Estão chegando os médicos cubanos. Em 700 municípios, 11 milhões de brasileiros não têm nem um médico. Na maioria, em cidades do Norte e Nordeste, com baixo índice de desenvolvimento humano e muita miséria.
Virão médicos também de outros países, mas, claro, Cuba é o chamariz para o debate. Há quem imagine ser esse um debate político-partidário e eleitoral. E é, mas é muito mais do que só isso.
O que esse tema provoca são percepções sobre o que é, o que deve ou deveria ser a sociedade. O "Mais Médicos" arranca a visão que cada um de nós tem da vida. Da vida privada e da vida em comunidade.
O programa é mais um a dividir opiniões radicalmente nos últimos 12 anos. Para lembrar outras ações de governo: Bolsa Família, Sistema de Cotas, e a PEC das Empregadas Domésticas.
Confira a análise de Bob Fernandes, no Terra Magazine.
Um comentário:
Acabei de assistir, indignado , o “corredor polonês” realizado por duas dezenas de pessoas vestidas com jalecos brancos e com estetoscópios em Fortaleza. Não acredito que sejam médicos. Por isso não os chamo de médicos, embora possam ser. Essas pessoas estão fora de si. Algo desumano as move. Provavelmente as eleições para o CRM do Ceará. E a necessidade de alguém “mostrar serviço” com razões políticas. Só tenho uma sugestão aos meus concidadãos de Fortaleza: aplicar a todos os envolvidos que forem identificados aquilo que está escrito na Resolução 1931 de 17 de setembro de 2009 do Conselho Federal de Medicina, que estabeleceu o CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. Todos os que ali forem médicos e forem identificados nas fotografias e vídeos mostrados na internet devem ser denunciados e julgados pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará quanto à sua atitude. Qualquer pessoa pode efetuar a representação contra um ou mais profissionais identificados. A ele ou ela será assegurado amplo direito de defesa, na forma da lei.
Veja o vídeo e ajude a identificar as pessoas que cometem vários desvios éticos de conduta neste vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=TTJLnl6ZWV4
Depois leia o Código de Ética Médica aqui http://www.cremers.org.br/pdf/codigodeetica/codigo_etica.pdf
É preciso ter extremo cuidado com este tema nos CRMs de todo o Brasil, já que está sendo usado na campanha política para as eleições do conselhos de medicina, com as “chapas” querendo se superar uma às outras, para “mostrar serviço” contra os médicos contratados pelo Mais Médicos, já que o programa na prática, cria um piso salarial de R$ 10 mil que as clinicas e hospitais privados não querem pagar.
Veja isso acontecendo no Ceará, aqui: http://www.cremec.com.br/prov/revalida.pdf
Por favor Rodrigo, transforme esse meu comentário em Post. E em todo o Brasil as pessoas poderão fazer o que a lei manda: denunciar aos CRMs as posturas anti-éticas de seus membros. Se os CRMs quiserem proteger aos mesmos, recorrer ao CFM e daí à Justiça federal. Isso que essa gente está fazendo é crime, mas também viola o Código de Ética e eles precisam ser responsabilizados. Gente assim não está em condições de atender ao publico. Precisam ser responsabilizados e refletir mais sobre o que estão fazendo na mão de suas “lideranças” que buscam apenas poder político para permanecer nos carguinhos que ocupam.
Postar um comentário