sábado, 27 de março de 2010

De tal para qual: terroristas de Miami, apoiam terroristas de Havana

Milhares de pessoas se manifestaram em Miami, em solidariedade com as Damas de Branco. A manifestação foi convocada pelo mafioso produtor musical Emilio Estefan e sua esposa Gloria Estefan. A colombiana Shakira se somou ao coro, definindo as Damas como "heroinas de nosso tempo". Essa pequena burguesa, é tão curta de inteligência que confunde terrorismo com heroismo.

Segundo os organizadores, tratava-se de uma marcha pacífica. Com certeza? Imaculado, vestido de branco para a ocasião (assim o exigia o libreto), luzía, sorridente, Luis Posada Carriles um criminoso confesso. O tipo, apesar do aspecto de avô angelical, participou da explosão de um avião civil cubano em 1976, e planificou, já com quase 70 anos de idade, varios atentados contra instalações turisticas cubanas que custou a vida de um cidadão italiano.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Bush limpa a mão depois de cumprimentar um haitiano

Esta é a democracia que pretendem os grandes meios de comunicação na América e em Cuba baseando-se em pisotear a soberania através de suas multinacionais, pisotear a vontade do povo haitiano e o cúmulo foi depois do terremoto lucrar com a desgraça por meio de suas ONG´s e por último o espetáculo grotesco de ir ex-presidentes ianques a rirem-se do povo haitiano como zona conquistada e a dar o espetáculo grotesco de Bush ao limpar suas mãos depois de tocar num haitiano.


Vejam em KAOSENLARED.NET
(Nota do editor: Vejam também no mesmo endereço o vídeo da atitude grotesca do genocida ianque limpando as mãos na manga da camisa de seu colega Clinton.)

Enquanto a máfia fala de "direitos humanos" - O terrorista Orlando Bosch dorme tranquilo em seu bangalô de Hialeah

Mientras la mafia habla de "derechos humanos"
26 de março de 2010 - Já transcorreram quase duas decadas que George Bush pai ordenoua liberdade do líder terrorista Orlando Bosh associado à destruição de um avião civil cubano e também ao assassinato de John F. Kennedy, sob condições que nunca respeitou, e contra as opiniões expressadas por funcionarios do Departamento de Justiça que reconheciam sua responsabilidade numa série de atos terroristas.

Esse autêntico assassino em série que colaborou com a CIA na criação da terrorista Coordenação de Organizações Revolucionarias Unidas (CORU), que logo dirigiu, vive hoje em seu bangalô Hialeah (Miami), donde recebe os beneficios da proteção dos mais altos orgãos do poder judicial.


Vejam mais em APORREA.ORG

Chimamanda Adichie: O perigo da história única

Eu sou uma contadora de histórias. E gostaria de vos contar algumas histórias pessoais sobre aquilo que gosto de chamar "o perigo da história única". Eu cresci num campus universitário na parte oriental da Nigéria. A minha mãe diz que comecei a ler aos dois anos, embora eu pense que aos quatro provavelmente esteja perto da verdade. Por isso eu fui uma leitora precoce. E o que eu li eram livros para crianças Britânicos e Americanos.
(...)
É impossível falar sobre a história única sem falar do poder. Há uma palavra, uma palavra malvada, em que penso, sempre que penso sobre a estrutura do poder no mundo, e é "nkali". É um substantivo que livremente se traduz por "ser maior que outro". Como os nossos mundos económico e político, também as histórias se definem pelo princípio do nkali. Como são contadas, quem as conta, quando são contadas, quantas histórias são contadas, estão realmente dependentes do poder.



Vejam o vídeo com legenda ou o texto com a palestra em NOVAE

Fotos de amador impressionam a Nasa

O cientista amador britânico Robert Harrison tirou fotografias da curvatura da Terra que impressionaram até os técnicos da Nasa (agência espacial americana).


Vejam o vídeo também na BBC Brasil

Energia solar movimenta barcos na Amazônia

Voadeira movida a energia solar é projeto de empresa amazonense

A empresa K2C Serviço de Consultoria desenvolveu o projeto "Voadeira solar: alternativa energética para a movimentação de pequenas embarcações na Amazônia", contemplado no Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção).

O programa é desenvolvido, em parceria, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Editorial de Carta Maior

"Em greve há três semanas, milhares de professores de SP marcharam até o Palácio dos Bandeirantes, nesta sexta-feira. Pacificamente, foram ministrar uma aula coletiva ao candidato do conservadorismo brasileiro às eleições de 2010: ensiná-lo a dialogar com a sociedade que tem a pretensão de governar. A resposta de Serra foi a tropa de choque e um saldo de 16 feridos."

( na próxima quarta-feira, dia 31, o professorado de São Paulo faz nova assembléia no vaõ-livre do MASP, av. Paulista,em SP; Carta Maior, 26-03)


Vejam em CARTA MAIOR

Assassinado Clodomiro Castilla, jornalista que denunciou vinculos de uribistas com paramilitares

Neste 19 de março foi assassinado o comunicador Clodomiro Castilla, na cidade de Montería, departamento de Córdoba, ao norte da Colombia. Foi assassinado por sicarios em sua casa situada a somente 200 metros da delegacia de Polícia. O jornalista era conhecido por denunciar o paramilitarismo e suas alianças com elites regionais. Trabalhava há pelo menos sete anos no programa matutino de noticias da emissora La Voz de Montería, de onde denunciou alianças do paramilitarismo com as elites regionais de Córdoba.

Recentemente Clodomiro Castilla, havia revelado uma conversa do diretor do diário El Meridiano de Córdoba, Willian Sallet com Salvatore Mancuso. Em 2008 Clodomiro entregou gravações à Côrte Suprema de Justiça que demonstravam os vinculos de Willian Salllet e María Milena Andrade, ex-defensora do povo em Montería, com o narco-paramilitar Salvatore Mancuso.

Vejam o texto completo mais vídeo em REBELIÓN.ORG

sexta-feira, 26 de março de 2010

Google deixa a China: o bem venceu o mal?

Depois que o Google e outras empresas tiveram seus servidores invadidos por hackers — ataques provenientes da China e possivelmente ligados ao governo chinês — o gigante das buscas ameaçou parar de censurar os resultados de busca, contrariando as regras do país. Depois de trocas de acusações, o Google finalmente acabou com as pesquisas na China, redirecionando quem visitasse o Google.cn para a página não-censurada de Hong Kong. O governo chinês, em questão de dias, passou a censurar resultados do Google.hk. Agora surgem relatos de que empresas como a Dell e a GoDaddy estão saindo da China. Será esta uma vitória sobre a liberdade de expressão? Ou corporações americanas estão tentando impor valores ocidentais à China?

É o editor-chefe do Gizmodo americano, Brian Lam, que defende a segunda alternativa. Para ele, o fato de que o Google tentou desrespeitar a censura do governo chinês foi uma tentativa de forçar, goela abaixo, valores ocidentais em um país com cultura diferente. Algo semelhante, segundo comentaristas, ao que os EUA fizeram com o Iraque.

Continue lendo no Gizmodo Brasil.

Ipea: Brasil supera meta de reduzir extrema pobreza

Vinte e sete milhões e trezentos mil brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza. O índice de moradores do País nesta situação baixou - entre 1990 e 2008 - de 25,6% para 4,8%, uma redução de 81%. Com isso, o País supera o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.


Continue lendo no Vermelho.

Uribe denuncia aliança paramilitar e admite casos de 'falsos positivos'

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, denunciou hoje (25) uma suposta aliança entre narcotraficantes e oficiais do exército que permitiu o assassinato de milhares de inocentes, admitindo assim a existência dos ‘falsos positivos’.


"Em 2006 e 2007, grupos do narcotráfico da região de Ocaña [cidade do nordeste do país, próxima à fronteira com a Venezuela] se infiltraram na brigada e conseguiram alianças para poder avançar no negócio ilícito da coca", disse o presidente.

Continue lendo no Ópera Mundi.


Petróleo põe Amazônia Peruana em Risco

A exploração de petróleo na região da Amazônia peruana deve ser vista com cautela. Nos últimos anos, a atividade acelerou o número de concessões em áreas de delicada questão ambiental ou indígena, e levanta dúvidas sobre a sustentabilidade dos processo. O alerta vem de estudo realizado pela Universidade Autônoma de Barcelona.


De acordo com o levantamento “A second hydrocarbon boom threatens the Peruvian Amazon: trends, projections, and policy implications”, as análises apontam para um crescimento acelerado no número de áreas de exploração de petróleo e gás, que ameaçam a região, as populações indígenas e áreas de deserto.


Além disso, cerca de 60% das propostas de terras indígenas foram afetadas por concessões de hidrocarbonetos no ano passado. Ainda, segundo o texto, cerca da metade de todas as áreas indígenas estabelecidas legalmente na área amazônica do Peru possui concessões de exploração.


Continue lendo na comunidade do blog do Luís Nassif.


Infeliz Iêmen

O Iêmen é país sóbrio, diferente dos postos imperiais de gasolina espalhados por outras partes da península arábica, onde as elites dominantes vivem em arranha-céus construídos em prazos sempre recordes, projetados por arquitetos-celebridades, cercados por shopping-centers em que se vendem produtos com todas as griffes ocidentais, atendidos por escravos que chegam em ondas do Sul da Ásia e das Filipinas. Sana’a, capital do Iêmen, foi fundada em tempos em que o Velho Testamento ainda estava em produção, sendo escrito, editado e costurado. É verdade que o novo hotel Mövenpick, no coração do enclave diplomático que há na cidade, faz lembrar o pior de Dubai (estive lá quando todos eram obrigados a engolir um menu “Valentine’s Day Dinner Menu”), mas a elite iemenita é cuidadosa e não ostenta riqueza.

A velha cidade murada foi resgatada da extinção-por-modernização, pela Unesco (depois, também pelo Aga Khan Trust) nos anos 80s, e a antiga muralha foi reconstruída. A Grande Mesquita do século 9º está atualmente sendo restaurada por equipe de especialistas italianos associados a arqueólogos locais e têm encontrado objetos e imagens do passado pré-islâmico daquela região. Se vão ou não localizar uma pequena estrutura que se diz que teria sido construída ainda em vida do profeta Maomé, não se sabe.


Confira o texto completo, escrito por Tariq Ali, no Vi o Mundo.

Marcadores: "Iêmen", "Yêmen", "Tariq Ali"


Lançado livro com depoimento de mulheres torturadas na ditadura brasileira



Com relatos como o da jornalista Rose Nogueira, torturada durante o regime militar, foi lançado hoje (25), em São Paulo, o livro Luta, Substantivo Feminino.

Pelo relato de Rose, tem-se uma ideia do que as mulheres sofreram no período. "No meio desse terror, levaram-me para a carceragem, onde um enfermeiro preparava uma injeção. Lutei como podia, joguei a latinha da seringa no chão, mas um outro segurou-me e o enfermeiro aplicou a injeção na minha coxa. O torturador zombava: ‘Esse leitinho o nenê não vai ter mais’. ‘E se não melhorar, vai para o barranco, porque aqui ninguém fica doente.’ Esse foi o começo da pior parte. Passaram a ameaçar buscar meu filho. ‘Vamos quebrar a perna’, dizia um. ‘Queimar com cigarro’, dizia outro.”

Continue lendo no Ópera Mundi.

quinta-feira, 25 de março de 2010

De bolsista do Pro-Uni a mestrando nos EUA

Depois de se formar em administração em Belo Horizonte, Bruno Lucio Santos Vieira, 22, ingressou no mestrado em relações internacionais na Ohio University, nos Estados Unidos. Hoje, no curso, o estudante dedica seu tempo a disciplinas como história econômica norte-americana e mercados financeiros.

A biografia resumida acima pode parecer com a de algum brasileiro bem-nascido e cheio de oportunidades. No caso de Bruno, no entanto, cada passo tem sido uma batalha: filho do aposentado Henrique Barbosa Vieira, 68, e da dona de casa Neide Lúcia Santos Vieira, 56, o rapaz concluiu a educação básica toda em escola pública, fez a graduação pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) no Centro Universitário Una e ganhou, pelo bom desempenho, desconto para a pós-graduação.

Continue lendo no blog do Luís Nassif.

Redução de jornada a 40 horas semanais beneficiaria 19 milhões no Brasil, diz OIT

A redução da jornada para 40 horas semanais, como defendem as centrais sindicais, atingiria diretamente um contingente de 18,7 milhões de trabalhadores brasileiros. Os dados estão presentes no livro “Duração do trabalho em todo o mundo: Tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada”, que está sendo lançado pela Organização Internacional do Trabalho em um debate na Universidade de Brasília, na manhã desta quinta, aberto pela diretora da instituição no Brasil, Laís Abramo. Em todo o mundo, cerca de 22% da força de trabalho (cerca de 614 milhões) trabalham mais de 48 horas semanais.

De acordo com a OIT, a categoria ocupacional que será mais diretamente afetada por uma eventual redução da jornada legal de trabalho para 40 horas semanais são os empregados do setor privado com carteira de trabalho assinada. Eles compõem 33,2% das pessoas ocupadas no país, ou seja, 31,9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Dentro desse grupo, 58,6% trabalhavam mais de 40 horas semanais em 2008 enquanto 41,4% trabalhavam 40 horas ou menos por semana.

Continue lendo no blog do Sakamoto.

Sob temor de protestos, Indonésia proíbe conferência gay

A polícia da Indonésia ordenou nesta quarta-feira (24) o cancelamento de um encontro continental de gays e lésbicas que aconteceria no fim de semana na Ilha de Java, alegando que o evento poderia provocar protestos violentos de grupos muçulmanos conservadores.


Mais de cem representantes da Associação Internacional de Gays e Lésbicas, de 16 países asiáticos, pretendiam se reunir na cidade de Surabaya a partir desta sexta-feira para discutir os direitos de homossexuais na região.


O homossexualismo não é ilegal na maior parte da Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo, mas é proibido pela lei islâmica, defendida por alguns grupos conservadores.


Continua no G1.

Levantamento inédito revela 57 mil imóveis israelenses na Cisjordânia

Um levantamento inédito realizado por um instituto de pesquisa israelense revela que há pelo menos 57.309 imóveis de colonos ou do governo israelenses nos territórios palestinos ocupados na Cisjordânia.

São 32.711 apartamentos, 22.997 casas, 187 shopping centers, 127 sinagogas, 717 instalações industriais, 15 salões de festas, 344 jardins de infância e 211 escolas.

Cerca de 500 mil cidadãos israelenses moram em assentamentos nos territórios ocupados, 300 mil deles na Cisjordânia e 200 mil em Jerusalém Oriental, que não foi mapeada.

A pesquisa foi realizada pela instituto de economia política Macro, que usou imagens de satélite pra registrar todos os assentamentos.

Continua na BBC Brasil, com uma pequena série de slides de assentamentos.

As torturas que a Folha mostra e a que esconde

Dona Cantanhêde só esquece de dizer que Rose Nogueira, a jornalista citada logo no início, trabalhava na Folha na época em que foi presa e torturada. Sabe o que aconteceu a ela? Foi demitida por abandono de emprego. Ela conta:

“Vinte e sete anos depois, descubro que fui punida não apenas pela polícia toda-poderosa daqueles tempos, pela “justiça” militar que me absolveu depois de me deixar por nove meses na prisão, pela luta entre vida e antivida nesse período.
(…) Ao buscar, agora, nos arquivos da Folha de S. Paulo a minha ficha funcional, descubro que, em 9 de dezembro de 1969, quando estava presa no DEOPS, incomunicável, “abandonei” meu emprego de repórter do jornal. Escrito à mão, no alto: ABANDONO. E uma observação oficial: Dispensada de acordo com o artigo 482 – letra ‘i’ da CLT – abandono de emprego”. Por que essa data, 9 de dezembro? Ela coincide exatamente com esse período mais negro, já que eles me “esqueceram” por um mês na cela.

Veja o texto completo no Vi o Mundo.

Argentina pode recorrer a tribunais internacionais por crimes da ditadura

“Se não conseguirmos justiça aqui, vamos recorrer aos tribunais internacionais, demandando justiça”, afirmou a presidente durante as homenagens ao chamado Dia da Memória, que marca os aniversário do golpe militar de 76.

As cerimônias se concentraram na Escola de Mecânica da Marinha (ESMA, na sigla em espanhol), que foi um centro clandestino de tortura por onde entidades de direitos humanos estimam que passaram mais de quatro mil pessoas.

Continue lendo na BBC Brasil.

Uma reflexão sobre este assunto pode ser encontrada no Cão Uivador.


Serra enfrenta greve dos professores com prisão e censura

Em entrevista ao Vermelho, a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Isabel Azevedo Noronha, afirmou que o governador Serra “está chegando ao extremo do autoritarismo”, não quer negociar e “deixa os professores indignados”.

O governo de José Serra deu novas provas nesta quarta-feira (24) do jeito tucano de governar e se relacionar com os movimentos sociais. A Polícia Militar prendeu três professores da rede estadual de ensino que integravam um grupo de algumas dezenas de docentes que protestavam contra a administração tucana durante inauguração do Centro de Atenção à Saúde Mental, em Franco da Rocha (SP). Também usou cassetetes e gás de pimenta contra os manifestantes. Além disto, os tucanos determinaram silêncio e censura nas escolas sobre a paralisação.

Continua no Vi o Mundo.

Maior empresa de registro de domínios do mundo deixará de atuar na China

Se você acha que registrar domínios no Brasil tem requisitos demais, espere para ver abaixo o que é necessário na China!

A GoDaddy, maior empresa de registros de endereços de internet do mundo, deixará de atuar na China, informa o Washington Post. Executivos da empresa disseram a congressistas dos Estados Unidos que a decisão é motivada pela crescente vigilância do governo chinês sobre a internet.

Segundo a GoDaddy, que gerencia 35 milhões de endereços em todo o mundo, a China implantou recentemente novas regras de registro de domínio no país. Para registrar um endereço com terminação .cn, o prefixo chinês, um indivíduo tem que fornecer informações pessoais detalhadas e até uma foto. Com a decisão, a GoDaddy deixará de registrar domínios com terminação .cn.


Mais no BR-Linux.

OEA, herança maldita da Guerra Fria

A recondução do chileno José Miguel Insulza à secretaria-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) normalmente seria fato de pouca monta. Afinal, trata-se de uma relíquia da Guerra Fria. Qualquer que seja seu dirigente, essa entidade tem em seu código genético o papel de articular a supremacia geopolítica dos Estados Unidos abaixo do rio Bravo.

Sua nova assembléia geral, convocada para reeleger o atual secretário-geral, chama atenção apenas porque ocorre em um cenário no qual muitos países latino-americanos parecem dispostos a superar o antigo modelo de associação continental.


Continue lendo esta interessante versão da história da OEA no Vi o Mundo.

Assassinaram a outro dirigente do magistério e membro da Resistência

No dia 23 de março, três homens encapuçados tiraram a vida do dirigente do magistério e membro ativo da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), José Manuel Flores Arguijo, enquanto ministrava aulas no Instituto San José del Pedregal em Tegucigalpa.

Esse covarde assassinato é marcada por uma campanha de terror desatada pelos corpos repressores do Estado hondurenho a partir do golpe cívico-militar de 28 de junho de 2009, que cobrou a vida de mais de meia centena de membros da Resistência e tem violado os direitos humanos de milhares de hondurenhos.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Russia entrega ao Brasil a primeira partida de helicopteros de combate Mi-35M

(...)
O Mi-35M é a versão de exportação do helicóptero multifuncional de ataque Mi-24 destinado a destruir veiculos blindados e instalações protegidas, aniquilar tropas do inimigo, apoiar forças terrestres, atacar aparelhos voadores a baixas alturas e colocar minas.

Além de missões de combate, o helicóptero Mi-35M também pode ser empregado para lançar paraquedistas e transportar carregamentos.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Novo jeito de governar: Piñera dobra fortuna em um mês

Segundo a insuspeita revista Forbes, o novo presidente do CHile praticamente dobrou sua fortuna em um ano. Ela está estimada hoje em 2,2 bilhões de dólares. E o grande aumento desta fortuna, diz a Forbes, ocorreu principalmente em janeiro deste ano, mais precisamente durante a campanha eleitoral. Conheça a mágica gestão de Piñera neste artigo de Paul Walder, que inaugura oficialmente a parceria entre a Carta Maior e a revista chilena Punto Final.

El Salvador - Así matamos a monseñor Romero

Carlos Dada
elfaro.net


El mayor D´Aubuisson fue parte de la conspiración para asesinar a monseñor Romero, aunque el tirador lo puso un hijo del ex presidente Molina, dice el capitán Álvaro Saravia. 30 años después, él y otros de los involucrados reconstruyen aquellos días de tráfico de armas, de cocaína y de secuestros. Caído en desgracia, Saravia ha sido repartidor de pizzas, vendedor de carros usados y lavador de narcodinero. Ahora arde en el infierno que ayudó a prender aquellos días cuando matar "comunistas" era un deporte.

El motorista salió del equipo de D´Aubuisson, bajo la supervisión de Saravia. Amado Garay, un ex soldado oriundo de Quezaltepeque, condujo al asesino frente a la puerta de la iglesia y después lo llevó a un lugar seguro. Garay -hasta hoy el único de los participantes en la operación que había dado su testimonio- vive en Estados Unidos bajo el programa de protección de testigos.

El tirador es salvadoreño, ex guardia nacional y era miembro del equipo de seguridad de Mario Molina. El 24 de marzo, de un disparo certero, acabó con la vida del arzobispo de San Salvador.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Charge do Tomy



Charge do Tomy em REBELIÓN.ORG

quarta-feira, 24 de março de 2010

OEA reelege Insulza como secretário-geral por aclamação

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, foi nesta quarta-feira reeleito para o cargo na sede da organização em Washington.

A Assembleia Geral Extraordinária reelegeu por aclamação o diplomata chileno para mais um mandato de cinco anos, num cargo que ele já ocupa desde 2005.

Com a reeleição desta quarta-feira, ele deve continuar exercendo a função até 2015.

A notícia continua na BBC Brasil.


Facebook leva a culpa por aumento de casos de sífilis na Inglaterra

Bola da vez, o Facebook foi apontado como o responsável pelo aumento dos casos de sífilis no Reino Unido. Ãh? Mas e o sexo desprotegido? Vamos lá... especialistas disseram ao jornal “Telegraph”que a incidência da sífilis quadriplicou em Sunderland, Durham e Teesside: justamente regiões do Reino Unido onde a rede social apresenta picos de popularidade. A equação, portanto, é a seguinte. O uso intenso do Facebook facilita o sexo casual e, por isso, aumenta a propagação da doença.


Marcadores: "DST", "sífilis"

Moda mais inclusiva



Muito se debate aqui na Grã-Bretanha sobre se a moda deveria ser mais inclusiva.

Não só em relação aos tamanhos (muitas lojas se recusam, por exemplo, a estocar tamanhos um pouco maiores), mas também às diferentes etnias (muitas marcas só usam modelos brancas em seus anúncios) e até às deficiências físicas (a questão ficou em foco depois da transmissão de um programa com modelos deficientes pela BBC).

Continua na BBC Brasil.

À mestra, com carinho

Maria da Conceição Tavares completa 80 anos no dia 24 de abril de 2010. Matemática, economista, intelectual com vasta formação histórica, filosófica e literária, professora, militante, deputada federal, torcedora fanática do Vasco e admiradora da Portela, Maria da Conceição se transformou nos últimos 50 anos, numa figura pública emblemática e numa referência decisiva na vida cultural e intelectual brasileira. Conceição nasceu num povoado, no interior de Portugal, perto de Anádia, na região de Aveiro. A família de sua mãe era católica e monarquista, mas seu pai era anarquista, e essa divisão familiar, ideológica e política marcou toda a sua infância, vivida em plena ditadura salazarista e durante a Guerra Civil espanhola.

Confira o texto, de José Luís Fiori, no blog do Luís Nassif.

Estadão sob “censura” censura os capangas de Gilmar

O interessante dessa edificante história é como a reconstitui o Estadão, um auto-nomeado house organ do Supremo ex- Presidente do Supremo.

Sob o título “Mendes e Barbosa tiveram ríspido bate-boca em 2009”, o Estadão se dispõe a descrever o diálogo em que há a referência aos capangas.

Cadê os capangas, amigo navegante ?

Para o Estadão, Joaquim Barbosa não falou em capangas.

Ou seja, o Estadão censurou um Ministro do Supremo.

E o Estadão ainda reclama que sofre censura há 236 dias.

O Estadão reproduz Barbosa até o momento em que ele diz “Vossa excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”.

Cadê os capangas ?


Veja o texto completo no Conversa Afiada.

Corte da Nigéria proíbe debate no Twitter sobre punições pela lei islâmica

Uma corte de Justiça islâmica da Nigéria proibiu a iniciativa de um grupo de defesa dos direitos humanos no país de debater no Twitter e no site de relacionamentos Facebook o uso de amputações como punição para crimes.

De acordo com a edição online do jornal nigeriano This Day, a corte, do Estado de Kaduna, no norte do país, ordenou o fim das discussões sobre o caso de amputação de Malam Buba Bello Jangebe.

Jangebe foi a primeira pessoa, no ano 2000, a ter sua mão direita amputada na altura do pulso em obediência às ordens de uma corte responsável pela aplicação dos princípios islâmicos da sharia (lei religiosa).

Texto completo na BBC Brasil.

Em ano de Copa, eis uma Frente Parlamentar Nacionalista

Foi anunciado, nesta terça, o lançamento da Frente Parlamentar Nacionalista no Congresso Nacional. Tendo o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) como coordenador, ela pretende “questionar as motivações de organizações não-governamentais estrangeiras de defesa do meio ambiente”, segundo a Agência Câmara.

Uma nota distribuída pela assessoria do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) anuncia que, no evento, será lançado o Prêmio Joaquim Silvério dos Reis, a quem ela chama de “traidor mor do Brasil”. Mas sou obrigado a discordar: há tanta gente que rifou seu povo e recursos naturais a troco de lucro fácil nos últimos 200 anos que, perto deles, o delator da Inconfidência Mineira seria considerado um estagiário…

Ambos os deputados integram a bancada ruralista, que está em campanha aberta para a mudança do Código Florestal e da Lei de Crimes Ambientais. Por “mudança” leia-se “flexibilização”, “afrouxamento”, “esterilização”, “inutilização”…


Continua no blog do Sakamoto.


Procuradores repudiam Gilmar. Só falta a PF (ou a PF concorda com Ele ?)

O Conversa Afiada procurou a Associação Nacional dos Procuradores da República para se pronunciar sobre a acusação do Supremo Ex-Presidente do Supremo, numa entrevista Folha (*) da província de São Paulo: os Procuradores da República integram um conluio com a PF e os juízes de primeira instância (leia-se “corajoso Fausto De Sanctis”) para prender um banqueiro que passa bola e derrubar o Palácio de Inverno, em São Petersburgo.

O Conversa Afiada recebeu a seguinte resposta:

“ANPR reafirma que a comunicação entre agentes públicos em um processo não é motivo para lançar suspeição sobre a lisura da conduta destas autoridades, uma vez que tais contatos são necessários para o esclarecimento acerca de medidas requeridas no curso de investigações criminais.


(...)


Só falta a PF do Dr Corrêa responder.

A PF confessa que é conluiadora ?


O texto completo no Conversa Afiada.

MAIS POLUIÇÃO NO RS

Portaria libera queima controlada de acácia negra

Os produtores de acácia negra poderão retomar a queima controlada para combater pragas. A portaria que permite o uso do fogo foi assinada, ontem, em reunião entre as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seappa).

Leia mais no Correio do Povo.

O silêncio cúmplice da imprensa sobre o terreno da Fase

"Hoje não vou falar sobre nada que eu tenha lido, ouvido ou visto nos jornais por aí. Vou falar sobre o que eu não vejo, não ouço, não leio. Não lembrava de ter visto na Zero Hora, por exemplo, mas, para não ser injusta, fui ao canal de busca do site. Mas minhas impressões se confirmaram: a informação mais recente que encontrei sobre a possível alienação ou permuta do terreno da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), que pertence ao estado do Rio Grande do Sul, é datada do dia 11 de março. E tem míseros dois parágrafos. Antes dessa, uma notinha de iguais dois parágrafos do dia 23 de fevereiro, louvando a iniciativa do governo Yeda.

O projeto de lei 388, que autoriza a alienação ou permuta de um terreno de 74 hectares localizado na avenida Padre Cacique, quase em frente ao estádio Beira-Rio – ou seja, extremamente bem localizado, principalmente se considerarmos a iminência de uma Copa do Mundo -, com um vasto patrimônio ambiental e histórico, seria votado hoje, caso tivesse havido quórum, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS."

Texto da Cris Rodrigues, mais no RS Urgente e Somos Andando.

terça-feira, 23 de março de 2010

IX Jogos Sul-Americanos


Os Jogos Sul-Americanos estão acontecendo em Medellín, Colômbia. Que tal?

No Brasil, eu só vejo informações no R7...

Marcadores: "Jogos Sul-Americanos", "Medellín",

Maluf processa promotor de Nova York após inclusão em "lista vermelha" da Interpol

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e seu filho, Flávio, decidiram processar o promotor distrital de Nova York, Robert Morgenthau, após ele ter acusado o parlamentar brasileiro de usar bancos da cidade para esconder recursos desviados, que depois passaram por contas nas Ilhas Jersey e na Suíça para só então entrar no caixa da Eucatex, empresa que pertence à família Maluf.

"De uma maneira arbitrária e não condizente com o que rege o Direito Internacional e a soberania das nações livres, um promotor distrital de Nova Iorque decidiu acusar Cidadão Brasileiro, membro do Congresso Nacional, de supostos fatos que, por absurdo, teriam ocorrido no Brasil, com o fim de serem julgados pela Corte Americana, inclusive emitindo ilegalmente um alerta vermelho para a Interpol", diz Maluf em nota divulgada hoje.

Continua na Folha Online.


As leis emperradas contra a homofobia

Eu fico, às vezes, com a impressão que os heterossexuais simpatizantes e esclarecidos acham que basta não serem por si só preconceituosos que uma varinha de condão fará o resto da sociedade evoluir e um belo dia acordaremos em Oz. O mundo na verdade não é assim e, ainda que semelhante evolução possa existir, é lenta e não garante vários direitos básicos. Estar escrito “preto no branco” é algo definitivamente muito importante. Não basta apenas não ser contra uma lei, é muito melhor ser a favor.

Por exemplo : mesmo que eu e meu companheiro, pessoalmente, não tenhamos tido problemas para estudar, trabalhar ou fazer amigos, nossos direitos de herança, deduções fiscais, pensão, seguro de vida e seguro saúde, não estão garantidos, porque não podemos registrar nossa união. Já casais heterossexuais tem todos os direitos assegurados mesmo sem registro civil nenhum. É justo isso? Outros gays, lésbicas e transgêneros podem estar com outros tantos direitos sendo desconsiderados e por aí vai.

Veja o texto completo no blog do Luís Nassif.

O reconhecimento de Chomsky

No dia 23 de março, aniversário de 110 anos de Erich Fromm, o prêmio Erich Fromm será entregue a Noam Chomsky, em Stuttgart, Alemanha.

A Sociedade Internacional Erich Fromm com esse prêmio, reconhece o seu trabalho, especialmente
suas opiniões políticas isentas, centradas na vida e dignidade de todos e especialmente dos impotentes.

Como Erich Fromm, ele corajosa e deliberadamente fala a linguagem da razão, capaz de impressionar, tanto a consciência do poderoso como a dos fazedores de opinião e de dar esperança aos impotentes e aos críticos livre pensadores.

Mais no blog do Luís Nassif.


Caso Dubai: Grã-Bretanha deve expulsar diplomata israelense

A Grã-Bretanha deve expulsar do país um diplomata israelense devido à falsificação de passaportes britânicos no incidente que resultou no assassinato de um comandante do Hamas em um hotel em Dubai. A informação foi levantada pela BBC nesta terça-feira.

O ministro de Relações Exteriores, David Miliband, deve fazer um pronunciamento no Parlamento nesta terça-feira. Miliband exige que Israel coopere com a investigação sobre o assassinato de Mahmoud al-Mabhouh, no dia 19 de janeiro.

BBC

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ajufesp repudia críticas de Gilmar

O presidente da Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Ricardo de Castro Nascimento, assina nota em defesa do juiz federal Fausto De Sanctis e atribui ao ministro Gilmar Mendes “manifestações que apenas desestabilizam o Poder Judiciário”, por causa de declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal sobre a Operação Satiagraha em entrevista concedida à Folha (*), publicada na edição desta segunda-feira (22/3).

A nota está disponível no blog do Luís Nassif.

Gilmar delira sobre HCs a Dantas: Justiça, MP e PF fizeram política

A Folha (*) da província de S.P., hoje, numa versão azul suave por conta de um anunciante (só no Brasil …), publica na pág. A12 entrevista do tipo “púlpito” (**) com o ex-Supremo Presidente do Supremo, aqui chamado de Gilmar Dantas (***).

Diz o ex-Supremo Presidente do Supremo, agora destinado a uma ministerial insignificância, para onde, segundo ele, na entrevista-púlpito, “volto para contribuir com o debate doutrinário”.


Confira no Conversa Afiada.

A imagem do terrorismo de Estado na Colômbia: ajude a difundi-la. Rompemos o silêncio que sustenta o genocidio!

O terrorismo de Estado na Colômbia já desapareceu com mais de 50.000 pessoas, deslocado a 4,5 milhões de pessoas...CIA financia suas operações encobertas na Venezuela e Honduras com o NARCOdinheiro.
7.500 presos politicos na Colômbia, são considerados invisiveis pelas mass media... São sindicalistas, estudantes, mestres, camponeses, ecologistas, todos eles do povo, encarcerados em sua maioria sob montagens judiciais desajeitadas e condenados por "terrorismo" ... A quantidade de presos politicos na Colômbia é escandalosa, e suas condições de vida são infrahumanas, já que o Estado colombiano é um dos principais Estados torturadores no mundo (OMCT). Mas a subestimação midiática desses milhares de presos politicos, tem domesticado inclusive as mentes de pessoas de "esquerda", que não os contestam devidamente.
O terrorismo de Estado na Colômbia já desapareceu com mais de 50.000 pessoas(1). O terror estatal já deslocou de suas terras a mais de 4,5 milhões de pessoas, mediante seus militares e sua ferramenta paramilitar, assim tem oferecido as terras desocupadas de habitantes e reivindicações às multinacionais e à agro-indústria.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Corrupção da imprensa: Por que a revista Veja escolhe a versão de um doleiro preso na Operação Satiagraha contra a versão do Ministério Público Federa

As últimas edições da revista Veja chamam a atenção pela escolha da revista em associar-se à opinião e versão extra-oficial de um doleiro preso na Operação Satiagraha, cujo nome aparece envolvido no mensalão do DEM, e que já é réu em processo por lavagem de dinheiro.

Chamou mais atenção quando a revista, confrontando a palavra do Ministério Público Federal com a do doleiro, não titubeou em ficar ao lado do doleiro.

As razões da revista ficar ao lado do doleiro, em vez de se fiar na versão do Ministério Público Federal, só a revista pode explicar ao distinto público.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Socialistas derrotam Sarkozy na primeira volta das regionais

O PS francês conseguiu ontem 30 por cento de votos na primeira volta das eleições regionais francesas, o que coloca os socialistas como primeira força política do país, à frente da UMP do Presidente Nicolas Sarkozy (26,7%). Surpresa foi ainda o resultado dos verdes, com a coligação Europa Ecologia a ser a terceira força com 13,3 por cento.

Leia MAIS.

domingo, 21 de março de 2010

Como não ser um Jornalista! Chamada para matéria de economia no ESTADÃO hoje, em sua página na Internet:

Bancos públicos lideram alta dos juros

Fernando Nakagawa, BRASÍLIA - O Estadao de S.Paulo

Levantamento feito com dados do BC mostram que taxas médias do BB e da Caixa subiram mais que as do Itaú, Bradesco e Santander

(Sim subiu, mas continua MENORES que os bancos citados. Não está no TEXTO)

Vejam mais detalhes a respeito da reporcagem no blog ONIPRESENTE

Os Maluf na página da Interpol

Vejam s quem a Interpol colocou na sua pgina na Net como procurados pela justia dos USA com foto e tudo:

Legal Status

Present family name: MALUF
Forename: PAULO
Sex: MALE
Date of birth: 3 September 1931 (78 years old)
Place of birth: Brazil
Language spoken: Portuguese
Nationality: Brazil

Offences

Categories of Offences: FRAUD CONSPIRACY, THEFTS
Arrest Warrant Issued by: NEW YORK / United States

IF YOU HAVE ANY INFORMATION CONTACT YOUR NATIONAL OR LOCAL POLICE

Veja mais no blog do Luís Nassif.

Aqui a página de Paulo Maluf.

Aqui a página de seu filho Flávio Maluf.