segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Belém festejará primeiro natal como Estado palestino


Belém se prepara na segunda-feira 24 para celebrar o Natal, o primeiro desde que a cidade berço do cristianismo se tornou Patrimônio Mundial e após o reconhecimento da Palestina como Estado observador não-membro na ONU.
O patriarca de Jerusalém, bispo Fouad Twal, a mais alta autoridade católica romana na Terra Santa, fará sua entrada triunfal em Belém, uma região autônoma da Cisjordânia, no início da tarde.
Enquanto isso, tropas de escoteiros palestinos com suas cornetas herdadas do colonialismo britânico (1920-1948) marcharam sob o olhar atento de centenas de turistas em frente à Basílica da Natividade, local do nascimento de Cristo, segundo a tradição.
O cortejo colorido é a oportunidade para a realização de uma grande festa popular palestina na Praça da Manjedoura, no coração de Belém, onde as festividades são a principal atração turística anual da Cisjordânia.
Os palestinos conquistaram uma vitória histórica em junho, com a obtenção do registro da Igreja da Natividade e da rota de peregrinação de Belém como Patrimônio Mundial da Unesco, apesar da oposição de Israel e dos Estados Unidos.
Outra grande conquista diplomática chegou no final de novembro, ao se tornarem um Estado observador não-membro na ONU, em uma votação esmagadora na Assembleia Geral chamada pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, de “ato de nascimento”.


Leia mais na CartaCapital.

Nenhum comentário: