terça-feira, 29 de dezembro de 2015

EUA monitoram constantemente posts em redes sociais de turistas estrangeiros, diz Obama

Sobre a questão de analisar redes sociais de quem está obtendo visto, acho que eu não fui tão claro. É importante distinguir entre as mensagens que são públicas – uma página do Facebook – contra comunicações privadas através de redes sociais ou aplicativos. Nossos profissionais da polícia e de inteligência estão monitorando constantemente posts públicos, e isso faz parte do processo de análise do visto – essas pessoas estão investigando o que os indivíduos disseram publicamente, e fazem questões sobre quaisquer declarações que foram feitas.
Mas no caso de comunicações privadas entre duas pessoas, isso é mais difícil de discernir, por definição. E uma das coisas que vamos fazer é nos envolver com a comunidade da alta tecnologia para descobrir como podemos, de uma forma adequada, fazer um trabalho melhor se tivermos uma pista, para podermos rastrear suspeitos de terrorismo.
Mas nós precisamos reconhecer que nenhum governo terá a capacidade de ler mensagens de texto, e-mails ou posts em redes sociais de toda e qualquer pessoa. Se não for postado publicamente, então teremos questões de viabilidade que são provavelmente insuperáveis em algum nível. E você sabe que isso levanta algumas dúvidas sobre os nossos valores.
Tenha em mente que, há apenas dois anos, estávamos tendo um grande debate sobre se o governo estava se tornando muito parecido com o Grande Irmão. E no geral, eu acho que nós já atingimos o equilíbrio ideal em proteger as liberdades civis e garantir que a privacidade dos cidadãos americanos seja preservada.

Reprodução de palavras do presidente Barack Obama. Confira a reportagem do Gizmodo.

Um comentário:

zealfredo disse...

EUA monitoram constantemente posts em redes sociais de turistas estrangeiros, diz Obama.