quinta-feira, 8 de abril de 2010

Após mortes, oposição tenta destituir presidente do Peru

O principal partido oposicionista do Peru, o Partido Nacionalista Peruano (PNP) apresentou nesta quarta-feira ao Congresso um pedido de impeachment do presidente Alan García por "incapacidade moral", responsabilizando-o pela morte de seis pessoas durante um protesto de garimpeiros informais no domingo.

O requerimento foi apresentado pelo líder do Partido Nacionalista, Ollanta Humala, pré-candidato a presidente nas eleições de 2011. Ele declarou à Agência Efe que o pedido seria feito por causa da "política de criminalização do protesto" existente no Peru. "O que estamos encontrando na conduta do presidente da República está tipificado na Constituição e se chama incapacidade moral permanente", afirmou.

"São mais de 70 mortos, mais de 600 feridos, um desaparecido, um asilado, mais de 1.300 cidadãos peruanos, a maioria líderes sociais, que estão judicializados pelo delito de 'protestar contra o Governo'", disse Humala. A proposta de destituição do presidente, contudo, tem poucas chances de prosperar.


Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Nenhum comentário: