terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tribunal de guerra para Bush

Parece que foi Millôr Fernandes que uma vez disse: "Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados". Se não foi ele não importa, mas a frase é boa. Significa dizer: você, jornalista, precisa ter olhar crítico para não comer gato por lebre. Como formadores de opinião, se comemos gato por lebre fazemos com que o leitor/ouvinte/telespectador também coma, com todas as conseqüências daí resultantes.

Digo isso depois de ler alguns jornais e percorrer alguns sites de notícias no domingo 21/12. A semana inteira ficou-se discutindo se o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi agiu corretamente ou não ao arremessar seus sapatos no Bush. Mas nesses últimos dias da era Bush o que a imprensa e o mundo deveriam estar discutindo era se o presidente americano deveria ser julgado por um tribunal internacional contra crimes de guerra, em vez de botar o pijama e gozar sua aposentadoria.

Fala-se em 100 mil civis mortos no Iraque, país invadido e destruído por ordem de Bush, com base numa mentira já comprovada.

O texto completo continua no Comunique-se.

Nenhum comentário: