sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Salário máximo

Um exemplo de novas pautas que poderiam animar o debate político brasileiro foi sugerida pelo provável candidato de uma coligação francesa de partidos de esquerda, Jean-Luc Mélenchon. Ela consiste na proposição de um "salário máximo". Trata-se de um teto salarial máximo que impediria que a diferença entre o maior e o menor salário fosse acima de 20 vezes. Uma lei específica também limitaria o pagamento de bonificações e stock-options.
Em uma realidade social de generalização mundial das situações de desigualdade extrema -outra face daquilo que certos sociólogos chamam de "brasialinização"-, propostas como essa têm a força de trazer, para o debate político, a necessidade de institucionalização de políticas contra a desigualdade.





Confira a reflexão do professor Vladimir Safatle, comentando a atuação do "Die Linke" (A Esquerda) na Alemanha, original da Folha de São Paulo, disponível nas Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

2 comentários:

José Elesbán disse...

Que tal um "salário máximo"?

cao@dino disse...

vai ter que pagar direito autoral ao olivio dutra que implementou esta politica de redução das disparidades salariais no estado;quando foi governador.