sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cientistas arrecadam dinheiro para decifrar DNA de mexilhão invasor


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pretendem sequenciar o genoma de uma espécie invasora de mexilhão que causa problemas ambientais no Brasil. Chamado de mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), o animal tornou-se uma praga, diz o professor do Instituto de Biofísica da universidade, Mauro Rebelo, um dos coordenadores da pesquisa. A espécie está espalhada por rios da região Sul e em pontos do Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Para complementar os recursos para "decifrar" o DNA, pesquisa que tem sido possível com o apoio de órgãos como o CNPq, os cientistas abriram um pedido de arrecadação coletiva de dinheiro via internet no site Catarse - modelo chamado de "crowdfunding". A ajuda servirá principalmente para comprar equipamentos e reagentes, destacam os pesquisadores.
Leia mais no G1.

Um comentário:

Stefanie disse...

Organizamos um crowdfunding científico, para sequenciar o genoma de um mexilhão invasor. O projeto teve destaque na mídia, com reportagens no jornal, rádio e TV.
http://catarse.me/pt/genoma#up...

Você contribui com o projeto e ganha seu nome em um dos genes, proteínas e enzimas que forem identificados.
O video do projeto valeu premio para Marcela Uliano no exterior e explica tudo: http://catarse.me/genoma

Estamos na reta final. Até agora foram centenas de doações, mas nesse momento precisamos de doações de MILHARES para alcançar a nossa meta!

Estamos escrevendo para amigos bem conectados, que sejam sensíveis a causa científica, e que possam fazer doações relevantes e indicar o projeto para parceiros que queiram colocar seu nome, o de seus amigos e familiares em uma via metabólica, doando R$1.000,00.

Contamos com o seu apoio!

Laboratório de Biologia Molecular Ambiental - Bioma - UFRJ