O desaparecimento forçado na Colômbia, segundo associações de vítimas ultrapassa os 250.000 desaparecidos nas duas últimas décadas... Em 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.
Em meio a uma crise generalizada, especialmente aprofundada nos oito anos de governo de Uribe Vélez ( e a continuidade de sua política pelo seu sucessor Santos), neste 10 de dezembro celebrou-se na Colômbia o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Aos 62 anos transcorridos desde a declaração Universal desses direitos e a 60 anos de haver estabelecido este dia como data comemorativa todo ano, o panorama nesta matéria no país não pode ser mais desolador, pelo que não houve nada o que celebrar e muito a denunciar.
Para citar alguns dados, nos dois períodos de Uribe ocorreram 4.293 violações aos direitos fundamentais dos trabalhadores sindicalizados, entre os que se encontram: 2.513 ameaças, 528 assassinatos, 33 desaparecidos, 534 deslocamentos forçados, 295 detenções arbitrárias e 231 fustigamentos, entre outras estatísticas oferecidas pela Escola Nacional Sindical. Durante o ano de 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.
Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário