Oceano Atlântico no último dia 20 durante uma operação de rotina para transferir petróleo de uma plataforma FPSO (unidade que produz, armazena e transfere óleo e gás) para um petroleiro.  Para efeito de comparação, no recente acidente da Chevron, na Bacia de Campos, a polícia trabalha com a possibilidade de que até 3 mil barris tenham sido derramados.

Leia mais no G1

Israel: Menina vítima de judeus ultra-ortodoxos

A israelita Naama Margolese, de apenas 8 anos, é submetida, diariamente, a insultos e perseguições por parte de elementos da comunidade judaica ultra-ortodoxa.


A menor revelou ter medo de ir para a escola porque é alvo constante de agressões e chegou a ser já apedrejada. Os actos são justificados, de acordo com a imprensa israelita, pelo vestuário utilizado por Margolese, demasiado ousado para os cânones.

O caso de Naama chama, uma vez mais, a atenção ao abuso e à segregação das mulheres na comunidade judaica.





Você aguenta uma jornada de 24 horas de trabalho?

Estava demorando para acontecer, mas o que é, provavelmente, a primeira libertação de escravos em colheitas mecanizadas do Brasil foi registrada no Estado de Goiás, município de Goiatuba. Ao todo, 39 pessoas que operavam máquinas para o corte da cana cumpriam jornadas de 24 horas ininterruptas, que, somadas às 3 horas do percurso até o local, totalizavam 27 horas de trabalho. Ou seja, isso não era exceção, como em um dia de fechamento ou final de prazo no escritório. Isso era o padrão do dia-a-dia.




Leia mais no Blog do Sakamoto

Guerra contra o tráfico no México já matou mais de 60 mil pessoas

O combate ao narcotráfico no México já deixou um saldo de 60.402 mortos durante os últimos cinco anos, de acordo com estimativas da revista mexicana Zeta. Conforme apurou a publicação, esse número se refere a 75% do total de assassinatos registrados pelo Sistema Nacional de Informação do México. De dezembro de 2006 a outubro de 2011, foram 80.107 homicídios no país.




Continue lendo no Opera Mundi

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Charge do Maringoni

Charge do Maringoni
vista no blog BRASIL! BRASIL! de 28.12.2011

Cristina Kirchner tem um tumor maligno na tiróide e será operada no dia 4


Um carcinoma papilar foi detectado no lóbulo direito da presidente argentina Cristina Kirchner, que deve ser operada no dia 4 de janeiro, informou nesta terça-feira (27/12) o secretário de Comunicação da Casa Rosada, Alfredo Scoccimarro.

"Foi detectada a existência de um carcinoma papilar no glóbulo direito da glândula tiróide. Hoje foi constatada a ausência de comprometimento dos gânglios linfáticos e a inexistência de metástase. A localização da doença se encontra circunscrita à glândula", detalhou o secretário.
Segundo ele, Cristina Kirchner será submetida a uma cirurgia programada para o dia 4 de janeiro, no Hospital Austral, e deve ser internada por 72 horas após a operação. A intervenção deve ser realizada pelo chefe de cirurgia da unidade médica, Pedro Saco.


Mais no Opera Mundi

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

China começa a usar novo satélite de posicionamento global


A China deu mais um passo nesta terça-feira para encerrar sua dependência de satélites norte-americanos para serviços de navegação e posicionamento, ao iniciar um teste operacional do sistema Beidou, desenvolvido naquele país.
Os chineses deram início a um projeto para eliminar sua dependência do Sistema de Posicionamento Global (GPS) norte-americano em 2000, quando colocaram dois satélites experimentais de posicionamento em órbita.
Ran Chengqi, porta-voz do novo sistema, disse a jornalistas que o Beidou -ou "Ursa Maior"- cobrirá a maior parte da região Ásia-Pacífico no ano que vem e, a partir de 2020, terá alcance mundial.
A China já lançou dez satélites para formar a rede Beidou, e planeja lançar outros seis no ano que vem, segundo ele.

Confira a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um ano e meio depois, Guiné-Bissau sofre nova tentativa de golpe de Estado


O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Antonio Indjai, confirmou que um grupo de militares tentou dar hoje um golpe de Estado, embora sem sucesso.
Em entrevista coletiva, Indjai ressaltou que as autoridades "neutralizaram" a ameaça e que a situação está já sob controle. "Só posso dizer que há um grupo que quis alterar a ordem constitucional, mas o Estado-Maior das Forças Armadas o neutralizou e a situação está neste momento sob controle", ressaltou logo após se reunir com membros do governo guineano.


Leia mais no Opera Mundi

Estressado, com insônia e depressão? Culpa do smartphone

Segundo o professor de psicologia organizacional da Lancaster University (Inglaterra), Cary Cooper, os usuários devem limitar o tempo que passam usando dispositivos móveis porque eles "entorpecem os sentidos". E checar obsessivamente e-mails e notificações no Facebook podem levar aos mesmos problemas.




Leia mais no Computer World

A internet deve se tornar uma zona não-militarizada


Vejam os fatos.
Primeiramente, os militares de diferentes países estão ocupados criando unidades virtuais exclusivas e “forjando” armas virtuais (por exemplo, EUAÍndiaReino Unido,AlemanhaFrançaUnião EuropeiaOTANChinaCoreia do Sule Coreia do Norte).
Em segundo lugar, casos de espionagem industrial e atos de sabotagem são de conhecimento público (veja as notícias sobre ataques importantes apoiados por estados-nação, como o Stuxnet e o Duqu).
Em terceiro lugar, notícias sobre ataques cuidadosamente planejados estão sendo divulgadas com uma velocidade alarmante (bem, todos temos uma idéia de quem podem ser os vilões por trás deles). Foi até mesmo criado um novo termo para isso: APT (Advanced persistent threat).

Confira a opinião de Eugene Kaspersky (ele mesmo, o dono da fabricante de software anti-vírus) no IDG Now!

Popularidade do Twitter está ligada a mídia tradicional e redes sociais ''reais'', diz estudo


O sucesso do Twitter pode estar ligado mais aos meios tradicionais de comunicação – como jornais, revistas e redes sociais do mundo real – do que à internet propriamente. Um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) acompanhou o crescimento do microblog logo após seu lançamento e demonstrou que ele se relaciona à proximidade geográfica e socioeconômica dos seus usuários.
De acordo com a pesquisa do MIT, o crescimento da popularidade do Twitter inicialmente ocorreu via usuários “jovens, inovadores e ligados à tecnologia”, principalmente nas cidades de Boston e São Francisco. Em seguida, seguiu uma rota mais “tradicional” de sucesso, se espalhando em pequenas distâncias, ou seja, era dependente da propaganda boca-a-boca, em cidades como Somerville (Massachusets) e Berkeley (Califórnia). Um vídeo mostra a rapidez com que o microblog se espalhou nos Estados Unidos.


Mais no UOL Tecnologia

Reino Unido prepara plano de defesa para proteger Malvinas

O Reino Unido trabalha com a possibilidade de iniciar um novo conflito bélico com a Argentina para "defender" as ilhas Malvinas, no Atlântico Sul, em meio aos crescentes pedidos de militares para deslocar um submarino nuclear para a região, segundo informou hoje o jornal inglês Daily Mail.




A notícia da ANSA está disponível no UOL

PF indicia Chevron, Transocean e 17 pessoas por vazamento no RJ

A Polícia Federal indiciou 17 pessoas e as empresas Chevron e Transocean por conta do vazamento de 2,5 mil a 3 mil barris de óleo ocorrido no início de novembro no Campo do Frade da Bacia de Campos, no norte do Rio de Janeiro. Todos vão responder por crime ambiental, incluindo o presidente da Chevron no Brasil, George Buck.

Do total dos indiciados, 16 são acusados também de falsidade ideológica, pois, de acordo com entrevista do delegado Fábio Scliar ao Jornal Nacional, teriam sonegado informações em depoimentos. O relatório da Polícia Federal está em poder da Justiça e ainda será estudado pelo Ministério Público. Scliar atribuiu o desastre ambiental "à ganância e conduta leviana" dos executivos e funcionários das duas empresas, que, segundo ele, recorrem a perfurações temerárias, com riscos de acidentes.




Mais no Correio do Povo

Natal made in USA: "Papai Noel" armado até a barba (+video)

“Papai Noel”  armado até os dentes. Um clube de tiro do Arizona resolveu brindar este Natal com um presente pouco comum: uma foto familiar com Papai Noel e todo tipo de armas. E a proposta segundo a agencia France Press foi "muito bem recebida". O Clube de Armas de Scottsdale convidou famílias e entusiastas das armas a viver uma "oportunidade única": a de serem imortalizado junto ao Papai Noel e seus rifles e fuzis de assalto.
 Como tela de fundo, além de um papel que imita flocos de neve e o tradicional pinheiro decorado, os participantes podem tirar retratos com uma metralhadora Minigun Garwood avaliada em 80 mil dólares, informa o portal Infobae. Mesmo assim, diz o site, tem a opção de escolher entre outras armas de fogo, que vão desde pistolas a pistolas até um fuzil AR15s modificado, como o utilizado pelo exército ianque.
O Clube de Armas apresentou sua iniciativa "Papai Noel e suas metralhadoras" em 2010, reservada inicialmente só para seus associados, mas a notícia correu como pólvora e umas 200 pessoas se enfileiraram nas portas do edifício para conseguir sua foto.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION 


Vejam o vídeo no YOUTUBE (foi bloqueado pela AFP no site de Cubadebate, obviamente )

domingo, 25 de dezembro de 2011

Revista Virtual de Química

 
Confira a publicação editada pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química do Rio de Janeiro.

A Sociedade Brasileira de Química tem mais uma publicação científica - Revista Virtual de Química - indexada as principais bases de dados internacionais. Em menos de três anos a revista foi indexada a SCOPUS da editora Elsevier e ao Science Finder da American Chemical Society.

De acordo com os editores, a boa aceitação da RVq por parte da comunidade brasileira se deve aos seus textos leves e a forma harmônica como  são apresentados. Sem estar engessada em "templates", a publicação oferece aos autores a oportunidade de explicar a seus leitores a gênese do trabalho, sem as amarras da limitação de figuras e imagens, e por isso é eletrônica.

A filosofia dos atuais editores da RVq é resgatar a beleza da ciência química e o prazer da leitura de artigos científicos, fugindo dos jargões que cada vez mais afastam os jovens da ciência. Outra característica da RVq é possuir um corpo de editores que inclui pesquisadores jovens, todos recém-doutores, muito ativos e que participam diretamente da política editorial da revista, arbitrando a qualidade dos artigos depois que estes são aceitos pelos assessores ad-hoc. Renovar é uma das formas de garantir a continuidade da RVq.

Confira no site: http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq.
(Informações da RVq)

Vejam no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Deputados 'anônimos' conseguem jogar lei anticorruptor para 2012

Comissão especial da Câmara planejava votar em dezembro projeto que pune empresa que suborna agente público, mas tentativas de mudar texto forçam relator a negociar. Deputados do PMDB de Roraima e Rondônia tentam descaraterizar lei. Lobbies gostam de usar parlamentares de estados distantes, cujos eleitores são menos influenciados pela mídia do centro-sul.

BRASÍLIA – Ao contrário do que planejara uma comissão especial, a Câmara dos Deputados entrou em recesso nesta sexta-feira (23) sem votar projeto que muda a legislação para tentar efetivamente punir, e com mais rigor, empresas corruptoras. Os planos do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), foram atropelados por uma enxurrada de tentativas de mudar a proposta, entre as quais se destacam as de dois deputados do PMDB, eleitos em estados longínquos, que lutam para aliviar para quem suborna.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR