terça-feira, 24 de março de 2009

EUA bloqueiam declaração da água como direito humano

(...) O Fórum Mundial da Água, que se realizou em Istambul durante a semana passada, terminou no Domingo e não aprovou a proposta de considerar o direito à água como um direito humano, limitando-se a considerar a água uma "necessidade básica". A proposta foi feita por países da América Latina, mas os Estados Unidos boicotaram-na, assim como o Brasil, o Egipto e a Turquia, o país anfitrião.

Óscar Olivera, porta-voz da Coordinadora de Agua de Cochabamba (Bolívia) declarou: "O que vemos com preocupação no sul é que os governos progressistas, apesar do seu discurso a favor da água como direito humano, não tenham podido sair das estruturas herdadas de anteriores governos neoliberais".


Vejam mais no Esquerda.Net

4 comentários:

Anônimo disse...

Um absurdo. Mas sabem o que acontece? Não há água suficiente para todos no planeta. Essa é a realidade nua, dura e crua. Dizem que mais de um bilhão de pessoas não tem acesso à água. No atual modelo de desenvolvimento insuportável, não há água suficiente para todos. Há que se rever, com urgência, o modelo de desenvolvimento que privilegia o consumo da carne, o transporte individual e a agricultura extensiva, por exemplo. Quando a China, o Brasil e a Índia reinvindicarem seu quinhão da "frondosa árvore do consumo" será o caos total. O "sonho americano" (e alemão, francês, inglês...) só é possível à custa do pesadelo vivido pelos países pobres. O gande erro das teorias econômicas é a total exclusão da variante ambiental em suas teorias. Uma coisa é certa: a persistir esse modelo não haverá planeta suficiente para todos. Os conflitos militares na disputa pela "terra, ar e água" serão cada vez mais frequentes e uma nova onda de colonização (nos moldes dos séculos 18 e 19) estará em curso.

José Elesbán disse...

O Brasil também boicotou é? Esse governo Lula...

Anônimo disse...

O brasil também boicotou é ? esse governo Lula...
é zealfredo isso também me deixou de boca aberta .
e mais , vc viu essa notícia em pelo menos uma grande televisão ?
é triste ver o mundo tão desgraçado.

José Elesbán disse...

Pouco vejo televisão. Talvez até por isso não vi nada a respeito do assunto na TV.
Ainda bem que agora temos a Internet.