quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ex-militar denuncia apoio da Turquia a grupos armados sírios

Damasco, 31 out (Prensa Latina)  O Governo do premiê turco, Recep Tayyib Erdogan, oferece apoio com armas e dinheiro aos grupos armados para se infiltrarem na Síria e perpetrar massacres contra seu povo, denunciou hoje um desertor desses grupos. O tenente Hussein Khalifa, um dos oficiais que desertou de seu posto no Ministério do Interior e depois regressou ao país, declarou à televisão local que voltou à sua pátria porque se sentia culpado e envergonhado de sua atitude.

Indicou que trabalhava na região de Al-Thawra e que ali descobriu que o general de brigada Adib al-Shalaf, diretor da instituição em Al-Thawara conspirava com os terroristas para fugir do país pela Turquia.

O militar assinalou que, residindo a uns 20 quilômetros de Antioquia (Antakya), entendeu que os grupos armados acreditam nos takfiris (extremistas islâmicos) e dependem de fatwas que provem dos países do Golfo.

Os sírios nos acampamentos turcos sofrem de humilhação, vergonha, e, agregou, são tratados de maneira desumana.

Khalifa propôs, também, que as pressões psicológicas e as guerras de rumores são uma prática nas zonas turcas contra os oficiais desertores sírios para os assustar e evitar que voltem ao país. 

Visto em PRENSA LATINA   
  

Nenhum comentário: