sábado, 17 de abril de 2010

Empregados de fornecedores da Microsoft vivem "como prisioneiros"

Tem algo que você deveria saber: há uma boa probabilidade dos gadgets que você usa terem sido fabricados por trabalhados miseráveis, em péssimas condições de trabalho e de vida. Este fato já assombrou a Apple e muitas outras empresas em diferentes ocasiões, e agora é a vez da Microsoft.

Um relatório do National Labor Comittee detalha as condições de uma fábrica, operada por uma empresa chamada KYE, que produz hardware (mouses, webcams e alguns componentes do Xbox) para a Microsoft, assim como componentes para a Hewlett Packard, Best Buy, Samsung, Foxconn, Acer, Logitech e Asus, ainda que em menor escala. Eles também têm a sua própria marca, a Genius, que você provavelmente já viu na Kalunga ou lojas de informática similares. As condições a que se submetem estes empregados -- com provas fotográficas, não apenas verbais -- são horríveis":

- Trabalhadores são admitidos como "estudantes de trabalho" a partir dos 16 anos.

- Eles trabalham por períodos extremamente longos, tipicamente "das 7h45 às 22h55", pelo equivalente a R$ 1,13 por hora, menos dedução de alimentação, o que dá na prática o equivalente a R$0,91 por hora.

Continua no Gizmodo Brasil.


Nenhum comentário: