sábado, 28 de novembro de 2009

Ciber Cuba


Em 29 de outubro, a revista cubana Temas promoveu seu encontro/debate semanal, que veio a ser conhecido como "a última quinta-feira [do mês]". A discussão era sobre a Internet e a cultura cubana. Este é, por si mesmo, um tópico enormemente complexo no mundo de hoje, e é ainda mais complicado no caso de Cuba, já que todo acesso e uso da Internet tem sido politizado pelos que se opõem ao governo da ilha. A Internet, ao mesmo tempo, tem se tornado apenas mais um instrumento usado pelo governo americano para executar sua política externa e influenciar processos internos no resto do mundo. [1]

Durante a discussão sobre Internet e cultura promovida pela Temas, Yoani Sánchez pediu e recebeu a oportunidade de falar. Sua primeira pergunta disse respeito a se a banda larga tem alguma coisa a ver com a não permissão à maioria dos cubanos para acessar a Internet.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

2 comentários:

Anônimo disse...

É no minimo suspeito,um lugar onde o acesso a net é tao dificil,ela conseguir tanto!!!
http://esquerdopata.blogspot.com/2009/11/generacion-y-o-blog-da-cia.html

zejustino disse...

Interessante mesmo foi o depoimento de alguns jornalistas europeus que foram conhecer a blogueira dissidente. Encontraram-na toda faceira num bar e, é claro, bem acompanhada com seu laptop a digitar suas diatribes convenientes ao império. Os jornalistas comentaram a estranheza e notaram também que não havia qualquer sinal de aparato repressivo por perto a vigiar e intimidar a madame.