sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quem vai adotar os vira-latas?

A imprensa brasileira já vinha fazendo lentamente o caminho de volta para a realidade ao reconhecer que a Copa do Mundo no Brasil é, até aqui, um grande sucesso e uma ampla coleção de recordes. Até a revista Veja, que há alguns anos abandonou o jornalismo, já ensaiou o processo de transição do pessimismo para a celebração, caso os fatos continuem a desafiar suas próprias previsões.
Faltava a Rede Globo de Televisão, que vinha remoendo em suas entranhas a contraditória situação de beneficiária e contestadora do evento. Não falta mais: na edição de quinta-feira (26/6), o Jornal Nacional dedicou 2 minutos e 21 segundos a uma espécie de mea culpa sem culpa. Ou, melhor, a emissora reconhece que havia um excesso de pessimismo no noticiário durante o período que antecedeu o pontapé inicial na bola, mas a culpa não foi da imprensa brasileira: segundo a Globo, foi apenas a imprensa internacional que errou na dose de negativismo.

Confira no Observatório da Imprensa.

Lula entra em campanha pelo plebiscito da reforma política: 'Cada vez mais necessária'


 REFORMA POLÍTICA

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou vídeo na tarde de hoje (25) no portal do Instituto Lula em que convoca a militância petista a aderir à campanha pela reforma política e colher assinaturas para que um projeto de lei de iniciativa popular seja acatado pelo Congresso. O partido lançou ainda página especial em seu site em que apresenta os pontos que defende para a reforma política, como o financiamento público de campanha, o voto em lista e a paridade de homens e mulheres no Legislativo, entre outros. (...)

-CLIQUE AQUI  para continuar lendo.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Conflitos no Iraque deixam mais de mil mortos em 17 dias

Pelo menos mil civis morreram e mais de 1.200 ficaram feridos em várias regiões do Iraque entre os dias 5 e 22 de junho, informou nesta terça-feira (24) o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU.


Confira no UOL Notícias

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Egito condena jornalistas da Al Jazeera a sete anos de prisão

Três jornalistas da Al Jazeera acusados de apoiar a Irmandade Muçulmana foram condenados a sete anos de prisão no Egito.

Um tribunal no Cairo condenou o australiano Peter Greste e os egípcios Mohammed Fahmy e Baher Mohamed por espalhar notícias falsas e apoiar o grupo islâmico, que foi banido no país. Eles estão presos há seis meses e negam as acusações.

Nove acusados julgados à revelia, incluindo três jornalistas estrangeiros, foram condenados a dez anos de prisão.


Confira a notícia da BBC Brasil reproduzida no UOL.

Caverna de Chauvet entra para o Patrimônio Mundial da Unesco

A Caverna de Chauvet, onde se encontram as pinturas rupestres mais antigas e conhecidas até os dias de hoje, entrou neste domingo para a lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O anúncio foi feito pelo comitê da agência das Nações Unidas em Doha. 

A imensa gruta, situada 25 metros abaixo da terra em uma colina calcária do sul da França, "é um testemunho único e excepcionalmente bem conservado", segundo o texto. "Os vestígios arqueológicos, paleontológicos e artísticos da gruta ilustram, como nenhuma outra do começo do Paleolítico superior, a frequência das cavernas para práticas culturais e rituais", destaca o documento.


Leia mais no Correio do Povo