segunda-feira, 30 de julho de 2007

As "dondocas enfadadas" da classe média

O Terra Magazine está fazendo uma cobertura surpreendente do "movimento" Cansei. Vale a pena ver alguns artigos:

- Cláudio Lembo enfia o pé na jaca em uma entrevista, inclusive com a constatação óbvia que os outros meios de comunicação evitam proferir: " 'Cansei' é um termo muito usado por dondocas enfadadas em algum momento das vidas enfadonhas que vivem."

- O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, pede apoio ao "movimento". É um "movimento" cívico, aberto, apolítico, é claro. Desde que não se pergunte nada:
Então se o MST (Movimento dos Sem-Terra) quiser se associar à OAB e à Associação Comercial para dizer "Cansei", ele está convidado?
Não... é... o... não é... quer dizer... esse movimento não tem nada que ver com a Associação Comercial. Apenas a Associação Comercial dispõe de um contingente que pode... (enfático) MST não! Porque o MST é... o MST nasceu em razão de alguma coisa. E não é de hoje. Por isso que eu estou dizendo... não tem nada que ver com o atual governo. O MST não nasceu em razão do PT. Ele é anterior.
Sim, mas se o movimento é apolítico, o MST não pode dizer "Cansei da morosidade da reforma agrária" e aderir ao movimento?
Mas... o... eu... você... você... você convive com agricultores? Você entrevista agricultores? Eles estão felizes? Você está feliz se entrar na sua casa um sem teto...? MST cabe sem-terra e sem-teto. Se entrarem na tua casa e invadirem sob o escopo de que eles não têm, você... está certo? Está certo isso? Vocês querem levar... eu não quero discutir isso. Não sou político, não quero que envolvam política. Se o MST quiser participar individualmente, como eu estou fazendo... eu não estou levando a minha entidade, é o Alencar Burti que está lá, não é a Associação Comercial. Está no cerne dela defender a cidadania, defender direitos. Eu estou apenas reivindicando que os nossos direitos de cidadão não sejam esquecidos e nem violados. Se você não sente assim, eu não posso fazer nada...
(A estupidez é desse tal Alencar Burti, os grifos são meus)

- A Abril cede espaço ao movimento, mas não sabe bem porquê. Uh, talvez saiba...

A Abril vai ceder espaço publicitário para o movimento?
Vai ceder.

Há uma estimativa de quanto espaço?
Não temos estimativa, até porque a campanha não está pronta.

Mas ela não estréia nesta sexta?
Não sei, estou em Brasília... O que acontece é que nossas publicações, com exceção da Veja, são mensais, quinzenais, fecham na semana que vem.

O senhor diria que é um protesto contra o governo?
Não necessariamente. Não é um protesto contra o governo, pelo menos não é assim que os organizadores estão querendo configurar.

Mas, na medida em que há cobrança de providências em relação a crise aérea, corrupção, violência, o alvo dessa cobrança não é o governo, ainda que indiretamente?
Não sei, fui chamado, em nome da Abril, a colaborar com espaço publicitário, é tudo que eu posso lhe dizer, não tenho qualquer espécie de liderança nesse movimento. Agora, quais são as projeções disso... Por exemplo, no Terra, que certamente está sendo chamado a colaborar... Perguntar para o Terra se é contra o governo? Não sei. O que tem deve aparecer nos anúncios...

E o que tem nos anúncios?
Em nenhum momento ficou estabelecido que é uma campanha contra o governo.

Mas é uma campanha contra o quê?
É bom perguntar para quem está formulando a campanha...

A Abril está cedendo espaço sem saber que tipo de anúncios vai veicular?
Sabemos que é para um movimento cívico. O Terra também se dispôs a ceder?

Está saindo mais ridículo do que o esperado, e se esperava bastante.

3 comentários:

Jens disse...

Isto está ficando bom, hehehe...

iagê disse...

e assustador.

é patético, mas esses caras têm força, além de muita imbecilidade.

joice disse...

está tão ridículo, que até o Terra!!! resolveu tripudiar.

pior que têm força, sim. esse discursinho da "família pela moral e bons costumes" sempre foi perigosíssimo, sempre funciona com boa parcela da crasse mérdia. outra coisa que não podemos esquecer, aqueles que vão passando a ter acesso aos privilégios da 'nova classe', passam também a incorporar alguns de seus valores.. alerta total!