terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nota do governo cubano sobre a morte de Wilman Villar Mendoza

Nota informativa
Às 18:45 horas de janeiro faleceu em Santiago de Cuba o preso comum Wilman Villar Mendoza,  na UTI do hospital Clínico Cirúrgico "Doctor Juan Bruno Zayas", em virtude de falha multi-orgânica depois de um processo respiratório séptico severo, que levou o paciente a um choque por septicemia.


Bandera CubanaEsta pessoa havia sido levada com urgência em 13 de janeiro do centro penitenciário "Aguadores" para o hospital provincial "Saturnino Lora", ao apresentar sintomas de uma pneumonia severa do pulmão esquerdo, recebendo todas as atenções para este tipo de afecções, com aplicações de ventilação e nutrição artificial, fluidoterapia, hemoderivados, apoio com drogas vasoativas e antibióticos de largo espectro de última geração.
O hospital clínico circúrgico "Juan Bruno Zayas", onde faleceu, é um dos centros hospitalares de mais alto nível da região oriental e sua UTI conta com uma grande experiência na atenção a pacientes graves.
Villar Mendoza residia no município Contramaestre, província de Santiago de Cuba e cumpria pena de privação de liberdade desde 25 de novembro de 2011, pelos delitos de Desacata, Atentado e Resistência.
O fato pelo qual foi penalizado aconteceu durante um escândalo público em que  agrediu e provocou lesões no rosto de sua esposa, fazendo com que sua sogra solicitasse a intervenção das autoridades que acudiram por intermédio de agentes da PNR que sofreram também agressões e a resistência do indivíduo.
Seus familiares mais chegados estiveram presentes nos procedimentos empregados em sua atenção médica, além de reconhecer o esforço da equipe de especialistas que o atendeu.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Um comentário:

zejustino disse...

Depois de todos já terem visto o discurso hipócrita dos criminosos de guerra de Washington e seus amestrados espanhóis contra Cuba (não é somente contra o regime, Fidel ou os comunistas), podemos ver também -graças à internet- a versão daqueles que sofrem o bloqueio dos ianques há mais de 50 anos.

Os que derramam lágrimas de crocodilo pelos "dissidentes" da Ilha deveriam pelo menos mostrar alguma consideração pelos assassinados (quase que diariamente) pela forças dos degenerados da OTAN e de Washington. Estes, sim, que demonstram em suas ações a vocação para a pirataria e o latrocínio sobre os bens e a população de outras nações é que merecem a condenação imediata de qualquer cidadão do mundo que tenha um mínimo de consciência crítica. Ou urinar sobre cadáveres de afegãos, tirar fotografias das vítimas como se fossem animais mortos em caçadas e escrever livros sobre centenas de assassinatos "seletivos" virou virtude para os hipócritas assanhadinhos em satisfazer os interesses do Pentágono?

Cobrar de uma representante do governo brasileiro qualquer comentário a respeito da morte do tal sujeito em Cuba como fez um sujeito aqui no blog é o típico argumento hipócrita de quem vive sob o cabresto da mídia serviçal do Departamento de Estado ianque. Além de hipócrita, induz aqueles que leem o blog e buscam as versões da notícia em outras fontes a acreditar que o comentário parece o de quem flerta com o fascismo porque, senão, deveria, também criticar os governos espanhóis que servilmente papagueiam as ordens do Departamento de Estado ianque (incluive o do Zapatero. Intere$$e$. IntereSSe$, como sempre!) que além de manter centenas de presos políticos, continuam com a prática de tortura e de assassinato de militantes de esquerda.