terça-feira, 1 de setembro de 2009

Venezuela vai processar cidadãos que protestarem contra governo

Protestar nas ruas da Venezuela é, a partir de agora, sinônimo de crime. A promotora-geral venezuelana, Luisa Ortega, anunciou que abrirá processos contra todos aqueles que "por qualquer motivo marcharem" e que, na sua opinião, só pretendem "desestabilizar o governo constitucionalmente eleito". "Eu gostaria que essas pessoas que se levantam em atitude hostil contra o governo legitimamente constituído saibam quais são as consequências", disse Ortega, enquanto apresentava seu programa de rádio "Em Sintonia com o Ministério Público", transmitido todas as sextas-feiras por uma emissora do estado. Sua opinião é de que "esses comportamentos se encaixam perfeitamente no delito de rebelião civil" que a lei venezuelana pune com penas de 12 a 24 anos de prisão.

Confira a notícia no El País.

2 comentários:

Jens disse...

Menos, Chavez, menos...

Luis Henrique disse...

Lamentável, mas tem que se tomar certo cuidado com o tema 'Venezuela' na mídia.

O último parágrafo do texto do El País desconsidera o repúdio da governista Cilla Flores, presidente da Assembléia Nacional, às agressões do grupo chavista aos jornalistas da Rede Capriles.

Há cerca de um mês, circulou uma notícia de que haveria um draconiano projeto de lei de 17 items que tipificava 'delitos midiáticos' proposta pela Luisa Ortega, que desmentiu a existência de tal projeto.