quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A crise tem causas econômicas ou políticas?


A grande batalha nos próximos anos e para ficar na história é até onde a crise que o país enfrenta é determinada por causas econômicas ou políticas, de quem é a culpa.
Não pode haver dúvida que ela tem causas econômicas, algumas de origem mercadológicas, outras orçamentárias, mas também pode se ter certeza que a maior parte tem causas eminentemente políticas.
A incompetência do governo Dilma ou sua irresponsabilidade, pode se contar entre as políticas. Ou a Presidente não soube dimensionar os problemas que se acumulavam e a necessidade de mudanças urgentes da política econômica, ou foi irresponsável, esperando para vencer as eleições e só então tomar providências. Não resolve dizer que Sarney e FHC também erraram (paridade do dólar, plano cruzado etc).
No entanto, a crise  vivida é muito mais grave que se poderia esperar de sua dimensão econômica. O componente político, a irresponsabilidade da oposição, da mídia e dos partidos fisiológicos, a tornaram muitíssimo mais grave e difícil de lidar. Há quem diga que pelo menos 70% da crise é devido a oposição.

Confira no Jornal GGN

Um comentário:

zealfredo disse...

A crise tem causas econômicas ou políticas?