segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Wikileaks: As negociações Israel-Palestina

A AP fez, nessas negociações, mais concessões do que jamais um governo israelense vai voltar a obter de representantes palestinos. Praticamente, inviabilizaria a existência de um Estado palestino. Aceitavam praticamente todas as ocupações israelenses. As concessões incluíam até as ocupações em Jerusalém Oriental. Estavam dispostos a abrir mão de terem Forças Armadas. Porém, não foi suficiente para que Israel aceitasse. O que causa incômodo nesses documentos é o modo abjeto com que os negociadores e representantes palestinos dialogam com seus conegociadores israelenses. Abbas, em uma reunião, observa "com prazer o fato de que Sharon o considerava um amigo, e o fato de que ele também considerava Sharon seu amigo". Justo o Sharon.
Para Israel, por maiores que fossem as concessões palestinas, nada era suficiente. E continuavam repetindo a lenga-lenga de que os Palestinos não queriam negociar...


Confira o texto no blog do Luís Nassif

Um comentário:

José Elesbán disse...

A julgar por isto, e, a crer nas palavras do ex-presidente Jimmy Carter, Israel-Palestina se encaminha para um estado único onde vige o apartheid.