quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Opinião: Não é Oracle contra Apache, é Oracle contra open source

A Apache está atualmente entre a cruz e a espada. Ela não pode obter a certificação de compatibilidade Java para seu Java de código aberto, Harmony. A Oracle, tal como fez antes a Sun, não vai permitir a execução dos testes de certificação. Sem isso, a Apache não pode afirmar que o Harmony é mesmo Java, para efeitos legais.

Para complicar ainda mais, a IBM, que tinha sido a maior apoiadora do Harmony, largou o projeto para alinhar-se ao OpenJDK da Oracle.

O que uma fundação de open source pode fazer? Ela pode tentar forçar a Oracle a cooperar, usando seu assento no Comitê Executivo do Java Community Process (JCP) – o grupo que, em teoria, comanda o Java – para votar contra a aprovação do Java 7, isso quando ele for apresentado para aprovação.

Por si mesma, a Apache não pode bloqueá-lo, mas ela tem conversado com outros membros do JCP para também votar contra, num protesto à recusa da Oracle de permitir que a Apache certifique o Harmony.


O texto completo está no IDGNow!


Marcadores: "java", "Apache", "servidor web", "Oracle", "Apache Software Foundation",


3 comentários:

José Elesbán disse...

Oracle contra o software aberto.

zejustino disse...

"Pegaram" a Sun e logo em seguida fecharam o projeto OpenSolaris. Ainda bem que há um pessoal numa universidade ianque cuidando do OS (agora com outro nome: OpenIndiana). Eu estava mais feliz que o Serra num auditório da TFP com meu OpenSolaris até o dia em que vi num site do Linux a má notícia do bote da Oracle sobre a Sun. O mundo não é mesmo perfeito.

Jean Scharlau disse...

Quando os endinheirados se aproximam dos sem-dinheiro o resultado é que vários sem-dinheiro passarão a trabalhar para os endinheirados, para obter 'algum' evidentemente.