sábado, 3 de janeiro de 2009

Alemanha: a despedida de um símbolo de estatuto social


Modelo de Audi. Foto de funky1opti, FlickRHá uma crise do automóvel, mas porquê? Apenas porque a crise financeira se estende à economia real e atinge, em primeiro lugar, o automóvel? Ou o automóvel já se encontrava antes em decadência e a actual crise generalizada apenas traz à luz essa circunstância e, ao mesmo tempo, acelera a sua queda?

Por Michael Jäger publicado originalmente no semanário Freitag

Afirmava-se há pouco, num grande jornal, que o automóvel está a perder o seu carácter de símbolo de estatuto social. Se esta afirmação estiver correcta, poder-se-á ainda a indústria automóvel de todo em todo reerguer? Sondagens, que directamente apoiem esta afirmação, não parece, na verdade, que existam. Mas podemos aproximarmo-nos à questão através de outras conclusões e de observações retiradas do quotidiano. Porém, de antemão, é claro que, mesmo já antes da crise, a indústria automóvel se queixava de perda de imagem e de redução das vendas.


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