terça-feira, 28 de dezembro de 2010

EUA pedem desculpas ao Chile após vazamento de documentos sobre Piñera

O ministro das Relações Exteriores chileno, Alfredo Moreno, afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos pediram desculpas ao governo do Chile pelo conteúdo dos documentos diplomáticos revelados pelo WikiLeaks que se referem ao presidente Sebastián Piñera.


Moreno disse aos jornalistas no Palácio de La Moneda, sede do Executivo, que foi chamado por Arturo Valenzuela, encarregado do Estado americano para o hemisfério ocidental, para se eximir pelo vazamento.

"Valenzuela assinalou que isto não representava a opinião dos EUA nem de sua diplomacia. São funcionários que enviaram relatórios como fazem muitos funcionários no mundo todo", acrescentou o chefe da diplomacia chilena em relação aos documentos divulgados esta tarde pelo jornal espanhol "El País".


A notícia da EFE está disponível na Folha.com

Um comentário:

José Elesbán disse...

Mais um trecho:

"Homem de negócios competitivo e político que tende a tomar riscos, Piñera esteve vinculado no passado a questionáveis ações sobre seus negócios, mas os eleitores parecem relativamente desinteressados por estas acusações", indica a embaixada americana em Santiago.

A publicação acrescenta que é "tenaz e competitivo, maneja tanto seus negócios como sua política até os limites da lei e da ética".