sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Baú das eleições: o marketing e a propaganda em 89

Por Moriti Neto [Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2010 às 15:36hs]

Os dias 15 de novembro e 17 de dezembro de 1989 foram definitivos para marcar um período histórico. Após 29 anos sem eleições diretas para presidente, a última havia ocorrido em 1960, com a vitória de Jânio Quadros, o Brasil foi às urnas em primeiro e segundo turnos, para escolher o mandatário da nação.

E a escolha foi repleta de momentos marcantes, com um amplo leque de possibilidades. É complicado imaginar que uma disputa presidencial como aquela volte a acontecer. Eram 22 candidatos – sem contar com o apresentador Silvio Santos, que concorreu por menos de 15 dias – alguns abastecidos com discursos de forte caráter ideológico. Nesse ambiente, as ferramentas de marketing eleitoral jogaram papel importante, com uma produção que ia desde jingles memoráveis até vídeos de campanha precários.


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM

Nenhum comentário: