terça-feira, 3 de junho de 2008

Os pais da boa economia

Na guerra entre lulo-petistas e demo-tucanos há verdades e mentiras. É mesmo verdade que Lula deixou de lado, uma vez ungido à cadeira presidencial, ou até antes disso, boa parte do ideário petista em relação à economia. Abraçou-se aos instrumentos garantidores da estabilidade que já vinham desde seu antecessor e parece ter sido muito bem sucedido nesta escolha. De fato, foram mesmo plantados sob Fernando Henrique alguns dos instrumentos quegarantiram a Lula um cenário econômico relativamente tranqüilo. Então, neste sentido, não dá para aceitar a idéia de que o bom momento da economia brasileira é fruto apenas do que foi feito neste governo, como parecem acreditar alguns. Por outro lado é pouco crível que Lula e sua equipe pouco tenham trabalhado para que o país alcançasse o patamar que está alcançando hoje, neste exato momento em que mais uma agência de avaliação de risco, a Fitch, laureia o país com o grau de investimento.
Mais que isso, Lula e os seus parecem ter uma visão um pouco distinta daquela que os demo-tucanos tinham sobre a economia e o papel do Estado quando foram governo. Se estes enfrentaram o duro momento de debelar, de uma vez por todas, os altos índices de inflação, por outro lado pareciam acreditar num Estado cada vez mais focado numa função de regulação do funcionamento do mercado, uma espécie de árbitro entre produtores e consumidores. O governo Lula, por sua vez, embora tenha pego um momento diferente da economia mundial em relação àquele que Fernando Henrique viveu nos anos 1990, acredita no papel indutor do Estado, ainda que dentro, obviamente, dos limites que se colocam para a ação desenvolvimentista do Estado nos dias de hoje. E é inegável que o Estado "neodesenvolvimentista" comandado por Lula tem responsabilidade direta com boa parte do crescimento econômico que o país vem experimentando.

O que está acima é parte do texto no Entrelinhas, sobre o crescimento econômico atual do Brasil.

Um comentário:

zejustino disse...

Então, tá. O mundo no des-governo tucano-pefelista estava à beira do caos e o deste governo, conforme o texto do iluminado, é o melhor desde o descobrimento do país.

O articulista esqueceu de perguntar aos milhões de trabalhadores demitidos (via PDV ou não) se concordam com sua opinião. Até agora, este governo não usou essa artimanha para sustentar as empresas de terceirização criadas naquela época. A terceirização foi chamada por um economista americano de "menina dos olhos do PSDB". Aliás, ao invés de demissões, desemprego e outras mazelas contra os trabalhadores, como utilização da polícia para resolver problemas sociais, temos agora mais criações de empregos e manifestações sociais que são respeitadas pelo governo federal.

Este governo, por outro lado, não precisou fazer doações do patrimônio público a título de diminuir a dívida interna e externa. E para onde foi o "dinheiro" recolhido das "privatizações"?