sexta-feira, 14 de junho de 2013

Imprensa estrangeira destaca truculência da polícia em protestos


Na cobertura dos protestos no Brasil contra o aumento das passagens dos transportes públicos, a imprensa internacional destacou a truculência da polícia e chamou a atenção para o clima de insegurança que, com a proximidade dos grandes eventos a serem realizados no País, parece crescer.
Em matéria intitulada "Cenas de guerra numa nova noite de protestos", o jornal espanhol El País afirma que a polícia "perdeu o controle em São Paulo", onde as ruas se transformaram "num campo de batalha", na quarta manifestação seguida contra o aumento da tarifa de transporte público.
O artigo lembra que a polícia, que havia prometido reprimir duramente os manifestantes, "após vários episódios de vandalismo", "cumpriu sua palavra". O periódico diz ainda que a agressividade da polícia atingiu também jornalistas e ressalta que a imprensa brasileira, "em mãos de famílias da considerada elite", foi duramente criticada nas redes sociais por "chamar os manifestantes brasileiros de vândalos, enquanto qualifica os turcos de ativistas". Mas ressalva que os veículos mudaram sua postura inicial e "as manchetes desta sexta-feira são outras".

Leia mais no Terra

Nenhum comentário: