quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Participação das mulheres na ciência é essencial

Para a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, sociedade moderna não pode prescindir da contribuição das pesquisadoras ao desenvolvimento científico e tecnológico.
(...)

Nilcéa disse ainda ser fundamental a discussão sobre os dilemas que a mulher cientista contemporânea enfrenta ao ingressar no mundo dominado pelo ethos masculino. No encontro, que termina nesta terça-feira, dia 2, foi considerado que garantir a participação equitativa entre homens e mulheres na ciência é essencial, "não apenas por uma questão de justiça, mas também porque vivemos em uma sociedade moderna, na qual a inovação adquiriu uma importância primordial. Assim, não faz sentido aproveitar tão mal metade da fonte de idéias potencialmente revolucionarias".

"A visão de mundo das mulheres é diferente da dos homens, o que faz com que elas façam perguntas cientificas diferentes, e tenham opinião distinta. Nenhum campo deveria estar fora da perspectiva da mulher, pois assim estaremos desperdiçando 50% da capacidade intelectual do nosso país", afirmou Nilcéa.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC


Nenhum comentário: